quarta-feira, 23 de julho de 2025

Assistência Social de São Vicente promoveu encontro entre setores para prevenir situações de risco e agravamentos

No município de São Vicente Férrer, no Agreste pernambucano, a Secretaria de Assistência Social promoveu um encontro intersetorial, reunindo representantes das áreas de Assistência Social, Saúde, Educação, Conselho Tutelar, CREAS, CRAS e demais órgãos que compõem a rede de proteção social. A iniciativa aconteceu no dia 22 de julho, com o objetivo de promover o diálogo e o fortalecimento da articulação entre os setores, visando à construção de estratégias integradas de atuação que garantam a proteção integral e o acesso pleno aos direitos das populações em situação de vulnerabilidade.

Segundo o secretário de Assistência Social de São Vicente, Adilson Carlos, o momento foi dedicado ao debate de estudos de caso reais, envolvendo famílias expostas às múltiplas violações de direitos, como negligência, violência doméstica, evasão escolar e situações de insegurança alimentar.

“Essas discussões permitiram uma reflexão crítica sobre os fluxos de atendimento, os desafios enfrentados pelos profissionais e a necessidade de um olhar mais humanizado e intersetorial. A atividade contribuiu para o fortalecimento do compromisso com a escuta qualificada, o cuidado e a responsabilização compartilhada, ressaltando a importância da empatia, da ética e da corresponsabilidade no atendimento às famílias”, afirmou Adilson.

O gestor da pasta também destaca a relevância do trabalho em rede como instrumento para evitar a fragmentação das ações públicas, garantindo respostas mais efetivas e coordenadas às demandas sociais. “A iniciativa reafirma o papel fundamental da articulação entre as políticas públicas - especialmente nas áreas de proteção social básica e especial – como condição essencial para assegurar a efetivação dos direitos e a proteção integral dos indivíduos e famílias atendidas”, ressaltou.

Para Adilson Carlos, o encontro foi um passo importante para a consolidação de um modelo de atendimento pautado na integração de saberes. “Estamos fortalecendo a rede e construindo uma coletiva de soluções, que respeitem a dignidade e a singularidade de cada sujeito”, finalizou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário