Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Tributo em Vida: Maviael Cavalcanti: um político à frente de seu tempo

“Força, coragem, trabalho e determinação pelo povo de Pernambuco” são as características do ex-parlamentar.

Figura pública, emblemática na região do Agreste Setentrional e Mata Norte de Pernambuco, o político brasileiro Maviael Cavalcanti até hoje é lembrando pela sua coragem, força, determinação e trabalho pelo povo. No ano que ocorrerão as eleições municipais em nosso país, a equipe de reportagem da Luz Comunicações preparou um tributo aos personagens que fizeram e fazem a conjuntura histórica política no estado de Pernambuco.

Histórico

Sentados: casal Olivia e Antônio Franciso de Melo Cavalcanti; ao lado de Olivia, o filho caçula Pedro Francisco; da esquerda pra direita os filhos: Daniel Francisco, Antônio Francisco, Manuel Francisco, José Francisco, Maviael Francisco, Olívia, Margarida, Maria José, Maria Emília e Terezinha.

Maviael Francisco de Morais Cavalcanti, mais conhecido como Maviael Cavalcanti tem 87 anos, é um dentista, advogado e político. Nasceu no Engenho Macapá, munícipio de Macaparana, em 18 de outubro 1936. Filho de Antônio Francisco de Melo Cavalcanti e de Olívia de Morais Andrade, é primo do ex-governador de Pernambuco, ex-deputado federal e ex-ministro Joaquim Francisco (falecido em 2021).

Estudou nos Colégios São José em Nazaré da Mata, no Ginásio de Limoeiro, localizado no Agreste Setentrional Pernambucano e no Colégio Salesiano, em Recife, onde fez o então 2º grau.  Formou-se em odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1962, e em Direito, em 1975, na Faculdade de Direito de Caruaru. Casou-se com Maurícea Maria de Morais Cavalcanti e dessa união nasceram: Maria Antonieta, Maria Olívia, Silvana Maria, Nereida Maria e Maviael Francisco de Morais Cavalcanti Filho.

Vida Política

Maviael Cavalcanti começou sua carreira na política ainda cursando odontologia pela UFPE, em 1962, quando foi eleito vereador em Macaparana, sua terra natal, pelo Partido Social Democrático (PSD). Durante passagem pelo meio acadêmico, já demonstrou inclinação para a área política. Como líder estudantil, foi representante de turma por três vezes. Também exerceu a função de presidente do Diretório Acadêmico de Odontologia, em 1960.

Em 1968, foi eleito vice-prefeito de Macaparana pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA), hoje UNIÃO BRASIL - federação entre o Partido DEMOCRATA (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL). Anos depois, exatamente em 1974, foi eleito deputado estadual, pela primeira vez. Foi reeleito três vezes: em 1978 (pelo ARENA), 1982 e 1986 (Pelo Partido Democrático Social - PDS).

Em 1990, ao se filiar ao antigo Partido da Reconstrução Trabalhista Nacional (PRN) - hoje o Agir (AGIR), foi eleito deputado federal e se destacou destaque como membro titular da Comissão de Agricultura e Política Rural, suplente da Comissão de Seguridade Social e Família.

Sua última empreitada na política foi em 2016, quando concorreu à prefeitura de Macaparana pelo DEM, e venceu as eleições com 52,13% dos votos. A vice-prefeita foi Maria José Henrique Cavalcanti, mais conhecida como Dona Loura.

Ações Transformadoras

A historiadora de Macaparana, Adriana dos Santos relatou à reportagem as transformações que Maviael Cavalcanti realizou na vida da população dos municípios por onde atuou nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e agricultura.

Historiadora Adriano dos Santos

Segundo Adriana, uma das obras de destaque na educação de Macaparana foi à a cessão do prédio para o funcionamento da Escola em Referência em Ensino Médio Professora Benedita de Morais Guerra, as reformas das escolas rurais e também a construção de uma creche na cidade. Outro ponto importante na educação foi a disponibilidade de transportes universitários para os estudantes.

A historiadora relata que o deputado estadual, em seu terceiro mandat, pensou no fortalecimento dos municípios dando ênfase a infraestrutura da Mata Norte do estado. “Com melhorias nas estradas, saneamento básico, infraestrutura urbana e no abastecimento de água”, lembrou Adriana.


Repórter Luis Correa com Maviael Cavalcanti na época prefeito de Macaparana

Adriana destaca a contribuição do ex-palarmentar na cultura pernambucana. “Porém uma das suas indicações como deputado estadual mais valorizada foi declarar que o município de São Vicente Férrer fosse a partir de então a “Capital da Banana”. E também não podemos esquecer-nos de Nazaré da Mata com o projeto de lei para transformá-la na Capital do Maracatu”.

A atuação no agronegócio também ressaltou o trabalho de Maviael no legislativo. “Ele demostrou o objetivo de aumentar a empregabilidade e renda dos agricultores familiares em seu projeto de lei sobre a obrigatoriedade de sacos de papel ou embalagem economicamente corretas no estado”, destacou Adriana.

Alianças na Mata Norte

Durante sua trajetória política, Maviael Cavalcanti conquistou importantes alianças. Entre elas, está o ex-prefeito de Nazaré da Mata, o advogado Jaime Correia, que lembra-se do ex-deputado estadual com carinho. “Conheci Maviael Cavalcanti na Campanha de 1978. Político por ideais, não carreirista, parlamentar na esfera estadual. Quando o apoiamos, em vários pleitos, ele correspondeu às nossas expectativas de apoiadores”, afirmou o ex-gestor nazareno.

Jaime Correia

Segundo Jaime, o ex-parlamentar contribuiu para que muitas ações do governo estadual tivessem presença efetiva na Região da Mata Norte. “Ajudando no desenvolvimento regional e na qualidade de vida da população, através da política, consolidamos uma amizade fraterna que nos foi trazida pelo saudoso Casal Moura Cavalcanti: o ex-governador do estado José Francisco Moura Cavalcanti e a ex-primeira dama de Pernambuco, Dona Suçu. Ainda lembro-me da sua luta e do êxito pela emancipação de Camaragibe, há mais de 40 anos”, ressaltou Jaime.

No Agreste Setentrional

Maviael também foi atuante no Agreste Setentrional de Pernambuco. O genro do ex-prefeito de Orobó, e ex-secretário municipal, Antônio Olímpio, relembra as conquistas que Maviael trouxe para à cidade. “Ele foi um político daqueles que dá o ponta pé inicial para conseguir as ações para Orobó. Dentro de tantos projetos importantes que tinha no Estado, ele sempre levava da cidade. E ficava contente por considerar Orobó praticamente sua terra”, frisou Antônio.

Antônio Olímpio

Antônio Olímpio destaca as iniciativas do ex-deputado na região. “A gente lembra mesmo da PE-88, um grande passo na região. Maviael trouxe vários projetos para nossa cidade, trazendo sua contribuição. Sempre foi bem votado em Orobó e as pessoas gostam dele no local”, disse o ex-secretário.

Maviael sempre lembrou de Orobó pelas suas raízes e parentescos pois o ex-prefeito Adelino da Mata Ribeiro foi casado com a irmã do deputado, Olívia Cavalcanti.

No município de Machados, Maviael teve forte atuação quando era apoiado pela família Plácido. O ex-prefeito e ex-vereador, Manoel Plácido Filho, mais conhecido como Cido Plácido, comenta que o político prestou grandes serviços para a população machadense. “Durante todo seu período que exerceu mandato de deputado estadual, sempre apoiado pelo ex-prefeito Manoel Plácido (In Memória), e depois por mim, sempre trouxe grandes conquistas para a cidade”, falou Cido.

Cido Plácido

O ex-gestor ressalta as principais iniciativas do ex-palarmentar em Machados. “Vou citar alguns exemplos de trabalhos prestados por Maviael Cavalcanti na cidade: eletrificação rural, quando praticamente todo zona rural da cidade de Machados ficou iluminada, a construção de casas populares, calçamentos, e a reforma do hospital, por meio de recursos federais; recuperação as estradas vicinais na zona rural e reformas das escolas e postos de saúde. Machados tem muito que agradecer ao deputado que mudou a história da cidade”, destacou Cido Plácido. 

O advogado e vereador de Limoeiro, José Higino (MDB), ressalta a lealdade do ex-deputado. “Maviael foi correligionário do meu pai, o ex-deputado Arthur Correia de Oliveira (PFL). Cavalcanti foi um homem leal, sempre teve lado. Era um deputado de prestigio, com uma família tradicional na política, com credibilidade, com primos governadores: Moura Cavalcanti e Joaquim Francisco, e também dos amigos: Marco Maciel e Roberto Magalhães”, ressaltou.

José Higino

E para finalizar a reportagem a essa grande personalidade política da região da Mata Norte, que também se destacou no Agreste Setentrional de Pernambuco, a historiadora Adriana dos Santos aponta:

“A cidade de Macaparana é marcada por grandes personalidades políticas, tendo enraizado em sua história grandes líderes que transcenderam os limites geográficos da cidade e trouxeram grandes contribuições para o desenvolvimento político, social e econômico. Em meio a este contexto, surgiu Maviael Cavalcanti. Dentre tantas ações transformadoras, Maviael Cavalcanti construiu um legado histórico e memorável e se tornou um político admirável”, finaliza Adriana.


Publicidade


Erem Rosa de Magalhaes Melo é campeã da 1ª Copa América Virtual de Bandas e Fanfarras

A competição foi realizada de forma virtual e contou com participantes do Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Equador e México 



A banda marcial da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Rosa de Magalhães Melo, localizada no bairro de Beberibe, sagrou-se como a grande campeã da primeira edição da Copa América Virtual de Bandas e Fanfarras. A competição foi organizada pela Associação Brasileira de Bandas e Fanfarras de Santa Catarina (Abanfaesc) e contou com a participação de 92 bandas do Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Equador e México. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (10).


Essa foi a primeira edição da competição que buscou estimular a criação de bandas e fanfarras, além de promover o intercâmbio entre os integrantes incentivando o aprimoramento de métodos e técnicas das corporações musicais. Por se tratar de uma competição virtual, as bandas que realizaram a inscrição ficaram encarregadas de filmar toda a apresentação, sem cortes ou edição. Os vídeos foram enviados para o comitê julgador que definiu os vencedores. 



Disputando contra outras 92 bandas espalhadas pela América Latina, a Erem Rosa de Magalhães Melo teve um resultado digno de ser comemorado. Além do primeiro lugar na categoria Banda Marcial Infanto-Juvenil, a escola ainda conquistou outro primeiro lugar na categoria Baliza Infanto-Juvenil. A banda da escola ainda foi premiada com a segunda colocação nos quesitos Corpo Coreográfico e Pelotão Cívico. Essas conquistas são motivos de muito orgulho para o maestro Raphael de Castro.


“A nossa banda é muito mais do que um conjunto musical, é um instrumento de transformação social, composta por jovens talentosos, ela se destaca não apenas pela sua excelência musical, mas também pelo impacto positivo que exerce em nossa comunidade. Conquistar o título de campeã da Copa América de Bandas e Fanfarras nos mostra que, com empenho, esforço e dedicação, os resultados aparecem. Essa vitória não só reforça as habilidades artísticas do grupo, mas também ressalta seu papel inspirador na promoção de valores como trabalho em equipe, disciplina e respeito na construção da cidadania”, frisou Raphael.


Elaine Farias, de 16 anos, foi a grande campeã da categoria Baliza Infanto-Juvenil. Essa era apenas a primeira competição da jovem estudante junto à banda marcial da unidade de ensino. Com muita determinação e ensaios quase diários, venceu o nervosismo. E a recompensa não poderia ter sido melhor. Com o título, Elaine receberá um fardamento completo de baliza como premiação.



“A alegria em ter participado da Copa América de Bandas e Fanfarras foi única! Uma sensação maravilhosa! Mesmo no começo, sentindo aquele nervosismo, aquele frio na barriga, justamente por ter sido a minha primeira vez competindo. Durante os ensaios, houve reclamações, cobranças, mas o resultado foi muito prazeroso. Sem Deus, meu preparador de baliza e as pessoas que me deram total apoio, eu não teria conseguido”, disse Elaine.


A gestora da Erem, Karla Queiroz, foi outra pessoa que comemorou muito essa importante conquista. Defensora ferrenha sobre o papel social que as bandas e fanfarras têm junto aos estudantes, Karla destacou todo esse grande processo que culminou nesta premiação e ressaltou o lindo trabalho que é desenvolvido pelo maestro Raphael dentro da escola.


“Ter a banda marcial na escola é um caminho para a aprendizagem dos estudantes. Apresentando a arte e a cultura aos estudantes, a gente consegue mostrar caminhos profissionais, trabalhar disciplina e responsabilidade, além de contribuir com saúde mental e afastar nossos jovens da ociosidade. A nossa banda é totalmente inclusiva, inspiradora e produtiva. Esse título de campeão da Copa América de Bandas e Fanfarras traz muita alegria, orgulho e, principalmente, reconhecimento. Tudo isso é fruto do trabalho liderado pelo Maestro Raphael, a quem parabenizo e agradeço a parceria. Esperamos que essa conquista traga visibilidade, incentivo e inspirações para termos mais adeptos às bandas e fanfarras em nosso país”, destacou Karla.



Publicidade


Escolas da Rede Estadual realizam passeata contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Atividade reuniu escolas jurisdicionadas à GRE Recife Sul



Mais de 1,5 mil pessoas entre estudantes, professores e funcionários de escolas da Rede Estadual de Ensino participaram de uma passeata contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes nesta sexta-feira (17). O ato foi promovido pela Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul e aconteceu no bairro de Boa Viagem, Zona Sul da Capital. A passeata teve início na  Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professor Fernando Mota e foi concluída na Erem Manoel Borba, onde aconteceram várias atividades educativas.  


Com faixas, cartazes e mensagens sonoras, comunidades escolares jurisdicionadas à GRE chamaram a atenção para os danos profundos e duradouros causados pelo abuso e pela exploração sexual nos cerca de 2km de caminhada. Ao chegarem na quadra poliesportiva da Erem Manoel Borba, fim da passeata, uma série de atividades foram promovidas: palestras sobre como identificar o abuso sexual, ministradas por autoridades no assunto; oficinas esportivas, danças e a apresentação da banda marcial da Escola de Referência em Ensino Fundamental (Eref) Nilo de Souza Coelho.



“O abuso sexual é um tema incomodativo e revoltante. Um tema de denúncia. Temos que dar um apoio aos meninos e meninas que passam por essa situação. Eles têm que se sentirem protegidos. Esse também é o papel da escola: o cuidado com o ser", comentou a gerente regional de Educação Recife Sul, Viviane Gomes.



Estudantes, educadores e funcionários das Erems Santos Dumont e Cícero Dias também participaram da ação. A estudante Maura Predes, do terceiro ano do ensino médio da Erem Fernando Mota, disse que debater essa temática é essencial para toda a vida. "Essa campanha ajuda a fazer com que mais gente perca o medo de se comunicar, se abrir e pedir ajuda. E a nossa escola tem dado o maior apoio ao assunto", relatou.


Fotos em anexo: Filipe Jordão


Publicidade


Noronha participa da 22ª Semana Nacional de Museus com programação especial

Edição deste ano tem como tema “Museus, Educação e Pesquisa”



Mais uma vez Fernando de Noronha está inserida na programação oficial da 22ª Semana Nacional de Museus em comemoração ao Dia Internacional do Museu, celebrado em 18 de maio. O Espaço Cultural Memorial Noronhense - Marieta Borges organizou atividades especiais e diversificadas para os estudantes e visitantes da ilha. O local, que faz parte da Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes, vai oferecer visitação guiada, contação de história, oficinas de textos criativos e temáticos em parceria com a Superintendência de Educação. O evento vai ocorrer entre os dias 20 e 24 de maio.


“Vai ser uma programação bacana. É uma semana cultural superimportante, que acontece todos os anos, com o objetivo de promover e divulgar os museus brasileiros, aumentando o público de visitantes. O evento também intensifica a proposta de sempre, que é a relação do museu com a sociedade, com nossa comunidade noronhense e também com os turistas que visitam a ilha. Abraçamos com total afeto cultural para que a programação pudesse acontecer”, disse a gerente de Cultura, Virgínia Anghioni.


Com a finalidade de estimular a educação e pesquisa nos espaços culturais de museus, o tema proposto da 22ª edição pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) deste ano foi “Museus, Educação e Pesquisa”. Devido às particularidades da ilha, foi escolhido um subtema para o evento - “Arte, Imaginário Popular e Religiosidade”. A programação será finalizada com o 1º Concurso de Texto Criativo, direcionado só aos alunos da Erem Arquipélago. A competição vai acontecer em data a ser definida posteriormente, após o término da Semana dos Museus de Fernando de Noronha. Essa etapa da programação vai contar com premiação, entrega de medalhas e menções honrosas com certificados digitais de participação.


Programação da Semana Nacional do Museu


20/05 - Manhã:
Contação de história sobre as lendas locais
Local: Ciei Bem-Me-Quer


Tarde:


Visitação ao Memorial Noronhense, com enfoque para as lendas locais
Público-alvo: alunos da Erem e público geral


21/05 - Manhã e Tarde:
Visitação ao Memorial Noronhense, com enfoque para as lendas locais
Local: Memorial Noronhense
Público-alvo: alunos da Erem e público geral


22/05 - Manhã e Tarde:
Oficinas de texto criativo, com Ikaro Silvester
Local: Memorial Noronhense
Público-alvo: alunos da Erem e público geral


23/05 - Manhã e Tarde:
Visitação ao Memorial Noronhense, com enfoque para as lendas locais e oficinas
Local: Memorial Noronhense
Público-alvo: alunos da Erem e público geral


24/05 - Manhã:
Oficina temática
Local: Memorial Noronhense
Público-alvo: público geral


Concurso de texto criativo com os alunos da Erem
Local: Memorial Noronhense
Público-alvo: alunos da Erem
Data: a combinar


Publicidade


Yduqs realiza III Fórum ESG no dia 22

O evento será  transmitido pelo canal do grupo educacional no YouTube


No dia 22 de maio, a Yduqs promoverá sua principal agenda do ano sobre o tema ESG. Grandes organizações, parceiros e lideranças se reunirão no III Fórum ESG em uma programação especial para refletir sobre os avanços nas frentes de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa. Nos últimos anos, a Yduqs tem sido pioneira na abordagem de questões ESG no campo da Educação, trilhando um caminho consistente rumo a práticas mais responsáveis e sustentáveis. O Fórum representa uma oportunidade ímpar para compartilhar essa trajetória e, mais importante ainda, para delinear os próximos passos em direção a um futuro mais promissor. Para garantir que o conhecimento e os debates cheguem a um público ainda mais amplo, o evento será transmitido ao vivo pelo canal do grupo educacional no YouTube, o Yduqs TV. 

Neste ano, a programação será dividida em diversos espaços, formatos e painéis com o objetivo de oferecer experiências únicas alinhadas aos interesses de cada participante. Desde debates sobre inclusão e diversidade, passando por questões climáticas, até discussões sobre o papel das empresas na promoção da sustentabilidade, o III Fórum ESG promete ser um catalisador de ideias e ações para uma sociedade mais justa e sustentável. 

A vice-presidente do grupo educacional Yduqs e presidente do Instituto Yduqs, Claudia Romano, destaca a importância do evento. "Reunimos um enorme capital social e intelectual em cada uma das nossas instituições de ensino. Temos os melhores professores do Brasil e um time incrível. Durante o evento teremos uma oportunidade extraordinária de compartilhar esse valor com a sociedade. Nosso Fórum funciona como uma vitrine daquilo que temos construído com muita dedicação e que está impactando a vida dos nossos mais de 1,4 milhão de alunos, além de nossa imensa comunidade, por meio de iniciativas como o Instituto Yduqs”. 

O evento também marcará o lançamento do movimento do Pacto Global da ONU no Rio de Janeiro. A agenda tem como objetivo engajar as empresas a se comprometerem com metas ambiciosas para o avanço da educação no Brasil e foco no aumento da escolaridade da população, na inclusão produtiva de jovens e no aumento de mulheres em carreiras STEM (agrupamento de disciplinas educacionais em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Para falar sobre o tema, a Yduqs, o Pacto Global da ONU e a Globo vão apresentar o painel “Movimento Educa 2030 - Impulsionando a educação de qualidade no ambiente empresarial”, onde será abordado o papel fundamental das empresas na promoção da educação no país para um mundo mais próspero e justo. 

"Desde o lançamento de nossas 24 metas ESG em 2022, avançamos significativamente, alcançando o patamar de excelência global em sustentabilidade com o rating 'AA' da MSCI. A Yduqs tornou-se embaixadora do Movimento Educa2030 ao lado do Grupo Globo, integrou o Registro Público de Emissões de Gases de Efeito Estufa e alcançou a importante marca de empresa Carbono Neutro. São avanços que, acima de tudo, contribuem para um futuro mais justo e sustentável. Este evento não apenas celebra nossas conquistas, mas também visa inspirar a sociedade para ações futuras, onde a educação, a sustentabilidade e a responsabilidade social estão no centro”, conclui Cláudia. 

Outro tema crucial para os dias atuais será debatido no painel “Yduqs, Y20 e Globo apresentam: Mudanças do clima, racismo ambiental e educação”. No primeiro bloco, representantes do Y20 vão conduzir uma reflexão profunda sobre essa problemática e o impacto do racismo ambiental na vida dos jovens. Em seguida, o Movimento LED, Luz na educação, promovido pela Globo, trará um painel com iniciativas que buscam soluções para as questões de mudança do clima por meio da educação. O movimento promove diálogos e conecta diversos agentes da sociedade por meio de uma premiação, um festival e uma comunidade comprometida com o futuro sustentável do país. Raul Santiago, gestor de Projetos Sociais e integrante do Conselho Jovem do Pacto Global da ONU, além de diretor-executivo do Instituto Papo Reto e fundador da Iniciativa PIPA, é um dos palestrantes desse painel e destaca a importância da discussão para a nossa sociedade. 

"Participar deste evento é uma oportunidade valiosa para abordar como a juventude das periferias pode liderar a luta contra as mudanças climáticas. Como morador do Complexo do Alemão, trago uma perspectiva real sobre esses desafios. Sempre reconheci e valorizei o papel transformador da educação. Embora tenha viajado pelo Brasil e pelo mundo, é no Complexo do Alemão que compartilho o conhecimento adquirido, na esperança de inspirar nossos jovens a construir um futuro mais sustentável e inclusivo”, observa Raul. 

Vale destacar que o evento também será uma das iniciativas em preparação ao encontro do G20 - fórum de cooperação econômica internacional. No Brasil, a reunião da Cúpula de Líderes do G20 está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, com a presença das lideranças dos 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia.  

Publicidade


quinta-feira, 16 de maio de 2024

Governadora Raquel Lyra lança licitação para construção de 51 novas creches e pré-escolas em Pernambuco

Neste primeiro momento, 42 municípios serão beneficiados, com investimentos no valor de R$ 282 milhões

 


O Governo de Pernambuco vai construir 51 creches e pré-escolas em todas as regiões do Estado. A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta quinta-feira (16), no Palácio do Campo das Princesas, a licitação do primeiro bloco dos Centros de Educação Infantil (CEIs) que será publicada no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (17). Serão beneficiados, inicialmente, 42 municípios, com investimento no valor de R$ 282 milhões, dividido em nove lotes. É a primeira vez na história que o Estado toma à frente do processo de construção de unidades educacionais para a Primeira Infância.

De acordo com a governadora Raquel Lyra, o Governo de Pernambuco vai pagar o primeiro ano de funcionamento dos Centros Educacionais. “Nosso compromisso é transformar a educação de Pernambuco, e assim estamos cumprindo. Dessa forma, garantimos às crianças do nosso Estado o direito de aprender desde cedo em uma escola de altíssima qualidade, onde terá alimentação saudável e estímulo através de um projeto pedagógico que está sendo desenvolvido pelo nosso time. Além disso, às mães de Pernambuco, a quem temos uma dedicação integral no nosso governo, damos o direito de poder buscar uma renda extra, trabalhando para cuidar melhor da sua casa e dos seus filhos”, destacou Raquel Lyra.

 


A iniciativa, que integra o Juntos pela Educação, vai contemplar alunos de 0 a 5 anos por meio de convênios entre o Governo do Estado e os municípios. O prazo de execução das obras é de 12 meses. “Nosso compromisso, até o fim do ano, é oferecer 60 mil vagas para as nossas crianças. Esse é um momento histórico na educação de Pernambuco”, enfatizou a secretária de Educação e Esportes de Pernambuco, Ivaneide Dantas.

 

Os novos Centros de Educação Infantil serão equipados com materiais e equipamentos permanentes, seguindo padrões de qualidade estabelecidos pelo governo federal. Eles serão construídos em terrenos de domínio dos municípios ou do Estado cujas dimensões mínimas sejam de 60m x 40m.

 

Presente na solenidade, o deputado federal Mendonça Filho destacou a importância da iniciativa. “O caminho da transformação verdadeira passa pela educação. Esse compromisso do Governo do Estado vai ao encontro da nossa necessidade. Pernambuco sempre foi referência em vários campos econômicos, e na educação não poderia ser diferente”, comemorou o parlamentar, que esteve acompanhado do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Izaías Régis. “O Governo está trazendo para Pernambuco o desenvolvimento que o nosso povo merece. É motivo de muito orgulho ver esses investimentos acontecendo, sobretudo na educação”, pontuou.



Caruaru, no Agreste Central, foi uma das cidades contempladas neste primeiro bloco, com quatro centros educacionais. “Parabenizo toda equipe do Governo por  esse momento importantíssimo para o Estado. Esse cuidado certamente reflete em desenvolvimento econômico e social”, afirmou Rodrigo Pinheiro, prefeito da cidade.

 

Já o município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, receberá duas unidades. “Os municípios entram com o terreno e o Governo do Estado constrói, que é a nossa grande dificuldade. É uma grande vitória para as crianças e mães de Pernambuco”, celebra a prefeita do município, Nadegi Queiroz.

 

Confira a lista de municípios beneficiados: Araçoiaba, Arcoverde, Belém de Maria, Belo Jardim, Bezerros, Bom Jardim, Brejo da Madre de Deus, Cabo de Santo Agostinho, Cabrobó, Calçado, Camaragibe (2), Camutanga, Caruaru (4), Catende, Custódia, Garanhuns (2), Granito, Ibimirim, Igarassu (2), Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itaíba, Jaboatão dos Guararapes (3), Jataúba, Lagoa Grande, Mirandiba, Moreno, Olinda, Ouricuri, Paranatama, Pedra, Recife, São Bento do Una, São Joaquim do Monte, São José da Coroa Grande, Serra Talhada (2), Taquaritinga do Norte, Timbaúba,Triunfo, Tuparetama, Vertentes e Vicência.

 

Também estiveram prestigiando a solenidade o deputado federal Túlio Gadêlha; os deputados estaduais Antônio Moraes, Claudiano Filho, Dannilo Godoy,  Eriberto Filho, Fabrizio Ferraz, France Hacker, Gustavo Gouveia, Henrique Queiroz Filho, Jeferson Timóteo, Joãozinho Tenório, Joaquim Lira, Kaio Maniçoba, Cleiton Collins, Cléber Chaparral, Renato Antunes e Débora Almeida.

 

Participaram também os prefeitos Gilvandro Estrela (Belo Jardim), Lucielle Laurentino (Bezerros), Roberto Asfora (Brejo da Madre de Deus), Keko do Armazém (Cabo de Santo Agostinho), Marcilio Rodrigues (Cabrobó), Talita de Doda (Camutanga), Emmanuel Fernandes (Custódia), Welliton Siqueira (Ibimirim), Paulo Batista (Ilha de Itamaracá), Célia Sales (Ipojuca), Regina da Saúde (Itaíba), Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Cátia Ribeiro (Jataúba), Evaldo Bezerra (Mirandiba), Edmilson Cupertino (Moreno), Ricardo Ramos (Ouricuri), Valmir do Leite (Paranatama), Júnior Vaz (Pedra), Duguinha Lins (São Joaquim do Monte), Márcia Conrado (Serra Talhada), Luciano Bonfim (Triunfo), Sávio Torres (Tuparetama), Romero Leal (Vertentes), Guiga Nunes (Vicência), Thiago Campêlo (Araçoiaba), Wellington Maciel (Arcoverde) e Sivaldo Albino (Garanhuns); além do secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio.

 

Fotos: Hesíodo Góes/Secom



Publicidade


Em agenda no Sertão, governadora Raquel Lyra assina ordem de serviço para requalificação de rodovia, inaugura estrada e entrega leitos de UTI


A governadora Raquel Lyra fará um giro pelo Sertão pernambucano nesta sexta (17) para realizar entregas importantes na região. No município de Dormentes, no Sertão do São Francisco, a gestora participa da 20° Caprishow, evento agropecuário que conta com o apoio do Governo de Pernambuco. Ainda pela manhã, às 11h, a gestora assina a ordem de serviço para requalificação da PE-560, em Bodocó, no Sertão do Araripe. 

Já à tarde, às 14h, a governadora inaugura as obras de implantação e pavimentação de 31,96 quilômetros da PE-499, no município de Cabrobó, no Sertão do São Francisco. A agenda termina em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, onde a chefe do Executivo entrega 11 leitos de UTI geral no Hospital Emília Câmara.

Foto: Miva Filho / SECOM



Publicidade


CNH Rural Gratuita vem mudando a vida de agricultores familiares em PE

Criado a partir de uma Lei do deputado estadual Doriel Barros, programa deverá beneficiar mais de 20 mil pessoas no estado


O Programa CNH Rural Gratuita está completando três anos em Pernambuco e os primeiros habilitados já estão usufruindo do benefício, graças a uma Lei estadual, de autoria do deputado Doriel Barros (PT). O programa do Governo do Estado, executado pelo Detran-PE, é exclusivo para agricultores familiares e permite adquirir, gratuitamente, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), cumprindo as etapas para o processo de primeira habilitação, renovação da CNH ou adição de categoria.

Em 2021, quando foi lançado, a ideia era oferecer até 10 mil vagas, nos exercícios de 2021 e 2022. Hoje, com a nova etapa em andamento e ampliação do Programa, mais de 20 mil pessoas serão beneficiadas, mais de 8 mil já estão com o processo em execução e centenas já têm o documento em mãos, garantindo mais oportunidades de trabalho, ampliação da comercialização dos seus produtos e mobilidade entre o campo e a cidade.

“Fico muito feliz que o programa tenha dado tão certo que teve a sua ampliação este ano. A questão da mobilidade é muito importante para quem trabalha com a agricultura familiar. Tenho encontrado com pessoas de todas as idades que estão inscritas ou que já estão com a sua habilitação em mãos e sempre vêm falar comigo sobre a mudança positiva que a CNH Rural está trazendo. É muito gratificante”, diz o deputado Doriel Barros.

Renata Vasconcelos, 26 anos, agricultura familiar de Garanhuns (Agreste Meridional), foi uma das primeiras contempladas do Programa no estado e diz como a conquista tem transformado a sua vida. “Ter conseguido a minha habilitação tem uma representatividade imensa, porque para nós, da agricultura familiar, requer um custo financeiro muito alto. Então, outras necessidades mais urgentes acabaram sendo priorizadas. Essa Lei veio para valorizar a classe trabalhadora do campo, realizando o sonho de milhares de pessoas. Ganhei mais liberdade e mais autonomia. Serei sempre grata”, conta.


O Programa CNH Rural Gratuita conta com quatro fases: inscrição (este ano foram realizadas em abril); análise e seleção dos aprovados; comprovação dos documentos e dados cadastrais; e início do procedimento de habilitação. Caso ocorram empates, os critérios de desempate seguem a seguinte ordem: mulheres agricultoras, maior número de dependentes, menor renda familiar, candidato com mais idade. Periodicamente, o Detran-PE vai publicar em seu site a lista de selecionados e o prazo para comparecimento e validação da inscrição. A seleção terá validade até 31 de dezembro de 2026 ou quando ocupadas as 20 mil vagas, o que ocorrer primeiro.

O Detran-PE salienta que o Programa CNH Rural é destinado, exclusivamente, a agricultores e agricultoras familiares do estado de Pernambuco, que cumpram os critérios definidos, diferente do CNH Popular, destinado a desempregados e pessoas beneficiadas por programas assistenciais como o Bolsa Família, que não está com inscrições abertas atualmente.


Mais informações: www.detran.pe.gov.br/cnh-rural.

Foto: Matheus Nogueira

Publicidade


Nova clínica estética em Salvador eleva padrão de beleza com procedimentos com tecnologia de ponta

Uma nova era pela busca do bem-estar e autoestima se inicia com a inauguração da Clínica Salvattore. Localizada no coração da cidade, no bairro Garibaldi, a clínica abre suas portas no Centro Médico Empresarial Vitraux, com a proposta de proporcionar atendimento de alto padrão e oferecer uma gama completa de tratamentos estéticos, investindo em técnicas avançadas para rejuvenescimento, com bioestimuladores, preenchedores e toxina botulínica, além de oferecer pequenas intervenções estéticas.

Os médicos cirurgiões Alexandre Lopes, Diego Gonzalez e Haroldo Sampaio, à frente do empreendimento destacam que a Clínica Salvattore possui uma equipe altamente especializada e multidisciplinar, composta por profissionais renomados que trabalham de forma integrada para otimizar os resultados de cada paciente, oferecendo procedimentos como mastopexia com cicatriz reduzida, mamoplastia redutora e de aumento, implante capilar, lipoescultura, abdominoplastia, lipoabdominoplastia, cruroplastia e braquioplastia. 

Além disso, o espaço investe em tecnologias de ponta, como o argoplasma e o vibrofit, garantindo os melhores resultados cirúrgicos possíveis. A UGraft, utiliza ultrassom para injetar gordura dentro do músculo abdominal, tornando-o mais torneado e definido, e a Safer, lipo ultrassônica que “amolece” a gordura e diminui a dor e o inchaço pós-operatório. A clínica também dispõe da tecnologia Crisalix, software que projeta imagem 3D dos possíveis resultados para os pacientes. 

Os fundadores da clínica enfatizam o compromisso com um atendimento exclusivo, colocando o paciente como foco principal da equipe. Essa abordagem personalizada e humanizada é o que faz deste projeto um novo marco na busca pela beleza e pela promoção da autoestima em Salvador e no estado.


Publicidade


Caminhada e atividades educativas chamam atenção para a exploração sexual de crianças e adolescentes

Cerca de 1.500 estudantes da Rede Estadual devem participar da ação


Estudantes, professores, funcionários da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Fernando Mota realizam uma caminhada contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. A manifestação será nesta sexta-feira (17), a partir das 8h, saindo da unidade, que fica no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, em direção à Erem Manoel Borba, localizada no mesmo bairro, onde haverá uma série de atividades educativas dando seguimento à programação. 


Na Erem Manoel Borba estão previstas palestras educativas contra a exploração sexual de jovens, ministradas por autoridades no assunto, além de oficinas esportivas, danças e a apresentação da banda marcial da Escola de Referência em Ensino Fundamental (Eref) Nilo de Souza Coelho. Essas atividades também são voltadas aos estudantes das Erems Santos Dumont e Cícero Dias, totalizando, assim, aproximadamente 1.500 participantes em toda a programação.


“Este é um evento pra gente refletir sobre o abuso e a exploração sexual da criança e do adolescente. Estudantes, professores, equipe gestora, bem como como as famílias, podem, observando a criança, em suas atitudes, sua forma de ser, sua forma de vestir e até no próprio cabelo desalinhado, se essa criança está sofrendo por alguma situação de violência sexual. Nossas crianças precisam ser protegidas”, destaca a gerente regional de Educação Recife Sul, Viviane Gomes.



Publicidade


quarta-feira, 15 de maio de 2024

Prefeitura Presente leva serviços essenciais à comunidade de Cruz de Rebouças


Acontece nesta sexta-feira (17), mais uma edição da ação itinerante “Prefeitura Presente”, dessa vez, sendo realizada no Cipoma, em Cruz de Rebouças, das 9h às 16h. 

No dia, a comunidade igarassuense pode desfrutar dos serviços de utilidade pública de várias secretarias, como emissão da primeira via do Registro Geral (RG), cortes de cabelo feminino, atendimento médico e odontológico, testagem rápida de sífilis, HIV e hepatites b e c, aferição de pressão e glicose, vacinação e muito mais.

Foto: Ivonildo Pedro

Publicidade