Pernambuco já arrematou 15 medalhas no primeiro bloco da competição
A delegação pernambucana vem se destacando nos Jogos da Juventude 2024. O primeiro bloco da competição, realizado em João Pessoa, na Paraíba, chegou ao fim no último sábado (16), com Pernambuco somando 15 medalhas, sendo cinco de ouro, três de prata e sete de bronze. Desse total, 11 foram arrematadas por estudantes da Rede Estadual de Ensino, o que representa 73% das medalhas conquistadas pela delegação. Com esse resultado, o Estado ocupa a 3ª posição no quadro geral.
Até o momento, 43 alunos-atletas já representaram o estado nas sete modalidades disputadas: badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo, tênis de mesa e tiro com arco. O início foi histórico, com a conquista de oito medalhas somente no primeiro dia oficial da competição. O secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, comemorou o destaque que Pernambuco obteve até agora.
“Foi com muita alegria que recebi a notícia do desempenho dos nossos atletas nos Jogos da Juventude. A determinação de cada um deles vem garantindo um resultado histórico. Entre as 15 medalhas conquistadas por Pernambuco, mais da metade foram alcançadas por estudantes oriundos da rede estadual, o que reforça o nosso comprometimento com o esporte nas escolas. Continuaremos aqui, na torcida, para que os atletas pernambucanos possam conquistar mais e mais medalhas”, completou Alexandre Schneider.
A grande estrela desta primeira fase foi Kawani Sofia, 16 anos, que brilhou, mais uma vez, no ciclismo, ao conquistar três ouros nas provas de velocidade, circuito por pontos e resistência. A estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) de Paulista, Região Metropolitana do Recife, que é integrante do Bolsa Atleta, um dos programas de incentivo ao esporte do Governo do Estado, consolidou sua posição como destaque nacional na modalidade.
“Vim com força total e muita determinação para conquistar essas medalhas. Quero agradecer à minha família, aos meus amigos, à minha treinadora e ao Governo do Estado por todo o apoio. Em 2021, no meu último ano nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), conquistei três ouros e agora, no meu último ano de Jogos da Juventude, também vou levar três ouros para casa. Foi o famoso hat-trick!”, afirmou a jovem, que ainda disputará o triatlo individual e a prova de duplas mistas.
No taekwondo, Pernambuco trouxe cinco medalhas, todas com participação de estudantes da Rede Estadual. Destaque para Fernanda Albuquerque, 15 anos, da Erem Alberto Torres, localizada em Tejipió, Zona Oeste do Recife, que conquistou o ouro. Ruthy Rúbia Luiz, da Erem Eleonor Roosevelt, no Ipsep, e Diego Richard, da Erem Manoel Borba, em Boa Viagem, ambas no Recife, ficaram com a prata. Para completar, Pedro Lucas Pereira, da Erem Jornalista Trajano Chacon, Recife, garantiu um bronze, enquanto a equipe feminina, formada por Isabelly Hevellin, Adrielly Rodrigues, Ruthy Rúbia e Alicia Assunção, somou mais um bronze na disputa por equipes.
“Conseguimos bater o nosso recorde de medalhas conquistadas em uma mesma edição dos jogos, que até então era de duas. Agora alcançamos cinco, sendo um ouro, duas pratas e dois bronzes, um resultado muito bom. Fiquei muito satisfeito com o desempenho de todos no tatame. Mesmo aqueles que não conseguiram medalhas deram o seu máximo,” destacou o técnico de taekwondo, Victor Matheus.
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário