Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Governo de Pernambuco anuncia mudanças na Adepe


O Governo de Pernambuco anuncia, nesta quinta-feira (22), que a advogada Roberta Andrade Figueirôa vai assumir a diretoria Geral de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), respondendo interinamente também pela presidência do órgão. A advogada substituirá Ana Luiza Ferreira, que deixa o Governo para voltar a se dedicar à iniciativa privada.

“Guiada e inspirada por duas forças da natureza, Raquel Lyra e Priscila Krause, vivi um período transformador, sempre ao lado de pessoas extraordinárias. Juntos, ajudamos a dar uma nova cara ao desenvolvimento sustentável de Pernambuco, integrando economia, meio ambiente e justiça social”, destacou Ana Luiza em mensagem enviada aos servidores da Adepe.

A governadora agradeceu a dedicação de Ana Luiza reforçando que “desde o início do nosso governo, como secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha e em seguida como a primeira mulher presidente da Adepe, Ana Luiza teve compromisso com Pernambuco que tenho certeza que levará para seus novos projetos na iniciativa privada”, destacou.

CURRÍCULO - Advogada, Roberta Andrade é especialista em contratos pela Universidade Federal de Pernambuco, em Direito Contratual e em Direito e Mercado Imobiliário pelo Instituto Luiz Mário Moutinho.

Foto: Divulgação

O Agente Secreto é indicado para quatro categorias do Oscar

Adolpho Veloso também concorre a Melhor Fotografia por Sonhos de Trem

O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. Agente Secreto foi indicado simultaneamente a Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Direção Elenco (nova categoria), enquanto Wagner Moura recebeu indicação a Melhor Ator por sua atuação no longa.

Com as quatro indicações, O Agente Secreto chega ao mesmo número recorde de indicações do filme Cidade de Deus, em 2004.

Em outra frente, o país também aparece entre os destaques técnicos: Adolpho Veloso concorre a Melhor Fotografia por Sonhos de Trem.

A lista foi anunciada nesta quinta-feira, (22) pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences, marcando o início da etapa decisiva da 98ª edição do prêmio e confirmando um momento histórico para o cinema brasileiro.

Votação

A primeira fase de votação foi encerrada na sexta-feira (16). Mais de 10 mil profissionais da indústria cinematográfica — entre atores, diretores, roteiristas e técnicos — participaram do processo, votando majoritariamente dentro de suas áreas, com exceção de Melhor Filme, que reúne o voto de todo o colégio eleitoral.

A cerimônia do Oscar 2026 acontece em 15 de março, e o anúncio desta quinta-feira já provoca clima de celebração no setor audiovisual brasileiro.

Brasil no Oscar 2026

Melhor Filme

O Agente Secreto disputa com:

Bugonia
F1
Frankenstein
Hamnet
Marty Supreme
Pecadores (Sinners)
 — Lidera as indicações com 16 nomeações no total
Sonhos de Trem (Train Dreams)
Uma Batalha Após a Outra (One Battle After Another)
Valor Sentimental (Sentimental Value)

Melhor Filme Internacional

Apontado como favorito, O Agente Secreto concorre com:

Valor Sentimental (Noruega)
Foi Apenas um Acidente (França)
Sirât (Espanha)
A Voz de Hind Rajab (Tunísia)

Melhor Direção de Elenco

O Agente Secreto disputa com:

Hamnet
Marty Supreme
Uma batalha após a outra
Pecadores

Melhor Ator

Wagner Moura é candidato à estatueta ao lado de:

Timothée Chalamet (Marty Supreme)
Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra)
Michael B. Jordan (Pecadores)
Ethan Hawke (Blue)

A indicação vem após Moura ter vencido o Globo de Ouro de melhor ator em drama, consolidando a performance como uma das mais comentadas da temporada.

Melhor Fotografia

Com Adolpho Veloso, Sonhos de Trem enfrenta:

Uma Batalha Após a Outra
Pecadores
Frankenstein
Marty Supreme

 Fonte: Agência Brasil

Governadora Raquel Lyra celebra indicação de O Agente Secreto ao Oscar e destaca protagonismo de Pernambuco no cinema


A governadora Raquel Lyra celebrou, nesta quinta-feira (22), a histórica indicação do filme O Agente Secreto em quatro categorias do Oscar 2026, fato histórico para o Brasil: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Elenco. A indicação consolida Pernambuco no topo do cenário audiovisual, evidenciando sua potência criativa, a excelência de seus artistas e o protagonismo cada vez mais expressivo do Estado no cinema brasileiro e no reconhecimento internacional.

“Hoje é um dia histórico para a arte e cultura pernambucana. O cinema do nosso Estado, com o filme O Agente Secreto, vai disputar quatro estatuetas no Oscar. Brindamos a Kléber Mendonça Filho, Wagner Moura e a todos aqueles que participaram da construção do filme e permitiram que, mais uma vez, nossa cultura e a cena do cinema pernambucano sejam vistos no Brasil e no mundo. Estaremos de dedos cruzados, torcendo, para que essas estatuetas venham para Pernambuco”, comemorou a governadora Raquel Lyra.


O Agente Secreto é estrelado por Wagner Moura, vencedor do prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes 2025 e do Globo de Ouro 2026 na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama. Ambientada no Recife de 1977, as filmagens da obra ocorreram em locais icônicos da capital pernambucana, como o Cinema São Luiz, a sede da Fundarpe e o Ginásio Pernambucano.

A gestora também ressaltou os investimentos do Governo de Pernambuco na preservação e modernização dos equipamentos culturais. O Cinema São Luiz já recebeu R$ 4,9 milhões, por meio da Fundarpe e da Lei Paulo Gustavo, destinados à recuperação do forro de gesso decorado, ao sistema de escoamento de águas pluviais e à modernização dos equipamentos de projeção e som. Atualmente, está em andamento uma nova etapa, com investimento de R$ 2,9 milhões, voltada para melhorias prediais, acessibilidade e implantação de um novo sistema de combate a incêndio, com conclusão prevista para fevereiro de 2026.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom
Vídeo: Instarelease/Secom

CasaBloco estreia no Recife com show de Elba Ramalho amanhã (23/01) e o encontro inédito entre o Cordão do Bola Preta e Galo da Madrugada no sábado (24/01)



 


Evento realizado em parceria com a Prefeitura do Recife terá 14 horas de duração e 40 atrações, incluindo grupos de maracatu, blocos líricos, caboclinhos, afoxés e orquestras. Toda a programação é gratuita e inaugura o Cortejo Leda Alves de Cultura Popular e os Acertos de Marchas de Blocos Líricos

A CasaBloco aterrissa pela primeira vez no Recife, com programação gratuita. O festival, que traduz a essência dos carnavais do Brasil, realiza a 7ª edição com várias novidades. Nos dias 23 e 24 de janeiro, a CasaBloco vai receber a cantora paraibana Elba Ramalho, e promover o encontro dos maiores blocos de Carnaval do Brasil, o Cordão do Bola Preta, que arrasta uma multidão no Centro do Rio de Janeiro, e o tradicional Galo da Madrugada, um dos ícones do Carnaval brasileiro. O projeto que mistura o frevo com o samba vai ocupar a Praça do Arsenal.


A programação da CasaBloco Recife também inaugura os Acertos de Marcha de Blocos Líricos e o Circuito Leda Alves de Cultura Popular, programações que irão se estender ao longo de janeiro e fevereiro e que que incluem apresentações de blocos líricos, grupos de maracatu, caboclinhos e outras manifestações culturais de Pernambuco. Na sexta-feira, dia 23 de janeiro, a partir das 17h, a Orquestra de Pau e Corda Evocações e Flabelistas em Cortejo, a Turma de Palhaços Periquitos do Zumbi e a Orquestra Frevo Mix abrem a programação. No sábado, dia 24, a abertura acontecerá às 15h, com um grande cortejo cultural, com 24 grupos, incluindo o Maracatu Nação Baque Forte, o Afoxé Ylê Xambá, Bloco de Samba, Orquestra Itinerante Meu Frevo e Tribo do Caboclinho Tupi. 


Considerados os dois maiores blocos do Brasil, dois dos ícones do carnaval, o Cordão da Bola Preta e o Galo da Madrugada têm um encontro marcado para o dia 24 de janeiro. A expectativa é enorme e os presidentes dos dois blocos estão ansiosos por um momento que vai entrar para a história do Carnaval.


A CasaBloco Recife conta com patrocínio master da Petrobras e parceria institucional da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. O projeto da Tess Ideias e Comunicação é uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal por meio da Lei Rouanet.


CasaBloco

Criada em 2018, a CasaBloco foi pensada como um lugar para reunir a multiplicidade de manifestações e a diversidade de grupos e ritmos que fazem parte do carnaval brasileiro. Blocos e artistas de diferentes regiões do país se juntam aos representantes da folia carioca em uma grande festa que celebra a potência do universo artístico e a cultura do carnaval.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA

SEXTA-FEIRA - 23/01
15h – Início das atividades com a Orquestra de Pau e Corda Evocações e Flabelistas em Cortejo, a Turma de Palhaços Periquitos do Zumbi e a Orquestra Frevo Mix

ACERTOS DE MARCHA

16h – Bloco Carnavalesco Lírico Utopia e Paixão

16h30 – Confete e Serpentina

17h – Bloco Carnavalesco Lírico Verde Linho

17h30 – Bloco Lírico Flor da Lira de Olinda

18h – Bloco Carnavalesco Misto Lira do Carpina

18h30 – Bloco Eu Quero Mais

19h – Bloco Carnavalesco Misto Pierrot de São José


20h – SHOW - Elba Ramalho

 

SÁBADO - 24/01
15h – CIRCUITO LEDA ALVES DE CULTURA POPULAR 
Início do grande cortejo cultural com diversas atrações: Afoxé Ylê Xambá, Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, Maracatu Nação Baque Forte, Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife, Maracatu Piaba de Ouro, Boi D' Loucos, Boi Mirim de Água Fria, Boi Mimoso da Bomba do Hemetério, Boi Mandingueiro, Caboclinhos 7 Flexas, Cia de Dança No Ritmo do Compasso, Orquestra Itinerante Meu Frevo, Clube de Bonecos Bochechudos de Areias, Bloco de Samba A Turma do Tradição, Maracatu Leão Teimoso, Afoxé Omo Obá Dê, Maracatu Carnavalesco Misto Leão Coroado, Bonecos Gigantes de Pernambuco, Boi Malabá, Acorda Recife Orquestra de Frevo, Passistas Zenaide Bezerra, Clarins de Ouro de Pernambuco, Tribo de Caboclinho Tupi e Maracatu Leão Misterioso de Tracunhaém.
17h30 – Cia de Dança Recifervo e Orquestra do Maestro Rildo

18h – Afoxé Ogbon Obá

18h30 - Maracatu Nação Pernambuco

20h – Cordão do Bola Preta

21h30 – Galo da Madrugada

 

SERVIÇO

CasaBloco Recife

Dias e horários: 23 e 24 de janeiro, a partir das 15h

Local: Praça do Arsenal

Entrada: Gratuita



Programação de prévias - https://bit.ly/CarnavalDoRecife-Previas-2026

Flickr da Prefeitura do Recife - https://flickr.com/photos/prefeituradorecife 

Banco de Imagens de Carnaval para Livre Uso 


(TV Conecta - creditação obrigatória) - https://tinyurl.com/TVConectaCarnaval



Bruna Cabral 

Gerente de Relações com a Imprensa - Cultura
(81) 9.9295.2670

Iara Lima

Secretária Executiva de Relações com a Imprensa/ Coordenação de Imprensa do Carnaval 

(81) 3355-8852 | (81) 99219.1770
E-mail: carnaval.imprensa@recife.pe.gov.br

 
Gilberto Prazeres

Chefe do Gabinete de Imprensa

(81) 3355-8119

E-mail: imprensa@recife.pe.gov.br


To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to contatosimprensa4+unsubscribe@recife.pe.gov.br.


--


Lina Fernandes

Gerência Geral de Rádio e TV 

(81) 3355.8166 - (81) 9.99534398

E-mail – gerenciaradioetvpcr@gmail.com

 

Iara Lima

Secretária Executiva de Relações com a Imprensa

(81) 3355.8265/ (81) 9.9219.1770



Gilberto Prazeres

Chefe do Gabinete de Imprensa

(81) 3355.8119 



https://www.flickr.com/photos/prefeituradorecife



Evento realizado em parceria com a Prefeitura do Recife terá 14 horas de duração e 40 atrações, incluindo grupos de maracatu, blocos líricos, caboclinhos, afoxés e orquestras. Toda a programação é gratuita e inaugura o Cortejo Leda Alves de Cultura Popular e os Acertos de Marchas de Blocos Líricos

A CasaBloco aterrissa pela primeira vez no Recife, com programação gratuita. O festival, que traduz a essência dos carnavais do Brasil, realiza a 7ª edição com várias novidades. Nos dias 23 e 24 de janeiro, a CasaBloco vai receber a cantora paraibana Elba Ramalho, e promover o encontro dos maiores blocos de Carnaval do Brasil, o Cordão do Bola Preta, que arrasta uma multidão no Centro do Rio de Janeiro, e o tradicional Galo da Madrugada, um dos ícones do Carnaval brasileiro. O projeto que mistura o frevo com o samba vai ocupar a Praça do Arsenal.


A programação da CasaBloco Recife também inaugura os Acertos de Marcha de Blocos Líricos e o Circuito Leda Alves de Cultura Popular, programações que irão se estender ao longo de janeiro e fevereiro e que que incluem apresentações de blocos líricos, grupos de maracatu, caboclinhos e outras manifestações culturais de Pernambuco. Na sexta-feira, dia 23 de janeiro, a partir das 17h, a Orquestra de Pau e Corda Evocações e Flabelistas em Cortejo, a Turma de Palhaços Periquitos do Zumbi e a Orquestra Frevo Mix abrem a programação. No sábado, dia 24, a abertura acontecerá às 15h, com um grande cortejo cultural, com 24 grupos, incluindo o Maracatu Nação Baque Forte, o Afoxé Ylê Xambá, Bloco de Samba, Orquestra Itinerante Meu Frevo e Tribo do Caboclinho Tupi. 


Considerados os dois maiores blocos do Brasil, dois dos ícones do carnaval, o Cordão da Bola Preta e o Galo da Madrugada têm um encontro marcado para o dia 24 de janeiro. A expectativa é enorme e os presidentes dos dois blocos estão ansiosos por um momento que vai entrar para a história do Carnaval.


A CasaBloco Recife conta com patrocínio master da Petrobras e parceria institucional da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. O projeto da Tess Ideias e Comunicação é uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal por meio da Lei Rouanet.


CasaBloco

Criada em 2018, a CasaBloco foi pensada como um lugar para reunir a multiplicidade de manifestações e a diversidade de grupos e ritmos que fazem parte do carnaval brasileiro. Blocos e artistas de diferentes regiões do país se juntam aos representantes da folia carioca em uma grande festa que celebra a potência do universo artístico e a cultura do carnaval.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA

SEXTA-FEIRA - 23/01

15h – Início das atividades com a Orquestra de Pau e Corda Evocações e Flabelistas em Cortejo, a Turma de Palhaços Periquitos do Zumbi e a Orquestra Frevo Mix


ACERTOS DE MARCHA

16h –  Bloco Carnavalesco Lírico Utopia e Paixão

16h30 – Confete e Serpentina

17h –  Bloco Carnavalesco Lírico Verde Linho

17h30 – Bloco Lírico Flor da Lira de Olinda

18h – Bloco Carnavalesco Misto Lira do Carpina

18h30 – Bloco Eu Quero Mais

19h –  Bloco Carnavalesco Misto Pierrot de São José


20h – SHOW - Elba Ramalho

 

SÁBADO - 24/01

15h – CIRCUITO LEDA ALVES DE CULTURA POPULAR 

Início do grande cortejo cultural com diversas atrações: Afoxé Ylê Xambá, Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, Maracatu Nação Baque Forte, Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife, Maracatu Piaba de Ouro, Boi D' Loucos, Boi Mirim de Água Fria, Boi Mimoso da Bomba do Hemetério, Boi Mandingueiro, Caboclinhos 7 Flexas, Cia de Dança No Ritmo do Compasso, Orquestra Itinerante Meu Frevo, Clube de Bonecos Bochechudos de Areias, Bloco de Samba A Turma do Tradição, Maracatu Leão Teimoso, Afoxé Omo Obá Dê, Maracatu Carnavalesco Misto Leão Coroado, Bonecos Gigantes de Pernambuco, Boi Malabá, Acorda Recife Orquestra de Frevo, Passistas Zenaide Bezerra, Clarins de Ouro de Pernambuco, Tribo de Caboclinho Tupi e Maracatu Leão Misterioso de Tracunhaém.

17h30 –  Cia de Dança Recifervo e Orquestra do Maestro Rildo

18h –  Afoxé Ogbon Obá

18h30 - Maracatu Nação Pernambuco

20h – Cordão do Bola Preta

21h30 – Galo da Madrugada

 

SERVIÇO

CasaBloco Recife

Dias e horários: 23 e 24 de janeiro, a partir das 15h

Local: Praça do Arsenal

Entrada: Gratuita




Com 50 polos e 3 mil apresentações, Carnaval do Futuro celebra diversidade musical e reforça o Recife como capital do Carnaval de Rua


 

Diversidade de ritmos, tradições da cultura popular e grandes encontros musicais posicionam o Recife como principal roteador da cultura popular do Carnaval brasileiro. Liniker traz seu Caju ao Marco Zero, que também receberá o aclamado show Dominguinho, além de Neiff, Bloco do Silva, Ludmilla, Vanessa da Mata, Priscila Senna, Iza e Raphaela Santos, Alceu Valença, Elba Ramalho e Lenine, um dos homenageados da festa. Gaby Amarantos apresenta seu Rock Doido no Arsenal, e o Polo das Graças ganha programação mais eclética


O Recife traz em 2026 um Carnaval superlativo, de encontros e trocas de experiências em cima dos palcos, além de agremiações da cultura popular e blocos de toda a região metropolitana fazendo cortejos pelas ruas, totalizando cerca de 3 mil apresentações durante todo o ciclo momesco, garantindo folia e tradição em cima e embaixo dos palcos. Serão 50 polos espalhados pela cidade nos dias de folia, que prometem animar munícipes e turistas e reforçar a cultura do Carnaval de Rua, com 98% das atrações formadas por talentos locais, das mais diversas vertentes e matizes. Já está chegando: faltam menos de 30 dias para o início da maior festa popular do Brasil.


Com o tema Carnaval do Futuro, a festa também será palco de grandes encontros, promovendo trocas e diálogos entre as diversas regiões do país. Assim, o Marco Zero irá vivenciar Lenine com Os Garotin, Anavitória, Liniker e Bongar. Já Liniker, em seu primeiro show no principal palco do Carnaval recifense, irá convidar os pernambucanos Amaro Freitas e Priscila Senna. Maestro Spok receberá, no mesmo local, Fabiana Cozza e Chico César, e João Gomes trará Mestrinho e Jota.Pê para o aclamado show Dominguinho.


A Praça do Arsenal receberá um espetáculo inédito no Recife, que também vale por três, reunindo Cátia de França, Josyara e Juliana Linhares. No polo das Graças, Juliano Holanda apresentará o show inédito PEBA. O projeto celebra a união entre Pernambuco e Bahia, interpretando frevos com a participação de duas cantoras pernambucanas e duas baianas. Essa homenagem reforça a tradição que liga os dois estados, seja na música, com o surgimento do trio elétrico e a histórica apresentação do Vassourinhas em Salvador, seja no cinema, como na recente obra O Agente Secreto.


Entre as novidades, o público que for ao Bairro do Recife contará com um circuito para quem curte a folia no chão, ao lado da tuba ou sentindo o trovão das alfaias. Trata-se do Circuito Leda Alves de Cultura Popular, que já começa a funcionar nas prévias, de sexta a domingo, e que também se estende pelos dias da Folia de Momo. Com saídas do Cais da Alfândega, no final da tarde, agremiações irão percorrer diversas ruas do bairro até chegar à Praça do Arsenal. A iniciativa visa fomentar ainda mais a cultura do Carnaval de Chão e perpetuar o espírito de congraçamento que só a festa de Momo permite.


De olho nos pequenos cidadãos, o Carnaval do Futuro também preparou diversos polos com atrações para crianças de todas as idades. Como novidade, a Zona Sul ganha um novo centro de folia infantil, que funcionará no Parque Eduardo Campos. Os outros seis polos estarão na Jaqueira, Santana, Macaxeira, Lindu, Aurora e Tamarineira. O número de 50 polos foi mantido porque, com o ganho do Parque Eduardo Campos, o Polo das Graças passa a ter uma programação mais eclética e também instrumental, que levará ao palco nomes como Orquestra Malassombro, Adiel Luna e Coco Cambará, Henrique Albino, Bruna Alimonda e um surpreendente show do pianista Zé Manoel interpretando pagodes dos anos 90.




Programação do Marco Zero será palco de grandes shows e de salvaguarda das manifestações populares



Epicentro da folia recifense, o Marco Zero começa a brilhar já na quarta-feira (11), com o Ubuntu, que chega à sua 7ª edição com o tema “Deixando legado, pensando no futuro!”. A tradicional lavagem da Avenida Rio Branco, com as águas de Oxalá, reunirá 29 grupos de afoxé e convidará o público do Bairro do Recife a participar de um momento de fé, celebração e ancestralidade. Entre dança, música, cores e axé, os cortejos celebram o povo negro e pedem as bênçãos dos Orixás para abrir caminho à festa. O Projeto Ubuntu foi idealizado por Dona Carmem Virgínia, iabassê do Afoxé Ogbon Obá, proprietária do Altar Cozinha Ancestral e uma das homenageadas do Carnaval 2026.


Na quinta (12), a ancestralidade negra abre a noite com o Tumaraca, encontro de Nações de Maracatu de Baque virado que homenageia o sagrado feminino e contará com as participações especiais de Luedji Luna, Gabi do Carmo e Karynna Spinelli, além da visceral Zezé Motta e do cantor e multi-instrumentista Altay Veloso. Na sequência, o homenageado Lenina entra em palco com convidados e é seguido pelo show ‘Dominguinho’, que Jota.Pê , João Gomes e Mestrinho. A noite é encerrada por Priscila Senna.


Na sexta (13), Maestro Spok abre a noite em companhia de Chico César, Orum, Bongar e Fabiana Cozza celebrando a ancestralidade negra e o restante da noite é comandado por mulheres, com shows das divas Vanessa da Mata, Iza e Raphaela Santos. 


No sábado (14), a Prefeitura irá apresentar, pela primeira vez na cidade, o show da Orquestra Popular do Recife com as participações de Almério e Flaira, com Guerreiros do Passo. Este espetáculo foi apresentado na estreia do filme ‘O Agente Secreto’, em Paris, no festival Cinèma Paradiso Louvre. A noite será embalada ainda pelo Caju, de Liniker e Ludmilla. Na sequência, o brega tomará conta da noite com show de Anderson Neiff e do espetáculo Recife Capital do Brega.


O domingo (15) é dia do mais brasileiro dos ritmos, o samba. A noite será aberta por Karynna Spinelli com as participações de Leyde do Banjo e Neris Rodrigues. Na sequência, a baiana Mariene de Castro se apresenta para o público, que ainda poderá curtir os shows de Pixote e Sorriso Maroto. Na segunda (16), Maestro Forró e sua Orquestra Popular da Bomba do Hemetério abrem a noite, que contará ainda com a Nação Zumbi e participação de Devotos, show de Seu Jorge e encerramento por conta de Alok.


A apoteose da festa será, como sempre, na terça-feira (17), para confirmar a tradição do DNA musical pernambucano na despedida do Carnaval. A noite será aberta por Nena Queiroga. Na sequência, Geraldo Azevedo fará a alegria da plateia, que contará ainda com shows de Elba Ramalho e Alceu Valença, antes da apresentação de Maestro Spok e o Orquestrão, que irá sacudir os foliões que quiserem curtir o finalzinho do Carnaval no Marco Zero.



PROGRAMAÇÃO - MARCO ZERO


11/02 - QUARTA-FEIRA

17h - Clarins de Momo de Pernambuco 

Recife Matriz de Cultura Popular - Ubuntu - Deixando Legados e Pensando no Futuro - Encontro de 29 grupos de Afoxé do Recife e Região Metropolitana - Participações especiais - Dona Carmen Virgínia, Marcos Silva, Zezé Mota e Altay Veloso 


12/02 - QUINTA-FEIRA

17h30 - Tumaraca - Encontro das Nações de Maracatu com participação de Luedji Luna, Karynna Spinelli, Gabi do Carmo e Bacnaré


19h30 - Lenine  - Participação de Anavitória, os Garotin, Liniker, Bongar e Maestro Spok


22h - Dominguinho - Com João Gomes, Jota.Pê  e Mestrinho 


0h - Priscila Senna


13/02 - SEXTA-FEIRA


16h - Recife Matriz da Cultura Popular - Desfile das Agremiações Campeãs do Grupo Especial - Bloco Lírico Com Você no Coração, Boi Mimoso da Bomba do Hemetério, Tribo Indígena Tapirapé, Clube Carnavalesco Misto Das Pás, Clube de Boneco Seu Malaquias, Grêmio Cultural e Arte Gigante do Samba, Maracatu Leão de Ouro, Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife, Tribo Indígena Orubá, Troça Carnavalesca Mista Batutas de Água Fria, Urso Cangaçá de Água Fria.


18h30 - Maestro Spok - Participações de Chico Cesar, Fabiana Cozza, Orum e Bongar


20h - Vanessa da Mata


22h - Iza


0h - Raphaela Santos 


14/02 - SÁBADO 


16h - Recife Matriz de Cultura Popular - Desfile das Agremiações Vice-campeãs do Grupo especial - Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira, Boi Fantástico, Tribo Indígena Carijós, Clube Carnavalesco Misto Girassol da Boa Vista, Clube de Boneco Raíssa no Frevo, Escola de Samba Galeria do Ritmo, Maracatu de Baque Solto Estrela Dourada de Buenos Aires, Nação de Maracatu Encanto do Pina, Índio Tabajaras, Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda, Urso da Tua Mãe


18h - Orquestra Popular do Recife - Maestro Ademir Araújo convida Flaira Ferro, Almério e Guerreiros do Passo - Show apresentado em 2025 na estreia do Agente Secreto em Paris no festival Cinèma Paradiso Louvre. Inédito no Recife


19h30 - Bloco do Silva


21h - Liniker - Caju - Participação de Amaro Freitas e Priscila Senna


22h50 - Ludmilla


00h30 - Anderson Neiff


01h10 - Recife Capital do Brega


15/02 - DOMINGO 


17h15 - Recife Matriz de Cultura Popular - Encontro de Blocos de Samba e Escolas de Samba (Bloco de Samba Anarquistas Bole Bole, Escola de Samba Galeria do Ritmo, Escola de Samba Pérola do Samba, Grêmio Recreativo e Arte Gigante do Samba, Grêmio Recreativo Escola de Samba Preto Velho)


19h30 - Karynna Spinelli com Leyde do Banjo e Neris Rodrigues


21h - Mariene de Castro 


22h50 - Pixote 


00h40 - Sorriso Maroto 


16/02 - SEGUNDA-FEIRA 


16h - Recife Matriz da Cultura Popular - Encontro de Blocos Líricos: Bloco Lírico Folguedos de Surubim, Bloco Lírico Flor da Lira de Olinda, Bloco Flabelo do Amor, Bloco Compositores e Foliões, Bloco Flabelo Encantado, Bloco das Ilusões, Confete e Serpentina, Bloco Carnavalesco Misto Pierrot de São José, Bloco Eu Quero Mais, Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos, Bloco Flor do Eucalipto, Bloco das Flores, Bloco da Saudade, O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico.


20h - Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério

21h30 - Nação Zumbi com participação de Devotos


23h15 - Seu Jorge


01h - Alok



17/02 - TERÇA-FEIRA 


16h - Recife Matriz da Cultura Popular - Encontro de Maracatus de Baque Solto (Maracatu Carneiro Manso, Maracatu de Baque Solto Cruzeiro do Forte, Maracatu de Baque Solto Estrela Dourada de Buenos Aires, Maracatu Leão de Ouro de Nazaré da Mata, Maracatu Leão do Norte de Glória do Goitá, Maracatu Piaba de Ouro, Maracatu Pantera Nova de Araçoiaba, Maracatu de Baque Solto Cambinda Nova, Maracatu Cambindinha, Maracatu Leão Formoso de Tracunhaém, Maracatu Rural Vencedor de Chã de Alegria)


19h - Nena Queiroga 


20h30 - Geraldo Azevedo 


22h- Elba Ramalho 


0h - Alceu Valença


02h - Spok e Orquestrão 


OUTROS PALCOS 


Praça do Arsenal

Pátio de São Pedro 

Polo do Samba

13/02 - SEXTA-FEIRA

Maestro Duda

Almir Rouche

Romero Ferro

Joyce Alane

Marron Brasileiro

13/02 - SEXTA-FEIRA

Som da Rural

Côco de Umbigada

Luciano Magno

Laís Senna

Banda de Pau e Corda

Chico César

13/02 - SEXTA-FEIRA

Kalinas

Cinho do Cavaco

Xico de Assis

Excesso de Bagagem

Luísa Pérola

Sambstar

Gerlane Lops

14/02 - SÁBADO

Orquestra Malassombro 

Antônio Nóbrega 

Silvério e China (La Ursa Elétrica)

Solarinas (Caetana, Doralyce, Louise e Natasha Falcão)

Roberta Sá

14/02 - SÁBADO 

Sábado da Diversidade

14/02 - SÁBADO 

Escola Pérola do Samba

Yabás do Samba

Adriana B

Belo Xis

Elys Viana

Jorge Riba

Carla Rio

Pagode do Didi

15/02 - DOMINGO

Orquestra Arruando

Amaro Freitas

Lia de Itamaracá e Daúde

Almério 

Gaby Amarantos - Rock Doido 

15/02 - DOMINGO 

Byone

Tássia Reis

Virgínia Rodrigues

Flaira Ferro 

15/02 - DOMINGO 

Galeria do Ritmo 

Nego Thor

Cybelle do Cavaco 

Grupo Terra

Ramos Silva

Leno Simpatia

Orq. Recife de Bambas com participação de Isadora Melo, Caíque Souza e Poliana Forte

Simples Olhar

16/02 - SEGUNDA-FEIRA

Coral Edgar Moraes + Dalva Torres e Getúlio Cavalcanti 

André Rio

Fafá de Belém

Cátia de França, Josyara e Juliana Linhares

Céu - 20 anos de Carreira

16/02 - SEGUNDA-FEIRA

Família Salustiano 

Antúlio Madureira 

Cascabulho 

Buhr

Mundo Livre S/A 

16/02 - SEGUNDA-FEIRA

Gigante do Samba

Pérola do Samba

Gerlane Gell

Cris Galvão

Maria Pagodinho 

Leyde do Banjo e as Maris do Samba

Gabi do Carmo 

Grupo Revelação 

17/02 - TERÇA-FEIRA

Josildo Sá com Natasha Falcão e Juba

Isadora Melo 

Martins

Pato Fu

Academia da Berlinda

17/02 - TERÇA-FEIRA

Maestro Edson Rodrigues

Coco Raízes de Arcoverde

Afroito

Mombojó

Ave Sangria

17/02 - TERÇA-FEIRA

Bloco de Samba a Turma do Saberé

Mell Mocidade do Samba

Wellington do Pandeiro 

Mesa de Samba Autoral 

Helena Cristina

Sambar & Love

Polo Graças

Polo QG do Frevo 

Infantil - Jaqueira

13/02 - SEXTA-FEIRA

Nailson Vieira

Orquestra Malassombro

Vinícius Barros

Igor de Carvalho

Barro 



14/02 - SÁBADO 

Marco Cesar e Quarteto Chorado

Adiel Luna e Coco Camará 

Maciel Salu

Café Preto 

Alessandra Leão 



15/02 - DOMINGO 

Família Salustiano e a Rabeca Encantada

Coral Edgar Moraes

Gonzaga Leal 

Lucas dos Prazeres

Juliano Holanda - Show PEBA (sambas interpretados por cantoras baianas e pernambucanas - Ana Barroso, Joanna Terra, Luana Tavares e Mayara Pera)

15/02 - DOMINGO 

Maestro Duda

Trinca de Ás Passistas de Frevo

Maestro Edson Rodrigues

Estúdio Viegas de Formação em Dança

Orquestra do Maestro Lima Neto

Passistas Zenaide Bezerra

Orquestra Banda Só Mulheres

Cia de Dança Giselly Andrade

Orquestra Fernando Borges

Cia de Dança no Ritmo do Compasso 

15/01 - DOMINGO 

17h30 - Piponeta

19h - Bandinha Circense do Recife - Projeto Carnaval e Alegria


16/02 - SEGUNDA-FEIRA

Augusto Silva e Frevo Novo 

Sofia Freire 

PC Silva

Gilu Amaral

Zé Manoel interpreta Pagode Anos 90

16/02 - SEGUNDA

Mendes e sua Orquestra

Movimento Cultural Fazendo Arte

Maestro Danda e Orquestra

Cia de Dança Perna de Palco

Orquestra Popular do Recife com Maestro Ademir Araújo e Claudionor Germano 

Cia de Dança Passos das Ladeiras de Olinda

Orquestra 100% Mulher

Balé Deveras no Passo do Frevo 

Orquestra de Frevo do Maestro Nunes

Studio 08 de dança 

16/02 - SEGUNDA

17h30 - Banda CERVAC Força Especial 

19h - Lucas dos Prazeres - Show Infantil 

17/02 - TERÇA-FEIRA

Neris Rodrigues

Geraldo Maia

Henrique Albino com participação de Surama Ramos

Bruna Alimonda

Juliana Linhares


17/02 - TERÇA-FEIRA

Maestro Spok com participação de Ylana Queiroga

Cia de Dança Estrelando no Passo

César Michiles e Orquestra Transversal com Jota  Michiles

Cia de Dança Trapiá

Maestro Fábio César - Orquestra Raízes Pernambucanas

Saltos Cia de Dança

Orquestra do Maestro Oséas

Lúden Cia de Dança

Maestro Forró e OPBH

Grupo Fuzuê de Dança

17/02 - TERÇA-FEIRA

17h30 - Tio Bruninho 

19h - Tim Tim por Tim Tim

Infantil - Santana

15/02 - DOMINGO 

17h30 - Maestro Spok

19h - Mini Joia 


16/02 - SEGUNDA-FEIRA

17h30 - Tim Tim por Tim Tim

19h - Mari Bigio 


17/02 - TERÇA-FEIRA

17h30 - Bandinha Circense do Recife - Projeto Carnaval e Alegria

19h - Bailinho Kids

Infantil - Macaxeira 


Arena Verão Pernambuco chega ao segundo fim de semana com programação esportiva, cultural e serviços gratuitos no Parque Santos Dumont

Evento segue até o domingo (25) com atividades para todas as idades, integração de serviços públicos e atrações culturais em Boa Viagem


A Arena Verão Pernambuco entra em seu segundo fim de semana no Recife com uma programação diversificada de esporte, lazer, cultura e serviços gratuitos para a população. Realizada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Esportes, a ação acontece no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, reunindo opções para crianças, jovens, adultos e idosos durante o período de férias.

A programação tem início na sexta-feira (23), a partir das 17h, com atração cultural, marcando mais um momento dedicado às manifestações artísticas e à ocupação do espaço público. Já no sábado (24), das 8h às 17h, o público poderá participar de uma intensa agenda esportiva, com modalidades como badminton, esgrima, frescobol, pickleball, polo aquático, hidroginástica, futvôlei, patins, parkour e karatê, além de aulões de dança, recreação e festival infantil de atletismo. O evento também reforça a inclusão, com atividades como parabadminton e paraesgrima.


No domingo (25), das 8h às 12h, a Arena Verão Pernambuco segue movimentando o parque com práticas como krav maga, sanda, futvôlei, skate, recreação, brinquedos infláveis e aulão de dança, garantindo opções de lazer para toda a família até o meio-dia.

Além das atividades esportivas e recreativas, o segundo fim de semana contará novamente com a integração de serviços públicos. Estarão disponíveis a Exposição Ciência Móvel, serviços de saúde e bem-estar, a Carreta da Mulher, emissão do RG Nacional, vacinação de cães e gatos e feirinha de adoção de animais, ampliando o alcance social da iniciativa.


“Estamos muito felizes com a adesão da população neste retorno da Arena Verão ao Recife. Esse segundo fim de semana reforça o nosso compromisso de ocupar os espaços públicos com esporte, lazer, cultura e cidadania, oferecendo atividades gratuitas, inclusivas e acessíveis para todas as idades”, destaca a secretária de Esportes de Pernambuco, Ivete Lacerda. “A ideia é que as pessoas venham, participem, experimentem novas modalidades e aproveitem o parque como um espaço de convivência e bem-estar”, completa.

A Arena Verão Pernambuco segue até o fim de janeiro no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont. O evento é aberto ao público e pet friendly. A programação completa pode ser acompanhada nas redes sociais da Secretaria de Esportes (@esportepe) e do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont (@psantosdumont).

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Solidariedade que transforma: LBV mobiliza sociedade em prol da educação.


Com 76 anos de atuação no Brasil, a Legião da Boa Vontade (LBV) desenvolve ações contínuas e integradas para fortalecer o acesso à educação e promover a formação integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos. A Instituição atua de forma preventiva, socioeducativa e assistencial, contribuindo para minimizar fatores que levam à evasão e ao atraso escolar.

Entre as principais iniciativas da LBV estão a entrega de kits pedagógicos no início do ano letivo, que apoia o processo de aprendizagem e reduz o impacto financeiro sobre as famílias.

No Recife a LBV mantém um Centro Comunitário de Assistência Social, onde são ofertados alimentação, atividades socioeducativas, culturais, de lazer e esportivas e acompanhamento sociofamiliar, fortalecendo a permanência de crianças e jovens na escola. 

Vamos juntos construir um futuro brilhante!
Em 2026, a LBV intensifica esse compromisso por meio da campanha LBV — Educação: Futuro no Presente!, que tem como metas entregar centenas de kits pedagógicos a crianças, adolescentes e jovens atendidos pela Instituição.

Ao unir educação, alimentação, acolhimento e Solidariedade, a LBV reforça a convicção de que investir na educação é investir na transformação social e na construção de um futuro mais justo e igualitário. A participação da sociedade é fundamental para ampliar esse impacto e garantir que milhares de crianças e jovens tenham acesso a oportunidades reais de desenvolvimento. Para isso, a Instituição precisa da ajuda de todos.

Quem deseja contribuir com essa causa pode apoiar as ações da LBV acessando o site www.lbv.org ou pela chave: pix@lbv.org.br. Acompanhe as iniciativas da Instituição pelo perfil @LBVBrasil no Instagram e no Facebook.

Dados do IBGE/PNAD indicam que, em 2024, o Brasil contava com cerca de 9,1 milhões de pessoas analfabetas, o que corresponde a aproximadamente 5,3% da população com 15 anos ou mais. O cenário evidencia a urgência de iniciativas sociais voltadas à alfabetização, à permanência escolar e à redução das desigualdades educacionais, especialmente em territórios de maior vulnerabilidade social.

Compesa suspende abastecimento de água nos municípios de Bom Jardim, Orobó e João Alfredo


A Compesa informa que está realizando, nesta quarta-feira (21), serviços de manutenção emergencial para conserto de um vazamento em trecho de adutora no Sistema Integrado de Bom Jardim.

Devido à ocorrência, o abastecimento precisou ser suspenso nos municípios de Bom Jardim, Orobó e João Alfredo.

A previsão é de que o fornecimento de água seja retomado no fim da tarde de hoje, gradualmente, de acordo com o calendário de cada município.

Boulos: “Fim da escala 6x1 melhora, inclusive, a produtividade do trabalho”

Boulos: “Fim da escala 6x1 melhora, inclusive, a produtividade do trabalho”

Ao longo da entrevista com jornalistas e radialistas, o ministro Guilherme Boulos citou exemplos de países que não sofreram com baixa produtividade após implementação de redução da jornada de trabalho. Foto: Diego Campos/Secom-PR

Oministro da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR), Guilherme Boulos, foi o convidado do programa “Bom Dia, Ministro” desta quarta-feira, 21 de janeiro. Durante a entrevista com rádios e portais de notícias de várias regiões do país, ele abordou o debate sobre o fim da escala 6x1 no Brasil. A mudança na jornada de trabalho é uma das prioridades do governo para 2026.

No programa, Boulos também apresentou o progresso dos debates sobre a regulação dos aplicativos de entrega, que visa ampliar a proteção social e melhores condições de trabalho para entregadores, bem como a proposta de participação popular no orçamento federal, a iniciativa Orçamento do Povo.

A proposta de escala de trabalho que estamos construindo, defendida pelo presidente Lula e pelo nosso governo, é de, no máximo, de 5x2, 40 horas semanais. Hoje o máximo é 44 horas semanais e queremos reduzir para 40, sem redução de salário”

Guilherme Boulos, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República

ESCALA 6x1 — Tema principal da entrevista, o ministro atualizou o andamento da discussão em torno da revisão da escala 6x1, que prevê apenas um dia de descanso por semana. “Está avançando muito bem o diálogo com os setores do Congresso. Estive com o presidente da Câmara, Hugo Motta, na semana passada, junto com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e fizemos uma conversa sobre o fim da 6x1. Há um avanço na discussão para que a gente vote ainda neste semestre o fim da escala e consiga dar essa resposta aos trabalhadores”, disse Boulos.

O tema integra a lista de objetivos assumidos pelo Governo do Brasil para melhorar a qualidade de vida e as condições laborais dos trabalhadores brasileiros. “A proposta que estamos construindo, defendida pelo presidente Lula e pelo nosso governo, é de, no máximo, de 5x2, 40 horas semanais. Hoje o máximo é 44 horas semanais e queremos reduzir para 40, sem redução de salário. Esta é a proposta que está sendo desenhada para todos os setores da economia no Brasil, por uma questão de dignidade dos trabalhadores”, reforçou o ministro.

PRODUTIVIDADE — De acordo com Boulos, o fim da escala 6x1 não significa redução da produtividade dos trabalhadores. Ele apresentou exemplos de outros países que implementaram a redução da jornada e não sofreram com baixa produtividade.

“A Islândia, em 2023, reduziu para 35 horas, com jornada 4x3 e a economia cresceu 5% e a produtividade do trabalho aumentou 1,5%. Nos Estados Unidos, houve uma redução média de 35 minutos de trabalho por dia nos últimos 3 anos e isso aconteceu pela própria dinâmica do mercado e aumentou em média 2% da produtividade. Se você pegar o Japão, no caso da Microsoft do Japão, a 4x3 aumentou em 40% a produtividade individual do trabalhador”, exemplificou.

Ele também observou os impactos positivos da mudança em território nacional. “No Brasil, houve um estudo da Fundação Getúlio Vargas, em 2024, envolvendo 19 empresas que reduziram a jornada de trabalho. Sabe qual foi o resultado? Em 72% dessas empresas, houve aumento de receita e em 44% delas aumento no cumprimento de prazo. E várias empresas, individualmente, já estão reduzindo”, relatou Boulos.

DESGASTE – A jornada é alvo de críticas por provocar desgaste físico e emocional e reduzir o convívio familiar. “O debate que temos que fazer é o seguinte: uma coisa é você trabalhar para poder viver. Todo mundo precisa. Só bilionário herdeiro que não. Todo mundo precisa. Outra coisa é você viver para trabalhar. Não ter tempo para nada, não ter tempo para ficar com a sua família, para cuidar dos seus filhos. Para fazer, inclusive, um curso de profissionalização, de qualificação, que vai aumentar a sua produtividade como trabalhador”, ressaltou.

“Quando o trabalhador ou trabalhadora está mais descansado, o resultado é que ele vai trabalhar melhor. Qualquer um se coloque na pele dessas pessoas: se você tem um tempo de descanso maior, vai trabalhar melhor. Então, por todas essas razões, o que a gente sustenta, baseado em dados e não em blá blá blá, é que o fim da escala 6x1 vai melhorar, inclusive, a produtividade do trabalho no Brasil, como aconteceu em outros lugares”, defendeu Boulos.

QUEM PARTICIPOU — O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Participaram nesta quarta-feira (21/1) a Rádio Nacional de Brasília, Amazônia e Alto Solimões (EBC); Portal A Gazeta (Vitória/ES); Rádio Difusora (Macapá/AP); Rádio Clube News (Teresina/PI); Rádio Massa (Campo Grande/MS) e Rádio Lully (Rio de Janeiro/RJ)

Fonte: gov.br

Advogados pernambucanos são beneficiados com lei pioneira no país sobre honorários advocatícios

A nova legislação é de autoria do deputado Rodrigo Farias, em conjunto com o deputado Romero Albuquerque


A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promulgou, nesta quarta-feira (21), a lei que assegura o direito ao destaque de honorários advocatícios em processos administrativos no estado. Na prática, a nova legislação permitirá que o profissional receba diretamente a parte que lhe cabe, dentro dos limites da tabela oficial da OAB-PE. A lei foi promulgada pelo presidente em exercício da Alepe, deputado Rodrigo Farias (PSB). Ele é autor da nova legislação que foi proposta em conjunto com o deputado Romero Albuquerque (União).  

Trata-se da primeira lei estadual no Brasil sobre honorário advocatício que trará mais segurança jurídica e evitará demandas judiciais para cobrança e execução de honorários, segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE). A promulgação contou com a participação da presidente da entidade no estado, Ingrid Zanella. 

Na avaliação de Zanella, a nova legislação moderniza a relação entre advogados e a administração pública estadual. “Essa é uma conquista histórica para toda a advocacia pernambucana. A primeira lei estadual do Brasil que garante o destaque dos honorários nos processos administrativos. Isso vai trazer a valorização do advogado, trará mais segurança jurídica e ratifica o compromisso desta Casa com toda a advocacia estadual”, enfatizou.


Durante a solenidade, Rodrigo Farias enfatizou ser uma alegria para ele promulgar uma lei tão necessária para uma categoria que é tão importante para o cidadão. “Esse resultado demonstra, mais uma vez, o pioneirismo da Assembleia Legislativa de Pernambuco, que é a primeira do Brasil a fazer um projeto nesse sentido. Quero também destacar que essa matéria foi aprovada por unanimidade, então todos os 49 deputados abraçaram a causa”, disse.

Segundo Farias, a promulgação dessa nova legislação representa um marco na valorização da advocacia e na modernização das relações jurídicas no Estado. “É uma conquista histórica para os advogados pernambucanos. Ela garante mais transparência, previsibilidade e segurança nas relações com a administração pública. É uma medida que fortalece não apenas a advocacia, mas também o cidadão e o próprio Estado, ao reduzir litígios e aprimorar os processos administrativos”, afirmou.

Aprovação unânime 


A norma foi aprovada por unanimidade no plenário da Alepe. A nova lei altera a Lei nº 11.781/2000, que regula o processo administrativo no Estado, e autoriza que o advogado apresente o contrato de honorários antes da ordem de pagamento do processo. Dessa forma, a administração pública passa a poder deduzir o valor destinado ao profissional de maneira direta e transparente, fortalecendo a segurança jurídica e evitando disputas judiciais posteriores sobre o repasse desses honorários.
 
Na prática, a lei garante mais transparência, previsibilidade e segurança nas relações com a administração pública. “É uma medida que fortalece não apenas a advocacia, mas também o cidadão e o próprio Estado, ao reduzir litígios e aprimorar os processos administrativos”, afirmou Farias.

O parlamentar ressaltou ainda o diálogo com a OAB-PE e a cooperação de Romero Albuquerque, durante a tramitação da proposta, reafirmando o compromisso do Legislativo com o fortalecimento das instituições. “O papel da Alepe é justamente esse: ouvir, construir consensos e garantir segurança jurídica para todos os pernambucanos”, completou o presidente em exercício da Alepe.