Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Em Queimada de Jurema, Deputada Débora Almeida entrega caminhão frigorífico e inaugura unidade de beneficiamento de frutas


A deputada estadual Débora Almeida (PSD) cumpriu mais uma importante agenda de entregas e fomento à economia local. Em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE) e do programa PE Produz, a parlamentar celebrou a inauguração da Unidade de Beneficiamento de Polpa de Frutas e a entrega de um caminhão frigorífico zero quilômetro para a Associação de Desenvolvimento Rural (ADR).

O investimento total na aquisição do veículo foi de R$ 450 mil, viabilizado através de ações articuladas que contaram também com emenda parlamentar da própria deputada no valor de R$ 100 mil, destinada à compra de maquinários essenciais para a associação — incluindo uma câmara frigorífica e despolpadeiras de aço inox.


A nova estrutura vai transformar a realidade dos produtores locais de maracujá, acerola, umbu e manga, combatendo diretamente o desperdício de frutas na região e agregando valor ao trabalho dos agricultores. Com a capacidade de congelar e processar a produção, as famílias agora ganham a oportunidade de comercializar as polpas em larga escala.

Essa nova dinâmica de vendas garante uma fonte de renda direta e sustentável para dezenas de produtores da comunidade, promovendo a autonomia financeira no campo. Além de transformar a vida das famílias beneficiadas, a comercialização gera um ciclo de desenvolvimento que movimenta o comércio de Jurema e do Estado, impulsionando a economia regional através do agronegócio familiar. A iniciativa também surge como uma ferramenta essencial no combate ao desemprego na região, criando novos postos de trabalho desde a colheita até a etapa final de distribuição e venda dos produtos.


"Hoje é um daqueles dias em que a gente dá graças a Deus por exercer um mandato e poder transformar a vida das pessoas. Conheci a Daniele [presidente da associação] em 2022 por uma mensagem no Instagram e hoje estamos aqui entregando essa estrutura completa", destacou a deputada Débora Almeida.

A solenidade contou com a presença de Roberta Andrade, presidente da ADEPE, e de dezenas de moradores e trabalhadores rurais da comunidade. Com o caminhão e a fábrica em pleno funcionamento, a expectativa é que a produção de Queimada de Jurema ganhe escala e passe a abastecer não apenas outras regiões de Pernambuco, mas também diversos estados do Nordeste.


Crédito das fotos: Matheus Augusto

domingo, 21 de junho de 2026

Homenageados pelo São João do Recife, Caju e Castanha mantêm a embolada de coco viva há 50 anos

Dupla pernambucana Caju e Castanha comemora reconhecimento no São João do Recife e defende a valorização da cultura popular

A identidade musical do São João tornou-se ainda mais enraizada na cultura nordestina à medida que Caju e Castanha fortaleceram o coco e o pandeiro ao lado da sanfona, da zabumba e do triângulo nas festividades de junho.

Ao longo de cinco décadas, a dupla ajudou a consagrar o encontro da embolada com as tradições da festa popular, culminando na justíssima nomeação dos emboladores ao posto de homenageados do São João do Recife em 2026.

Composta pelos irmãos José Albertino da Silva, o primeiro Caju, e José Roberto da Silva, o Castanha, a formação original da dupla foi interrompida com a perda do irmão mais velho, vítima de um câncer cerebral em 2001, aos 39 anos.

Hoje com 59 anos, Castanha reforça que a distinção recebida neste São João também pertence ao antigo parceiro. “Essa homenagem se estende ao meu irmão. Por tudo o que atravessamos nesse tempo, nos sentimos muito honrados e muito felizes com essa homenagem”, diz o artista em entrevista ao Diario.

Para dar continuidade ao legado na embolada, o sobrinho da dupla, Ricardo Alves da Silva, assumiu o pandeiro e o nome artístico do saudoso tio, passando a ser conhecido carinhosamente também como Cajuzinho. “São 25 anos desde a partida do Cajuzão e da minha entrada oficial na dupla. Receber essa homenagem é um reconhecimento à trajetória que construímos levando o nome de Pernambuco para todo o Brasil e também para o mundo”, diz o atual Caju.

ORIGEM

As calçadas da capital pernambucana foram o primeiro palco de Caju e Castanha a partir do começo dos anos 1970. Ainda crianças, os dois interpretavam sucessos de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro para turistas no Mercado de São José, na Casa da Cultura e em praças públicas.

Daquele período, Castanha lembra a falta de reconhecimento e a desvalorização sofrida pela embolada. “Muitas vezes as pessoas jogavam uma moeda como se fosse esmola. Mas a gente levava tudo para ajudar a nossa mãe”, conta.

Com o disco “Solidão de um Caminhoneiro”, gravado em 1992, pavimentou-se a modernização do ritmo. A introdução de mais instrumentos nos arranjos tradicionais deixou a embolada mais palatável para as rádios e aos diferentes perfis de ouvintes.

“Foi assim que a embolada começou a entrar nos palcos de São João, nas vaquejadas e em espaços onde antes não tinha abertura. Esse trabalho ajudou a quebrar muitas barreiras”, ressalta Caju. Apesar das mudanças, não houve o abandono das origens. “A gente mantém a embolada tradicional, apenas no pandeiro, mas também faz com banda completa. O público gosta das duas formas”, completa Castanha.

Diante dessa trajetória marcada pela inovação, a dupla defende que novos estilos também têm o direito de buscar seu espaço e dialogar com o público no circuito junino. “Eu acho bom. Dominguinhos já dizia que era sinal de evolução. O importante é que as novas gerações continuem gravando nossas músicas e mantendo viva essa tradição”, diz Castanha.

Na sequência, Cajuzinho endossa o parceiro, mas faz um adendo: “O que não podemos deixar morrer é o forró autêntico. As novidades ajudam a enriquecer a festa, mas a tradição precisa continuar presente”, afirma.

Admirados por artistas de diferentes vertentes e reconhecidos internacionalmente, com 11 indicações ao Grammy Latino e uma vitória na bagagem, Caju e Castanha continuam quebrando barreiras. A dupla segue unindo forças com grandes nomes da música brasileira, como Marcelo D2, Lenine, Alexandre Pires, entre outros. “É uma honra saber que muitos nomes do rap nos têm como referência”, celebra Castanha.

Daqui em diante, cada novo pandeiro que ecoar a embolada carregará, de alguma forma, um pouco das portas abertas pela dupla. “Os mais velhos já conhecem nossa história, mas agora os filhos e os netos também estão conhecendo. Isso mostra que ainda temos muita estrada pela frente”, conclui Cajuzinho.

Fonte: Diario de Pernambuco 

Presidente da Câmara de São Bento do Una, Léo da Ação Social, declara apoio à reeleição de Débora Almeida durante transmissão ao vivo


Em uma transmissão ao vivo realizada na tarde deste domingo (21), conduzida pelo comunicador Jadilson Gonçalves, na TV SBUna, o presidente da Câmara Municipal de São Bento do Una, vereador Léo da Ação Social (MDB), oficializou publicamente seu apoio à reeleição da deputada estadual e ex-prefeita do município, Débora Almeida (PSD).

Durante a live, Léo destacou a importância da construção de alianças políticas voltadas ao fortalecimento do município e ressaltou a confiança no trabalho desenvolvido pela parlamentar ao longo de sua trajetória pública.


Em relação à deputada Débora, Léo lembrou da lealdade do grupo local, integrada pelo empresário e ex-prefeito de São Bento do Una hoje oposicionista, em relação a todos os gestos de acolhimento e apoio ao seu mandato na Câmara, o que o motivou a escolher apoiar a reeleição da deputada para a Alepe.

“É com união, diálogo e parceria que vamos seguir fortalecendo nossa cidade, buscando mais investimentos, mais oportunidades e mais conquistas para o nosso povo. São Bento do Una precisa de representação forte, compromisso de verdade e gente disposta a trabalhar. E é isso que estamos construindo juntos”, afirmou o presidente do Legislativo municipal em suas redes sociais.


Presente nos estúdios da TV SBuna, local onde ocorreu a retransmissão do anúncio, Débora Almeida agradeceu a manifestação de apoio e fez questão de destacar a trajetória política de Léo da Ação Social, enaltecendo sua postura de lealdade política, compromisso público e atuação alinhada com pautas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população são-bentense. 

Ela relembrou as boas parcerias do seu grupo político com Léo, mas enfatizou o respeito que sempre nutriu a relação entre ambos, até mesmo quando este trilhou por um período com a oposição. “Agradeço esse gesto do Vereador Léo. Ele tem compromisso, é leal e tem lado: isso é primordial na política pois são virtudes raras na maioria dos políticos atuais e isso conquista o respeito das pessoas! Grato pela confiança” destacou a parlamentar. 

TRAJETÓRIA POLÍTICA CONSOLIDADA


Cumprindo atualmente seu quarto mandato no Legislativo de São Bento do Una, Léo da Ação Social chega à atual legislatura como uma das principais lideranças políticas do município. Nas eleições de 2024, foi um dos vereadores mais votados da cidade, alcançando 5,42% dos votos válidos, desempenho que fortaleceu sua articulação política e resultou, posteriormente, em sua eleição para a presidência da Casa Vereador Irlando Galvão Cavalcante.

Aos 45 anos, o parlamentar construiu sua trajetória pública a partir de forte conexão com as demandas populares. Antes da vida política, atuou como mototaxista e consolidou ampla relação com o eleitorado local, fator que contribuiu para sua crescente projeção política no município.

No exercício do mandato, Léo vem se destacando pela atuação constante em pautas ligadas principalmente à saúde pública e infraestrutura urbana, apresentando projetos de lei, indicações e requerimentos voltados à ampliação dos serviços públicos e melhoria das condições de vida da população.

Entre suas principais iniciativas estão requerimentos solicitando a realização de mutirões de exames e consultas especializadas, nas áreas de Neuropediatria, Ortopedia e Endocrinologia, com o objetivo de reduzir a fila de espera da rede municipal de saúde.

Na área de infraestrutura, o vereador também mantém atuação frequente junto ao Poder Executivo, cobrando providências para a solução de problemas históricos relacionados ao saneamento básico, esgoto a céu aberto e pavimentação de ruas em diversos bairros da cidade.

A declaração de apoio a Débora Almeida reforça o movimento de consolidação política da deputada em São Bento do Una, município onde mantém forte base eleitoral e histórico de atuação administrativa reconhecida pela população.  

Foto: Matheus Augusto

Raquel Lyra celebra o São João de Limoeiro na tradicional Rua da Alegria

A governadora Raquel Lyra esteve presente, neste sábado (20), no segundo dia de festas do São João 2026 de Limoeiro, Agreste Setentrional. O município conta com apoio do Governo do Estado para a realização do evento. Na segurança, até o dia 28, serão 274 lançamentos operacionais, reunindo tecnologia e reforço no policiamento, garantindo tranquilidade para moradores e visitantes.


“O São João é uma festa linda, carregada de emoção, famílias e cultura. Cada vez que venho a Limoeiro, me surpreendo com o tamanho da festa e a alegria do povo. Destaco que esse é o São João mais seguro da nossa história. Temos lançamentos de efetivo em todos os grandes polos de animação e não podia ser diferente aqui em Limoeiro”, afirmou a governadora Raquel Lyra.


Durante a visita, a chefe do Executivo estadual caminhou pela Rua da Alegria, principal palco da festa. A noite de sábado contou com shows de Felipe e Gabriel, Claudia Lauterea e Jorge de Altinho. O evento começou na última sexta-feira (19) e segue até o domingo (28).


Recepcionando a governadora, o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, falou da expectativa da festa na cidade. “Nossa cultura popular se reveste na Rua da Alegria, no São João mais alegre de Pernambuco. Estamos muito felizes com o nosso povo curtindo a festa, com a presença de nossos visitantes e com o apoio do Governo do Estado, que nos prestigia em todas as áreas, e no São João não seria diferente”, declarou o gestor municipal.


Além do aumento dos lançamentos, o planejamento da segurança inclui monitoramento aéreo com drones, ampliação do efetivo nas ruas, fiscalização nas rodovias e ações preventivas voltadas à preservação da ordem pública e da segurança viária ao longo da programação festiva.


Acompanharam a governadora o deputado federal Túlio Gadêlha; o prefeito de Passira, Severino Silvestre; e o ex-deputado federal Ricardo Teobaldo.


Fotos: Hesíodo Góes/Secom

sábado, 20 de junho de 2026

CaluDrilha transforma as ruas de Limoeiro em um grande arraial de tradição, música e alegria

Cortejo junino chega à quarta edição consolidado como uma das manifestações culturais mais aguardadas do calendário festivo da cidade


Em Limoeiro, no Agreste pernambucano, o São João ganha um brilho especial quando a CaluDrilha toma conta das ruas. Misturando irreverência, tradição e muito forró, o evento se tornou um dos momentos mais esperados dos festejos juninos locais, reunindo centenas de pessoas em um grande cortejo marcado pela animação e pelo sentimento de pertencimento à cultura nordestina.

Mais do que uma simples festa, a CaluDrilha representa a valorização das tradições populares e o fortalecimento da identidade cultural do município. Na véspera de São João, o arrastão colore a cidade com bandeirolas, figurinos típicos, música e dança, transformando as ruas em um verdadeiro palco a céu aberto.

Como nasceu a CaluDrilha


A história da CaluDrilha está diretamente ligada ao sucesso do bloco Calu Mulher, uma das referências do Carnaval de Limoeiro e que completará 15 anos de trajetória em 2027.

A ideia surgiu de forma espontânea, motivada pela vontade de manter viva a energia do grupo também durante o período junino. O que começou como uma brincadeira acabou se transformando em uma tradição que cresce a cada ano.

Segundo as coordenadoras Marta e Rosângela, tudo começou com a proposta de realizar um casamento matuto. A partir daí, surgiu a inspiração para criar uma versão junina do bloco que já fazia sucesso no Carnaval.

“Se Limoeiro abraçou a Calu no Carnaval, por que não criar também uma versão junina? Foi assim que nasceu a CaluDrilha”, lembram as organizadoras.

Atualmente, a iniciativa é realizada em parceria com a Prefeitura de Limoeiro e integra oficialmente a programação cultural do município.

Quarta edição promete manter a tradição em alta


Em 2026, a CaluDrilha chega à sua quarta edição consecutiva com a expectativa de reunir um grande público e manter o clima festivo que já virou marca registrada do evento.

A concentração acontecerá no próximo domingo, 21 de junho, a partir das 12h, no Colombo Sport Club (Arena Colombo), localizado na Avenida Virgínia Heráclito, no bairro Severino Pinheiro.

A animação ficará por conta dos artistas Joyce Lima e Afonso Chaves, responsáveis por comandar o forró durante a concentração e ao longo de todo o percurso.

Após a saída, o cortejo seguirá pelas principais ruas da cidade até o Palco Principal dos festejos juninos, na tradicional Rua da Alegria, um dos principais pontos de encontro do São João limoeirense.

Como participar

Para participar do arrastão, os interessados devem adquirir a camisa oficial da CaluDrilha, que funciona como ingresso de acesso ao evento.

As camisas estão sendo vendidas ao valor de R$ 50,00 e dão direito à participação em toda a programação do cortejo. As bebidas não estão incluídas.

A organização destaca que a quantidade de camisas é limitada e recomenda que os interessados garantam sua participação antecipadamente.

Os ingressos podem ser adquiridos na Casa Primor, localizada no centro de Limoeiro.

Uma celebração feita pelo povo e para o povo

Mais do que um evento festivo, a CaluDrilha se consolidou como uma manifestação cultural que celebra a força, a alegria e a criatividade do povo nordestino.

A expectativa da organização é realizar a maior edição já promovida, reforçando os laços comunitários e proporcionando momentos de confraternização durante o período mais tradicional do calendário cultural da região.

“Queremos agradecer aos patrocinadores, parceiros e a todos que acreditam no nosso trabalho. A CaluDrilha é feita com muito carinho e esperamos, mais uma vez, proporcionar um momento especial para o povo de Limoeiro”, destaca Rosângela, integrante da coordenação do bloco.

Com muito forró, animação e valorização das tradições populares, a CaluDrilha segue escrevendo sua história e reafirmando seu espaço como uma das grandes celebrações juninas de Limoeiro.

Débora Almeida celebra anúncio de pavimentação em Belo Jardim

A deputada estadual Débora Almeida (PSD) cumpriu uma importante agenda em Belo Jardim, marcando presença em um momento histórico para a comunidade da Vila Raiz. Ao lado do prefeito Gilvandro Estrela e do deputado federal Mendonça Filho, a parlamentar acompanhou a assinatura da ordem de serviço que vai transformar um sonho antigo dos moradores em realidade: o calçamento da via que liga a BR-232 à Vila Raiz. A obra está orçada em mais de R$ 1,4 milhões. 


A conquista é fruto de um esforço conjunto focado em levar mais infraestrutura e qualidade de vida para a região. Durante o evento, que reuniu dezenas de moradores entusiasmados em uma quadra local, Débora Almeida reforçou seu vínculo com o município e o compromisso de continuar somando forças com a gestão municipal para atrair ainda mais investimentos. 


"Hoje é um dia histórico para a Vila Raiz. Um sonho sonhado por essa comunidade há muitos e muitos anos, somente agora sendo concretizado. Esse é uma obra que vai trazer dignidade a essa vila. Chego para somar e contribuir para a melhoria de vida do povo de Belo Jardim", destacou a deputada.


As obras de pavimentação asfáltica/calçamento devem ser iniciadas já nos próximos dias. A expectativa compartilhada pela deputada é de que a intervenção seja concluída e entregue oficialmente à população até o mês de setembro.

Cred: Matheus Augusto

Governadora Raquel Lyra prestigia abertura do São João de Petrolina e reforça apoio à cultura, ao turismo e à geração de empregos no Sertão

A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta sexta-feira (19), a abertura oficial do São João de Petrolina, no Pátio Ana das Carrancas, principal polo dos festejos juninos do município. Acompanhada de autoridades locais, a gestora percorreu o espaço do evento, cumprimentou a população e celebrou o início da festividade que segue até o dia 27 de junho, destacando o apoio do Governo de Pernambuco à realização do evento.

“O São João de Petrolina é uma festa que se reinventa a cada ano, valorizando a nossa cultura popular e reunindo grandes artistas para garantir alegria ao nosso povo. É muito bonito ver a cidade movimentada, com hotéis e restaurantes cheios, gerando emprego e renda para a população. O Governo de Pernambuco está presente, apoiando a festa e trabalhando para garantir que este seja o São João mais seguro da nossa história, com reforço policial, videomonitoramento e investimentos que impulsionam o desenvolvimento do Sertão”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A expectativa da prefeitura é de que cerca de um milhão de pessoas passem pelo pátio durante as nove noites de evento. Durante a abertura da festa, passaram pelo palco artistas como Leonardo, Natanzinho Lima, Rey Vaqueiro, Seu Desejo, Michele Andrade, PV Calado e Breno Landim.

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, agradeceu a parceria com o Governo de Pernambuco e destacou os impactos da festa na cidade. “Trabalhamos durante meses para realizar essa grande festa para a população. Fizemos questão de receber a equipe da gestão estadual para ver de perto como a cidade está movimentada, com o comércio aquecido, hotéis lotados e uma grande expectativa para os próximos dias”, explicou.

Além de fomentar a cultura e o turismo, o Governo do Estado também reforçou a segurança durante os festejos. Em Petrolina, a Operação São João contará com 3.602 lançamentos operacionais, ampliação do efetivo, monitoramento por câmeras, uso de drones, helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e funcionamento de uma delegacia temporária no Pátio Ana das Carrancas durante todo o período da festa.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou que o efetivo poderá contar com o apoio do GTA, de drones e de unidades especializadas, como o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) e o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), além da Central de Videomonitoramento. “Nossa expectativa é garantir tranquilidade para os sertanejos e para todos os visitantes que vêm prestigiar o São João de Petrolina”, afirmou.


“Nosso povo é apaixonado pelo São João. Na atual gestão, o governo sempre apoiou e patrocinou o São João de Petrolina, reconhecendo a importância e a grandiosidade dessa festa para a cidade e para o Estado”, enfatizou o deputado federal Fernando Filho.

Também participaram da abertura os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca); os deputados federais Túlio Gadêlha e Guilherme Uchoa Júnior; os deputados estaduais Edson Vieira e Antônio Coelho; as prefeitas Catharina Garziera (Lagoa Grande) e Thallita Fonseca (Camutanga); além do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

sexta-feira, 19 de junho de 2026

No Sertão, governadora Raquel Lyra entrega primeira creche do Pajeú e 300ª cozinha comunitária do Estado, no Moxotó

Dando continuidade às agendas no interior, a governadora Raquel Lyra entregou o primeiro Centro de Educação Infantil (CEI) da atual gestão no Sertão, no município de Tuparetama, no Pajeú, com investimento de R$ 5,7 milhões. A gestora também esteve em Sertânia, no Sertão do Moxotó, onde inaugurou a 300ª cozinha comunitária de Pernambuco. No município, a chefe do Executivo estadual ainda entregou 169 títulos de propriedade a moradores dos bairros Cohab 1 e Cohab 2.

“Inauguramos uma creche linda em Tuparetama, que vai trazer mais qualidade de vida para as mães e crianças daqui. Estamos buscando investimentos em todas as áreas, colocando água na torneira da casa das pessoas, transporte escolar e expandindo o Ilumina PE. E, em Sertânia, entregamos a cozinha comunitária de número 300, matando a fome de quem tem fome e gerando esperança no coração da nossa gente”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O Centro de Educação Infantil Maria Aparecida de Lima Rodrigues foi construído pelo Governo de Pernambuco em parceria com a Prefeitura de Tuparetama. Com capacidade para atender até 324 crianças, o equipamento conta com dez salas de aula, sala multiuso, espaço para amamentação, fraldário, refeitório, horta e demais ambientes planejados para garantir conforto, segurança e desenvolvimento integral dos estudantes.

O secretário de Educação, Gilson Monteiro, destacou a qualidade da estrutura e a importância do equipamento, o sexto entregue pela gestão, para as famílias do município. “É um equipamento que traz dignidade e tranquilidade para as famílias que deixarão suas crianças em um ambiente seguro, acolhedor e preparado para o desenvolvimento infantil”, destacou.

Para a mãe de primeira viagem Maria Isabele, de 18 anos, a unidade representa a chance de estudar e trabalhar sem preocupações. “Sabemos da importância desse tipo de empreendimento para as mães que trabalham e que precisam cuidar dos seus filhos. Esse investimento é mais do que uma obra, é a garantia de tranquilidade”, declarou. 

O prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota, reforçou a importância da parceria com o Governo do Estado. “É uma parceria que tem transformado Tuparetama. O Governo de Pernambuco tem feito muito pelo Estado e não esqueceu da nossa cidade”, pontuou o gestor.


Chegando ao Sertão do Moxotó, a governadora inaugurou a 300ª cozinha comunitária do Estado, localizada na Praça do Alto do Rio Branco. O equipamento é o segundo do tipo em Sertânia e o de número 245 implantado na atual gestão. As cozinhas comunitárias já garantiram mais de 27,5 milhões de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade em todas as regiões de Pernambuco.

A titular da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Andreza Pacheco, comentou sobre a inauguração da unidade. “Hoje, estamos fazendo a inauguração de quatro cozinhas comunitárias. Por ser a de número 300, esta de Sertânia representa um marco para nós. É resultado de um grande trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Estado, que realmente se importa em cuidar das pessoas”, frisou a secretária.


As cozinhas comunitárias contam com investimento inicial de R$ 50 mil, além de um repasse mensal de R$ 20 mil do Governo do Estado para manutenção. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, servindo cerca de 200 almoços por dia.

“Hoje, temos o apoio do Governo para levar alimento, educação, esporte, infraestrutura e dignidade para quem mais precisa. É assim que a gente transforma a vida das pessoas: chegando na ponta e cuidando de gente”, disse a prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu. Muito emocionada, a beneficiária da cozinha comunitária Girlene Silva agradeceu à gestão estadual pela iniciativa. “Estou muito nervosa e emocionada por estar aqui hoje, com a certeza de que teremos sempre nossa alimentação garantida”, afirmou.

REGULARIZAÇÃO - Os 169 títulos de propriedades entregues na ocasião em Sertânia integram o Programa Morar Bem - Regularização Fundiária, executado pela Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart). A ação garante, de forma gratuita, a titularidade definitiva dos imóveis às famílias beneficiadas, promovendo segurança jurídica, cidadania e acesso pleno ao direito à moradia.


O deputado estadual Kaio Maniçoba elogiou as entregas. “Ver esses locais lotados mostra o reconhecimento do povo por tudo o que tem sido feito pelo nosso Sertão. Não tem município neste Estado que não tenha recebido ação do Governo de Pernambuco”, frisou. O deputado federal Túlio Gadêlha também ressaltou o alcance das ações. “São poucas vezes que vemos uma gestão indo nas cidades dessa forma. Em Tuparetama, temos uma creche de verdade, sem rodízio de criança, com estrutura adequada; e em Sertânia, mais uma cozinha para matar a fome do povo pernambucano”, acrescentou.

ILUMINAÇÃO – Durante a passagem por Tuparetama, a governadora também assinou a autorização para a ampliação da substituição de luminárias convencionais por tecnologia LED, por meio do Ilumina PE. A iniciativa garantirá mais eficiência energética, economia para os municípios e reforço da segurança da população nos espaços públicos.

Em Tuparetama, acompanharam as entregas os prefeitos Delson Lustosa (Santa Terezinha), Flávio Marques (Tabira), Fredson (São José do Egito) e Gilson Bento (Brejinho); e o assessor da Copergás, Rubens Junior. Já em Sertânia, a solenidade contou com a presença do deputado estadual Luciano Duque; dos prefeitos Messias (Custódia), Wellington Siqueira (Ibimirim), Túlio Monteiro (Buíque) e Dr. Pedro (Iguaracy). Os secretários estaduais Rodrigo Ribeiro (Desenvolvimento Urbano e Habitação) e Túlio Vilaça (Casa Civil) estiveram em ambas as agendas.

Fotos de Tuparetama: Janaína Pepeu/Secom
Fotos de Sertânia: Miva Filho/Secom

Governadora Raquel Lyra entrega requalificação da PE-350, em Triunfo e autoriza obras da PE-357, em Calumbi

Investimento de quase R$ 20 milhões na requalificação garante mais segurança, conforto para moradores e turistas


Um dos principais destinos turísticos do Sertão pernambucano, Triunfo, no Sertão do Pajeú, teve a requalificação da PE-350 entregue pela governadora Raquel Lyra nesta sexta-feira (19). Com investimento de R$ 19,8 milhões, pelo programa PE na Estrada, a obra beneficia mais de 15 mil moradores, melhora a mobilidade e fortalece o turismo e a economia local. A gestora também assinou, na ocasião, a ordem de serviço para início das obras da PE-357, no município de Calumbi. 

“Hoje, entregamos a PE-350 reestruturada, levando mais mobilidade para a população e mais desenvolvimento para Triunfo e para os municípios da região. Também assinamos uma ordem de serviço para fazer uma estrada que beneficia a cidade de Calumbi. Uma obra muito aguardada pelo povo. Seguimos assim, entregando infraestrutura para o nosso interior, porque lugar bom de se visitar é lugar bom de se morar”, declarou a governadora Raquel Lyra.

A obra contemplou a recuperação de 9,3 quilômetros da rodovia, no trecho que liga Triunfo à PE-320. Os serviços incluíram drenagem, obras de arte correntes, pavimentação asfáltica, implantação de sinalização horizontal e vertical, além da restauração do pórtico de entrada da cidade. 

Já o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira, destacou o impacto da requalificação da via para a região. “Entregamos hoje 9,3 km de intervenção na PE-350, com asfalto novo, todo o trabalho de drenagem, sinalização de segurança da via e restauração do pórtico da PE. Isso totaliza um investimento em torno de R$ 20 milhões pelo Governo do Estado”, declarou. A via foi nomeada como Estrada do Brocotó José Coimbra Patriota, em homenagem ao ex-deputado estadual falecido em 2024. “Estou aqui para agradecer por todos os moradores da nossa cidade. A gente tinha uma pista cheia de buracos, lama e poeira, e hoje temos uma pista maravilhosa, nova, muito boa”, disse o mestre Chico Santeiro, beneficiário da obra.


O prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim, destacou o impacto da requalificação. “Por muitos anos, pedimos por essa obra, mas sem resultado. Agora, a estrada está pronta. Os alunos das escolas têm mais segurança no transporte coletivo, assim como as ambulâncias, as pessoas que trabalham com a agricultura familiar, além dos turistas que chegam de outros estados”, frisou. 

*PE-357* - Com investimento de R$ 18 milhões, a obra de implantação e pavimentação da PE-357, que conecta a BR-232 ao município de Calumbi, no Sertão do Pajeú, será executada pelo Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco (DER-PE) e deve beneficiar mais de 30 mil pessoas.


“A obra da PE-357 terá quase 8 km de implantação e é de suma importância para o município de Calumbi. Com ela, evitaremos problemas na época de chuva, quando o distrito de Tamboril, que faz parte do município, ficava ilhado. A PE-357 vai trazer mais qualidade de vida para os moradores do distrito, facilitando o acesso a escolas e a atendimentos de saúde”, disse o presidente do DER-PE, André Fonseca.

“A gente sabe o tamanho da importância dessa obra que o povo de Calumbi tem sonhado para o nosso município. Calumbi é uma cidade tão pequena, e a gente vê hoje o quanto o Governo de Pernambuco investe na nossa cidade”, concluiu o prefeito de Calumbi, Joelson.

“É muito bom poder retornar a Triunfo em um dia de festa como este, com entregas da governadora Raquel Lyra, uma mulher guerreira que tem administrado tão bem o nosso Estado”, celebrou o deputado federal Waldemar Oliveira.

Participaram da agenda o senador Fernando Dueire; o deputado federal Túlio Gadêlha; o deputado estadual Luciano Duque; os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil) e Pedro Neves (Mobilidade e Infraestrutura); os prefeitos Zé Pretinho (Quixaba), Dr. Pedro Alves (Iguaracy), Dr. Ismael (Santa Cruz da Baixa Verde) e Gilberto Ribeiro (Flores); além do ex-deputado Sebastião Oliveira, ex-prefeito Marcone Santana (Flores) e Mário Flor (Betânia), e lideranças políticas da região.

Fotos: Miva Filho/Secom

Governo do Estado decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira (22)

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD), decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira (22). A determinação vale para as repartições públicas e entidades da administração direta e indireta do Estado. As exceções são para os serviços cujo funcionamento seja indispensável, de acordo com a decisão do chefe do órgão. O anúncio será publicado na edição do Diário Oficial deste sábado (20).

No final do mês passado, o Governo já havia anunciado a transferência do ponto facultativo de Corpus Christi (celebrado no dia 4 de junho) para a véspera do São João a ser comemorado na próxima terça-feira (23). A governadora Raquel Lyra também anunciou, na última quinta-feira (18), a antecipação do pagamento da folha salarial do mês de junho para todos os servidores públicos ativos, comissionados, aposentados e pensionistas para a segunda-feira (22).

Foto: Yacy Ribeiro/Secom