quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Funase reforça orientações da campanha Outubro Rosa

Servidores participaram de palestra nesta quarta-feira, no Recife. Nas unidades socioeducativas, ao longo do mês,
atividades alusivas à campanha foram promovidas para socioeducandos, familiares deles e funcionários


Servidores da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) participaram, nesta quarta-feira (30), de uma palestra em alusão ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. Com o tema “Mitos e verdades sobre alimentação e câncer”, a explanação buscou estimular as pessoas a mudar hábitos nutricionais e a praticar exercícios físicos como forma de prevenir a doença. O evento ocorreu na sede da Funase, no Recife, e contou com a participação de mais de 30 funcionários e funcionárias.

“Muitas pessoas, de forma equivocada, só reveem sua alimentação quando a doença já está instalada. Enquanto a gente tem saúde, podemos mudar nossos hábitos”, destacou a nutricionista Andréa Barros, especialista em nutrição oncológica e palestrante do evento. Na sequência, a profissional entregou cartilhas elaboradas pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) para informar aos pacientes sobre os riscos da propagação de dietas restritivas e de alimentos apontados como milagrosos no tratamento do câncer.


A palestra foi promovida pela Superintendência Geral de Gestão do Trabalho e Educação (Suted) da Funase, por meio da Assessoria Técnica de Gestão de Pessoas (ATGP), também como parte das comemorações do Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28. Nesta quinta (31), às 9h, a programação continua na sede da instituição, com ações de integração dos funcionários.

UNIDADES – Nas unidades socioeducativas, as atividades alusivas ao Outubro Rosa vêm ocorrendo desde o início do mês, buscando atingir socioeducandos, familiares deles e servidoras da instituição. A principal mensagem é sobre a importância do autoexame e das consultas de rotina para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Já foram promovidas palestras e outras ações em unidades como o Centro de Internação Provisória (Cenip) Santa Luzia, no Recife, a Casa de Semiliberdade (Casem) Caruaru e o Cenip Caruaru, no Agreste do Estado. Nesta semana, estão previstas atividades na Casem Areias e no Case Santa Luzia.


Imagens: Divulgação/Funase

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Lei de Acesso à Informação de Pernambuco completa 7 anos


A Lei Estadual Nº 14.804, mais conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), chega aos 7 anos. Nesse período, foram contabilizados mais de 7.400 pedidos de acesso à informação nas plataformas disponibilizadas pelo Governo de Pernambuco, além de outros 1,6 milhão de acessos ao portal criado especificamente para atender à legislação (www.lai.pe.gov.br). A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), que monitora as demandas do site da LAI, identifica uma evolução consistente por pedidos de informação em Pernambuco. Em 2013, foram 273 e, de janeiro a outubro de 2019, já são 1.708, devendo ultrapassar a marca de 2 mil em dezembro próximo.



Também neste período, a OGE, vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), verificou que houve a redução do tempo médio de conclusão de um pedido, que era de 28 dias no primeiro ano, passando, atualmente, para 16. “É notável a evolução desse serviço prestado pelo Governo do Estado. De 2013 pra 2019, aumentamos em quase seis vezes a quantidade de pedidos atendidos, respondendo em quase metade do tempo médio verificado seis anos antes”, destaca a secretária da SCGE e ouvidora-geral, Érika Lacet.


Como parte das comemorações dos 7 anos da LAI, recentemente a SCGE reestruturou o portal, que ganhou novo leiaute, ficando mais moderno e de fácil compreensão. A secretária Érika Lacet explica que a proposta foi oferecer aos usuários uma página mais rápida e responsiva, simples de ser consultada por qualquer pessoa, em qualquer dispositivo.


Criada para facilitar o acesso à informação pública, a página da LAI na internet reúne e divulga dados de interesse coletivo ou geral dos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado de Pernambuco. Coordenada e monitorada pela SCGE, a plataforma contempla todas as informações exigidas pela lei, como telefones, organograma, principais atribuições, relação de contratos e relatórios de interesse público. Também estão disponíveis seções complementares para áreas específicas, como saúde e reforma agrária

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

O AUTO DA COMPADECIDA FEZ SUCESSO NA CIDADE DE LIMOEIRO DURANTE O FESTEL.



A Cidade de Limoeiro está sendo palco da 17° edição do Festival de Teatro de Limoeiro (FESTEL). A semana mal começou e já foi proporcionado ao público Limoeirense um espetáculo de “tirar o fôlego”.  O espetáculo “Auto da Compadecida” teve início próximo às 15h30min e contou com a presença de quase 300 pessoas segundo a organização do Evento. O Palco estilo Caixa Italiana do Centro Cultural Ministro Marcos Vinícius Vilaça, foi o escolhido para tamanha apresentação que contou com 17 pessoas em cena além de diretores, músicos, técnicos, motoristas e equipe de produção. O traço mais exuberante da peça, é que a mesma é encenada em sua totalidade com a trilha sonora cantada e tocada AO VIVO, seguindo cada passo para o findar do espetáculo.  Dentre os presentes, se fez maioria os alunos da Escola Cônego Fernando Passos e os educandos do Educandário Maria Clara, ambos localizados na zona urbana de Limoeiro.  


O Espetáculo é uma espécie de Trabalho de Conclusão que os alunos do curso de Teatro na Cia Cênicas apresentaram sendo esta a terceira vez que o espetáculo é encenado para grande público, como exclamou o Representante do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculo e Diversão de Pernambuco (SATED/PE): O espetáculo está verde ainda, ele vai amadurecendo aos poucos. Existem algumas linhas a serem corrigidas, mas com o tempo tudo se acerta.

Vale ressaltar que a turma apresentadora é a mesma que estava em sala de aula aprendendo em 2018 como chegar ao resultado que foi apresentado. Muitos não possuíam intimidade com o teatro sendo o Auto da Compadecida a primeira peça que alguns apresentaram. O elenco foi bem diversificado, dentre os atores, havia pessoas de diversas religiões, idades e localidades do Recife.  Um fato curioso e que despertou a atenção do público presente, foi que em meio a tantos jovens uma senhora se destacava com a sua alegria. Não demorou muito até ela se identificar no fim do espetáculo que era Professora da Cia de Teatro e que aos 68 anos de idade aceitou a proposta de ser uma das palhaças do espetáculo, os palhaços que segundo Ariano possuem uma característica especial, pois eles têm o dever de “cegar” o público enquanto o ambiente é montado para a próxima cena.

Além dos alegres palhaços; o Bispo chamou atenção com a sua entonação estilo portuguesa; o Padre com o seu estilo mais acanhado e ao mesmo tempo “abocanhador”; A mulher do padeiro com seu figurino elegantíssimo e uma entonação impecável; O próprio padeiro com seu maravilhoso cabelo que combina com a sua atuação em cena; O sacristão nem se fala, ele te um gingado em cena espetacular; O cangaceiro Severino desempenhou muito bem o papel sendo rude nos momentos certos e humilde quando deveria; O ajudante de Severino com suas mímicas divertiu todo mundo;  Chicó com seu jeito matuto e ao mesmo tempo um olhar de esperança; João Grilo adentrou no palco já em êxtase que resultou no sucesso do espetáculo; O major Antônio Moraes apesar de ter entrado em cena poucas vezes, nos momentos de tremores transportou ao público a raiva que o mesmo sentia; O capeta levou o espetáculo como deveria levar e superou as expectativas calorosas do público; As “diabetes” chamaram a atenção com sua coreografia e mobilidade do corpo; A compadecida com seus cabelos longos encantou a todos com a voz que ecoou no salão quando cantou a música de encerramento; O Cristo nos trouxe uma lembrança clara de que no céu não há racismo e o personagem fez isso muito bem. O espetáculo tem a direção geral de Antônio Rodrigues e a direção musical de Douglas Duan.




Nossa Reportagem enviou com caráter de urgência o resumo do espetáculo junto com arquivos de imagens e vídeos que foram avaliados por quatro profissionais do ramo teatral, sendo dois da Itália e dois do Recife. Após breve análise os críticos enviaram a nossa redação a réplica daquilo que observaram e esta réplica será posteriormente envidada a Cia. de teatro.



REPORTAGEM
MARCUS VINÍCIUS








A 6 dias do Enem, 1,2 milhão de inscritos não sabem o local do prova


Esses estudantes ainda não acessaram o Cartão de Confirmação da Inscrição, que está disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem, que pode ser baixado nas plataformas Apple Store e Google Play.
Segundo balanço divulgado hoje (28) pelo Inep, 3,9 milhões de participantes, o equivalente a mais de 76% dos quase 5,1 milhões de inscritos no Enem 2019, acessaram o Cartão até a manhã desta segunda-feira.
Além do local de prova, os estudantes podem conferir, no cartão, o número da sala onde farão o exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados, entre outras informações. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em 1.727 municípios brasileiros.
Declaração de comparecimento
Quem precisa comprovar presença no dia de prova do Enem deve imprimir a Declaração de Comparecimento personalizada, também disponível na Página do Participante. Para esses casos, de acordo com o Inep, é indispensável que a declaração seja impressa e entregue ao aplicador no dia do exame.
O instituto esclarece que não fornece comprovante de participação após o dia da prova. Para o primeiro dia do Enem, a declaração já está disponível. No dia 4 de novembro, dia seguinte ao primeiro domingo de aplicação do exame, o Inep disponibilizará a Declaração de Comparecimento do segundo domingo de provas, em 10 de novembro.
Recomendações
O Inep recomenda que os participantes imprimam o cartão de confirmação e, aqueles que precisam, imprimam a declaração de comparecimento e levem os dois para a aplicação do exame.
Uma vez sabendo o local de aplicação, a dica é que os participantes façam o trajeto de casa até o lugar, para avaliar a duração do trajeto no dia da prova. Isso para que os estudantes conheçam o percurso e saibam o tempo que vão gastar de casa até o local da prova.
No dia do Enem, a dica é chegar no local com antecedência. Os portões abrirão às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h.
Devido a diferenças de fuso horário no país, o Ministério da Educação (MEC) divulgou a hora local de aplicação do Enem em diferentes regiões.
Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior.
Os estudantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Edição: Kleber Sampaio

Agência Brasil
    




quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Familiares de socioeducandos e funcionárias da Funase participam de ações no Outubro Rosa

Atividades, que estão ocorrendo nas unidades socioeducativas, incluem palestras que ressaltam a importância do autoexame


A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) vem promovendo atividades alusivas ao Outubro Rosa, mês voltado para a prevenção do câncer de mama. As ações estão sendo direcionadas, principalmente, a servidoras da instituição e mães dos adolescentes atendidos. O objetivo é levar mais informações sobre o tema, abordando cuidados e a importância do autoexame.

No Centro de Internação Provisória (Cenip) Santa Luzia, no Recife, as socioeducandas puderam participar de uma palestra com o tema “Autoexame, identificação de anormalidades nas mamas e diagnóstico precoce”. A ação foi conduzida pela médica Olívia Arruda. Além das adolescentes, agentes socioeducativos e a assistente social da unidade também acompanharam a atividade.


Na Casa de Semiliberdade (Casem) Caruaru, um espaço foi montado para receber os adolescentes participantes. Balões em alusão à cor do movimento e brindes com frases de empoderamento feminino compuseram a decoração lúdica. A atividade contou com a parceria e participação de alunos do curso de Serviço Social da Universidade Paulista (Unip) em Caruaru.

O Centro de Internação Provisória (Cenip) Caruaru foi outra unidade que recebeu ações alusivas ao Outubro Rosa. Uma roda de conversa foi aberta para o debate, com a participação da gerência da Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Andorinha, situada na região. O espaço viabilizou que familiares de socioeducandos pudessem participar e tirar dúvidas sobre o câncer de mama.

Até o fim do mês, mais atividades alusivas ao movimento ocorrerão em outros locais em que a Funase mantém atividades. Na sede da instituição, no Recife, por exemplo, uma palestra está prevista para o próximo dia 30, com foco em funcionárias da fundação.

Imagens: Divulgação/Funase

Prefeitura do Carpina organiza ação voluntária para limpeza de praias



No próximo domingo (27), a Prefeitura do Carpina (PMC) estará organizando um mutirão de voluntariado para ajudar na retirada de óleo, nas praias do litoral norte pernambucano. Um ônibus sairá da Praça Joaquim Nabuco, no centro da cidade, às 7h, com todos os voluntários.

Os interessados devem se cadastrar na sede do Grupamento do Corpo de Bombeiros Floresta dos Leões, que fica na Av. Conselheiro João Alfredo, Bairro de Santa Cruz, ou na Coord. da Defesa Civil do Carpina, localizada na sede da prefeitura do município. No ato da inscrição é necessário estar portando documento com foto.

Uma das metas do mutirão também é arrecadar equipamentos que ajudem na limpeza como luvas de PVC ou látex, máscaras, botas e calçados, pás, ciscadores, peneiras de obra, sacos de ráfia, bonés, camisas UV, bucha de trapo, óleo de cozinha, além de mantimentos para os voluntários como água mineral, frutas e sanduíches.

Para mais informações, entrar em contato com o Coordenador da Defesa Civil do Carpina, Sérgio Wicks, pelo telefone (81) 9 8648-1079.


Assessor de Comunicação 

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Força-Tarefa Previdenciária cumpre mandados de busca e apreensão na cidade de Bom Jardim PE

As investigações identificaram fraudes na concessão de aposentadorias por idade e pensões por morte de segurados especiais rurais


Um grupo criminoso que fraudava concessão de aposentadorias por idade e pensão por morte para segurados rurais foi alvo, nesta terça-feira (22), da operação Déjà Vu, da Força-Tarefa Previdenciária em Pernambuco. Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na cidade de Bom Jardim (PE). A Justiça Federal no estado também determinou a suspensão da aposentadoria de uma servidora, que já havia sido alvo de outra Operação (Tabocas), deflagrada no dia 26 de maio de 2018.
As investigações tiveram início em 2016 e identificaram irregularidades em declarações de atividade rural, como a utilização de documentos falsos e a inserção de dados em sistema atestando indevidamente a qualidade de trabalhador rural – segurado especial.
Segundo a Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT), da Secretária Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, estima-se um prejuízo aproximado de R$ 600 mil. Com a deflagração desta operação, a economia gerada é de pelo menos R$ 1,9 milhão, em valores que seriam pagos futuramente aos supostos beneficiários, considerando a expectativa de vida média da população brasileira segundo IBGE.
A operação contou com a participação de 17 policiais federais e um servidor da CGINT. A operação recebeu o nome de Déjà Vu, considerando o significado do termo que nos remete a sensação de já ter visto o fato acontecer anteriormente, no caso específico, fraudes praticadas com o mesmo modus operandi.

Fonte: Previdencial Social


quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Prefeitura de Orobó conquista R$2 milhões de emendas parlamentar


O prefeito de Orobó, no Agreste, Cléber José de Aguiar (Chaparral), está em Brasília acompanhado do vice-prefeito Biu Abreu. Segundo os gestores, o objetivo da ida deles ao Distrito Federal, é de conseguir mais recursos.  Na capital do Brasil, o administrador oroboense anunciou a notícia para a população do município. “Nosso deputado federal Fernando Filho garantiu a liberação de R$ 2 milhões que serão investidos na saúde. Compromisso, trabalho, força de vontade e coragem de correr atrás dos recursos e melhorias para o nosso querido povo é o que não me falta”, comemora Chaparral.


Nas redes sociais, o deputado Fernando Filho também registrou o encontro com o aliado político. “Quarta-feira de reuniões aqui em Brasília, recebendo o prefeito de Orobó, Cléber Chaparral, entre outros amigos e lideranças do nosso Estado. Entre as pautas, falamos sobre a busca por novos investimentos e ações nestas cidades, reforçando o trabalho que já desempenhamos até aqui. É sempre uma alegria estar ao lado de pessoas que somam ao nosso trabalho e contribuem para que Pernambuco ganhe mais força!”, comentou

Fonte: Blog do  Elielson Lima

Pré-candidato a prefeito de João Alfredo organizará encontro com apoio de deputado



O Dr. André Xavier, vereador (PSD) e pré-candidato a prefeito do município de João Alfredo no Agreste de Pernambuco, está articulando um encontro que será realizado no mês de dezembro. O ato reunirá lideranças políticas e simpatizantes do campo das oposições.  Na terra do “Pólo Moveleiro”, partidos como PT e PDT, suplentes de vereador e um grupo do Sindicado dos Trabalhadores Rurais, sinalizam apoio ao projeto político do médico.


A nível estadual, Xavier já conta com o apoio do deputado federal Fernando Monteiro (PP), e Oscar Barreto, ex-deputado, atual secretário de saneamento da prefeitura do Recife e  vice-presidente estadual do PT, partido qual, o pré-candidato deverá disputar as eleições para prefeito de João Alfredo em 2020.  Pela primeira vez o município poderá ter três candidaturas concorrendo uma vaga no executivo. Segundo informações da assessoria, outros nomes poderão se unir em torno do de Dr. André.

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MACHADOS EM PARCERIA COM O GOVERNO DO ESTADO REALIZA AÇÃO DE CIDADANIA


Prefeitura de Machados, no Agreste de Pernambuco, através da secretaria de Assistência Social, vai realizar um evento, denominado “É meu Direito” em parceria com Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). A ação vai acontecer neste sábado, (19) de outubro, a partir das 08h, na escola Major João Marques,localizada na Avenida Governador Paulo Guerra, 40, Centro, ao lado da Igreja Matriz no centro. Segundo os organizadores, o objetivo é propor aos machadenses, a valorização da cidadania e garantia de direitos, oferecendo vários serviços gratuitos para a toda população. 

Foto: Reprodução/Google Street View.
O ato vai acontecer no dia da feira livre no município, com isso moradores das zonas: rural e urbana estarão na cidade.  Para Elisandra Cunha, secretária da pasta, todas as regiões serão contempladas. "Ambas as localidades são de suma significância, Machados é um município carente de políticas públicas, com essa iniciativa, os cidadãos e as cidadãs, irão poder ter acesso e conhecimento dos seus direitos” comentou. Haverá momentos de orientações para os presentes tirarem suas dúvidas. “Teremos serviços assistenciais, com advogados, psicólogos e profissionais representantes de órgãos públicos.       
A gestora ainda destaca que as pessoas irão ter serviços de emissão de documentos digitais. “Teremos a emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento, óbito,
CTPS (Carteira Profissional de Trabalho), RG (Cédula de Identidade), CPF e documentação referente ao DETRAN, CELPE, COMPESA (Companhia Pernambucana de Saneamento), PROCOM, entre outros órgãos públicos”, confirmou. Para o melhor atendimento, é necessário, trazer o número do CPF e Certidão de Nascimento.

Crédito: Blog do governo do Estado
A secretária também falou de outras atividades que irão ser executadas no evento na “Terra da Banana”. “Valorizamos acima de tudo os diretos da criança, do adolescente e de toda família. Iremos ter também momentos de saúde e beleza, oferecendo serviços de aferição de pressão , pressão arterial, teste de glicose, testes rápidos – HIV / sífilis / hepatite,vacina sarampo, cortes de cabelos femininos e masculinos, limpeza de pele, alerta celular/PM – orientações e cadastro de celulares, Bombeiro – prestando orientações em primeiros socorros e vazamento de gás de cozinha”, afirmou. Para a equipe gestora, será oportunidade de inclusão social, principalmente quem está na vulnerabilidade. “Na administração do prefeito Argemiro Pimentel (PSB) e o vice Juarez Rodrigues (Juarez da Banana), buscamos levar o conhecimento e cumprir com o nosso dever para com todos, levando políticas públicas e executando-as em favor de toda coletividade”, declarou Elisandra. 


terça-feira, 15 de outubro de 2019

SALVE 15 DE OUTUBRO




Homenagem especial de reconhecimento do Prefeito Cléber Chaparral e da Secretária de Educação Santana Aguiar a todos os Professores da Rede Municipal de Ensino de Orobó pelo seu dia.


Hoje é o dia de homenagear os verdadeiros heróis da nação. Eles que dedicam as suas vidas a ensinar. Quem trabalha com educação, merece todo nosso respeito e é por isso que hoje é dia de agradecer aos nossos queridos professores.
Esta é uma das profissões mais importantes do mundo. Semear o conhecimento é algo vital para nós. Eu sempre aprendi muito e tive a sorte de ter tido grandes mestres nessa vida.
Parabéns, professoras, por nunca desistir, por continuar educando seus alunos e alunas, mesmo que seja difícil de vez em quando. Nós devemos muito a vocês. Sintam-se homenageados no dia de hoje!

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Minicurso “Mídia e Imaginário: do século XVIII às redes sociais” acontece em outubro no Campus Recife da UFPE

Atividade será ministrada pelo professor e pesquisador Vincenzo Susca, do Departamento de Sociologia da Université Paul-Valéry 3, Montpellier

Foto: IEA/USP

Palestra do professor francês terá tradução simultânea

O grupo Narrativas Contemporâneas, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE, promove o minicurso “Mídia e Imaginário: do século XVIII às redes sociais”, nos dias 29 e 30 de outubro, das 14h às 17h, no auditório da Adufepe, que fica no Campus Recife da UFPE. A atividade será ministrada pelo professor e pesquisador Vincenzo Susca, do Departamento de Sociologia da Université Paul-Valéry 3, Montpellier (França). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via internet
O minicurso discute as transformações na sociabilidade promovidas pelas tecnologias de comunicação, desde as concepções humanistas do Renascimento europeu, passando pela modernidade industrial do século XVIII, até o advento das redes sociais e tecnologias digitais de informação. O minicurso será em francês com tradução simultânea.
A carga horária total do evento é de seis horas, e os participantes inscritos terão direito a certificado, desde que cumpram frequência de 75% das atividades. O evento é uma parceria entre o Grupo de Pesquisa Narrativas Contemporâneas, do PPGCOM/UFPE, e o Consulado Francês no Recife.
CURRÍCULO – Vincenzo Susca é professor de Sociologia do Imaginário e pesquisador no Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano (Sorbonne) e no McLuhan Fellow na Universidade de Toronto. É também diretor editorial dos Cahiers européens de l’imaginaire. Recentemente, Susca lançou o livro “Pornocultura – Viagem ao Fundo da Carne”, em coautoria com a professora de Cinema, Fotografia e Televisão na Universidade Aldo Moro (Bari, Itália) Claudia Attomonelli. A obra foi publicada pela Editora Sulina. Vincenzo Susca também é autor do livro “As afinidades conectivas: para compreender a cultura digital”, lançado também pela Sulina, em 2019.
Mais informações
Facebook
 
Fonte: UFPE


Teresa Leitão comenta campanha salarial dos jornalistas


A deputada Teresa Leitão (PT) destacou, na Reunião Plenária desta segunda (14), a campanha salarial liderada pelo Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope). A parlamentar ressaltou as dificuldades enfrentadas pela categoria e tratou da rodada de negociação, feita no último dia 8, com representantes de veículos de comunicação. Na avaliação dela, os patrões demonstraram intenção de “deter o avanço de novas pautas, além de retirar direitos e conquistas consolidadas”.
Segundo a petista, as empresas insistem em extinguir a remuneração em dobro aos domingos e querem aumentar o prazo de pagamento das horas extras trabalhadas em regime de banco de horas dos atuais 60 para 180 dias. Teresa também indicou que, quanto ao reajuste salarial, elas não aceitam discutir nada além de 3,26%, com base no INPC. A deputada afirmou, ainda, que o sindicato se mantém mobilizado e espera obter avanços na próxima rodada de negociação, marcada para o dia 29.
“O piso salarial dos jornalistas de Pernambuco é o mais baixo do Nordeste e um dos menores do Brasil”, prosseguiu a parlamentar. “Em tempo de fake news, a ética do bom jornalismo depende de profissionais preparados, conscientes de que seu papel é fundamental para a democratização das comunicações, o bem-estar da sociedade e a formação de opinião. É uma categoria que merece todo o nosso respeito.”

Religião – No mesmo pronunciamento, a deputada do PT cumprimentou a comunidade católica pela canonização de Irmã Dulce, no domingo (13), pelo Papa Francisco. A religiosa baiana passou a se chamar Santa Dulce dos Pobres. “Esse título é muito importante em um momento em que as desigualdades sociais no Brasil se aprofundam. Pensar e trabalhar para a inclusão dos pobres é uma tarefa santa, mas é também uma tarefa pública de todos os governantes”, disse.
Fonte: ALEPE

seminário gratuito debate 30 anos da Constituição de Pernambuco



A Assembleia Legislativa realizará, nesta quarta (16), o Simpósio 30 anos da Constituição Pernambucana: experiências e perspectivas do constitucionalismo estadual. O debate acontecerá no Auditório Sérgio Guerra, a partir das 8h30, e as inscrições são gratuitas. O evento é promovido em parceria com o Instituto Egídio Ferreira Lima e encerra a agenda comemorativa da data.
Participarão do seminário deputados constituintes, professores, especialistas da área e interessados no debate. Será conferido certificado aos participantes. A programação inclui um debate sobre o momento histórico vivenciado por Pernambuco quando foi promulgada a Carta Magna, em 5 de outubro de 1989. Serão abordadas, ainda, as inovações, as perspectivas e os limites do constitucionalismo estadual.
Prevista para às 8h45, a primeira mesa de debates tem como tema “Perspectivas para a Constituição de Pernambuco e fortalecimento do constitucionalismo subnacional”. Entre os palestrantes está o professor da Unicap Marcelo Labanca, que falará sobre as constituições estaduais como instrumentos de concretização de direitos e garantias fundamentais.
A interpretação do STF sobre as constituições estaduais será o tema da palestra a ser ministrada pelo professor da UFPE Francisco Queiroz. Já o consultor legislativo da Alepe Cilano Barros tratará das perspectivas e desafios para a Constituição de Pernambuco, fazendo uma análise das Propostas de Emenda à Constituição (PECs) em tramitação na 19ª Legislatura.
Às 10h45 começa a segunda rodada de debates em torno do tema “30 da Constituição de Pernambuco: uma análise histórica, contexto social e inovações da constituinte pernambucana”. Na ocasião, haverá depoimentos de alguns constituintes pernambucanos, entre eles os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) Carlos Porto e Ranilson Ramos, além do secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, e do relator da Carta Magna, o ex-deputado Marcos Cunha.
Mais informações: (81) 3183-2538 /  www.alepe.pe.gov.br/simposio30anos.
Fonte: ALEPE