sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Saúde de Machados ganha destaque em rankings importantes para o estado de Pernambuco

O município conseguiu a 2° colocação em desempenho em saúde na II Geres e o 42° ocupação estadual no Ranking Previne Brasil com melhores indicadores na área

 


O município de Machados, Agreste Pernambucano, conseguiu ficar no 2° lugar no ranking de melhor desempenho em saúde na II Geres. A gestão municipal conseguiu esse destaque através da garantia dos investimentos federais, de recursos para manter os serviços básicos de saúde, da quantidade de acompanhamento e na qualidade do oferecimento.

 


A cidade conseguiu ultrapassar outros municípios circunvizinhos. As localidade que fazem parte da II Geres no Agreste e na Mata Norte, atualmente são, vinte, entre eles estão: Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério, Vicência.

 


“Importante enfatizar que dentro da segunda regional de saúde ficamos a frente de todos os municípios circunvizinhos, que possuem mais recursos e maior rede de assistência à saúde, porém, mesmo com recursos limitados conseguimos ter periodicamente reuniões com todos os coordenadores, onde fazemos uma autoavaliação dos serviços prestados à população”, ressaltou a secretária de saúde de Machados, Leângela Pegado.

 


A secretária ainda anuncia os próximos passos da pasta e quais novidades os munícipes podem esperar da gestão. “Agora é o momento para desenvolvermos novas estratégias e executamos de forma prática, junto ao monitoramento contínuo com foco em buscar resolutividade aos obstáculos mais agravantes do dia a dia do município. Em breve iremos inaugurar mais duas novas Unidades de Saúde da Família, já temos projetos aprovados no Ministério da Saúde, apenas aguardando a liberação de recursos e outros em andamento que fará a saúde de Machados avançar ainda mais”, comentou Leângela.

 


A cidade também se destacou no Ranking da Previne Brasil Q3/2022 ocupando a 42° posição estadual de melhores indicadores da saúde. Em resultados anteriores o município já esteve na 90° posição, atualmente através da informatização, o local tem avançado neste quesito como explica Leângela. “Um dos pontos altos para conseguirmos chegar a essa posição foi os cuidados com a saúde da mulher. Através da prevenção e também no auxílio às gestantes, com atendimentos exclusivos na odontologia, acompanhamentos nas consultas do pré-natal, e realizando palestras, ações e encaminhamentos para as mulheres. Oferecemos especialidades médicas como ginecologistas e neurologistas. Tudo isso foram ações voltadas para as mulheres”, afirmou.

 


“Conseguimos essas posições nestes rankings é apenas o início, a saúde segue avançando e o resultado só tem a melhorar. Por trás dessas metas existe uma equipe de profissionais preparados e qualificados para servir a sociedade. O prefeito Juarez Rodrigues nos dar todas as condições para trabalhar, por isso, só temos que agradecer. E o mais gratificante de tudo é saber que diante das ações, melhorias e inovações que vêm sendo realizadas, é para o benefício da população, sobretudo para o atendimento e preservação da vida daqueles que mais precisam”, concluiu a secretária de saúde de Machados, Leângela Pegado.



Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário