Atividade compôs etapa prática de curso ofertado dentro da Funase durante caravana profissionalizante
A Caravana Juventude em Movimento, promovida pelo Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), entrou na reta final aliando solidariedade e aprendizagem profissional. Nesta semana, dez adolescentes da Casa de Semiliberdade (Casem) Olinda promoveram um mutirão de corte de cabelo masculino em uma casa de acolhimento do município. Eles atenderam ao público como etapa prática de um curso nessa área, do qual participaram em janeiro.
A ação foi articulada pela coordenação técnica da Casem Olinda junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos. Os adolescentes foram acompanhados por agentes socioeducativos, técnicos e pelo instrutor Ronny Fernando, do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase e responsável pelas aulas. “As duas ações, voltadas para um público em situação de vulnerabilidade social, representaram uma forma de esses adolescentes devolverem à sociedade algo produtivo, algo que aprenderam em cursos dentro da Funase”, avaliou a coordenadora geral da Casem Olinda, Brenda Pitanga.
Na semana passada, jovens participantes do curso já haviam feito um mutirão no Centro de Internação Provisória (Cenip) Recife, outra unidade da Funase. Já os adolescentes da Casem Areias, na Zona Oeste do Recife, montaram uma barbearia itinerante em plena calçada para promover uma ação semelhante, tendo como público moradores de uma comunidade próxima à unidade.
Além da Casem Olinda e da Casem Areias, outras três Casas de Semiliberdade situadas na Região Metropolitana estão participando da Caravana Juventude em Movimento: Rosarinho e Casa Amarela, destinadas ao público masculino, e Santa Luzia, situada na Iputinga e voltada ao atendimento de socioeducandas. Mais de 100 adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas estão participando dos cursos profissionalizantes e ações de esporte, cultura e lazer ofertadas durante a ação.
Juntamente com o curso de Corte de Cabelo Masculino, oficinas de aperfeiçoamento profissional realizadas na Biblioteca Pública do Estado e o curso de Introdução à Automação Eletroeletrônica também integram o rol de ações. As primeiras certificações aos alunos concluintes começarão a ser entregues nesta quinta (6). A caravana deve ser encerrada com um torneio de automação na sede da Funase. As equipes terão o desafio de fazer um circuito eletrônico funcionar, prezando por velocidade e acabamento da montagem.
Imagens: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário