terça-feira, 3 de dezembro de 2024

HC-UFPE realiza Mutirão de Vasectomias e beneficia 24 pacientes da lista de espera

Mais dois mutirões serão realizados em dezembro no HC, um de cirurgias pediátricas e outro com procedimentos oncológicos


Vinte e quatro pacientes da lista de espera do Hospital das Clínicas da UFPE foram beneficiados com o Mutirão de Vasectomias, realizado no último sábado (30), na unidade hospitalar. A força-tarefa no HC integrou a programação da iniciativa nacional Ebserh em Ação, que tem como objetivo reduzir o tempo de espera por procedimentos nos hospitais universitários federais administrados pela estatal. Mais dois mutirões serão realizados pelo HC neste mês de dezembro, um de cirurgias pediátricas e outro com procedimentos oncológicos. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
 
“Esse tipo de ação é muito importante porque a gente reduz a lista de espera para o procedimento ao mesmo tempo em que lembra e reforça os cuidados com a saúde masculina de uma forma geral, informando aos homens sobre a necessidade de procurar o urologista para a prevenção do câncer de próstata e do check-up global”, explicou o chefe da Unidade de Sistema Urinário do HC-UFPE, Fábio Vilar.
 
Os 24 pacientes já haviam passado pelo Ambulatório de Planejamento Familiar do HC e estavam aptos a fazer o procedimento. “Tradicionalmente, realizamos esse mutirão em comemoração ao Novembro Azul, campanha que conscientiza não só sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce do câncer de próstata, mas também a saúde geral do homem”, reforçou Vilar.
 
Ebserh em Ação

Os mutirões de dezembro, dentro da iniciativa Ebserh em Ação, ocorrerão nos dois próximos sábados no HC-UFPE, beneficiando pacientes que estão na lista de espera. No dia 7, serão realizadas 30 cirurgias pediátricas, entre postectomias, hérnias inguinais e sinéquias. Já no dia 14, estão programadas 12 cirurgias oncológicas de pequeno porte.
 
Sobre a Ebserh

O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.



Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário