quarta-feira, 11 de setembro de 2024

HC recebe visita da secretária estadual de saúde e propõe novo modelo de contratualização de serviços

No encontro, a gestão do HC explicou como funciona o financiamento via PROHSUS e os benefícios a serem gerados


O Hospital das Clínicas da UFPE recebeu a visita da secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, na manhã desta terça-feira (10). O encontro entre as gestões do hospital universitário e da SES discutiu a regulação de leitos e a possibilidade de mudança do modelo atual de orçamentação parcial para a contratualização global dos serviços de assistência à saúde prestados pelo HC, uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
 
O superintendente do HC, Filipe Carrilho, fez uma rápida apresentação sobre a contratualização global proporcionada pelo financiamento do Programa Nacional de Qualificação e Ampliação dos Serviços Prestados por Hospitais Universitários Federais Integrantes do Sistema Único de Saúde (PRHOSUS) e mostrou algumas das suas vantagens.
 
“Por esse novo modelo de orçamentação global, cobriremos 100% do nosso custeio, além de contribuir na ampliação de oferta de serviços que são importantes para a melhora da rede estadual de saúde”, destacou o gestor.
 
Entre as vantagens, estão a ampliação de cirurgias e procedimentos (ambulatoriais e hospitalares) e a abertura de novos procedimentos, como a broncoscopia infantil e o implante coclear, por exemplo. Essa nova pactuação leva em consideração a capacidade instalada atual e as necessidades da Rede de Atenção à Saúde do SUS.
 
A secretária Zilda Cavalcanti ressaltou a parceria com o HC: “É muito importante a participação de hospitais universitários compondo a rede estadual. Ficamos muito felizes com essa maior aproximação com o HC numa atuação em rede cada vez mais forte em todo o Estado”.
 
Pelo HC, além de Filipe Carrilho, participaram o gerente de Atenção à Saúde, Glauber Leitão; a gerente de Ensino e Pesquisa, Claudia Marques; o gerente administrativo, Wagner Cordeiro; a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Gisele Vajgel; a chefe da Divisão Médica, Inês Remígio; o chefe da Divisão de Enfermagem, Francisco Amorim; a chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Lúcia Reis; a chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Maíria Pitta; a chefe interina do Setor de Contratualização e Regulação, Maria Carolina Romeiro; e a chefe da Unidade de Ambulatório, Taciana Lima. Pela SES, Zilda Cavalcanti veio acompanhada da secretária executiva de Atenção à Saúde, Domany Cavalcanti, e de mais quatro gestores da regulação estadual.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário