Ideias liberais e humanistas de Heinrich dialogavam com temas centrais do país no século 19
A Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco (BPE), em parceria com o Consulado Geral da Alemanha no Recife, promove, a partir desta segunda-feira (26), a exposição "Heinrich Heine: Vida e Obra e a sua Presença na Imprensa Brasileira Oitocentista". O evento de abertura será às 17h. A mostra segue aberta ao público até o dia 13 de junho e oferece um mergulho no universo de um dos mais influentes escritores do romantismo europeu, destacando sua trajetória e o impacto de suas ideias progressistas no Brasil do século 19.
A exposição tem a curadoria da professora Wiebke Xavier, do Instituto Ágora, pertencente à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É aberto ao público e reúne banners informativos sobre a vida e a produção literária de Heine, além de estandartes com dois livros pertencentes ao acervo de obras raras da BPE: De l'Allemagne (1863) e A Allemanha (1834), obras que ajudam a compreender o alcance internacional de seus textos e sua influência nos debates intelectuais da época.
Figura central do romantismo alemão, Heinrich Heine (1797–1856) ficou conhecido por sua poesia lírica marcada pela ironia, além de sua crítica social contundente e defesa das liberdades civis. Perseguido por suas ideias progressistas, viveu seus últimos anos exilado na França, onde escrevia continuamente textos que atravessavam fronteiras e influenciavam gerações.
No Brasil do século 19, especialmente entre as décadas de 1850 e 1880, os textos de Heine circularam em jornais, revistas e rodas intelectuais. Sua obra foi traduzida e comentada por nomes ligados à imprensa e à literatura, como Machado de Assis, José de Alencar e Tobias Barreto, que refletiram em seus escritos aspectos do lirismo sofisticado e da crítica social presentes em Heine.
A exposição busca destaca justamente esse elo pouco explorado entre o romantismo europeu e a formação cultural brasileira. “A presença de Heine nos jornais brasileiros ajudou a difundir ideias liberais e humanistas que dialogavam com temas centrais para o país naquele momento, como a abolição da escravidão, a liberdade de imprensa e a construção de uma identidade nacional”, destaca o gerente do BPE, Antônio Moura.
A exposição "Heinrich Heine: Vida e Obra e sua Presença na Imprensa Brasileira Oitocentista" marca a abertura da Semana da Língua Alemã no Recife, que acontece de 24 de maio a 8 de junho, sendo o evento na BPE um dos destaques da programação.
Serviço
Exposição Heinrich Heine: Vida e Obra e sua Presença na Imprensa Brasileira Oitocentista
Abertura: segunda-feira (26), às 17h
Endereço do BPE: Rua João Lira, s/n, Santo Amaro, Recife
Nenhum comentário:
Postar um comentário