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terça-feira, 17 de setembro de 2024
Assembleia leva serviços gratuitos de saúde e cidadania para São Vicente Férrer
MORRE NO RECIFE O DEPUTADO ESTADUAL JOSÉ PATRIOTA, AOS 63 ANOS
Patriota foi eleito deputado estadual e liderou a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) por seis mandatos consecutivos
Esta terça-feira 17/09, Pernambuco amanheceu em luto com a triste notícia do falecimento de José Patriota, aos 63 anos. Deputado e Ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Patriota travava uma batalha contra um câncer de fígado, que vinha enfrentando desde 2018.
Imagem de divulgação da Alepe
Sertanejo de origem humilde, José Patriota foi passou dificuldades junto à sua família. Foi eleito deputado estadual com 43.586 votos, em 2022 e também liderou a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) por seis mandatos consecutivos. Ocupou diversos cargos de liderança, como vereador, vice-prefeito e prefeito de Afogados da Ingazeira (dois mandatos). Seu trabalho à frente da Prefeitura garantiu sua a reeleição com 83% dos votos.
Políticos e autoridades lamentaram o falecimento, emitindo notas de pesar. “Recebi com tristeza a notícia do falecimento do amigo e deputado José Patriota, um homem público que pautou sua vida pela defesa do Sertão e dos municípios pernambucanos. Deixa um legado construído como prefeito de Afogados da Ingazeira, deputado e presidente da Amupe, em diversos mandatos. O Governo de Pernambuco decretará luto oficial por sua partida. Toda a minha solidariedade aos familiares e inúmeros amigos neste momento de despedida.”, lamentou a governadora, Raquel Lyra.
Imagem de divulgação da Amupe
Patriota deixa familiares e uma legião de amigos, colegas e admiradores que lamentam a sua partida precoce. Durante sua gestão à frente da Amupe, José Patriota foi reconhecido pelo seu comprometimento com a defesa dos interesses dos municípios pernambucanos e o fortalecimento da gestão pública nos municípios do estado. Patriota trabalhou no sindicato e como assessor da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco - Fetape, com agricultores, especialmente em tempos de seca. Essas experiências deram o levaram a entrar na luta pelos menos favorecidos e contribuir para o desenvolvimento das áreas rurais e urbanas de Pernambuco.
Imagem de divulgação da AlepeO legado deixado por José Patriota será lembrado por todos que tiveram a oportunidade de conviver com ele e de compartilhar de sua dedicação e empenho em prol do desenvolvimento municipal. Neste momento de reflexão e saudade, toda a equipe do Blog do Repórter que chega, lamenta essa perda irreparável e se solidariza com os familiares. O velório será em Afogados da Ingazeira, no Sertão, local onde ele amava estar, ficar e permanecer.
Direto da Redação: Tânia Lima.
domingo, 15 de setembro de 2024
Gilberto Barbosa visita governadora Raquel Lyra para agradecer obras e faz convite para celebração dos 35 anos da Comunidade Obra de Maria
sexta-feira, 13 de setembro de 2024
Pós-pandemia impulsiona busca por moradias mais amplas e conectadas à natureza
Mais de 5 mil nordestinas vão receber o diagnóstico de câncer de colo do útero em 2024
Levantamento realizado pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) na base de estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em alusão à campanha "Setembro em Flor", aponta que 5.280 mulheres dos nove estados da região Nordeste vão ser acometidas esse ano por câncer de colo do útero, doença causada pela infecção pelo HPV e que pode ser prevenida com vacina disponível no SUS. Somando com os outros dois mais comuns tipos de câncer ginecológico - ovário e corpo do útero (endométrio) - são previstos 8.790 novos casos no ano
O câncer de colo do útero é o mais comum entre os tumores ginecológicos, tendo como causa as infecções pelo papilomavírus humano (HPV), em especial dos tipos 16 e 18, para os quais há vacina disponível, gratuitamente, no Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar disso, seguem elevadas as taxas de incidência (número absoluto de novos casos) e prevalência (número de casos para cada 100 mil pessoas) entre as mulheres dos nove estados da região nordeste. A estimativa é que 5.280 nordestinas tenham recebido o diagnóstico de câncer de colo do útero até o final de 2024.
Há uma variabilidade entre os estados no Nordeste. A maior prevalência de câncer de colo uterino é observada no Maranhão, com 21,13 casos para cada 100 mil sergipanos, já a Paraíba apresenta a menor taxa com 10,50 casos a cada 100 mil habitantes. Na Bahia são esperados mais de 1.150 novos casos de câncer de colo de útero esse ano seguido de Ceará com 1.030 casos. O levantamento, que foi feito pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) na base de estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), é um alerta alusivo à campanha Setembro em Flor, de conscientização sobre câncer ginecológico.
“A partir da análise dos dados epidemiológicos é possível identificar onde estão importantes gargalos e, com isso, direcionar melhor as políticas de saúde. Vemos, por exemplo, o quanto a alta prevalência no Maranhão requer atenção das autoridades, assim como o elevado número absoluto de casos no estado da Bahia e no Ceará também é preocupante”, ressalta a oncologista clínica Aknar Calabrich, da Comissão de Ética do Grupo EVA e titular da Clínica AMO, da Bahia.
Somando a incidência de câncer de colo do útero com os outros dois tipos mais comuns de cânceres ginecológicos (corpo do útero/endométrio e ovário), são esperados 8.790 novos casos em 2024 entre as nordestinas. Sergipe registra a maior prevalência de câncer de endométrio (6,29 casos para cada 100 mil), enquanto a maior prevalência de câncer de ovário é observada em Pernambuco (7,24). Lá são esperados 450 novos casos de câncer de ovário e 260 novos casos de câncer de endométrio esse ano, números que só ficam atrás da Bahia.
Em todo o país, o câncer ginecológico é um dos mais incidentes nas mulheres, sendo que os três órgãos do sistema reprodutor feminino mais acometidos por tumores malignos somam 32,1 mil novos casos anuais, representando 13,2% de todos os casos de câncer diagnosticados nas brasileiras. Do total de mulheres do país que recebem, anualmente, o diagnóstico de algum câncer ginecológico, a maioria apresenta tumores de colo do útero: são aproximadamente 17 mil novos casos previstos para 2024. Em seguida está o câncer de corpo do útero (endométrio) com 7.840 casos, seguido por câncer de ovário com 7.310 casos. O câncer de ovário é o tipo de tumor mais mortal entre os ginecológicos e frequentemente descoberto em estágio avançado. Outros dois tipos, câncer de vulva e vagina, também entram nesse grupo, mas para eles não há dados nacionais oficiais de novos casos por ano.
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Alagoas | 370 | 18,54 |
Bahia | 1160 | 11,84 |
Ceará | 1030 | 13,97 |
Maranhão | 800 | 21,13 |
Paraíba | 290 | 10,50 |
Pernambuco | 770 | 12,14 |
Piauí | 360 | 15,23 |
Rio Grande do Norte | 280 | 12,06 |
Sergipe | 220 | 13,85 |
TOTAL | 5.280 |
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(região Nordeste)
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Alagoas | 90 | 4,89 |
Bahia | 490 | 4,89 |
Ceará | 210 | 3,41 |
Maranhão | 120 | 3,75 |
Paraíba | 130 | 4,18 |
Pernambuco | 260 | 3,96 |
Piauí | 60 | 2,86 |
Rio Grande do Norte | 100 | 4,13 |
Sergipe | 90 | 6,29 |
TOTAL | 1.550 |
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(região Nordeste)
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Alagoas | 110 | 5,54 |
Bahia | 460 | 5,01 |
Ceará | 350 | 6,22 |
Maranhão | 140 | 4,24 |
Paraíba | 150 | 5,35 |
Pernambuco | 450 | 7,24 |
Piauí | 100 | 5,12 |
Rio Grande do Norte | 130 | 5,51 |
Sergipe | 70 | 5,09 |
TOTAL | 1.960 |
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Fonte: Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológico (EVA) em levantamento feito na base de Estimativas para 2023-2025 do Instituto Nacional de Câncer (INCA)
SETEMBRO EM FLOR - A campanha “Setembro em Flor” foi criada em 2021 pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA). A partir desse movimento, em 29 de novembro de 2023 a deputada Renilce Nicodemos (MDB/PA) apresentou o Projeto de Lei 5782-2023, para incluir no calendário nacional a campanha “Setembro em Flor”, para conscientização sobre os tumores ginecológicos durante o nono mês do ano.
O símbolo da campanha é uma flor, com pétalas de diferentes cores, sendo que cada cor representa um dos cinco tumores ginecológicos (colo uterino, corpo uterino, ovário, vulva e vagina). A flor é um símbolo de vida, pureza, feminilidade, fertilidade, o que representa bem a mulher. A campanha, idealizada há quatro anos pela oncologista clínica Andréa Paiva Gadêlha Guimarães, diretora do EVA e coordenadora de Advocacy, explica que a ação surgiu de uma carência de conhecimento da população brasileira sobre os tipos de câncer que acometem o aparelho reprodutor feminino. Pelo segundo ano consecutivo, a atriz Marieta Severo será a madrinha da campanha.
“É de extrema importância que a campanha ajude as mulheres a se mobilizarem para a prevenção e o diagnóstico precoce por meio do exame de Papanicolau e a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV)” alerta a oncologista clínica e vice-presidente do EVA, Graziela Zibetti Dal Molin. O exame de Papanicolau e a vacina contra HPV estão disponíveis e acessíveis na rede pública. Alguns cânceres podem ser silenciosos, assim é válida a conscientização para um rastreio controlado por meio de exames de rotina, como o preventivo no câncer de colo de útero, enquanto outros podem dar sintomas precoces como sangramento anormal no caso do câncer de endométrio levando a procurar assistência médica. Nesse sentido, promover educação e ensino em câncer ginecológico é um dos focos do grupo, que busca trabalhar em parceria com outras associações médicas e não médicas para melhor assistência à paciente com câncer ginecológico.
A campanha “Setembro em Flor” de 2024, que tem a atriz Marieta Severo como madrinha pelo segundo ano consecutivo, traz o tema “Há vida além do câncer”. “Nosso objetivo é oferecer o máximo de conhecimento para a população e, para isso, preparamos muitas ações para o mês de setembro e em diferentes formas de comunicação como: episódios de podcast nas plataformas digitais e no canal do Youtube do EVA, cartilhas educativas, infográficos e ações de vacinação e estímulo a realização dos exames de prevenção”, afirma o gineco-oncologista e presidente do Grupo EVA, Glauco Baiocchi Neto.
IMUNIZAÇÃO NO SUS CONTRA HPV
A vacina contra o vírus HPV é recomendada para as crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 9 a 14 anos; pessoas de 9 a 45 anos vivendo com HIV/Aids, em tratamento de câncer, submetidas a transplantes, com imunodeficiência primária ou erro inato da imunidade, pessoas imunocompetentes de 9 a 45 anos vítimas de violência sexual. O HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que em 90% dos casos é contraído por meio do contato sexual, genital ou oral. O HPV é tão comum que afeta quase 80% das pessoas sexualmente ativas. A maioria das pessoas contaminadas conseguem eliminar o vírus nos primeiros dois anos após contágio, entretanto, uma parcela da população acaba cronificando essa infecção dando origem as verrugas e cânceres, a depender do subtipo do HPV infectante.
Além de representarem a causa de câncer de colo do útero - o tumor ginecológico mais incidente nas mulheres brasileiras - os HPVs oncogênicos também estão associados com outros tipos de tumores malignos. De acordo com o Centro de Controle de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, o número de casos de câncer associados ao HPV por tipo de câncer é de 75% para câncer de vagina, vulva (69%), pênis (63%), ânus (91%) e orofaringe/garganta (70%).
“É fundamental que tanto as mulheres, quanto os homens, de todos os grupos preconizados, recebam as doses da vacina. Desta forma, é quebrada toda a cadeia de transmissão e, assim, são prevenidos diferentes tipos de câncer”, ressalta Andréa Paiva Gadêlha Guimarães.
Sintomas de alerta dos tumores ginecológicos - Os cânceres ginecológicos podem se manifestar de diferentes formas. Em estágios iniciais, podem ser assintomáticos, mas é importante ficar alerta a alguns sintomas persistentes, que necessitam de investigação, como:
Sangramento vaginal fora do ciclo menstrual;
Sangramento vaginal na menopausa;
Sangramento vaginal após a relação sexual;
Corrimento vaginal incomum;
Dor pélvica;
Dor abdominal;
Dor nas costas;
Dor durante a relação sexual;
Abdômen inchado;
Necessidade frequente de urinar;
Lesão na vulva ou vagina;
Coceira persistente em vulva ou vagina;
Alteração do ritmo intestinal.
Diagnóstico de câncer ginecológico - Em caso de suspeita de câncer ginecológico é necessário realizar uma série de exames minuciosos para definir o histórico correto da paciente e chegar ao diagnóstico preciso, tais como: ultrassom; radiografia; tomografia computadorizada; ressonância magnética; tomografia por emissão de pósitrons. Após esses exames é necessário que seja feita uma biópsia, para confirmar o diagnóstico. É fundamental que as mulheres estejam cientes dos sinais e busquem avaliação médica regularmente, permitindo assim o diagnóstico precoce, que pode fazer diferença no tratamento e na sobrevida.
Sobre o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) – O EVA é uma associação sem fins lucrativos, atualmente presidida pelo ginecologista oncológico Glauco Baiocchi Neto, gestão de 2022-2024, composta em sua maioria por médicos, com missão de combate ao câncer ginecológico, com foco na educação, pesquisa e prevenção, promovendo apoio e acolhimento às pacientes e aos familiares.
Pós-pandemia impulsiona busca por moradias mais amplas e conectadas à natureza
Trapuá Shopping Park aposta em arquitetura integrada e sustentável para atender novas demandas habitacionais
O cenário pós-pandemia trouxe à tona uma série de mudanças no comportamento das pessoas, especialmente no que se refere às suas moradias. A necessidade de viver em espaços mais amplos, confortáveis e integrados à natureza tem se tornado prioridade, e é exatamente essa tendência que o Trapuá Shopping Park, empreendimento da Petribu Desenvolvimento Urbano (PDU), busca atender com seu projeto inovador de arquitetura e urbanismo.
Segundo a arquiteta Iuzi Barbosa, responsável pelo projeto, o foco em integração foi uma escolha estratégica. “Trabalhamos com o conceito de ambientes integrados, como a cozinha e a sala de estar, para criar uma sensação de amplitude. Isso promove um conforto maior, principalmente para famílias que desejam mais flexibilidade e conexão entre os espaços da casa. Além disso, facilita a convivência e o cuidado com as crianças, já que, de qualquer ambiente, é possível visualizar outras áreas da casa”, explica.
Outro diferencial do Trapuá Shopping Park está na flexibilidade das plantas das casas, que permite adaptações internas de acordo com as necessidades dos moradores. "O cliente pode optar por ampliar uma suíte ou criar um closet, o que torna o imóvel altamente personalizável", destaca Iuzi.
Além da arquitetura inovadora, o projeto reflete a crescente preocupação com a sustentabilidade e o uso inteligente dos recursos. Ventilação cruzada, com portas e janelas estrategicamente posicionadas para maximizar a circulação de ar, e o aproveitamento da luz natural são elementos fundamentais no design das casas. Esses fatores, além de garantirem maior conforto térmico, contribuem para a economia de energia e para um ambiente mais saudável.
“Buscamos utilizar materiais contemporâneos e sustentáveis, que além de qualidade, agregam valor ao conceito moderno e funcional das casas”, complementa a arquiteta.
A área de lazer é outro destaque, com opções que valorizam o contato com a natureza. O lago artificial, por exemplo, foi incorporado ao projeto como um espaço de convivência, e a piscina com borda infinita cria uma experiência visual que conecta o lago e o ambiente ao redor, simulando uma extensão natural.
“Após a pandemia, houve uma mudança no comportamento das pessoas, que agora valorizam mais áreas abertas, ventiladas e que promovam o bem-estar. Pensamos em cada detalhe para proporcionar essa sensação de liberdade e de integração com a natureza dentro do condomínio”, afirma Iuzi Barbosa.
Condomínio completo
O Trapuá Shopping Park reforça a visão da Petribu Desenvolvimento Urbano de criar empreendimentos que combinam qualidade de vida, sustentabilidade e inovação, adaptando-se às novas exigências dos moradores. Nesta primeira fase, estão sendo disponibilizadas ao mercado 104 unidades, incluindo casas térreas (com 3 quartos e 1 suíte), com área de 94,29 metros quadrados, e duplex (4 quartos e 3 suítes), com 144,74 metros quadrados, em lotes individualizados que variam entre 200 e 450 metros quadrados e possuem tipologias de três e quatro quartos, possibilitando se trabalhar diversos tipos de clientes e de plantas.
O projeto é uma resposta ao movimento crescente de migração das grandes cidades para áreas mais tranquilas e conectadas com a natureza, sem abrir mão de conforto e segurança. Com portaria 24h, infraestrutura de ponta e áreas comuns que promovem o bem-estar, o Trapuá Shopping Park é uma opção completa para quem busca uma moradia adaptada às novas exigências do mundo pós-pandemia.
O preço das casas térreas com três quartos é a partir de R$ 519.684,30 e a de 4 quartos é de R$ 771.824,14, variando de acordo com o tamanho do lote. Na segunda etapa, serão disponibilizadas duas torres residenciais 104 apartamentos de 70 metros quadrados de 3 quartos e uma suíte. Na terceira etapa serão colocadas à venda mais 81 casas, nos mesmos tamanhos e tipologias das unidades disponibilizadas nesta etapa.
Sobre a PDU
O Shopping Carpina, inaugurado em 2019, é um dos fios condutores para impulsionar os novos negócios na Reserva do Trapuá. Os empreendimentos residenciais lançados até então tiveram grande aceitação no mercado. O loteamento Nova Carpina é um sucesso de vendas, estando com várias casas prontas e outras em construção; o Condomínio Ipês Reserva de Trapuá, o primeiro condomínio-clube da região, foi entregue em maio de 2023 e o Trapuá Shopping Park chega ao mercado trazendo um conceito de moradia inovador, colocando em harmonia os novos estilos de vida.
quinta-feira, 12 de setembro de 2024
Conservatório Pernambucano de Música realiza Festival de Música Clássica
Evento acontece de graça no Teatro de Santa Isabel
O Conservatório Pernambucano de Música (CPM) realiza, nas noites do sábado (14) e do domingo (15), o Festival de Música Clássica, um evento que visa celebrar a tradição musical europeia em um dos mais prestigiados espaços culturais do estado: o Teatro de Santa Isabel. Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis para retirada uma hora antes de cada evento na bilheteria do teatro, que fica no Centro do Recife.
O evento oferecerá aos amantes da música clássica uma programação variada, destacando composições clássicas, que vão desde compositores renomados da tradição ocidental até obras de novos compositores contemporâneos. “Será um momento muito especial para a gente poder apreciar com mais profundidade a música clássica”, destaca a gerente geral do CPM, Janete Florêncio.
No sábado, às 19h, o jovem pianista Luís Felipe Oliveira subirá ao palco com um recital dedicado a compositores do período romântico. Ele interpretará obras de Franz Liszt e Frédéric Chopin, cuja música é conhecida por sua profunda expressão emocional e inovação técnica no piano.
Já no domingo, às 18h, será a vez do Coro de Câmara do Conservatório, sob a regência da professora Mônica Muniz e com acompanhamento do pianista Jetro Rodrigues. O grupo apresentará árias e coros de óperas renomadas, incluindo obras de Giuseppe Verdi, Georges Bizet e Gaetano Donizetti, prometendo uma performance inesquecível do universo operístico.
“Franz Liszt e Frederic Chopin, cujas obras serão interpretadas por Luís Felipe Oliveira, têm como principal característica esse contato mais profundo com a expressão humana, como amor, paixão, melancolia, de uma forma muito subjetiva, e usaram o piano como principal meio de expressar suas ideias. Já o Coro de Câmara irá nos brindar com clássicos do universo operístico. Será um momento mágico”, diz Janete.
Friskies® Miau-dota 2024: Evento em Recife une diversão e amor aos pets, com 60 gatinhos adotados
Na terceira edição do evento “Friskies® Miau-dota”, promovido pela Purina® no Shopping Rio Mar, em Recife, o clima de festa contagiou tanto os visitantes quanto os novos adotantes. Durante quatro finais de semana, de sexta a domingo, o espaço se transformou em um verdadeiro lar temporário para gatinhos resgatados, que encontraram novas famílias em um ambiente repleto de diversão e boas energias. A ação resultou na adoção de 60 felinos, reforçando o compromisso da marca com a adoção responsável e o bem-estar animal. Realizada em parceria com a ONG Anjos do Poço, a iniciativa foi projetada para oferecer uma experiência completa às famílias, combinando a adoção de gatos com atividades interativas que destacaram o amor pelos pets e a conexão entre humanos e animais.
Com atrações planejadas para todas as idades, o evento ofereceu experiências únicas: no Catfé, os adultos puderam saborear deliciosas bebidas de Nescafé Dolce Gusto e chocolates Garoto, enquanto as crianças se divertiam na KidCat, uma área lúdica onde se transformavam em gatinhos por um dia. Cada adoção foi celebrada com um kit especial da Purina® Friskies®, contendo ração, petiscos e outros mimos para dar as boas-vindas aos novos membros da família. O espírito solidário também esteve presente, com a marca incentivando a doação de alimentos para pets pelos visitantes, arrecadando mais de 1.400 refeições. Como compromisso adicional, a Nestlé triplicará essa quantidade, totalizando cerca de 4.200 refeições doadas para a ONG Anjos do Poço.
O Friskies® Miau-dota 2024 mostrou que adotar é um ato de amor e que o cuidado com os pets pode – e deve – ser divertido! “Com a adoção de gatos e o apoio a ONGs locais, o Friskies Miau-dota reafirma nosso compromisso em transformar vidas — tanto dos animais quanto de seus futuros tutores. Ver tantas famílias encontrarem seus novos amigos reforça nossa convicção na relevância de ações como essa. Queremos continuar inspirando mais pessoas a se engajarem nessa causa", destaca Vitor Di Marco, Gerente de Marketing de Purina®.
A ação foi idealizada, planejada e desenvolvida pela agência Estalo, que buscou criar uma experiência única e totalmente personalizada para o público amante de gatos.“Esse é o terceiro ano consecutivo que atuamos com a Friskies nesta campanha de sucesso, e estamos muito animados, pois a ação vai muito além da ativação de marca. Os amantes dos felinos têm gostos muito específicos e amam a temática de gatinho em tudo, por isso, pensamos em ações totalmente personalizadas para eles. A ideia é estabelecer conexões significativas entre a Friskies e os gateiros, promovendo campanhas que tragam benefícios para toda a comunidade. Temos certeza de que muitos gatinhos e famílias terão a oportunidade de se conhecer e iniciar uma nova história juntos”, explica Maíra Holtz, sócia-diretora da Estalo.
Para mais informações sobre o evento e futuras ações, acompanhe o perfil @FriskiesBR no Instagram.
Sobre Nestlé PURINA®
Fundada em 1894 nos Estados Unidos, a Nestlé PURINA® está presente em 75 países e mantém uma posição de destaque na produção de alimentos com alto valor nutritivo para cães e gatos. Com extensas pesquisas realizadas desde 1926, a companhia desenvolve com exclusividade estudos como o Life Span, que acompanhou cães por mais de 15 anos com o objetivo de entender a influência da nutrição e da condição física na saúde dos cães durante toda a sua vida. A Nestlé PURINA® tem como principal plataforma manter a saúde física e o bem-estar dos cães e gatos com fórmulas adequadas à condição corporal, idade e estilo de vida, garantindo uma vida mais longa e saudável aos animais. No Brasil, segundo colocado no ranking mundial de população de cães e gatos, a PURINA® oferece uma linha diversificada, com 7 marcas de produtos para cães e 5 marcas de produtos para gatos. A empresa conta com uma fábrica em Ribeirão Preto (SP) e sua distribuição tem atuação em todo o território nacional.
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de nove centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 98% dos lares brasileiros.