sexta-feira, 28 de março de 2025

Trabalhadores em educação rejeitam proposta do Governo

O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) realizou uma assembleia geral na manhã desta sexta-feira (28) no Teatro da Boa Vista lotado com mais de 2 mil servidores e servidoras da educação pública estadual (professores, analistas e administrativos). De forma unânime, a categoria rejeitou a proposta do Governo do Estado apresentada na mesa de negociação do último dia 26. O Governo propôs reajuste do piso no valor de 6,27% para professores e professoras, a partir de janeiro para quem está abaixo do piso e a partir de setembro para quem tem salário acima do piso. Para analistas e administrativos, a proposta foi de 4,9% também a partir de setembro. Ambas propostas foram rejeitadas.

Em suas reivindicações salariais, o Sintepe exige a aplicação do índice de 6,27% do Piso do Magistério para toda a categoria, sejam professores, analistas e administrativos. O Sindicato também cobra um acréscimo de 50% do percentual do piso para professores com formação superior ou licenciatura, visto que o Piso do Magistério já é garantido para professores com nível médio (normal médio). 

“Primeiro, não aceitamos reajustes diferenciados entre professores, analistas e administrativos. Nossa categoria é uma só. Também alertamos o governo que o achatamento da carreira está insustentável e que é preciso a aplicação de um índice maior para trabalhadores em educação que têm licenciatura, especialização, mestrado e doutorado, visto que o Piso Nacional do Magistério é para quem cursou até o normal médio”, explicou Ivete Caetano, presidenta do Sintepe.

A próxima rodada de negociação será no dia 15 de abril. Até lá, o Sintepe promete muita mobilização e protestos por valorização profissional. 

ESTRUTURA DAS ESCOLAS

O Sintepe também exigiu um plano de climatização para todas as mais de 1 mil escolas estaduais, de forma que seja executado até o fim do ano de 2025. Quanto à merenda escolar, o Sindicato também trouxe a reclamação da categoria e dos estudantes da pouca qualidade e pouca variedade. O Sintepe tem realizado protestos em dezenas de escolas e apoiado outras mobilizações realizadas pelos estudantes. 

CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÕES

30 de março - No próximo dia 30 de março, haverá um ato promovido pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) pela prisão e condenação dos golpistas que participaram da tentativa de abolição da democracia no dia 8 de janeiro de 2023.

01 de abril - O Sintepe realizará um seminário para debater o golpe civil-militar de 1964.

09 de abril - Será o Dia Estadual de Mobilizações em Defesa da Escola Pública, com protestos nas escolas em todo o Estado, unindo professores, trabalhadores em educação e estudantes.

15 de abril - Mesa de Negociação entre Sindicato e Governo do Estado e, ao mesmo tempo, novas mobilizações em defesa da escola pública.

23 de abril - Paralisação Nacional da Educação que ocorrerá na Rede Estadual de Pernambuco

24 de abril - Assembleia Geral da categoria

29 de abril - Marcha da Classe Trabalhadora, em Brasília (DF)

01 de maio - Dia do Trabalhador e da Trabalhadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário