Nomes de destaque da música nordestina e do cenário nacional, como Iguinho e Lulinha, Jonas Esticado e a Banda Seu Desejo, prometem animar moradores e visitantes com apresentações que vão do forró ao piseiro
O município de João Alfredo, Agreste de Pernambuco, se prepara para comemorar os seus 90 anos de Emancipação Política, de 09 a 12 de outubro, a região vivenciará uma das maiores celebrações de sua história. Para marcar essa data tão especial, a Prefeitura promove o Festival Mostra Tua Arte 2025, reunindo uma programação diversificada com artistas locais e trazendo grandes atrações para o público.
A festa contará com shows de nomes de destaque da música nordestina e do cenário nacional, como Iguinho e Lulinha, Jonas Esticado e a Banda Seu Desejo, prometendo animar moradores e visitantes com apresentações que vão do forró ao piseiro.
Além dos shows, o festival também celebrará a riqueza cultural do município com a tradicional Feira de Artesanato, que contará com mais de 50 expositores, reunindo artesãos de diversas categorias e estilos, que irão apresentar trabalhos em crochê, biscuit, madeira, EVA, perfumaria artesanal, entre muitas outras expressões artísticas feitas a mão, vindo de outros municípios, a exemplo, de Bom Jardim, com destaque na escultura da famosa Pedra do Navio.
A feira será realizada na Avenida Presidente Kennedy, centro da cidade. A programação ainda contará com apresentações culturais durante os dias de feira, trazendo a autenticidade da Banda de Pífano, Forró Pé de Serra, Caboclinhos e etc.
Programação
Segundo a gestão municipal milhares de pessoas devem passar pela região nos dias de festa, entre turistas, visitantes e munícipes, deixando a cidade bem movimentada, girando a economia local. Antes do início da programação, no dia 08 de outubro, a gestão realizará um Mutirão de Saúde, das 8h às 12h, na Av. Presidente Kennedy, em frente ao Fórum, com diversos atendimentos gratuitos e vacinação disponível.
Serão ofertados serviços de aferição de pressão arterial, testes rápidos, avaliação odontológica, auriculoterapia, ventosaterapia, práticas com educador físico e atualização da situação vacinal, com vacinas disponíveis: Antitetânica. Hepatite B, Tríplice Viral, Febre Amarela e HPV.
A programação oficial terá início no dia 09 de outubro, com o tradicional Desfile Cívico, seguido da abertura oficial da Feira de Artesanato às 09h.
A partir do dia 10 de outubro, às 20h, começam os shows musicais, com atrações já confirmadas como Iguinho e Lulinha, Seu Desejo, Jonas Esticado, Pedro Guerra, Clara Sobral entre outros. Serão quatro dias de festa, reunindo milhares de famílias, celebrando a cultura.
E fechando a programação, no dia 12 de outubro, será realizado o MotoFest, que reunirá motociclistas de várias partes do estado, movimentando a economia e o turismo local com shows de rock para os amantes das duas rodas.
Conheça a História de João Alfredo
João Alfredo caracteriza-se por ter uma das maiores feiras livres dessa região, além de ser também um Pólo Moveleiro. Conhecida como a “Cidade Feliz”, a “Terra do Pólo Moveleiro”, e a “Cidade do Toyota”.
No século XVIII, o capitão Antônio Barbosa da Silva, de nacionalidade portuguesa, acompanhado de 200 escravos e de outras pessoas, devastou as terras do atual município. Por ser área coberta, em grande parte, por árvores com o nome de Imbá, a localidade recebeu inicialmente esse nome, transformando-se, tempos depois, numa fazenda.
No decurso de poucos anos, a família Holanda Cavalcanti construiu um pequeno engenho, de tração animal, dando-lhe o nome de Engenho Boa Vista. Posteriormente esse engenho foi transferido para uma localidade onde havia uma lagoa, sendo atualmente um logradouro público na cidade de João Alfredo.
Distrito criado com a denominação de João Alfredo, por ato municipal de 27-031931, subordinado ao município de Bom Jardim.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de João Alfredo figura no município de Bom Jardim.
Elevado à categoria de município com a denominação de João Alfredo, pela lei estadual nº 23, de 10-10-1935, desmembrado de Bom Jardim. Sede no antigo distrito de João Alfredo. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-10-1935.
Agricultura
Agricultura Familiar de João Alfredo é uma das principais fontes econômicas da região, com grande produção de grãos, como milho e feijão, hortaliças e outros tipos de verduras com grande circulação comercial dentro e fora do município. Como também é grande produtora de frutas da época, como: acerola, jaca, cajá, laranja, banana e pitaya. De tubérculos como inhame, cará, macaxeira e batata doce.
Segundo a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção Rural de João Alfredo, o município hoje tem uma nova característica de produção agrícola, os alimentos agroecológicos. Que são produtos que respeitam os ciclos da natureza, cultivados sem o uso de agrotóxicos químicos ou transgênicos, e com práticas sustentáveis que conservem os recursos naturais e a biodiversidade.
Para incentivar a produção e a comercialização desses alimentos, João Alfredo tem promovido duas feiras semanais agroecológicas, uma no município e outra territorial. Além de participações desses produtores na AGRINORDESTE.
Mas o investimento na agricultura não para por aí, de acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção Rural, João Alfredo, tem criado outros projetos que auxiliam o homem e a mulher do campo, como: as perfurações de poços artesianos nas comunidades rurais, onde já foram perfurados mais de 150 poços; De aração de terras que acontece nos meses de plantio, beneficiando mais de 4 mil famílias rurais.
Além de promover a maior feira de animais da região do Agreste Setentrional de Pernambuco, que configura uma das maiores do Nordeste, que acontecem todas as segundas-feiras. O Projeto de Horta Agroecológica em parceria com a Secretaria de Educação, Tecnologia e Inovação com a implementação de hortas escolares nas mais diversas unidades de ensino.
João Alfredo também se destaca por ter uma área de plantação de Pitaia ou Fruta do Conde, como é popularmente conhecida na região. Alimento exótico nativa da América Central e México, conhecida pela sua casca escamosa e pela sua polpa suculenta, que pode variar, sendo branca, vermelha ou amarela. Sendo um dos mais freqüentes produtos a ser distribuído para outras localidades.
Instalação no município do posto de atendimento da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (ADAGRO) e emissões da Guia do Trânsito Animal (GTA) e do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
Além de parcerias com instituições federais, estaduais e empresas. Com programas e projetos que ajudam a impulsionar a agricultura familiar, são eles: Programa Garantia Safra (PGS), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), que atua ajudando as famílias dos assentamentos.
Raízes Históricas
Em João Alfredo existe o povoado de Brejinhos, uma comunidade localizada na zona rural do município, com uma forte história de resistência cultural afro-brasileira e reconhecida recentemente como área quilombola. O local foi fundado por pessoas brancas mais que tinha ao seu redor a população negra, que foi povoando a área.
Manoel Correa foi um dos fundadores do povoado, foi o primeiro professor negro que dava aula a toda região, resgatando a cultura afro para a população negra daquela época.
Atualmente os quilombos da região realizam as seguintes atividades, que atestam a identidade e a resistência do povo de Brejinhos, são elas: ciranda, coco de roda, a mazuca, Capoeira e o grupo de dança Dandara.
João Alfredo possui casarões históricos, principalmente no centro da cidade, que registram sua história e resistência durante o tempo. A primeira casa existente em João Alfredo ainda está lá de pé, sempre visitada por turistas. E os casarões históricos nos engenhos que marcam a história e resistência de um povo guerreiro.
Celebrando a Cultura Popular João Alfredo ainda incentiva e investe nas apresentações de grupos culturais e brincantes anônimos de comunidades rurais, comunidades periféricas das pequenas cidades e das classes melhor posicionadas em nossa sociedade, os famosos caboclinhos, burrinhas, Catirinas e Maracatus, principalmente durante as festividades carnavalescas.
Educação
João Alfredo se destaca na educação através do Índice Criança Alfabetizada do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), alcançando a marca de 75,79%, superando a média estadual que marcou 60,79% e a média nacional que chegou a 59,2%.
Promoveu o Projeto Saúde Bucal nas Escolas, uma iniciativa das Secretarias de Educação e Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia. O projeto tem como objetivo promover a educação e prevenção sobre saúde bucal entre os alunos da rede municipal, com atividades educativas, exames e tratamentos preventivos. A ação visa criar uma cultura de cuidado com os dentes desde a infância, evitando problemas bucais futuros e garantindo um sorriso saudável para as crianças.
Recentemente adquiriu dois novos veículos para reforçar a frota de transporte escolar do município. Os equipamentos entregues foram um micro-ônibus e um Marruá, traçados 4x4, que vão garantir mais conforto, segurança e acessibilidade para os estudantes, especialmente aqueles que residem na zona rural.
Personalidades
João Alfredo é um celeiro de personalidades de destaque nacional e regional, que fizeram história, como Bon senhor Jonas, Padre na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, que combateu o analfabetismo no município. Antes da atuação do Bon senhor, a população de João Alfredo era 70% analfabeta, através do seu trabalho essa realidade mudou consideravelmente.
Temos Severino Cavalcanti que teve um impacto significativo na cidade, onde ele nasceu e construiu grande parte de sua carreira política, também conhecido como Seu Zito, foi deputado estadual por sete mandatos consecutivos e federal por três. Ele também foi prefeito de João Alfredo e presidente da Câmara dos Deputados. Seu legado é marcado por suas posições conservadoras e sua influência política duradoura. No entanto, sua carreira não foi isenta de controvérsias, especialmente envolvendo o famoso caso do "mensalinho", que levou à sua renúncia da presidência da Câmara em 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário