Com previsão de 16 cirurgias, atividade integra a iniciativa do “Ebserh em Ação”
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, vinculado à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoverá um mutirão de hernioplastia (cirurgia de hérnia) e de colecistectomia (cirurgia de remoção da vesícula biliar) por videolaparoscopia neste sábado (31), das 9h às 17h. Estão previstas 16 cirurgias em pacientes já regulamentados no hospital.
A equipe de frente das cirurgias será composta por cinco cirurgiões, três enfermeiras e seis técnicos de enfermagem. O mutirão integra o "Ebserh em Ação", iniciativa da Ebserh, em parceria com o Ministério da Saúde, que visa ampliar o acesso a cirurgias e exames especializados em hospitais universitários federais, contribuindo para a redução de filas do SUS.
"Hoje, no SUS, existe uma demanda reprimida em relação à realização de procedimentos de pequena e média complexidade. Esse mutirão é muito importante justamente para tentarmos diminuir esse problema, diminuindo a fila de espera", disse o médico solicitador Fernando Santa Cruz, plantonista da Unidade de Emergência e residente de Cirurgia do Aparelho Digestivo.
Hérnia abdominal é o escape (protusão) parcial ou total de um ou mais órgãos por uma abertura que se abre, por má formação ou por enfraquecimento, nas camadas de tecido protetores dos órgãos internos do abdômen. As hérnias que serão operadas no mutirão são do tipo umbilicais e inguinais primárias, com tamanho máximo de dois centímetros. Já as colecistectomias são realizadas em pacientes que apresentam quadro de colelitíase sintomática – ou seja, cálculos na vesícula biliar, com sintomas como dor abdominal intensa, náuseas e vômitos.
Sobre Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário