Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Igarassu é palco para 3° edição de encontro da ASTUR/PE voltado ao turismo religioso durante abertura

Aconteceu, nesta quarta-feira (03), a abertura da  programação do terceiro encontro da Associação dos Secretários de Turismo de Pernambuco (ASTUR/PE), em Igarassu, no Centro de Artes Narciso Felix. 

Durante o encontro, os representantes dos municípios puderam participar de atendimentos especializados através de assessoria jurídica, além de marcar presença em palestras sobre turismo religioso, exposições gastronômicas e visitas técnicas pelos equipamentos turísticos em Igarassu, que completa 490 anos neste mês. 

A ocasião deu início com uma apresentação cultural mostrando a energia da cidade ao público, com o Maracatu de Baque Solto Dragão Devorador de Igarassu, seguido pelo grupo de dança Recriarte, encerrando com um cortejo do Bloco Verde Linho no Sítio Histórico.

Compondo a mesa de diálogo e aprendizado, estiveram presentes a prefeita Elcione Ramos, o secretário de Governo César Ramos, os representantes da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Secretaria de Cultura de Pernambuco, Instituto de Patrimônio Histórico de Pernambuco (IPHAN), além de diversos municípios de Pernambuco. 


Para a prefeita professora Elcione Ramos, que é a primeira secretária da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) e vice-presidente das cidades litorâneas na Frente Nacional de Prefeitos (FNF), Igarassu continua ampliando seu potencial turístico no cenário estadual. “O turismo é um grande desafio para as cidades, mas sei que unidos conseguimos apresentar o potencial do nosso Pernambuco. Através de boas parcerias com o Governo do Estado, o turismo de Igarassu tem crescido e se desenvolvido a cada dia”, destacou. 

O secretário de Patrimônio, Cultura e Turismo de Igarassu, Ricardo Góes, afirmou que “Juntos, estamos fazendo o nosso Litoral Norte crescer e tenho certeza que estamos no caminho certo”

O secretário de Governo, César Ramos, frisou que o turismo é um dos pilares fundamentais para o crescimento de uma cidade. “Sabemos da importância do turismo para o desenvolvimento de Igarassu e a nossa gestão tem tornado o município destaque nacional”.
                                                                                O ASTUR/PE 2025 segue com sua programação nesta quinta-feira (04).

Professor da Rede Estadual é finalista do Prêmio Educador Nota 10

Gustavo Santos Bezerra, docente da ETE Professor Paulo Freire, destacou-se com projeto de sustentabilidade para o Quilombo do Caroá


O professor Gustavo Santos Bezerra, da Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Paulo Freire, localizada no município de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, é um dos nove finalistas da 27ª edição do Prêmio Educador Nota 10, um dos mais importantes prêmios da educação básica no Brasil. A etapa final acontece nos dias 27 e 28 de outubro, na Pinacoteca de São Paulo. 


Nesta edição, as iniciativas foram selecionadas a partir dos eixos temáticos “inovação e tecnologia”, “direitos humanos” e “sustentabilidade”. O professor da Rede Estadual destacou-se na categoria sustentabilidade com o projeto “Dos resíduos aos recursos: proposta de reutilização dos subprodutos das casas de farinha do Quilombo do Caroá”, no qual orientou um grupo de estudantes da ETE a desenvolveram protótipos a partir dos resíduos da mandioca gerados nas casas de farinha da região. 


O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 com o intuito de reconhecer e valorizar professores e gestores escolares da educação infantil ao ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o país. Realizada pelo Instituto Somos, a iniciativa já concedeu R$ 3,3 milhões em prêmios a 279 educadores selecionados, entre 86 mil projetos inscritos. 


Para Gustavo, chegar à final do Prêmio Educador Nota 10 é motivo de grande alegria. “Desde criança, eu tinha uma vontade imensa de participar de feiras de ciências, porém nunca tive essa oportunidade. Quando ingressei na carreira docente, trouxe comigo o desejo de proporcionar aos meus estudantes as possibilidades que não tive”, afirma. Além de estimular a inovação, o projeto também buscou promover transformação social. “A partir de diversas práticas, desenvolvemos propostas para a reutilização dos resíduos gerados nas casas de farinha do Quilombo do Caroá, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nessa comunidade e minimizar o impacto ambiental”, destaca o docente. 


O projeto foi desenvolvido pelo professor de química e física durante a disciplina "Construções e Invenções Sustentáveis", eletiva do novo ensino médio. Com base na abordagem STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes  e Matemática), os estudantes elaboraram planos de trabalho e criaram protótipos para transformar os subprodutos da mandioca em materiais úteis, como blocos de construção, vinagre, biodigestores, madeira ecológica, plástico biodegradável e filtros. 


Foi a partir dessa iniciativa que nasceu o projeto  Flitropinha, filtro sustentável que foi o grande vencedor da 11ª edição do prêmio Solve for Tomorrow Brasil 2024. Selecionado dentre mais de 2.800 trabalhos inscritos, o filtro absorvente à base de cascas de pinha é capaz de reduzir a carga poluente da manipueira, um resíduo tóxico gerado na produção da farinha de mandioca.


Em Noronha, Dia da Independência do Brasil será celebrado com hasteamento das bandeiras e desfile cívico

O tema trabalhado pelos estudantes na ilha este ano é “Vidas, Escolas e Comunidade: Educar para a promoção da justiça socioambiental”

Em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, celebrado em 7 de setembro, Fernando de Noronha preparou uma programação especial com hasteamento das bandeiras, execução dos hinos e o tradicional desfile cívico. O evento está marcado para as 7h30, na Erem Arquipélago.

O cortejo, que será realizado logo após o hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos, acontecerá ao longo da BR-363, com a participação dos gestores, professores, assistentes e estudantes da escola e do Centro Integrado de Educação Infantil Bem-Me-Quer, além de representantes do ICMBio, Aeronáutica, Marinha, Corpo de Bombeiro, Polícia Militar e comunidade em geral. 

Este ano, o desfile cívico de Noronha tem como tema “Vidas, Escolas e Comunidade: Educar para a promoção da justiça socioambiental”, escolhido para ser trabalhado durante todo o ano letivo de 2025 nas escolas estaduais de Pernambuco.

Em todas as edições do desfile, os estudantes da Erem e do Ciei levam cartazes temáticos para fazer do momento cívico um ato também de reflexão sobre o que desejam para um Brasil melhor.

“É com muita alegria que Fernando de Noronha celebra o Dia da Independência. Essa é uma data de grande importância para o nosso país, um momento em que reafirmamos os valores de liberdade, cidadania e união. Aqui no arquipélago, a comemoração ganha ainda mais significado porque envolve a nossa comunidade escolar e toda a população. A temática escolhida é o mesmo eixo que está sendo trabalhado nas escolas da rede estadual, fortalecendo a integração entre a educação, cultura e cidadania. Assim, o 7 de Setembro se torna ao mesmo tempo um momento de celebração e também de aprendizado para todos”, ressalta Alexandre Ricardo, superintendente de Educação da ilha.

Programação e itinerário – O evento começa às 7h30, na Erem Arquipélago, com o hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos do Brasil, de Pernambuco e de Noronha. Em seguida, acontece o desfile cívico, que passará em frente ao Centro Integrado de Educação Infantil Bem-Me-Quer e seguirá até a Praça São Miguel, localizada na Vila dos Remédios. O cortejo vai contar com a apresentação da ala das bandeiras e de banda marcial.

A previsão é que o encerramento do desfile e dispersão dos pelotões aconteçam por volta das 10h30.

O evento é organizado pela Administração da ilha, por meio da Superintendência de Educação e com apoio da Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes.

UniFavip Wyden destaca o Setembro Amarelo com atendimentos psicológicos gratuitos


O Setembro Amarelo foi iniciado no Brasil entre os anos de 2014 e 2015, com o dia 10/09 colaborando com a campanha como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Para ressaltar a importância de cuidar da saúde mental é preciso trazer alguns dados: de acordo com a OMS, anualmente mais de 700 mil pessoas cometem suicídio, 1 a cada 40 segundos; em 2022 mais de 16 mil casos foram registrados em Pernambuco, uma média de 44 por dia.

“São dados impactantes que precisam ser conhecidos pois, por trás do suicídio existem inúmeras questões. Falamos aqui de causas multifatoriais (aspectos psicológicos, biológicos, genéticos, culturais e socioambientais). Outro dado importante é que em 96,8% dos casos registrados estão associados transtornos mentais, como os transtornos de humor (depressão), transtorno de estresse pós-traumático e o uso abusivo de álcool, drogas e substâncias psicoativas”, ressaltou a coordenadora do curso de psicologia do UniFavip Wyden, Tarcya Lima.

Ela destaca ainda a importância de observar as pessoas que estão com depressão, sem desprezar ou minimizar os sintomas.

“Muitas vezes as pessoas que sofrem com algum transtorno mental se sentem marginalizadas, estigmatizadas por aquilo que sentem. E pensando nisso é importante refletir: depressão não é frescura ou falta de Deus, como escutamos tanto. Automutilação e ideações não são comportamentos usados para chamar atenção, típicos de pessoas tidas como rebeldes ou difíceis. Aqui falamos de adoecimento mental. E como qualquer outro tipo de adoecimento, existem sinais e sintomas específicos, que denotam a necessidade de cuidado”, finaliza.

Atendimentos psicológicos gratuitos

SEP (Serviço de Psicologia Aplicada) – a clínica-escola de psicologia do UniFavip Wyden funciona na segunda: 12h às 17h e 18h às 22h; na terça: 8h às 12h e 17h às 22h; e na quarta: 12h às 17h e 18h às 22h. Para agendar um atendimento, basta ligar no 81.3138-8530, os atendimentos são gratuitos para toda população. Além disso, serão ofertados diversos dias de plantão psicológico. Para mais informações, todos podem seguir o perfil @psicologiaunifavip nas redes sociais.

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Governadora Raquel Lyra lança Projeto Estadual de Residência Docente com mais de mil bolsas para estudantes de licenciatura

Com investimento de R$ 8 milhões, programa vai aproximar licenciandos da sala de aula e incentivar novos métodos de ensino

A governadora Raquel Lyra lançou, nesta terça-feira (2), o Projeto Estadual de Residência Docente, que investirá mais de R$ 8 milhões para valorizar professores e fortalecer a formação de futuros docentes da rede pública estadual, além de promover melhorias no ensino dos estudantes. Funcionando como residência pedagógica, o programa apoiará práticas de inovação em sala de aula e aproximará licenciandos das escolas públicas, com a oferta de bolsas de apoio. Para os estudantes de licenciatura, serão mais de mil bolsas oferecidas. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou o lançamento, no Palácio do Campo das Princesas.

“Com o projeto conseguimos promover aos estudantes uma melhor formação nas escolas, melhorando a capacidade de ensino e aprendizagem. Precisamos apoiar a formação de ensino superior voltada para os professores, para que eles possam desenvolver projetos de intervenção que permitam melhorar e inovar a educação dentro de cada uma das escolas da rede pública do nosso Estado, levando em consideração as particularidades de cada ambiente escolar”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A proposta é que professores universitários, em parceria com licenciandos e docentes da rede estadual, planejem práticas pedagógicas contextualizadas aos alunos, atendendo as necessidades em cada unidade de ensino. Assim, os licenciandos vão poder estar mais próximos das realidades escolares. Conduzida pela Secretaria de Educação (SEE) em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), a ação terá edital publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (3). “Entramos fortemente na humanização e na parte pedagógica. A realidade que temos em cada chão, em cada escola, trazemos dentro desse programa. É uma inovação, um diferencial que trazemos para o Estado", disse o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

Nesta primeira edição, a iniciativa contará com 420 subprojetos, no escopo de áreas prioritárias como Português, Matemática, Física, Química e Computação, distribuídos em escolas da rede estadual de todo Estado de acordo com as necessidades de cada unidade, identificado por um mapeamento feito pela SEE e pela UPE. "Formar o professor estando dentro da sala de aula, traz um ganho enorme para a escola, para a formação do estudante, e valoriza também o professor que já está no dia a dia", pontuou a reitora da UPE, Socorro Cavalcanti. 

A RESIDÊNCIA - O programa ofertará 1.260 bolsas de R$ 800 para estudantes de licenciatura a partir do 3º período; 420 bolsas de R$ 1.100 para professores mentores; 76 bolsas de R$ 1.600 para orientadores; e 18 bolsas de R$ 2.000 para coordenadores institucionais da SEE, GREs e UPE. O projeto terá duração inicial de cinco meses.

Para o gerente-geral de Desenvolvimento Pedagógico e um dos responsáveis pelo projeto, Lucas Fialho, a iniciativa tem potencial transformador. “É uma inovação na formação porque coloca os estudantes diretamente imersos na realidade escolar”, destacou. Presente no lançamento, o deputado estadual Joaquim Lira destacou os investimentos feitos pelo Executivo. "São projetos como esse que encaram a realidade. Pernambuco está crescendo na educação e também em todas as outras áreas", afirmou.

Também estiveram presentes os secretários estaduais Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Kaio Maniçoba (Turismo e Lazer) e João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais); o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, e a vice-prefeita de Floresta, Bia Numeriano.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Orquestra Sinfônica de Pernambuco realiza concerto de músicas latinas

Evento acontece nesta quinta (04), no parque Dona Lindu, no Recife

A Orquestra Sinfônica de Pernambuco (Ospe), do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), realiza nesta quinta-feira (04), às 19h30, o seu terceiro concerto oficial. O evento é de graça e acontece no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. A apresentação terá regência do maestro peruano Fernando Ortiz de Villate e participação dos solistas Daniel Guedes, no violino, e Fábio Presgrave, no violoncelo, em um programa que destaca a riqueza dos ritmos latino-americanos e também a profundidade do Romantismo europeu.

Os ingressos devem ser adquiridos a partir das 10h do dia do evento no site do Teatro. Na programação, o público será conduzido pelos timbres e pulsos da América Latina com obras do argentino Alberto Ginastera e do mexicano Arturo Márquez. O concerto se completa com a densidade emocional da última obra concertante do alemão Johannes Brahms, um dos grandes mestres do período romântico.

A apresentação integra a Série Sem Fronteiras, iniciativa da Ospe que busca ultrapassar barreiras culturais e estilísticas, valorizando a música da América Latina e seus compositores, promovendo encontros entre a tradição sinfônica e outras linguagens. O projeto vem oferecendo ao público experiências únicas com convidados nacionais e internacionais, em um diálogo constante entre diferentes identidades musicais.

Criada em abril deste ano, a Orquestra Sinfônica de Pernambuco reúne 70 músicos, entre professores, estudantes e convidados. O grupo é fruto do amadurecimento artístico e pedagógico do CPM, que há décadas forma instrumentistas e cantores reconhecidos em todo o país.

Para a gerente geral do CPM, Janete Florencio, cada apresentação reforça a importância do projeto. “A OSPE nasceu da soma de esforços e da confiança em nossa capacidade de formação. Cada concerto reafirma a potência da música sinfônica feita em Pernambuco, abre espaço para o diálogo com o mundo, além de inspirar nossos estudantes e professores a irem ainda mais longe”, afirmou.

Serviço

Apresentação da Orquestra Sinfônica de Pernambuco

Local: Teatro Luiz Mendonça no Parque Dona Lindu (Boa Viagem, Recife)

Horário: 19h30

Entrada gratuita (ingressos devem ser adquiridos a partir das 10h do dia do evento no site do Teatro)

Foto em anexo: Demison Costa/SEE

Farol Santander São Paulo apresenta obras de 19 artistas pernambucanos em mostra de arte popular brasileira

A mostra Brasil: Arte Popular ocupa dois andares, em cerca de 600 m² de área expositiva, apresentando mais de 400 obras, incluindo 27 de 19 artistas pernambucanos, sendo um espaço dedicado ao Mestre Cunha

O Farol Santander São Paulo, centro de cultura, turismo, lazer e gastronomia, abriu no dia 22 de agosto a exposição Brasil: Arte Popular, que reúne obras de artistas de 21 estados brasileiros. Pernambuco se destaca com 19 participantes e 27 obras. A mostra, com curadoria de Leonel Kaz e Jair de Sousa, fica em cartaz até 23 de novembro.

Entre os artistas em destaque de Pernambuco estão: Mestre Vitalino, Manuel Eudócio, Manoel Galdino de Freitas, Manoel Fontoura, José Bezerra, Antônio Paschoal Regis, Luís Antônio da Silva, Antônio Rodrigues da Silva, Otaviano Sapateiro, Manoel Borges da Silva, Ana Leopoldina Santos, Crisaldo d’Assunção Morais, Lourenço, José Abias da Silva, Luiz Carlos da Silva, José Francisco da Cunha Silva (Mestre Cunha), Joel do Boi e Zé Caboclo. 

Considerada pelos curadores uma das exposições mais significativas, completas e representativas sobre o tema, a mostra reúne cerca de 200 conjuntos artísticos, totalizando mais de 400 itens. Eles refletem a inventividade, a força simbólica, as tradições e as origens da arte popular brasileira, evidenciando a relevância de uma expressão moldada em estado puro pelas mãos dos brasileiros. 

Em mais de 600m² de área expositiva, são contemplados artistas e trabalhos desde os primórdios da criação em território nacional, até a contemporaneidade. A exposição
ocupa as galerias dos andares 20 e 19 e conta também com interatividade a partir de uma mesa percussiva digital e instrumentos musicais artesanais e orgânicos. 

A arte popular brasileira é singular e pode ser considerada a mais diversa do mundo. No Brasil, cada artista propõe sua originalidade própria, por meio do território em que habita e dos materiais que utiliza (barro, argila, madeira, ferro, folha de flandres, penachos). 

A partir desta origem, há a criação de um universo que traduz a herança histórica recebida de seus antepassados, das lendas que cada qual escutou, da música e ritmos que ouviu. A arte popular brasileira faz com o que o público se reconheça nela e, ao mesmo tempo, conheça um Brasil ainda não tão desbravado em diversas medidas.
 
De acordo com a proposta curatorial e ampla pesquisa realizada em território nacional, junto a colecionadores de todo o Brasil, essa exposição faz brotar, diante dos olhos, um país profundo, que é capaz de entrelaçar as suas origens étnicas com toda uma magia. E é justamente no mesmo momento em que todos os olhos do mercado de arte se voltam, finalmente, à importância da arte popular, que o Farol Santander São Paulo promove uma das mais amplas exposições sobre o tema 

“Essa é uma exposição espetáculo, possivelmente, a maior sobre arte popular brasileira já realizada. Nossa arte popular é nossa história. Há uma África inteira dentro de cada um de nós. Há uma inteira América também. Mostrar a força destes territórios e destas origens não apenas por palavras, mas por objetos criados pela mão inventora de coisas, é o propósito da exposição”, analisa o curador Leonel Kaz. 

No Farol Santander São Paulo dois andares são ocupados de acordo com um recorte curatorial que envolve a criação popular de 21 estados brasileiros. Esses trabalhos fazem parte de um projeto cenográfico, com iluminação e projeções de imagens de grande impacto, acrescida pela interação de ritmos e percussões produzidas pelos próprios visitantes de forma interativa. 

Alguns mestres são homenageados com salas próprias, como Nino (CE), Zé do Chalé (SE) e Mestre Cunha (PE). Destaque também para trabalhos de Mestre Vitalino (PE), Ana das Carrancas (PE), Conceição dos Bugres (MS), Nhô Caboclo (PE), Oziel (PB) e Jacinta Francisca Xavier (MG), entre outros. 

“É uma grande satisfação para o Farol Santander São Paulo receber a exposição Brasil: Arte Popular, que exibe, pelo olhar da curadoria, a mais importante seleção de obras já vistas numa exposição do gênero. São trabalhos de conteúdo histórico, desde os pioneiros no artesanato popular até os dias de hoje.”, comenta Maitê Leite, vice-presidente Institucional do Santander Brasil. 

A expografia foi pensada como instalações de arte, nas quais as obras transcendem a elas mesmas, pois passam a ser protagonistas, desenhando o espaço. O percurso livre, sem divisões, permite ao público adentrar, de fato, no universo imagético das obras. Estão expostas esculturas em madeira e barro, além de cerâmicas, pinturas sobre tela e
madeira, máscaras e figura zoomorfas, vestimentas e instrumentos musicais artesanais e objetos lúdicos e surrealistas. 

A iluminação é feita de modo a teatralizar os ambientes, valorizando cada objeto ou conjuntos agrupados. Em ambos os andares, projeções em vídeo de frases ditas pelos artistas participantes, além de imagens diversas, criam um verdadeiro aspecto de integração. 

“Essa exposição retrata a potência cultural e inventiva do brasileiro. Queremos que o visitante perceba e sinta que este Brasil que estará exposto é o mesmo Brasil que nos habita por dentro, nossa formação, o que anima e envolve nosso olhar e nossos sentidos.”, reflete o curador Jair de Souza. 

 _*Grandes Homenagens*_ 
A galeria do 19º andar ainda revela ambientes específicos em reverência a três personagens essenciais e representativos da arte popular brasileira: 

NINO (CE): Como um objeto de madeira pode se transformar em pura poesia? Nino consegue esta proeza. Lélia Coelho Frota, autora do Pequeno Dicionário da Arte do Povo Brasileiro (2005), teve um olhar certeiro sobre o significado de Nino: pássaros, elefantes, bois, macacos, cenas de rituais como casamentos e reisados são esculpidos em alto-relevo ou recortados na parte superior do bloco original, que recebe uma pintura em que certas cores - rosas, azuis, vermelhos, verdes, amarelos -, temperadas e regidas por Nino, constituem-se em uma extraordinária galeria de estrelas do sertão. 

ZÉ DO CHALÉ (SE): Descendente dos índios Xocó, sempre trabalhou na construção de chalés com cobertura de palha (os mocambos). A coleção de peças de Zé do Chalé impressiona pela forma como ele elabora, numa única peça, uma verdadeira catedral barroca de arabescos, pássaros, colunas, criando um mundo próprio. Ele tinha 90 anos de idade quando começou essa produção. 

MESTRE CUNHA (PE): A exposição finaliza com os notáveis objetos escultóricos de Mestre Cunha, artista lúdico e surreal, criador de veículos aéreos, misturando pássaros-gente e aviões, carrinhos estranhos e futuristas, coloridos, com nomes inacreditáveis. A todos estes objetos, se somará uma projeção de pássaros, lúdica e interativa. 
A exposição Brasil: Arte Popular é apresentada pelo Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, tem patrocínio do Santander Brasil e Zurich Santander e produção executiva da Aprazível Edições e Arte. A curadoria é de Leonel Kaz e Jair de Souza, produção de Luiza Mello e Erilma Leal, com projeto luminotécnico de Samuel Betts. 

 *_Serviço exposição Brasil: Arte Popular_* 
Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô) Quando: de 22/08/2025 a 23/11/2025 
Funcionamento: terça-feira a domingo 
Horários: 09h às 20h 
Ingressos: R$ 45,00 (R$ 22,50, meia-entrada)
Compra online: Site do Farol Santander São Paulo - e também na bilheteria local 

Cliente Santander: 10% de desconto comprando com o cartão Santander (em até 8 ingressos). 
Cliente Santander Select: 10% de desconto comprando com o cartão Santander Select (em até 8 ingressos), e prioridade na fila de entrada para o Farol. Site Farol Santander: farolsantander.com.br 
Classificação: livre

Governo de Pernambuco anuncia construção de novas Escolas Técnicas Estaduais, Escola em Tempo Integral e requalificação de 344 escolas da Região Metropolitana

Pacote foi anunciado nesta segunda-feira (1°), durante a última rodada de encontros do programa Ouvir para Mudar

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação, anunciou, nesta segunda-feira (1°), mais de R$ 1 bilhão em investimentos para os municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), durante a última rodada de encontros do programa Ouvir para Mudar. O pacote contempla diversas áreas, incluindo saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, habitação e mobilidade. O evento aconteceu na Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, no Recife, e reuniu secretários estaduais, políticos, estudantes, professores e toda a comunidade escolar.

Na área da educação, o pacote inclui a construção de novas Escolas Técnicas Estaduais em Itapissuma e Ipojuca, uma Escola em Tempo Integral no Recife e a requalificação de 344 escolas da Rede Estadual. "Esse anúncio representa aquilo que a governadora determina e, de fato, busca na política pública de investimento em educação, que é, não só, você ter anúncio de novas escolas, mas também manutenção, reforma e requalificação das existentes. Então, quando a gente anuncia novas escolas técnicas, também estamos viabilizando e vislumbrando aquele potencial de cada região. Por isso, a educação mostra-se cada dia mais forte e pujante. É dessa forma que a gente quer para gestores, professores, estudantes e toda a comunidade escolar: uma educação de qualidade, capaz de superar os índices e cada vez mais aquilo que a gente almeja", destacou o secretário de Educação, Gilson Monteiro. 

O programa Ouvir para Mudar percorreu 11 municípios do Sertão, Agreste e Zona da Mata nos últimos meses para ouvir as prioridades da população e direcionar os investimentos anunciados. 

Sobre o empreendimento

A Escola Técnica Estadual será composta por 12 salas de aula, laboratórios básicos, auditório, biblioteca, teatro de arena, refeitório, área de vivência, quadra poliesportiva coberta e dois grandes laboratórios especiais para a preparação do jovem para o mercado de trabalho, de acordo com as especificidades regionais. 

Já o projeto arquitetônico da Escola em Tempo Integral foi idealizado para atender aos dois ciclos do ensino fundamental compostos pelos segmentos do 1º ao 9º ano, com nove salas de aula com capacidade máxima para 35 alunos. O projeto baseia-se nas necessidades de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. A escola contará com blocos para atender as áreas de serviço, administrativo, multiuso/biblioteca, salas de aula e a quadra poliesportiva. Todos os blocos serão interligados por uma circulação coberta, garantindo maior integração e acessibilidade.

Trama golpista: STF inicia julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados

Primeira Turma vai decidir se réus devem ser condenados ou absolvidos

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (2), às 9h, o julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pela trama golpista para tentar reverter o resultado das eleições de 2022. O grupo faz parte do núcleo crucial da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Foram destinadas oito sessões para análise do casomarcadas para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro.

A expectativa é que o primeiro dia do julgamento seja destinado às manifestações das defesas e do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que fará a acusação.

A votação que vai condenar ou absolver os réus deve começar somente nas próximas sessões. As penas podem passar de 30 anos de prisão.

Quem são os réus?

  1. Jair Bolsonaro – ex-presidente da República;
  2. Alexandre Ramagem - ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  3. Almir Garnier- ex-comandante da Marinha;
  4. Anderson Torres - ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal;
  5. Augusto Heleno - ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);
  6. Paulo Sérgio Nogueira - ex-ministro da Defesa;
  7. Walter Braga Netto - ex-ministro da Casa Civil e da Defesa e candidato a vice de Bolsonaro na chapa de 2022;
  8. Mauro Cid – ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Crimes

Os réus respondem no Supremo pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

A exceção é o caso do ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem, que, atualmente, é deputado federal. Ele foi beneficiado com a suspensão de parte das acusações e responde somente a três dos cinco crimes. A possibilidade de suspensão está prevista na Constituição.

A suspensão vale para os crimes de dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado, relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro.

Ramagem continua respondendo pelos crimes de golpe de Estado, organização criminosa armada e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

Primeira sessão

sessão de hoje será aberta pelo presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin. Em seguida, o ministro chamará o processo para julgamento e dará a palavra a Alexandre de Moraes, relator do caso, que fará a leitura do relatório. O documento contém o resumo de todas as etapas percorridas no processo, desde as investigações até a apresentação das alegações finais, última fase antes do julgamento.

Após a leitura do relatório, Zanin passará a palavra para a acusação e às defesas dos réus.

O procurador-geral da República será responsável pela acusação. Paulo Gonet terá a palavra pelo prazo de até duas horas para defender a condenação dos réus.

Após a sustentação da PGR, os advogados dos réus serão convidados a subir à tribuna para as sustentações orais em favor de seus clientes. Eles terão prazo de até uma hora para suas considerações.

O julgamento será interrompido para o almoço por volta das 12h.  À tarde, a sessão será retomada por volta das 14h.

Além de Moraes, relator do caso, fazem parte da Primeira Turma os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Cristiano Zanin.

Votos

Nas próximas sessões, o primeiro a votar será Alexandre de Moraes. Em sua manifestação, o ministro vai analisar questões preliminares suscitadas pelas defesas de Bolsonaro e dos demais acusados, como pedidos de nulidade da delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens e um dos réus, alegações de cerceamento de defesa, pedidos para retirar o caso do STF, além das solicitações de absolvição.

Moraes poderá solicitar que a turma delibere imediatamente sobre a questões preliminares ou deixar a análise desses quesitos para votação conjunta com o mérito.

Após a abordagem das questões preliminares, Moraes se pronunciará sobre o mérito do processo, ou seja, se condena ou absolve os acusados e qual o tempo de cumprimento de pena.

A condenação ou absolvição ocorrerá com o voto da maioria de três dos cinco ministros da turma.

Acusações

Pesam contra os acusados a suposta participação na elaboração do plano "Punhal Verde e Amarelo", com planejamento voltado ao sequestro ou homicídio do ministro Alexandre de Moraes, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

Também consta na denúncia da PGR a produção da chamada “minuta do golpe”, documento que seria de conhecimento de Jair Bolsonaro e serviria para a decretação de medidas de estado de defesa e de sítio no país para tentar reverter o resultado das eleições de 2022 e impedir a posse do presidente Lula.

A denúncia também cita o suposto envolvimento dos acusados com os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Prefeita Elcione comemora anúncio da Ordem de Serviço para construção da primeira maternidade em Igarassu

O comunicado foi na manhã desta segunda (01) durante evento com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra

Ao lado da governadora do Estado, Raquel Lyra, e da vice, Priscila Krause, a prefeita de Igarassu professora Elcione Ramos, o secretário de Governo César Ramos e a comitiva da gestão municipal participaram, nesta segunda-feira (01), da última rodada do programa Ouvir Para Mudar, desta vez na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Durante o evento, que foi realizado na Escola Técnica Miguel Batista no bairro da Macaxeira, na capital pernambucana, a governadora Raquel Lyra anunciou investimentos de mais de R$ 1 Bilhão na RMR, só na revitalização e construção de grandes hospitais, como Otávio de Freitas, Agamenon Magalhães, Barão de Lucena e Restauração (nova etapa) foram mais de R$ 105 milhões.

Igarassu foi a grande contemplada pelo pacote de obras com o anúncio da Ordem de Serviço (OS) para a construção da maternidade no município, recebendo o investimento de R$ 56,4 milhões. 

Para a prefeita Elcione Ramos, a obra representa um marco para as gerações futuras na cidade. “ *_Neste evento “Ouvir para Mudar“ as pessoas da Região Metropolitana tiveram a oportunidade de trazer suas demandas e ouvir a nossa governadora. Igarassu, com muita satisfação, consegue a tão sonhada maternidade, com investimento de mais de 56 milhões de reais. Agora, as mulheres da cidade voltam a ter dignidade e os filhos voltam a ter Igarassu em suas certidões*_”, frisa a gestora.