sábado, 31 de maio de 2025

Coronel Sebastião Rufino: 90 anos de idade, parte dela dedicado ao Estado de Pernambuco

No Agreste Setentrional, Sebastião Rufino construiu diversas alianças políticas com prefeitos, vereadores e lideranças dos municípios que compõem essa região

Hoje, dia 31 de maio de 2025, o Coronel Sebastião Rufino Ribeiro, comemora 90 anos de idade, figura emblemática no Agreste Setentrional, consolidou uma carreira política exitosa no Estado de Pernambuco. Foi prefeito do Bom Jardim, deputado estadual por cinco mandatos, ex-secretário da prefeitura do Recife na gestão de João da Costa (PT) e ocupou vários cargos no governo Estadual. Entre eles, no Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) por duas vezes.

O blog "O Repórter Que Chega Primeiro", preparou uma homenagem a essa figura tão importante para a história política do país.

Trajetória

Nascido em Bom Jardim, Agreste pernambucano, em 1935, Sebastião Rufino, se formou em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1970, em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em 1973, e no curso de Relações Públicas. 

Ingressou na Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE) como soldado, em 1957, onde passou por todos os postos até chegar a Coronel, em 1980. Em sua trajetória de trabalho também atuou como árbitro da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), em seguida na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e na Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Começou sua carreira política em 1988, neste período, Rufino disputou, pelo Partido da Frente Liberal (PFL), a vaga para prefeito no município do Bom Jardim, ganhando as eleições em 15 de novembro. 

Em 1994 Coronel Rufino fez seu sucessor em Bom Jardim, sendo eleito o secretário de Saúde da época. Em 1996 elegeu o Filho Fabiano Rufino, o popular Fabinho Rufino, considerado o prefeito mais jovem do país, na época com 21 anos, sendo reeleito com o apoio do pai em 2000.

Buscando firmar uma carreira política exitosa, o ex-gestor foi construindo alianças importantes e se destacando em cargos que davam visibilidade.  

Passagem pela ALEPE

Sua carreira na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE) iniciou em 1995, quando foi eleito deputado estadual pelo PFL, com 18.611 votos, em 1994.9 Durante seu primeiro mandato, ocupou o cargo de Primeiro Secretário da Assembleia Legislativa no biênio 1997-1998, com o apoio do então governador Miguel Arraes de Alencar. Foi reeleito em 1998 pelo PFL com 31.045 votos, e novamente em 2002, pelo mesmo partido, com 35.816 votos, período em que presidiu a Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação de 2003 a 2006, consolidando sua posição política.

Tentando um quarto mandato em 2006 (PFL), Rufino ficou na primeira suplência da coligação União Por Pernambuco, com 35.857 votos. Em 04 de abril de 2007, assumiu temporariamente o mandato devido à licença médica do deputado João Negromonte (PMDB), e em 05 de julho de 2007, assumiu definitivamente após Romário Dias (PFL/DEM), se tornar conselheiro no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE).

Após os quatros mandatos, continuou a destacar-se na Assembleia Legislativa, sendo eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico em julho de 2007, e em 2009, foi eleito Segundo Secretário da ALEPE para o biênio 2009-2010. Já em 2010, ao tentar seu 5º mandato pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), ficou novamente na suplência, mas retornou brevemente à Assembleia Legislativa no início de 2011 após a convocação de Laura Gomes para a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, no governo de Eduardo Campos (PSB).

Nesta sua passagem na Casa Joaquim Nabuco, serviu como vice-líder da bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB), foi integrante titular da Comissão de Administração Pública; da Comissão de Meio Ambiente; suplente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação; e da Comissão de Ética Parlamentar.

Em 2014 foi empossado o novo dirigente da Escola do Legislativo (Elepe) do Parlamento Estadual. 

Assumiu a Secretaria de Habitação da Prefeitura do Recife, na gestão de João da Costa (PT), em 05 de agosto de 2011, onde permaneceu até abril de 2012, quando decidiu disputar o pleito para a Prefeitura de Bom Jardim, novamente pelo PSB. 

Essa foi à última disputa eleitoral do Coronel, que em 2014, encerrou sua carreira política como candidato. A partir deste período atuou apoiando outras figuras políticas na região e no estado. Em 2020, Sebastião declarou apoio a atual prefeito do Bom Jardim, João Neto, o popular Janjão, na época pelo Partido Liberal (PL).

Agreste Setentrional de Pernambuco

No Agreste Setentrional de Pernambuco, Sebastião Rufino construiu diversas alianças políticas com prefeitos, vereadores e lideranças dos municípios que compõem essa região.

O vereador de Limoeiro, Zé Higino (MDB), filho do deputado estadual Artur Correia de Oliveira (In Memória), amigo do Coronel Rufino, contou que apoiou o ex-parlamentar em 1998, junto com o grupo político ligado ao seu pai. E que Rufino honrou com os compromissos. “Ele foi um deputado que apoiou o grupo, fortalecendo nas indicações da cidade, e marcou presença em Limoeiro. Na sua trajetória política, o Coronel fortaleceu sua imagem na região, trazendo para o município o Programa Leite de Pernambuco, que beneficiou muitas famílias em vulnerabilidade social. E, convivendo, criamos um laço de amizade e respeito”, frisou o filho de Artur Correia.

O atual prefeito de João Alfredo, José Antônio Martins da Silva, conhecido por Zé Martins (PSB), também teve forte ligação com o Coronel Rufino. Quando vereador e presidente da Câmara Municipal, Zé Martins apoiou Rufino para deputado.

"O nosso querido Coronel Rufino, tive a oportunidade de votar nele quatro vezes para deputado estadual. Muito me orgulhou te votado no senhor Coronel. O senhor é referência na região. Por onde o senhor passou, honrou os votos dos pernambucanos, especialmente da nossa região e daqui de João Alfredo, principalmente", pontuou o gestor.

E continuou. "Somos muitos gratos em termos a oportunidade de conviver  com o senhor e ter lutado ao seu lado. E hoje é dia de festejar a sua vida, a vitória de ter o senhor vivo e servindo a Pernambuco com força, fé, saúde e determinação, o que norteia a sua vida", ressaltou Zé Martins.

O prefeito do Bom Jardim, João Neto, o popular Janjão (PSD), exaltou a liderança do Coronel Sebastião Rufino. "Eu quero neste dia tão especial desejar muita saúde, paz e amor ao grande bonjardinense Coronel Rufino. Esse grande líder que ao longo dos anos levou o nome de Bom Jardim para fora das fronteiras bonjardinenses e do nosso Estado. Bom Jardim ficou conhecida nacionalmente. Então devemos muito ao amigo Coronel Rufino", afirmou Janjão.
  
Referência para a Vice-Governadora


Para a atual vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (PSD), trineta de Bom Jardim, o Coronel Rufino é uma referência política na sua vida. “O Coronel Rufino é uma das minhas referências políticas mais importantes. Mais nova, já tinha convivência com Rufino, que foi chefe da Casa Militar enquanto meu pai, Gustavo Krause (UNIÃO BRASIL), foi governador de Pernambuco, de 1986 a 1987 pelo PFL. Ele tinha uma relação de muita confiança com nossa família. Rufino era amigo da minha mãe, presenciei muitas reuniões dele com a família. O Coronel é um administrador público nato”, conclui a vice-governadora.

Ministro André de Paula

O atual Ministro da Pesca e Aquicultura do Brasil, Vice-presidente Nacional e Presidente Regional Pernambucano do Partido Social Democrático (PSD), André de Paula, teve forte ligação com o Coronel Rufino quando eram deputados estaduais em 1994. Nos anos de 1998, 2002 e 2006 fizeram uma dobradinha trazendo alguns benefícios para a região. Em 2014, Rufino não foi candidato, mas apoiou André (PSD).

Em 1998 e 2002 os dois tiveram uma votação expressiva no Agreste Setentrional Pernambucano, sendo majoritários na cidade de Bom Jardim. Em 1998, André de Paula foi o deputado federal mais votado na história do município. 

Segundo o Ministro, Sebastião Rufino faz parte da sua trajetória política. “Um amigo dileto que fiz na vida pública e pessoal. Se eu tivesse que eleger algumas pessoas para poder contar a minha história na vida pública e na política, seguramente o Coronel Rufino seria uma figura central”, frisou.  

E continuou. “Ele foi meu parceiro por diversas vezes, em diversas eleições, desde quando militávamos no mesmo partido. Temos uma relação que se estende à nossa família, de carinho, de consideração, de parceria política e pessoal. Portanto, Rufino é uma pessoa muito especial para mim. Rufino é um amigo do coração”, destacou André.

Mendonça Filho

O deputado federal  Mendonça Filho (UNIÃO), teve atuação ativa na vida do Coronel Sebastião Rufino quando ele se candidatou em 1994, pela primeira vez a deputado estadual, fazendo dobradinha com Mendonça que concorria a deputado federal, ambos pelo PFL, em Bom Jardim e alguns municípios da região, os dois foram majoritários em Bom Jardim.

Em 1998 Mendonça Filho foi candidato a vice-governadoria do Estado, Rufino também apoiou ele, e tinha forte participação no governo em busca de recursos para o município. Mendonça foi vice-governador duas vezes com Jarbas Vasconcelos, de 1998 a 2002, sendo bem votado em Bom Jardim com o apoio de Rufino. Em 2006, Rufino fez campanha na cidade para Mendonça no primeiro e segundo turno, infelizmente ele não ganhou as eleições naquele ano.

O parlamentar destacou a atuação do Coronel Sebastião Rufino no Estado de Pernambuco. "Alegria grande celebrar o aniversário do Coronel Sebastião Rufino. Um amigo de longa data, uma figura icônica na política pernambucana e no desporto, principalmente no futebol. Árbitro Fifa, admirado e respeitado por sua integridade e por sua capacitação técnica profissional e ao mesmo tempo um político que fez uma trajetória belíssima. A partir de Bom Jardim, sua terra, onde foi prefeito", destacou.

Continuou. "Depois como deputado estadual, eu tive a honra de acompanhar seus mandatos. Como amigo e admirador quero homenageá-lo e dizer da minha enorme satisfação de celebrar com sua família  e com seus amigos essa data tão marcante. Figura muito querida e respeitada em Pernambuco", frisou o deputado federal.

Família

O secretário de Esportes e Juventude do Bom Jardim, ex-vereador do município e Arbitro de Futebol, Sebastião Rufino Ribeiro Filho, mais conhecido como Rufininho, filho do Coronel Rufino, relembra os feitos realizados pelo seu pai na cidade. “Naquela época como prefeito do Bom Jardim, meu pai deixou algumas marcas que ainda hoje são reconhecidas pela população. Ele foi pioneiro a trazer o transporte escolar para a região e conseguiu mais segurança para a cidade. Tinha um sonho de colocar toda eletrificação do município e como prefeito, deu o “ponta pé” inicial nisto. Meu pai procurou fazer pelos agricultores, colocando um caminhão a disposição dos feirantes para buscar suas mercadorias nos sítios e levar para a cidade e no pós-feira.  Destaco ainda apoio que deu às festas culturais e religiosas”, ressaltou Rufino Filho.

Emocionado, Rufininho fala do Coronel como pai e o convívio em casa. “Meu pai sempre foi aquele paizão protetor, orientador, conselheiro, com bons exemplos. Eu e meus irmãos nos espelhamos muito nele. Mesmo com sua vida diária corrida, sempre buscou ter o tempo com a família. Quando tinha oportunidade, viajávamos juntos, fazíamos reuniões em casa. Nossa família tem muito orgulho o pai, do amigo, do esposo, do filho e do irmão que ele é”, disse, orgulhoso, Rufino Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário