sexta-feira, 28 de março de 2025

Alepe faz mutirão de triagem para cirurgia de catarata

Ação é promovida em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), entidade responsável pelo diagnóstico e tratamento da doença

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), abre nesta segunda-feira (31/03) os agendamentos do mutirão para triagem e tratamento de catarata. Serão oferecidos 300 atendimentos gratuitos à população. Os agendamentos serão realizados, exclusivamente, pela central telefônica da Assembleia no período de 31/03 (segunda-feira) a 04/04 (sexta-feira). Já os atendimentos serão realizados na semana seguinte, nos dias 07/04 (segunda-feira) e 08/04 (terça-feira). 

O mutirão de triagem será feito no hall do Edifício Miguel Arraes, sede da Alepe, na Rua da União, bairro da Boa Vista. Os agendamentos funcionarão nos horários de atendimento da Assembleia, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16 horas, pelos telefones (81) 3183-2424 e (81) 3183-2026. O mutirão acontecerá das 9h às 16h.  

Não haverá consulta médica nesta primeira etapa. Os pacientes serão avaliados por técnicos da Fundação Altino Ventura, que farão os exames específicos de oftalmologia e os encaminharão à FAV para realização de consultas e cirurgias quando necessárias. Podem participar do mutirão pessoas a partir dos 55 anos.  

A ação é coordenada pela Superintendência de Saúde da Alepe em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV). De acordo com o primeiro secretário da Casa, deputado Francismar Pontes (PSB), o mutirão é um importante alerta à população sobre os problemas de visão e a Assembleia vem contribuir para agilizar a realização de eventuais cirurgias de catarata.  

“Nem todas as pessoas têm acesso aos serviços necessários para identificar a doença e solucionar o problema de maneira rápida e eficaz. A Alepe fará esse atendimento gratuitamente à população pernambucana”, enfatizou.

Na avaliação do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), o diagnóstico precoce é essencial para evitar os problemas de visão, que muitas vezes levam à cegueira pela falta de um tratamento adequado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário