Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Municípios de Bom Jardim e João Alfredo celebram o natal com programação especial e cheia de novidades

Munícipes, visitantes e turistas poderão conferir, curtir e se emocionar com as mais irreverentes decorações natalinas, personagens, presépios, Papai Noel, Paradas Natalinas, entre outras atrações


A Magia do Natal toma conta dos municípios do Bom Jardim e de João Alfredo, localizadas no Agreste Setentrional de Pernambuco, os munícipes, visitantes e turistas poderão conferir, curtir e se emocionar com as mais irreverentes decorações natalinas, personagens, presépios, Papai Noel, Paradas Natalinas, entre outras atrações.

Desde o último final de semana, dia 24 de novembro, a “Terra da Música e do Marrom Imperial”, Bom Jardim, vivência a época mais aguardada do ano.  A gestão municipal fez a abertura oficial do “Natal de Todos Nós”, reunindo famílias, visitantes e turistas. Entre as atrações do evento, o público acompanhou uma Parada Natalina com o Projeto Transformando Vidas através da Secretaria de Assistência Social, percorrendo as principais ruas da cidade, apresentações e Cantatas e o Show do Tenor Igor Alves, Pátio de Eventos em frente à prefeitura.

A professora Rosinha Mota Silveira, da Escola Particular São Francisco de Assis, (Unidades Escolares participaram do evento), falou da inspiração das fantasias dos alunos para o Desfile Natalino. “Escolhemos as Borboletas, pois, representa período de mudança, elas trazem essa transformação. E é isso que passamos em nossas vidas constantemente. E o Natal é esse período de luz, mudança e de transformação”, explicou Rosinha.

Inácio Moura, Diretor de Cultura do Bom Jardim, destacou a programação natalina para essa época do ano. “Foi uma noite mágica que abriu uma série de programação. O público poderá curtir nos polos Parque Linear da Prefeitura e o Parque Pedra do Navio todas as atrações que estamos preparando. Vale a pena conferir o “Natal de Todos Nós”, e participar dos eventos”, frisou o diretor.

No próximo dia 01 de dezembro o município do Bom Jardim segue sua programação natalina com a inauguração da decoração e o acender das luzes no Parque Municipal Pedra do Navio, que fica localizado nas margens da PE-88. O público poderá acompanhar e curtir a Parada Natalina com participação das crianças do Projeto Transformando Vidas, do grupo de idosos e Cantatas.

O prefeito do município do Bom Jardim, João Neto, o Janjão (UNIÃO BRASIL), esteve presente na abertura oficial e ressaltou a importância de vivenciar o natal na cidade. “É um mês muito festivo para Bom Jardim, a gente idealiza nosso natal desse jeito, com muito carinho e atenção. Esses eventos é um conjunto. Fizemos um trabalho intenso durante esses quatros anos contemplando toda cidade”, pontuou o gestor.


Cidade Feliz

Natal da Paz 2024

Conhecida como a “Cidade Feliz e do Polo Moveleiro”, o município de João Alfredo prepara a abertura do natal para o próximo dia 06 de dezembro, com o acender das luzes, apresentação da Sociedade Musical Dom Bosco, Coral Natalino, apresentações de Palhaços Natalinos, a chegada do Papai Noel e muito mais, a partir das 19h, na Praça Calumbi, no centro da cidade.

Natal da Paz 2024

Segundo Alex Lima, Diretor de Cultura de João Alfredo, a antecipação da abertura do ”Natal da Paz” foi feita para celebrar junto com as comemorações da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição. “Dia 08 de dezembro vamos comemorar a festa da padroeira, antecipando no dia 06 de dezembro vamos inaugurar o mais visitado e que quebra recordes de visitas, o presépio que fica ao lado da Igreja Matriz. Esse ano terá muitas novidades, o presépio vem com o tema “Estrela” onde vamos inovar na ornamentação”, afirmou Alex.

Natal da Paz 2024

O Diretor de Cultura ressaltou a importância de investir na cultura, pois através dela a economia da cidade é movimentada durante todo o ano. “As nossas festividades natalinas atrai bastante visitantes a cidade, movimentando a economia local, incentivando o empreendedorismo e nossos comerciantes. Já estamos no IV ano consecutivo, na gestão atual do prefeito, Zé Martins (PSB), que valoriza as tradições e as culturas. Teremos o mês todo de programação natalina, vivenciando verdadeiramente o natal em João Alfredo, não só na cidade”, ressaltou.






Publicidade


Pernambuco encerra participação nos Jogos da Juventude com 29 medalhas conquistadasv

O Estado ficou em primeiro lugar entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.



Pernambuco encerrou sua participação nos Jogos da Juventude Caixa 2024, maior competição estudantil do país, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com um total de 29 medalhas conquistadas, sendo 8 de ouro, 11 de prata e 10 bronze. Com esse desempenho, o Estado garantiu a 6ª colocação geral no quadro de medalhas, o primeiro entre as regiões do Norte e Nordeste e Centro-Oeste subindo uma posição em relação ao ano anterior, quando ficou em 7º lugar com 18 medalhas. 

 

Entre os dias 13 e 29 de novembro, a cidade de João Pessoa, na Paraíba, recebeu mais de 4 mil estudantes-atletas, com idades entre 13 e 17 anos, de todo o Brasil para os Jogos da Juventude Caixa 2024. Pernambuco foi representado por 171 estudantes-atletas que competiram em 18 modalidades olímpicas ao longo dos 17 dias de evento, divididos em três blocos. O estado conquistou medalhas nas seguintes modalidades: 3 no ciclismo, 5 no taekwondo, 3 no judô, 3 no tênis de mesa, 1 no badminton, 6 na natação, 2 no triatlo, 3 na esgrima, 1 no atletismo, 1 no vôlei e 1 no handebol. 

 

“ A palavra que resume esta campanha nos Jogos da Juventude 2024 é: 'histórica'. O estado alcançou números expressivos, estabelecendo um recorde e conquistando o sexto lugar na classificação geral, superando a sétima posição de 2023. Esse grande feito reflete o avanço do esporte de base de todo estado”, afirmou Luciano Leonidio, secretário Executivo de Esportes do Governo de Pernambuco.    

 

No primeiro bloco, realizado de 13 a 16 de novembro, o estado conquistou 15 medalhas em sete modalidades, iniciando sua participação de forma histórica. No segundo bloco, de 18 a 22 de novembro, as conquistas continuaram, com mais 8 medalhas em sete modalidades. Já no terceiro e último bloco, Pernambuco destacou-se com 6 medalhas conquistadas nas quatro modalidades em disputa.

 

Na estreia da esgrima nos Jogos da Juventude, que ocorreu na última fase dos Jogos, Pernambuco fez história ao conquistar três medalhas. Jhon Xavier, de 16 anos, estudante da Escola Rotary Alto do Pascoal, brilhou com o ouro no individual masculino enquanto Yale Ramos, de 14 anos, da EREFEM Governador Barbosa Lima, garantiu o bronze no individual feminino. Juntos, eles formaram a dupla que levou a prata na disputa do por equipes dupla mista. Ambos são atletas do pentatlo moderno, onde a esgrima é uma das modalidades disputadas, e treinam sob a orientação de Felipe Nascimento, atleta olímpico que representou o Brasil nos Jogos Rio 2016.

 

Jhon, em sua fala sobre a conquista da medalha de ouro, não escondeu o orgulho de representar Pernambuco. "Sou pernambucano nato. Defender meu estado foi a melhor coisa que eu fiz. Mostrei que a gente tem garra, tem talento. Entrar nos Jogos da Juventude e conquistar meu primeiro ouro foi uma sensação única. Todo treino que a gente faz lá no CT traz resultado, e isso serve até de exemplo para meus amigos", afirmou Jhon, destacando o empenho e a dedicação que o levaram ao pódio.

 

No atletismo, Pietro Pereira, de 16 anos, do Sorriso Colégio e Curso, de Petrolina, conquistou a prata no lançamento de dardo, alcançando 65.66, sua melhor marca do ano. As conquistas de Pernambuco na terceira fase também vieram nas quadras: no vôlei masculino, com o Colégio Boa Viagem, e no handebol masculino, representado pelo Colégio Santa Emília, de Olinda, ambos conquistando o bronze. As equipes femininas de handebol, representada pelo Colégio Anglo Líder, e de vôlei, pelo Colégio Madre de Deus, tiveram desempenhos de destaque, encerrando a competição entre as cinco melhores na primeira divisão.

 

 

O grande destaque da delegação pernambucana nesta competição foi a estudante-atleta Kawani Sofia, de 17 anos, da EREM de Paulista. Apelidada carinhosamente como “A Braba”, Kawany encerrou sua trajetória nos Jogos da Juventude com um total de 15 medalhas ao longo de quatro edições: 5 ouros, 6 pratas e 4 bronzes. Nesta edição, ela brilhou mais uma vez, conquistando cinco medalhas – três ouros no ciclismo e duas pratas no triatlo, sendo uma no individual e outra em dupla com Guilherme Henrique. Integrante do programa Bolsa Atleta, Kawany é a maior medalhista de Pernambuco nos Jogos da Juventude, sendo uma das maiores promessas do esporte pernambucano.

 

Emocionada com seu último Jogos da Juventude, Kawani falou sobre a trajetória que a levou até esse momento marcante. "Ainda não caiu a ficha que esse é meu último ano nos Jogos da Juventude. Das seis provas que disputei, ganhei cinco medalhas. Os Jogos da Juventude foi a competição onde subi vários degraus para me tornar uma atleta profissional. Agora, quero focar exclusivamente no ciclismo para me profissionalizar. Se Deus quiser, vou continuar representando Pernambuco e, quem sabe, o Brasil pelo mundo. Meu sonho é ser uma atleta olímpica", disse, com a determinação de quem sabe que está apenas começando sua jornada no esporte.



Publicidade


Administração de Noronha e o Procon realizam IV Mutirão de Negociação de Dívidas


Com o intuito de facilitar a negociação direta dos consumidores que estejam com pendências financeiras, a Administração de Fernando de Noronha e o Procon Pernambuco irão realizar o IV Mutirão de Negociação de Dívidas, entre os dias 3 e 5 de dezembro, no auditório da Erem Arquipélago. A ação acontecerá das 14h às 18h.


Para participar, é necessário apresentar a carteira de identidade, CPF e uma cópia do contrato da dívida (faturas, contratos, cupom fiscal, recibos, extratos do SPC e Serasa, ou qualquer outra informação que comprove a existência da dívida).


“O fim de ano é um excelente momento para o consumidor negociar suas dívidas e poder recuperar o crédito no mercado, tendo cautela para não cair em outra dívida. Então essa é uma grande oportunidade para a população de Noronha realizar a negociação dos seus débitos e começar o ano de 2025 livre de dívidas", enfatizou a responsável pelo setor de Negociações do Procon de Noronha, Débora Silva.


O mutirão é destinado aos consumidores que queiram quitar suas dívidas com as instituições bancárias Bradesco e Santander, Compesa, Neoenergia, operadoras de telefonia (Vivo, Claro, TIM e Oi), e TV por assinatura (SKY). Ainda durante o período serão realizadas audiências de conciliação previamente agendadas, palestra aos alunos da Erem Arquipélago, com informações sobre os direitos do consumidor, e atendimento à comunidade.


Outras informações ou dúvidas podem ser tiradas pelo telefone do Procon Fernando de Noronha (81) 3619-0856.




Publicidade


4º Showcase do HC apresentou ferramenta de otimização de uso de recursos e de tempo do bloco cirúrgico

Evento também teve como objetivo engajar profissionais de saúde a participarem de projetos científicos que explorem soluções tecnológicas para o ambiente hospitalar
 

Na manhã desta quinta-feira, o anfiteatro 1 do Hospital das Clínicas da UFPE foi palco para a quarta e última edição de 2024 do Showcase de Inovação em Saúde Digital. Promovido pelo Setor de Tecnologia da Informação e de Saúde Digital (Setisd), o evento contou com a presença de membros das áreas administrativas e assistenciais do hospital, além de convidados. No showcase, foram apresentados os resultados de um projeto elaborado em parceria com a startup OpearAI, do Centro de Informática da UFPE. O HC-UFPE é uma unidade vinculada à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
 
O projeto “IA e Análise de Dados: Otimizando a Gestão de Cirurgias no Bloco Cirúrgico”, de autoria do fundador da OperaAI, Vinícius Torres, foi desenvolvido ao longo de 2024, analisando dados como horários de início e fim de cirurgias, insumos, equipe que realizou o procedimento, dentre outros. O objetivo principal da ferramenta é proporcionar uma solução prática, integrando modelos de previsão de tempo de cirurgias e oferecendo suporte a gestores de centros cirúrgicos em um ambiente dinâmico e incerto.
 
A apresentação dos resultados foi conduzida pelo próprio Vinícius e pela enfermeira e chefe da Unidade de Bloco Cirúrgico do HC, Jacqueline Oliveira. "O projeto do OperAI vem nesse sentido de atuar, de agir, de fazer funcionar, de produzir realmente, trazendo a tecnologia e a inovação como parceiras para dentro do bloco cirúrgico. Nisso, a gente melhora o cuidado com o paciente, buscando aprimoramento e oferecendo uma melhor assistência também", explicou Jacqueline. Ela fez uma breve retrospectiva sobre a evolução dos procedimentos do bloco cirúrgico e ainda destacou a importância do trabalho cooperativo, especialmente entre os diversos membros do Setisd e do bloco envolvidos no desenvolvimento do OperAI.
 
Vinícius Torres, por sua vez, especificou as várias funcionalidades da ferramenta, como geração de gráficos detalhados sobre o uso das salas do bloco cirúrgico, a possibilidade de acompanhar de forma mais esmiuçada como cada profissional e cada departamento atua no setor e, um dos pontos principais, a otimização do uso do tempo no bloco, com realocação inteligente dos horários, permitindo aumentar a frequência de cirurgias num dado intervalo.
 
Transformação na gestão que impacta na assistência
“Começamos a ver um movimento diferente dentro da gestão do hospital. Estamos saindo do pensar só internamente, para além dos muros, e trazer outros atores para contribuir conosco, para fazermos essa transformação. Uma transformação da gestão que vai impactar a assistência, que vai trazer mais qualidade, e acho que é muito interessante pensar dessa forma, porque trazemos olhares diferentes dos olhares viciados que temos para resolver grande parte dos problemas. Estamos dentro de um hospital que é 100% SUS, que atende uma população mais carente no nosso país, e é para eles que a gente tem que realmente fazer a diferença. Se pudermos fazer isso com muita eficiência, com muita qualidade, e com muita segurança para os nossos pacientes, isso vai impactar a nossa sociedade como um todo”, disse o superintendente do HC, Filipe Carrilho, durante a abertura do evento.
 
Também compuseram a mesa de abertura o Gerente de Atenção à Saúde, Glauber Leitão, a líder de projetos de inovação do Sebrae-PE, Conceição Morais, a chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Lúcia Reis, e a chefe do Setor de Tecnologia da Informação e de Saúde Digital (Setisd), Shirley Cruz.
 
“Essa série de quatro showcases que apresentamos em 2024 comprovou, por meio dos resultados dos projetos, que é possível desenvolver tecnologia de ponta dentro de um ambiente hospitalar, com os profissionais de saúde em parceria com o ecossistema, para resolver problemas de impacto, não só do hospital, mas do ambiente hospitalar como um todo, para o SUS. Então, esse último showcase coroou toda a série. Escolhemos o bloco cirúrgico para a última edição, que é uma das áreas mais críticas de hospital, com os processos mais complexos, com várias variáveis para tomada de decisão, e mostramos que é possível fazermos, por meio da inovação, tecnologias que já estão resolvendo problemas reais”, comentou Shirley, comemorando o ciclo deste ano.
 
Sobre a Ebserh

O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Publicidade


Pernambuco registra média de 37 casos de crimes de ameaça por dia na Justiça em 2024

O estado já soma 10.211 processos sobre o tema entre janeiro e setembro; alta nos registros reforça crescimento das denúncias

 


Em Pernambuco, 10.211 processos ligados a crimes de ameaça foram registrados entre janeiro e setembro de 2024, o período mais recente disponível. Em média, isso representa 37 novos casos por dia, uma demanda que segue em alta na Justiça pernambucana. Em 2023, o total de ações chegou a 13.955. Os números foram obtidos por meio de levantamento inédito com base no BI (Business Intelligence) do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), por meio da consolidação dos dados e da verificação dos assuntos presentes nas tabelas de gestão processual do órgão.

Em todo o Brasil, entre janeiro e setembro de 2024, o Brasil registrou 490.375 novos processos relacionados ao crime de ameaça, com uma média diária de 1.790 novos casos. Os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná apresentam os maiores índices.

O crime de ameaça, previsto no artigo 147 do Código Penal, ocorre quando alguém promete causar mal injusto e grave a outra pessoa, gerando temor ou insegurança na vítima. Essa ameaça pode ser feita de forma verbal, escrita ou até mesmo por gestos, desde que tenha potencial para intimidar. Não é necessário que a ameaça se concretize; o que importa é o impacto psicológico que ela causa. "Boa parte das ameaças acontece em momentos de desentendimento emocional, como brigas entre parentes, vizinhos ou conhecidos. Muitas vezes, as pessoas falam sem pensar e acabam subestimando a gravidade do que dizem, sem se dar conta de que suas palavras podem ser enquadradas como crime", relata o advogado criminalista Arthur Richardisson, membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça.

Para o especialista, é importante lembrar que o crime de ameaça pode ser confundido com outras infrações, como injúria ou calúnia, especialmente em casos de conflitos mais complexos. "Uma análise cuidadosa do contexto é essencial para garantir que o acusado não seja prejudicado por interpretações equivocadas. O ambiente virtual ampliou as formas de comunicação, mas também os conflitos. Mensagens que antes poderiam ser esquecidas agora ficam registradas e podem servir de prova em processos criminais. Isso torna ainda mais necessário o cuidado com o que se escreve online", frisa.

Como evitar o crime?

De acordo com especialistas, o aumento dos casos de ameaça no Brasil, visível no crescimento expressivo de processos, também está em parte relacionado a uma maior conscientização sobre o direito das vítimas, bem como à ampliação dos canais de denúncia, especialmente pelas redes sociais e plataformas digitais. E esse crescimento revela também uma fragilidade na segurança pública e a necessidade de medidas mais eficazes para proteger grupos vulneráveis, como mulheres, que enfrentam violência e intimidações constantes, especialmente nas redes sociais.

João Valença, criminalista do VLV Advogados, destaca a importância de iniciativas preventivas para evitar uma escalada das ameaças para crimes mais graves. “A conscientização das vítimas sobre o registro de ocorrências é fundamental. Muitas vezes, ameaças ignoradas podem evoluir para situações mais perigosas. As autoridades precisam garantir suporte para que as vítimas possam se sentir seguras ao denunciar, e políticas de prevenção e campanhas educativas são essenciais para mitigar esses números”, observa o advogado. 

Já a criminalista Vanessa Avelar Fernandez, do Avellar Fernandez Advocacia, ressalta como a prevenção ao crime de ameaça começa com a conscientização. "No contexto da violência doméstica, é essencial que a vítima notifique a ameaça para que as autoridades possam tomar as medidas cabíveis. A morosidade do Judiciário é um reflexo de diversos fatores, como a falta de notificação de muitos casos. Muitas vítimas demoram para tomar a decisão de denunciar, o que acaba agravando a situação”, alerta.

Dado o crescente volume de processos, o Judiciário tem reforçado a importância de campanhas de conscientização e políticas de prevenção para atenuar a demanda. A tipificação do crime de ameaça e sua resolução acontecem ainda relativamente rápido por conta do seu enquadramento como crime de menor potencial ofensivo. A pena de ameaça é de detenção em regime aberto ou semiaberto, e a aplicação de penas alternativas, como multas ou transação penal, é muito comum. Isso ajuda a evitar a superlotação do sistema carcerário e dá celeridade à resolução dos casos.

Para Bruna Brossa, sócia do escritório Brossa e Nogueira Advogados, cabe a cada um cumprir o seu papel para reduzir o volume alto desse tipo de problema. “É fundamental evitar declarações impulsivas e lembrar que a falsa sensação de anonimato nas redes sociais não protege ninguém. Ameaças podem gerar antecedentes criminais e prejuízos significativos à vida do autor, mesmo que não haja condenação formal”, finaliza.


Publicidade


Bio Mundo prevê mais de R$1,2 milhão em vendas nesta Black Friday

Novembro chegou, e com ele, a época mais esperada do ano para quem adora fazer compras: a Black Friday

A Black Friday de 2024, marcada para 29 de novembro, projeta movimentar cerca de R$ 9,3 bilhões no Brasil, conforme estimativas da Confi.Neotrust. A data, que se consolidou como uma das mais esperadas para o varejo nacional, já tem gerado movimentações por parte dos consumidores: uma pesquisa do Grupo Globo aponta que 50% dos consumidores estão se preparando para aproveitar as promoções, e 20% afirmam estar monitorando as melhores oportunidades para a data. A expectativa é de que essa demanda seja potencializada pela estratégia de ativações de marketing, que ganhou relevância no setor.

Com a evolução do comportamento digital dos consumidores, as empresas têm intensificado o uso de ferramentas como redes sociais e influenciadores para garantir visibilidade e competitividade durante o evento. Adriana Mothé, gerente de marketing da Bio Mundo, explica que o Instagram, por exemplo, tornou-se uma das principais plataformas de engajamento para a empresa, que utiliza a rede de forma estratégica, o que, segundo ela, “tem impacto direto nos resultados de faturamento e na visibilidade de marca.” A Bio Mundo, que expandiu sua presença para oito novas regiões neste ano, está entre as empresas que ampliaram a contratação de influenciadores para promover os produtos com naturalidade, aproveitando a base de seguidores dos próprios influenciadores para gerar confiança e aumentar o alcance.

Para as marcas, a contratação de influenciadores e o uso intenso de redes sociais trazem um diferencial competitivo essencial na Black Friday, pois conseguem interagir com o público de forma mais personalizada e menos invasiva. A tendência é que esses esforços se traduzam em melhores resultados financeiros e em uma base de clientes mais fiel, especialmente no setor de produtos saudáveis, que continua em crescimento no Brasil. 

Neste ano, a Bio Mundo espera dobrar o faturamento, estimando arrecadar mais de R$ 1,2 milhão apenas no dia 29, destacando a relevância das ativações digitais para o sucesso da data.

Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo, reflete sobre a transformação nas estratégias de marketing ao longo dos anos e como essa mudança impacta o relacionamento da marca com os consumidores: “Antigamente, nossa publicidade era muito baseada em outdoors, panfletos, comerciais na TV e no rádio, e no boca a boca. Essas eram as ferramentas para nos conectarmos com os consumidores. Hoje, o cenário é completamente diferente, e o digital nos permite uma conexão direta e constante com o cliente.”

Ele acrescenta que a empresa enxerga a Black Friday como uma oportunidade de ir além das vendas e fortalecer sua relação com o público. “Nossa meta é transformar essa data em uma oportunidade não apenas de venda, mas de fortalecimento da nossa relação com os consumidores. As ativações digitais têm sido decisivas para levar nossa mensagem e nossos produtos ao público de forma eficaz e acessível. Plataformas como o Instagram transformaram a forma de comunicar e gerar valor, permitindo que nossa marca seja lembrada e recomendada em tempo real.”


Publicidade


Aliando conforto e sustentabilidade, projeto promete transformar paisagem da Zona da Mata Norte pernambucana


O mercado imobiliário passou por uma grande transformação nos últimos anos, e o Trapuá Shopping Park, o mais novo empreendimento da Petribu Desenvolvimento Urbano (PDU) em Carpina, é um exemplo de como essas tendências globais têm sido implantadas localmente. Para atender as novas demandas das pessoas depois da pandemia,  que querem um lugar para morar que proporcione maior qualidade de vida e um contato permanente com a natureza, o projeto apresenta diferenciais que fazem dele uma referência em moradia sustentável e moderna.

A infraestrutura de lazer inclui piscina com prainha, pistas de caminhada, redário e quadras esportivas, proporcionando um ambiente ideal para lazer e saúde. Essa abordagem acompanha uma tendência global de valorização do ambiente residencial como espaço multifuncional, uma transformação acelerada pela pandemia, conforme indicado por uma pesquisa encomendada pela PDU.

“O estudo revelou que a maioria das pessoas está disposta a mudar de endereço para transformar seu estilo de vida. Essa mudança reflete o desejo de passar mais tempo em casa, priorizando segurança, qualidade de vida e convivência familiar”, pontua Raphael Campos, diretor Executivo da Petribu Desenvolvimento Urbano.

Situado ao lado do Shopping Carpina e a poucos minutos do centro da cidade, o empreendimento possui cinco mil metros quadrados de área comum,  apostando em diferenciais técnicos e arquitetônicos que fazem dele um projeto singular na Mata Norte de Pernambuco.

O PROJETO
O Trapuá Shopping Park é o mais novo empreendimento do masterplan da Reserva do Trapuá, que está transformando o local em um modelo de cidade planejada, oferecendo aos seus moradores não apenas um lugar para viver, mas um novo conceito de moradia, voltado para a qualidade de vida, segurança e comodidade.

Nesta primeira fase, estão sendo disponibilizadas ao mercado 104 unidades, incluindo casas térreas (com 3 quartos e 1 suíte), com área de 94,29 metros quadrados, e duplex (4 quartos e 3 suítes), com 144,74 metros quadrados, em lotes individualizados que variam entre 200 e 450 metros quadrados e possuem tipologias de três e quatro quartos, possibilitando se trabalhar diversos tipos de clientes e de plantas.

O preço das casas térreas com três quartos é a partir de R$ 575.740,00 e a de 4 quartos é de R$ 786,100,00, variando de acordo com o tamanho do lote. Na segunda etapa, serão disponibilizadas duas torres residenciais com 104 apartamentos de 70 metros quadrados de 3 quartos e uma suíte. Na terceira etapa serão colocadas à venda mais 81 casas, nos mesmos tamanhos e tipologias das unidades disponibilizadas nesta etapa.

Sobre a PDU
O espírito de desenvolvedora urbana, aliado ao selo de qualidade Petribu, vem impulsionando a PDU desde 2012 a investir em soluções para a construção de bairros planejados e inteligentes, baseados em alicerces de qualidade de vida, segurança, tecnologia e sustentabilidade. A Reserva do Trapuá deve se transformar no bairro mais desejado na Mata Norte do Estado. A perspectiva é que, com todos os projetos do ecossistema planejados em funcionamento, consolide-se no futuro uma cidade planejada com até 80 mil pessoas.

O Shopping Carpina, inaugurado em 2019, é um dos fios condutores para impulsionar os novos negócios na Reserva do Trapuá. Os empreendimentos residenciais lançados até então tiveram grande aceitação no mercado. O loteamento Nova Carpina é um sucesso de vendas, estando com várias casas prontas e outras em construção; o Condomínio Ipês Reserva de Trapuá, o primeiro condomínio-clube da região, foi entregue em maio de 2023 e o Trapuá Shopping Park chega ao mercado trazendo um conceito de moradia inovador, colocando em harmonia os novos estilos de vida.


Publicidade


Atiaia Renováveis fecha contrato de energia limpa com a V.tal

UFV Sol do Agreste irá abastecer o parque atual e futuro da Tecto, unidade de negócios de data centers da V.tal



A Atiaia Renováveis, empresa de geração e comercialização de energia do Grupo Cornélio Brennand, anuncia uma parceria para autoprodução de energia com a V.tal, empresa global de soluções de infraestrutura digital com atuação no Brasil e mais 6 países nas Américas. Serão gerados 237 GWh/ano de energia solar para atender as operações de data centers da Tecto, subsidiária da V.tal. 

A energia será proveniente das usinas fotovoltaicas Sol do Agreste I, IV e V, localizadas no município de Tacaimbó, em Pernambuco. As UFVs fazem parte do Complexo Fotovoltaico Sol do Agreste que ocupa áreas nos municípios de Tacaimbó e São Caetano, no agreste pernambucano. 

A Atiaia Renováveis vem ampliando seus parques solares no nordeste brasileiro e se firmando como uma das principais geradoras de energia renovável na região. Só nos últimos dois anos, a empresa cresceu 60% em capacidade instalada, por conta da diversificação das matrizes energéticas, com foco sempre em fontes limpas e renováveis. “Essa parceria é mais um passo importante na estratégia de crescimento da Atiaia, pois potencializa o nosso papel de agente de transformação sustentável em benefício da transição energética. Fornecer energia renovável para a maior empresa de infraestrutura digital da América Latina é fruto de muito trabalho de todo time Atiaia e motivo de muito orgulho para todos nós”, afirma Rodrigo Assunção, CEO da Atiaia. 

A energia gerada pelas usinas contribuirá para evitar a emissão de toneladas de CO2 entre 2026 e 2041 e os projetos representam um impulso relevante para o desenvolvimento da economia local nas fases de construção e operação.

 

Sobre o Atiaia Renováveis

A Atiaia Renováveis é uma empresa de geração e comercialização de energia renovável e tem como propósito ser um agente de transformação sustentável dos negócios de seus clientes e da vida das comunidades onde atua. A empresa, que é participante do Pacto Global da ONU, aplica as melhores práticas ESG de forma contínua em todos os seus processos e tem desenvolvido projetos de energia renovável, em linha com o seu planejamento estratégico. Nosso parque gerador contempla 590 MW, sendo 321 MW de usinas em operação e 269 MW de usinas pré-operacionais, todos empreendimentos de baixo impacto ambiental e fontes de energia limpa. Além disso, tem um pipeline de 1,9 GW em desenvolvimento de projetos em PCHs, solares e eólicos, os dois últimos destinados aos seus clientes no mercado livre de energia.

Sobre a V.tal

A V.tal é a maior empresa de soluções de infraestrutura digital da América Latina e detentora da maior rede neutra de fibra óptica no Brasil, que atende operadoras de telecom, provedores de internet, conteúdo e nuvem. Recentemente a empresa anunciou a separação da unidade de data centers dos demais pilares de negócios da empresa, criando a subsidiária Tecto Data Centers.


Publicidade


Reformada e revitalizada, Paróquia de Fernando de Noronha celebra sua reinauguração


A Paróquia de Fernando de Noronha, Nossa Senhora dos Remédios, localizada no bairro que leva o mesmo nome, vai ser oficialmente reinaugurada neste domingo (1°), após passar por reforma. A cerimônia de reabertura promete ser um grande momento de celebração para os fiéis da ilha, com uma programação especial preparada para marcar a conclusão das obras de revitalização do templo.

 A programação de apresentação será diversificada, começando com uma missa solene, às 20h, celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Paulo Jackson, e o bispo-auxiliar, monsenhor Nereudo Freire, que darão boas-vindas a todos os visitantes e moradores da ilha. Diversos padres também foram convidados para participar do momento. O evento ainda vai contar com um recital do grupo Allegretto, formado por músicos do Conservatório Pernambucano de Música, e o sacramento de crisma dos jovens e adultos da comunidade.

“A Paróquia Nossa Senhora dos Remédios é um dos patrimônios históricos e culturais mais significativos de Fernando de Noronha. O apoio da Administração na sua recuperação vai além da preservação de um edifício histórico; é um investimento no coração cultural e espiritual de Noronha, fortalecendo a identidade local da ilha. É com o coração cheio de gratidão e orgulho que celebramos essa conquista”, comemorou a administradora da ilha, Thallyta Figuerôa.

A reforma, que visa melhorar a estrutura e garantir mais conforto aos paroquianos, incluiu a restauração de áreas internas, como o altar-mor e a sacristia, além da atualização das instalações elétricas e hidráulicas. Durante o período de obras, os fiéis assistiram às missas em um espaço montado na Praça São Miguel e em outras capelas no arquipélago. Segundo o Pároco da matriz, Padre Wesley de Souza, a ajuda de todos foi essencial para a conclusão da restauração.

“É uma sensação muito boa e, ao mesmo tempo que é trabalhoso, é prazeroso ver a obra acontecendo, além do empenho das pessoas, ilhéus, paroquianos, empresários e turistas. A reforma tem um pouquinho de todos e isso é lindo, é ver a graça de Deus acontecer. Só felicidade, disse o padre.

De acordo com a coordenadora de eventos da Matriz, Francismar Flor, é muito importante cuidar da paróquia por ser um ponto central de fé e um patrimônio para a comunidade da ilha. 

“A importância deste zelo e desse cuidar representa muito para nós católicos aqui da Ilha, porque a nossa igreja é um patrimônio histórico de Fernando Noronha. Além de ser a nossa Matriz e a primeira igreja, ela sempre prevaleceu com o templo religioso nos tempos primordiais. Então, para nós paroquianos, é de suma importância a gente cuidar e zelar por esse patrimônio da ilha” enfatizou Francismar.


Publicidade


Startup nordestina capta R$ 60 milhões para expandir sua tecnologia e fortalecer o micro e pequeno empresário

Com aporte liderado pela AXA IM Alts, a baiana Agilize quer ampliar gama de produtos que resolvem as dores do empreendedor


A
 Agilize, primeira contabilidade online do Brasil, anuncia uma nova rodada de investimento no valor de R$ 60 milhões, liderada pela AXA, líder global em investimentos alternativos, por meio de suas estratégias de investimento de impacto. O aporte também conta com a participação da L4, fundo independente com capital da B3, além da fintech brasileira Stone, que já aposta na baiana Agilize desde 2020, quando ocorreu a primeira captação de R$ 7 milhões, impulsionando a expansão e um crescimento de 10 vezes no faturamento da empresa.

Especializada em atender micro, pequenas e médias empresas em todas as suas demandas contábeis, a Agilize soma mais de 25 mil clientes, sendo 10% deles comerciantes de diferentes partes do Brasil. Atualmente, são mais de 600 cidades atendidas pela empresa, que planeja dobrar o faturamento em dois anos.

“Queremos garantir, cada vez mais, uma estratégia one-stop-shop, para que o empreendedor encontre produtos complementares e de qualidade, para além de consultores especialistas, certificado digital, emissão de notas fiscais, visualização de impostos e toda visão de contabilidade de quem entende as dores do empreendedor”, explica Rafael Caribé,  cofundador e CEO da Agilize. “A companhia ficou anos sem capital externo e cresceu com os lucros reinvestidos no negócio. A rodada  de 2020, permitiu nos consolidarmos no setor, pois crescemos muito com pouco capital e de modo sustentável. Agora, com R$ 60 milhões em investimentos, estamos confiantes em poder acelerar o crescimento da Agilize, ampliando nossa capacidade de atender e apoiar ainda mais empreendedores pelo Brasil.”, complementa Caribé.

A empresa aposta, ainda, em alguns de seus serviços, como o Agilize Unique, que oferece gerente de conta e consultoria especializada, e o Agilize RH, que trará produtos relacionados a benefícios, como convênios e crédito consignado.

O investimento será também aplicado em novas parcerias com outras empresas que forneçam soluções complementares às da Agilize. “Criamos a Agilize a partir das nossas próprias dores em relação aos serviços de contabilidade. Por isso, priorizamos a qualidade e transparência, cuidando de todo o ciclo de vida das empresas, para que o empresário possa ter tempo e cabeça para cuidar do que realmente importa, o crescimento de seu negócio”, sinaliza o cofundador e diretor de marketing e vendas da Agilize, Marlon Freitas.

Fundada em 2013, em Salvador (BA), por seis sócios: Adriano Fialho, Alberto Vila Nova, Ernesto Amorim, Marlon Freitas, Rafael Caribé e Rafael Viana. Atualmente a Agilize opera de forma totalmente online, com atuação tanto para o setor de serviços quanto para o comércio e planos a partir de R$ 189,00 por mês.

“Nosso foco vai além da contabilidade online. Somos, antes de tudo, uma empresa que tem o atendimento como seu maior produto e diferencial. Não queremos ensinar contabilidade aos nossos clientes, mas atuar como o braço direito que simplifica seu dia a dia, permitindo que se concentrem integralmente em seus negócios. Por isso, a chegada da AXA IM Alts e da L4 traz um impacto significativo em nossa escalabilidade dos serviços, mantendo a mesma essência", finaliza Alberto Vila Nova.

Sobre a Agilize: 

A Agilize foi a primeira empresa de contabilidade online do Brasil, criada em 2013. E hoje é a única solução contábil brasileira que abrange todos os estados do país, atendendo mais de 20 mil empresas de serviço e de comércio. Seu propósito é ser vetor do crescimento econômico e do sucesso dos negócios brasileiros através de tecnologia e agilidade no segmento contábil.


Publicidade


Bio Mundo aposta em Caruaru e impulsiona expansão do varejo saudável no nordeste

Com a economia aquecida e o setor de varejo em alta, Caruaru tem se consolidado como um dos principais polos comerciais de Pernambuco, atraindo investimentos locais e regionais. Apostando no potencial do mercado de produtos saudáveis, o economista Luiz André Ferreira Santos, de 62 anos, escolheu a rede Bio Mundo para inaugurar uma loja na cidade.

Caruaru, situada no agreste pernambucano, destaca-se como um dos principais polos econômicos de Pernambuco. Com uma localização estratégica e infraestrutura em constante desenvolvimento, a cidade se torna um ponto de conexão e escoamento de produtos para várias regiões do Nordeste. Esse posicionamento, aliado ao crescimento populacional e ao fortalecimento de setores econômicos diversificados, faz com que Caruaru seja reconhecida como a segunda cidade mais competitiva do estado, impulsionando o comércio, a indústria e os serviços locais.

Esse dinamismo tem refletido diretamente no comércio e nas empresas, que estão em expansão para atender a demanda local e regional. Nos últimos anos, o varejo em Caruaru tem atraído investidores tanto da cidade quanto de outras regiões do país, promovendo o fortalecimento do mercado e gerando novas oportunidades de emprego. Entre os setores que mais têm crescido, o de produtos naturais e saudáveis se destaca, aproveitando a crescente demanda por alternativas voltadas ao bem-estar e à qualidade de vida. Esse movimento de expansão tem impulsionado o empreendedorismo local, com novas iniciativas e marcas que consolidam Caruaru como um destino de oportunidades.

Um exemplo dessa nova geração de investidores é o economista e pecuarista Luiz André Ferreira Santos, de 62 anos. Apaixonado por produtos naturais, Luiz era consumidor fiel de itens como grãos a granel, castanhas, farinhas, sementes e suplementos, e, em julho de 2024, decidiu investir no setor ao abrir uma loja em Caruaru voltada para saúde e bem-estar. A rede escolhida para o investimento foi a Bio Mundo, uma marca em expansão que tem consolidado sua presença no Nordeste. Somente neste mês, a Bio Mundo inaugurou mais de três lojas na região, refletindo a demanda crescente por produtos naturais e saudáveis. Luiz, atraído pela organização da marca e pela alta qualidade de seus produtos, acredita que a Bio Mundo oferece um diferencial importante para promover uma alimentação saudável e sustentável.

Para os próximos anos, Luiz tem planos ambiciosos. Ele pretende expandir sua atuação em Caruaru com novas lojas, confiando na força do mercado de produtos saudáveis e no potencial da cidade para atender à crescente demanda por produtos que promovam um estilo de vida equilibrado. Seu objetivo é levar uma experiência de qualidade aos clientes e gerar impacto positivo na saúde da população, além de contribuir para a economia local por meio da geração de empregos e da valorização de uma vida mais saudável e consciente.

 

Sobre a Bio Mundo

A Bio Mundo, rede líder no setor de produtos naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé e seus filhos Rafael, Bruna e Adriana. Em menos de uma década, a marca conquistou o reconhecimento do mercado, sendo eleita Top of Mind por cinco anos consecutivos e vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com destaque para sua expansão regional e nacional.

Com mais de 150 lojas em 22 estados e no Distrito Federal, a Bio Mundo se destaca por oferecer uma experiência de compra diferenciada para quem busca uma alimentação saudável e balanceada. Seu catálogo conta com mais de 3 mil itens, que incluem produtos sem glúten, sem lactose, diet, light, integrais, orgânicos, além de suplementos esportivos e alimentos congelados. O setor a granel da rede é o maior do Brasil, com mais de 300 opções de grãos, sementes, farinhas, frutas desidratadas e muito mais.

A Bio Mundo também foi reconhecida duas vezes com o Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2022 e 2024. Além disso, a marca desenvolveu uma linha exclusiva de encapsulados para nutrição e suplementação, reforçando seu compromisso com qualidade e inovação no mercado de alimentação saudável.



Publicidade


quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Trapuá Shopping Park inova com infraestrutura robusta e diferenciais arquitetônicos


O Trapuá Shopping Park, mais novo lançamento da Petribu Desenvolvimento Urbano (PDU), destaca-se por trazer soluções habitacionais inovadoras e uma infraestrutura de alta qualidade, projetada para atender às necessidades de conforto e segurança dos futuros moradores. Situado ao lado do Shopping Carpina e a poucos minutos do centro da cidade, o empreendimento possui cinco mil metros quadrados de área comum apostando em diferenciais técnicos e arquitetônicos que fazem dele um projeto singular na Mata Norte de Pernambuco.

Segundo Ygho Rufino, coordenador de engenharia da PDU e engenheiro responsável pelo projeto, a entrada e saída do condomínio foram cuidadosamente planejadas para garantir acessibilidade urbana, com vias simples e acesso as principais vidas da cidade e à capital Recife. O Trapuá Shopping Park contará com um reservatório de estabilização de 300 mil litros e poços artesianos, proporcionando autonomia hídrica, um grande diferencial em relação aos problemas de abastecimento locais.

Outro destaque está em sua infraestrutura de sistema viário, contendo 10 metros de extensão, sendo 4 metros destinado a passeio de pedestres e 6 metros de via, promovendo uma sensação de espaço e conforto. “Tivemos o cuidado de oferecer amplitude no condomínio, com áreas ajardinadas e ruas largas, criando um ambiente que prioriza a qualidade de vida e a integração com a natureza”, explica Rufino.

O projeto se diferencia também pela organização da rede elétrica, que será aérea, mas de forma discreta, com os medidores concentrados em pontos estratégicos, minimizando a poluição visual. Além disso, o sistema de drenagem foi pensado para evitar alagamentos, garantindo a segurança dos moradores em períodos de chuva intensa.



Área Comum diferenciada

A área comum do condomínio também traz grandes inovações, como o salão de festas e a academia climatizados, além de espaços projetados para o lazer e o bem-estar, como playground, espaço gourmet e churrasqueira, três tipos de quadras esportivas, redário e gazebo, parque para pets, e uma piscina de raia de 20 metros dividida em três ambientes: infantil, adulta e prainha.

Outro diferencial são as casas, que utilizam um sistema construtivo tradicional em concreto armado e alvenaria, oferecendo segurança e flexibilidade de layout. "As casas são projetadas para que os moradores possam fazer modificações internas, adequando os espaços às suas necessidades", completa Rufino. Além disso, as casas contam com muitas esquadrias, proporcionando ventilação cruzada e iluminação natural, elementos que promovem sustentabilidade e conforto.

O Trapuá Shopping Park é o mais recente capítulo do masterplan da Reserva do Trapuá, que transforma o local em um modelo de cidade planejada, oferecendo aos seus moradores não apenas um lugar para viver, mas um novo conceito de moradia, voltado para a qualidade de vida, segurança e comodidade.

Nesta primeira fase, estão sendo disponibilizadas ao mercado 104 unidades, incluindo casas térreas (com 3 quartos e 1 suíte), com área de 94,29 metros quadrados, e duplex (4 quartos e 3 suítes), com 144,74 metros quadrados, em lotes individualizados que variam entre 200 e 450 metros quadrados e possuem tipologias de três e quatro quartos, possibilitando se trabalhar diversos tipos de clientes e de plantas.

O preço das casas térreas com três quartos é a partir de R$ 519.684,30 e a de 4 quartos é de R$ 771.824,14, variando de acordo com o tamanho do lote. Na segunda etapa, serão disponibilizadas duas torres residenciais 104 apartamentos de 70 metros quadrados de 3 quartos e uma suíte. Na terceira etapa serão colocadas à venda mais 81 casas, nos mesmos tamanhos e tipologias das unidades disponibilizadas nesta etapa.

Sobre a PDU

O espírito de desenvolvedora urbana, aliado ao selo de qualidade Petribu, vem impulsionando a PDU desde 2012 a investir em soluções para a construção de bairros planejados e inteligentes, baseados em alicerces de qualidade de vida, segurança, tecnologia e sustentabilidade. A Reserva do Trapuá deve se transformar no bairro mais desejado na Mata Norte do Estado. A perspectiva é que, com todos os projetos do ecossistema planejados em funcionamento, consolide-se no futuro uma cidade planejada com até 80 mil pessoas.

O Shopping Carpina, inaugurado em 2019, é um dos fios condutores para impulsionar os novos negócios na Reserva do Trapuá. Os empreendimentos residenciais lançados até então tiveram grande aceitação no mercado. O loteamento Nova Carpina é um sucesso de vendas, estando com várias casas prontas e outras em construção; o Condomínio Ipês Reserva de Trapuá, o primeiro condomínio-clube da região, foi entregue em maio de 2023 e o Trapuá Shopping Park chega ao mercado trazendo um conceito de moradia inovador, colocando em harmonia os novos estilos de vida.




Publicidade


Especialista orienta sobre o uso do 13º salário e a organização das contas de final de ano


Milhões de trabalhadores brasileiros já receberam a primeira parcela do 13º salário, uma gratificação que pode ser utilizada de forma estratégica. No entanto, a falta de conhecimento sobre o uso desse recurso pode comprometer a saúde financeira e desestabilizar o planejamento para o ano seguinte.

A planejadora financeira Larissa Falcão, líder regional do Nordeste da XP Investimentos, destaca que a prioridade deve ser o pagamento de dívidas. “A dica é priorizar as dívidas e tentar poupar algo para o início do ano, quando chegam contas como IPTU, IPVA e matrícula escolar”, orienta.

A primeira parcela do 13º salário deve ser paga até 30 de novembro, e a segunda parcela até 20 de dezembro. Existe também a possibilidade de solicitar o pagamento da primeira parcela antecipadamente, junto com as férias. No entanto, a porta-voz da XP recomenda que os trabalhadores evitem essa antecipação. “A melhor saída é evitar essa antecipação para não contrair uma dívida maior, especialmente porque no final do ano e no início do ano as despesas tendem a aumentar”, explica.

Larissa ainda sugere que os trabalhadores reservem parte do valor do 13º salário para realizar investimentos. “Investir o 13º salário pode garantir estabilidade financeira no futuro”, diz ela.

A especialista também enfatiza a importância de criar uma reserva de emergência. “Essa reserva é essencial para lidar com imprevistos financeiros ao longo do ano e oferece segurança no planejamento financeiro”, conclui.


Publicidade