Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

terça-feira, 23 de junho de 2026

Tradição que exige cuidado: fogueiras sob a rede elétrica aumentam risco de incêndios e choques

O São João, tradição brasileira, é comemorado durante o mês de junho todos os anos. A data é marcada por festas populares que reúnem pessoas em momentos de celebração, com diversas atividades culturais que valorizam as tradições nordestinas, como danças, comidas típicas e o uso de fogueiras. A prática de acender fogueiras, presente em muitas comemorações juninas, representa a continuidade de um costume cultural importante. No entanto, é essencial adotar cuidados de segurança, especialmente em relação à proximidade com a rede elétrica. 

Fogueiras montadas próximas a fios ou postes podem causar acidentes graves, como incêndios, curtos-circuitos e riscos de choque elétrico. Por isso, é fundamental escolher locais abertos, afastados da fiação elétrica, árvores e edificações, garantindo que a celebração aconteça de forma segura e responsável. “O maior risco não está apenas no contato direto das chamas com a fiação elétrica, mas principalmente no calor gerado pela fogueira. Quando acesa sob a rede elétrica, a alta temperatura pode provocar a dilatação dos cabos, comprometendo sua estrutura e até causando o rompimento, mesmo sem contato direto com o fogo. 

Caso um cabo energizado se rompa e caia, há risco elevado de choques elétricos graves, podendo levar à morte de pessoas que estejam nas proximidades. Além disso, a situação pode provocar curto-circuito, interrupção no fornecimento de energia e até incêndios, especialmente quando faíscas atingem materiais inflamáveis como palha, bandeirinhas de papel ou barracas típicas. Outro fator de risco está nas instalações elétricas improvisadas. Emendas irregulares, ‘gambiarras’ e o uso de tomadas sobrecarregadas, principalmente em contato com materiais inflamáveis, aumentam significativamente as chances de curtos-circuitos e incêndios de grandes proporções”, destaca o professor do curso de Engenharia da Wyden, Luno Gomes. 

As orientações de especialistas reforçam a importância da prevenção e dos cuidados durante as festividades, evitando acidentes no período junino ou em qualquer outra ocasião em que haja o uso de fogueiras. Além disso, órgãos públicos e comunidades também desempenham papel fundamental na conscientização da população, promovendo campanhas educativas e orientando sobre práticas seguras durante as celebrações. A atenção coletiva contribui diretamente para a redução de riscos e para a preservação da integridade de todos. 

Em casos de acidentes, o professor orienta: “a primeira atitude é não tentar socorrer sozinho. O local deve ser isolado para impedir a aproximação de outras pessoas. Não se deve tocar em objetos nem em pessoas que estejam em contato com a rede. Diante de fio partido ou caído, é preciso manter distância e aguardar a equipe técnica, pois quem está em contato com a corrente energiza tudo ao redor. Em seguida, deve-se acionar o socorro: Corpo de Bombeiros pelo 193 e SAMU pelo 192, além da distribuidora de energia, responsável por desligar a rede e tornar a área segura. No estado, a Equatorial Piauí atende pela Central 0800 086 0800. Havendo choque sem fio caído por perto, a primeira medida é desligar a energia pelo disjuntor geral antes de tocar na vítima”, ressalta. 

Ao seguir as orientações de prevenção, a comemoração de São João pode acontecer de forma segura e festiva, garantindo que a tradição se mantenha viva, aliando cultura, responsabilidade e segurança.

Bolsonaro depõe à polícia do DF nesta terça, na prisão domiciliar, sobre arma apreendida em blitz

Pistola Glock 9mm estava em carro de militar do GSI que atua na segurança do ex-presidente. Conduta de ambos pode ser infração administrativa ou até violação do Estatuto do Desarmamento, dizem investigadores.

O depoimento será tomado de forma presencial, no condomínio de alto padrão onde Bolsonaro cumpre prisão domiciliar em Brasília.

Relator da pena de Bolsonaro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou o pedido da polícia para ouvir o ex-presidente por videoconferência, "uma vez que há restrição legal para uso de comunicações eletrônicas".

A pistola, registrada no nome de Bolsonaro, estava no carro de um militar do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que atua na segurança do ex-presidente.

A arma foi apreendida por não estar acompanhada do certificado de registro. O caso é investigado pela Polícia Civil do DF e acompanhado pelo STF.

Investigadores ouvidos pela TV Globo apontam que, a depender dos elementos reunidos no inquérito, as condutas de Bolsonaro e do militar podem ser enquadradas em duas situações:

  1. infração administrativa: o ex-presidente e o militar possuem porte de arma, que estava devidamente registrada, mas estava sem a documentação exigida no transporte
  2. violação do Estatuto do Desarmamento: A lei prevê que é crime "possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição de uso restrito, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar". A pena é de 3 a seis anos de prisão, além de multa.

Apreensão em blitz

A arma – uma pistola Glock 9mm – seria levada para o reparo, mas foi apreendida durante uma blitz da Polícia Militar em Brasília na última segunda-feira (15). Uma consulta ao sistema do Exército confirmou o registro no nome do ex-presidente.

Apesar de ter documentação regular, a pistola foi recolhida pela Polícia Civil porque o Certificado de Registro de Arma de Fogo (Craf) não estava no veículo. O caso é investigado pela Polícia Civil do DF.

➡️O carro era dirigido pelo militar Estácio Leite da Silva Filho, vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e cedido à Casa Civil para atuar na segurança de Bolsonaro.

➡️O militar prestou depoimento e foi liberado. Ele afirmou à Polícia Civil que a arma estava sendo transportada porque precisava passar por reparos, e seria devolvida em seguida ao ex-presidente.

🔎 Bolsonaro cumpre atualmente uma pena de 27 anos e 3 meses de prisão. Desde o dia 24 de março deste ano, ele está sob prisão domiciliar humanitária, autorizada por Moraes por um prazo inicial de 90 dias, para que o ex-presidente se recupere de uma broncopneumonia.

O que a defesa de Bolsonaro já disse?

Em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a defesa de Bolsonaro afirmou que a própria equipe de segurança tinha deixado a arma de fogo inoperante para evitar riscos, frente às condições de saúde mental do político.

"[...] as medicações psiquiátricas que vinham sendo ministradas ao Peticionário [Jair Bolsonaro], capazes de afetar sua cognição — e que, inclusive, foram determinantes no episódio do rompimento da tornozeleira eletrônica —, levaram sua equipe de segurança, sem seu conhecimento prévio, a retirar o percussor da arma, tornando-a inoperante."

➡️Em 22 de novembro de 2025, durante outro período de prisão domiciliar, Bolsonaro tentou violar a tornozeleira eletrônica usando um ferro de solda. Na época, Bolsonaro alegou alucinação e "certa paranoia" possivelmente provocadas pelo uso de remédios.

Ainda segundo a defesa, Bolsonaro manipulou a arma, testou o disparo e constatou que "o mecanismo não estava funcionando regularmente".

E, por isso, pediu que um dos militares que atuam na sua segurança pessoal levassem a pistola para o conserto.

"A entrega do armamento teve por única finalidade buscar auxílio na identificação da falha e a realização da necessária manutenção", diz a defesa.
Fonte: G1

segunda-feira, 22 de junho de 2026

São João em Igarassu: agenda continua com forró e brega no Sítio Histórico


A programação do São João de Igarassu segue agitando o público nesta segunda-feira (22), a partir das 19h, com as apresentações de Conde Só Brega, Tuca Barros, Serginho Alves, Claudia Lauterer e Breggae, no Polo Sítio Histórico. 

As festividades juninas continuam na terça-feira (23), véspera de feriado, contando com as performances de Claudio Ney e Juliana, Kelvis Duran, Orquestra Virtual, Yannis Kampos e Domingos Sávio no polo Sítio Histórico. No polo Cuieiras, os moradores podem assistir os shows de Carta Virada, Yasmin Martins Coco das Minas, Internacionais do Forró e Seu Martinho.

Em razão do feriado de São João (24), nesta terça (23) a prefeitura decretou ponto facultativo e alguns atendimentos públicos não funcionarão. Contudo, seguem operando normalmente os serviços de saúde (urgência e emergência), Guarda Municipal, Defesa Civil e Limpeza Urbana. 

A população ainda pode desfrutar dos festejos dos concursos de quadrilha e da Igaradrilha a partir de quinta-feira (25). A programação sai em breve nas redes sociais da prefeitura. 

Confira a programação completa:

Polo Sítio Histórico 

Segunda-feira (22/06) - a partir das 19h

Conde Só Brega
Tuca Barros 
Serginho Alves
Claudia Lauterer
Breggae

Terça-feira (23/06) - a partir das 19h 

Claudio Ney e Juliana
Kelvis Duran
Orquestra Virtual
Yannis Kampos
Domingos Sávio


Polo Cuieiras

Terça-feira (23/06) - a partir das 19h 

Carta Virada 
Yasmin Martins
Coco das Minas
Internacionais do Forró
Seu Martinho

Em Queimada de Jurema, Deputada Débora Almeida entrega caminhão frigorífico e inaugura unidade de beneficiamento de frutas


A deputada estadual Débora Almeida (PSD) cumpriu mais uma importante agenda de entregas e fomento à economia local. Em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE) e do programa PE Produz, a parlamentar celebrou a inauguração da Unidade de Beneficiamento de Polpa de Frutas e a entrega de um caminhão frigorífico zero quilômetro para a Associação de Desenvolvimento Rural (ADR).

O investimento total na aquisição do veículo foi de R$ 450 mil, viabilizado através de ações articuladas que contaram também com emenda parlamentar da própria deputada no valor de R$ 100 mil, destinada à compra de maquinários essenciais para a associação — incluindo uma câmara frigorífica e despolpadeiras de aço inox.


A nova estrutura vai transformar a realidade dos produtores locais de maracujá, acerola, umbu e manga, combatendo diretamente o desperdício de frutas na região e agregando valor ao trabalho dos agricultores. Com a capacidade de congelar e processar a produção, as famílias agora ganham a oportunidade de comercializar as polpas em larga escala.

Essa nova dinâmica de vendas garante uma fonte de renda direta e sustentável para dezenas de produtores da comunidade, promovendo a autonomia financeira no campo. Além de transformar a vida das famílias beneficiadas, a comercialização gera um ciclo de desenvolvimento que movimenta o comércio de Jurema e do Estado, impulsionando a economia regional através do agronegócio familiar. A iniciativa também surge como uma ferramenta essencial no combate ao desemprego na região, criando novos postos de trabalho desde a colheita até a etapa final de distribuição e venda dos produtos.


"Hoje é um daqueles dias em que a gente dá graças a Deus por exercer um mandato e poder transformar a vida das pessoas. Conheci a Daniele [presidente da associação] em 2022 por uma mensagem no Instagram e hoje estamos aqui entregando essa estrutura completa", destacou a deputada Débora Almeida.

A solenidade contou com a presença de Roberta Andrade, presidente da ADEPE, e de dezenas de moradores e trabalhadores rurais da comunidade. Com o caminhão e a fábrica em pleno funcionamento, a expectativa é que a produção de Queimada de Jurema ganhe escala e passe a abastecer não apenas outras regiões de Pernambuco, mas também diversos estados do Nordeste.


Crédito das fotos: Matheus Augusto

domingo, 21 de junho de 2026

Homenageados pelo São João do Recife, Caju e Castanha mantêm a embolada de coco viva há 50 anos

Dupla pernambucana Caju e Castanha comemora reconhecimento no São João do Recife e defende a valorização da cultura popular

A identidade musical do São João tornou-se ainda mais enraizada na cultura nordestina à medida que Caju e Castanha fortaleceram o coco e o pandeiro ao lado da sanfona, da zabumba e do triângulo nas festividades de junho.

Ao longo de cinco décadas, a dupla ajudou a consagrar o encontro da embolada com as tradições da festa popular, culminando na justíssima nomeação dos emboladores ao posto de homenageados do São João do Recife em 2026.

Composta pelos irmãos José Albertino da Silva, o primeiro Caju, e José Roberto da Silva, o Castanha, a formação original da dupla foi interrompida com a perda do irmão mais velho, vítima de um câncer cerebral em 2001, aos 39 anos.

Hoje com 59 anos, Castanha reforça que a distinção recebida neste São João também pertence ao antigo parceiro. “Essa homenagem se estende ao meu irmão. Por tudo o que atravessamos nesse tempo, nos sentimos muito honrados e muito felizes com essa homenagem”, diz o artista em entrevista ao Diario.

Para dar continuidade ao legado na embolada, o sobrinho da dupla, Ricardo Alves da Silva, assumiu o pandeiro e o nome artístico do saudoso tio, passando a ser conhecido carinhosamente também como Cajuzinho. “São 25 anos desde a partida do Cajuzão e da minha entrada oficial na dupla. Receber essa homenagem é um reconhecimento à trajetória que construímos levando o nome de Pernambuco para todo o Brasil e também para o mundo”, diz o atual Caju.

ORIGEM

As calçadas da capital pernambucana foram o primeiro palco de Caju e Castanha a partir do começo dos anos 1970. Ainda crianças, os dois interpretavam sucessos de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro para turistas no Mercado de São José, na Casa da Cultura e em praças públicas.

Daquele período, Castanha lembra a falta de reconhecimento e a desvalorização sofrida pela embolada. “Muitas vezes as pessoas jogavam uma moeda como se fosse esmola. Mas a gente levava tudo para ajudar a nossa mãe”, conta.

Com o disco “Solidão de um Caminhoneiro”, gravado em 1992, pavimentou-se a modernização do ritmo. A introdução de mais instrumentos nos arranjos tradicionais deixou a embolada mais palatável para as rádios e aos diferentes perfis de ouvintes.

“Foi assim que a embolada começou a entrar nos palcos de São João, nas vaquejadas e em espaços onde antes não tinha abertura. Esse trabalho ajudou a quebrar muitas barreiras”, ressalta Caju. Apesar das mudanças, não houve o abandono das origens. “A gente mantém a embolada tradicional, apenas no pandeiro, mas também faz com banda completa. O público gosta das duas formas”, completa Castanha.

Diante dessa trajetória marcada pela inovação, a dupla defende que novos estilos também têm o direito de buscar seu espaço e dialogar com o público no circuito junino. “Eu acho bom. Dominguinhos já dizia que era sinal de evolução. O importante é que as novas gerações continuem gravando nossas músicas e mantendo viva essa tradição”, diz Castanha.

Na sequência, Cajuzinho endossa o parceiro, mas faz um adendo: “O que não podemos deixar morrer é o forró autêntico. As novidades ajudam a enriquecer a festa, mas a tradição precisa continuar presente”, afirma.

Admirados por artistas de diferentes vertentes e reconhecidos internacionalmente, com 11 indicações ao Grammy Latino e uma vitória na bagagem, Caju e Castanha continuam quebrando barreiras. A dupla segue unindo forças com grandes nomes da música brasileira, como Marcelo D2, Lenine, Alexandre Pires, entre outros. “É uma honra saber que muitos nomes do rap nos têm como referência”, celebra Castanha.

Daqui em diante, cada novo pandeiro que ecoar a embolada carregará, de alguma forma, um pouco das portas abertas pela dupla. “Os mais velhos já conhecem nossa história, mas agora os filhos e os netos também estão conhecendo. Isso mostra que ainda temos muita estrada pela frente”, conclui Cajuzinho.

Fonte: Diario de Pernambuco 

Presidente da Câmara de São Bento do Una, Léo da Ação Social, declara apoio à reeleição de Débora Almeida durante transmissão ao vivo


Em uma transmissão ao vivo realizada na tarde deste domingo (21), conduzida pelo comunicador Jadilson Gonçalves, na TV SBUna, o presidente da Câmara Municipal de São Bento do Una, vereador Léo da Ação Social (MDB), oficializou publicamente seu apoio à reeleição da deputada estadual e ex-prefeita do município, Débora Almeida (PSD).

Durante a live, Léo destacou a importância da construção de alianças políticas voltadas ao fortalecimento do município e ressaltou a confiança no trabalho desenvolvido pela parlamentar ao longo de sua trajetória pública.


Em relação à deputada Débora, Léo lembrou da lealdade do grupo local, integrada pelo empresário e ex-prefeito de São Bento do Una hoje oposicionista, em relação a todos os gestos de acolhimento e apoio ao seu mandato na Câmara, o que o motivou a escolher apoiar a reeleição da deputada para a Alepe.

“É com união, diálogo e parceria que vamos seguir fortalecendo nossa cidade, buscando mais investimentos, mais oportunidades e mais conquistas para o nosso povo. São Bento do Una precisa de representação forte, compromisso de verdade e gente disposta a trabalhar. E é isso que estamos construindo juntos”, afirmou o presidente do Legislativo municipal em suas redes sociais.


Presente nos estúdios da TV SBuna, local onde ocorreu a retransmissão do anúncio, Débora Almeida agradeceu a manifestação de apoio e fez questão de destacar a trajetória política de Léo da Ação Social, enaltecendo sua postura de lealdade política, compromisso público e atuação alinhada com pautas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população são-bentense. 

Ela relembrou as boas parcerias do seu grupo político com Léo, mas enfatizou o respeito que sempre nutriu a relação entre ambos, até mesmo quando este trilhou por um período com a oposição. “Agradeço esse gesto do Vereador Léo. Ele tem compromisso, é leal e tem lado: isso é primordial na política pois são virtudes raras na maioria dos políticos atuais e isso conquista o respeito das pessoas! Grato pela confiança” destacou a parlamentar. 

TRAJETÓRIA POLÍTICA CONSOLIDADA


Cumprindo atualmente seu quarto mandato no Legislativo de São Bento do Una, Léo da Ação Social chega à atual legislatura como uma das principais lideranças políticas do município. Nas eleições de 2024, foi um dos vereadores mais votados da cidade, alcançando 5,42% dos votos válidos, desempenho que fortaleceu sua articulação política e resultou, posteriormente, em sua eleição para a presidência da Casa Vereador Irlando Galvão Cavalcante.

Aos 45 anos, o parlamentar construiu sua trajetória pública a partir de forte conexão com as demandas populares. Antes da vida política, atuou como mototaxista e consolidou ampla relação com o eleitorado local, fator que contribuiu para sua crescente projeção política no município.

No exercício do mandato, Léo vem se destacando pela atuação constante em pautas ligadas principalmente à saúde pública e infraestrutura urbana, apresentando projetos de lei, indicações e requerimentos voltados à ampliação dos serviços públicos e melhoria das condições de vida da população.

Entre suas principais iniciativas estão requerimentos solicitando a realização de mutirões de exames e consultas especializadas, nas áreas de Neuropediatria, Ortopedia e Endocrinologia, com o objetivo de reduzir a fila de espera da rede municipal de saúde.

Na área de infraestrutura, o vereador também mantém atuação frequente junto ao Poder Executivo, cobrando providências para a solução de problemas históricos relacionados ao saneamento básico, esgoto a céu aberto e pavimentação de ruas em diversos bairros da cidade.

A declaração de apoio a Débora Almeida reforça o movimento de consolidação política da deputada em São Bento do Una, município onde mantém forte base eleitoral e histórico de atuação administrativa reconhecida pela população.  

Foto: Matheus Augusto

Raquel Lyra celebra o São João de Limoeiro na tradicional Rua da Alegria

A governadora Raquel Lyra esteve presente, neste sábado (20), no segundo dia de festas do São João 2026 de Limoeiro, Agreste Setentrional. O município conta com apoio do Governo do Estado para a realização do evento. Na segurança, até o dia 28, serão 274 lançamentos operacionais, reunindo tecnologia e reforço no policiamento, garantindo tranquilidade para moradores e visitantes.


“O São João é uma festa linda, carregada de emoção, famílias e cultura. Cada vez que venho a Limoeiro, me surpreendo com o tamanho da festa e a alegria do povo. Destaco que esse é o São João mais seguro da nossa história. Temos lançamentos de efetivo em todos os grandes polos de animação e não podia ser diferente aqui em Limoeiro”, afirmou a governadora Raquel Lyra.


Durante a visita, a chefe do Executivo estadual caminhou pela Rua da Alegria, principal palco da festa. A noite de sábado contou com shows de Felipe e Gabriel, Claudia Lauterea e Jorge de Altinho. O evento começou na última sexta-feira (19) e segue até o domingo (28).


Recepcionando a governadora, o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, falou da expectativa da festa na cidade. “Nossa cultura popular se reveste na Rua da Alegria, no São João mais alegre de Pernambuco. Estamos muito felizes com o nosso povo curtindo a festa, com a presença de nossos visitantes e com o apoio do Governo do Estado, que nos prestigia em todas as áreas, e no São João não seria diferente”, declarou o gestor municipal.


Além do aumento dos lançamentos, o planejamento da segurança inclui monitoramento aéreo com drones, ampliação do efetivo nas ruas, fiscalização nas rodovias e ações preventivas voltadas à preservação da ordem pública e da segurança viária ao longo da programação festiva.


Acompanharam a governadora o deputado federal Túlio Gadêlha; o prefeito de Passira, Severino Silvestre; e o ex-deputado federal Ricardo Teobaldo.


Fotos: Hesíodo Góes/Secom

sábado, 20 de junho de 2026

CaluDrilha transforma as ruas de Limoeiro em um grande arraial de tradição, música e alegria

Cortejo junino chega à quarta edição consolidado como uma das manifestações culturais mais aguardadas do calendário festivo da cidade


Em Limoeiro, no Agreste pernambucano, o São João ganha um brilho especial quando a CaluDrilha toma conta das ruas. Misturando irreverência, tradição e muito forró, o evento se tornou um dos momentos mais esperados dos festejos juninos locais, reunindo centenas de pessoas em um grande cortejo marcado pela animação e pelo sentimento de pertencimento à cultura nordestina.

Mais do que uma simples festa, a CaluDrilha representa a valorização das tradições populares e o fortalecimento da identidade cultural do município. Na véspera de São João, o arrastão colore a cidade com bandeirolas, figurinos típicos, música e dança, transformando as ruas em um verdadeiro palco a céu aberto.

Como nasceu a CaluDrilha


A história da CaluDrilha está diretamente ligada ao sucesso do bloco Calu Mulher, uma das referências do Carnaval de Limoeiro e que completará 15 anos de trajetória em 2027.

A ideia surgiu de forma espontânea, motivada pela vontade de manter viva a energia do grupo também durante o período junino. O que começou como uma brincadeira acabou se transformando em uma tradição que cresce a cada ano.

Segundo as coordenadoras Marta e Rosângela, tudo começou com a proposta de realizar um casamento matuto. A partir daí, surgiu a inspiração para criar uma versão junina do bloco que já fazia sucesso no Carnaval.

“Se Limoeiro abraçou a Calu no Carnaval, por que não criar também uma versão junina? Foi assim que nasceu a CaluDrilha”, lembram as organizadoras.

Atualmente, a iniciativa é realizada em parceria com a Prefeitura de Limoeiro e integra oficialmente a programação cultural do município.

Quarta edição promete manter a tradição em alta


Em 2026, a CaluDrilha chega à sua quarta edição consecutiva com a expectativa de reunir um grande público e manter o clima festivo que já virou marca registrada do evento.

A concentração acontecerá no próximo domingo, 21 de junho, a partir das 12h, no Colombo Sport Club (Arena Colombo), localizado na Avenida Virgínia Heráclito, no bairro Severino Pinheiro.

A animação ficará por conta dos artistas Joyce Lima e Afonso Chaves, responsáveis por comandar o forró durante a concentração e ao longo de todo o percurso.

Após a saída, o cortejo seguirá pelas principais ruas da cidade até o Palco Principal dos festejos juninos, na tradicional Rua da Alegria, um dos principais pontos de encontro do São João limoeirense.

Como participar

Para participar do arrastão, os interessados devem adquirir a camisa oficial da CaluDrilha, que funciona como ingresso de acesso ao evento.

As camisas estão sendo vendidas ao valor de R$ 50,00 e dão direito à participação em toda a programação do cortejo. As bebidas não estão incluídas.

A organização destaca que a quantidade de camisas é limitada e recomenda que os interessados garantam sua participação antecipadamente.

Os ingressos podem ser adquiridos na Casa Primor, localizada no centro de Limoeiro.

Uma celebração feita pelo povo e para o povo

Mais do que um evento festivo, a CaluDrilha se consolidou como uma manifestação cultural que celebra a força, a alegria e a criatividade do povo nordestino.

A expectativa da organização é realizar a maior edição já promovida, reforçando os laços comunitários e proporcionando momentos de confraternização durante o período mais tradicional do calendário cultural da região.

“Queremos agradecer aos patrocinadores, parceiros e a todos que acreditam no nosso trabalho. A CaluDrilha é feita com muito carinho e esperamos, mais uma vez, proporcionar um momento especial para o povo de Limoeiro”, destaca Rosângela, integrante da coordenação do bloco.

Com muito forró, animação e valorização das tradições populares, a CaluDrilha segue escrevendo sua história e reafirmando seu espaço como uma das grandes celebrações juninas de Limoeiro.

Débora Almeida celebra anúncio de pavimentação em Belo Jardim

A deputada estadual Débora Almeida (PSD) cumpriu uma importante agenda em Belo Jardim, marcando presença em um momento histórico para a comunidade da Vila Raiz. Ao lado do prefeito Gilvandro Estrela e do deputado federal Mendonça Filho, a parlamentar acompanhou a assinatura da ordem de serviço que vai transformar um sonho antigo dos moradores em realidade: o calçamento da via que liga a BR-232 à Vila Raiz. A obra está orçada em mais de R$ 1,4 milhões. 


A conquista é fruto de um esforço conjunto focado em levar mais infraestrutura e qualidade de vida para a região. Durante o evento, que reuniu dezenas de moradores entusiasmados em uma quadra local, Débora Almeida reforçou seu vínculo com o município e o compromisso de continuar somando forças com a gestão municipal para atrair ainda mais investimentos. 


"Hoje é um dia histórico para a Vila Raiz. Um sonho sonhado por essa comunidade há muitos e muitos anos, somente agora sendo concretizado. Esse é uma obra que vai trazer dignidade a essa vila. Chego para somar e contribuir para a melhoria de vida do povo de Belo Jardim", destacou a deputada.


As obras de pavimentação asfáltica/calçamento devem ser iniciadas já nos próximos dias. A expectativa compartilhada pela deputada é de que a intervenção seja concluída e entregue oficialmente à população até o mês de setembro.

Cred: Matheus Augusto

Governadora Raquel Lyra prestigia abertura do São João de Petrolina e reforça apoio à cultura, ao turismo e à geração de empregos no Sertão

A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta sexta-feira (19), a abertura oficial do São João de Petrolina, no Pátio Ana das Carrancas, principal polo dos festejos juninos do município. Acompanhada de autoridades locais, a gestora percorreu o espaço do evento, cumprimentou a população e celebrou o início da festividade que segue até o dia 27 de junho, destacando o apoio do Governo de Pernambuco à realização do evento.

“O São João de Petrolina é uma festa que se reinventa a cada ano, valorizando a nossa cultura popular e reunindo grandes artistas para garantir alegria ao nosso povo. É muito bonito ver a cidade movimentada, com hotéis e restaurantes cheios, gerando emprego e renda para a população. O Governo de Pernambuco está presente, apoiando a festa e trabalhando para garantir que este seja o São João mais seguro da nossa história, com reforço policial, videomonitoramento e investimentos que impulsionam o desenvolvimento do Sertão”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A expectativa da prefeitura é de que cerca de um milhão de pessoas passem pelo pátio durante as nove noites de evento. Durante a abertura da festa, passaram pelo palco artistas como Leonardo, Natanzinho Lima, Rey Vaqueiro, Seu Desejo, Michele Andrade, PV Calado e Breno Landim.

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, agradeceu a parceria com o Governo de Pernambuco e destacou os impactos da festa na cidade. “Trabalhamos durante meses para realizar essa grande festa para a população. Fizemos questão de receber a equipe da gestão estadual para ver de perto como a cidade está movimentada, com o comércio aquecido, hotéis lotados e uma grande expectativa para os próximos dias”, explicou.

Além de fomentar a cultura e o turismo, o Governo do Estado também reforçou a segurança durante os festejos. Em Petrolina, a Operação São João contará com 3.602 lançamentos operacionais, ampliação do efetivo, monitoramento por câmeras, uso de drones, helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e funcionamento de uma delegacia temporária no Pátio Ana das Carrancas durante todo o período da festa.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou que o efetivo poderá contar com o apoio do GTA, de drones e de unidades especializadas, como o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) e o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), além da Central de Videomonitoramento. “Nossa expectativa é garantir tranquilidade para os sertanejos e para todos os visitantes que vêm prestigiar o São João de Petrolina”, afirmou.


“Nosso povo é apaixonado pelo São João. Na atual gestão, o governo sempre apoiou e patrocinou o São João de Petrolina, reconhecendo a importância e a grandiosidade dessa festa para a cidade e para o Estado”, enfatizou o deputado federal Fernando Filho.

Também participaram da abertura os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e Cícero Moraes (Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca); os deputados federais Túlio Gadêlha e Guilherme Uchoa Júnior; os deputados estaduais Edson Vieira e Antônio Coelho; as prefeitas Catharina Garziera (Lagoa Grande) e Thallita Fonseca (Camutanga); além do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom