Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Igarassu promove abertura do tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas


A prefeitura de Igarassu continua, nesta quinta-feira (25), com a agenda do São João na cidade, contando com o tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas reunindo grupos mirins e adultos. Os espetáculos acontecem no Ginásio Jota Raposo. 

A partir das 16h, o público pode acompanhar as performances das quadrilhas mirins Quentão, Encantos, Matutinho, Maracabarro, Raio de Sol Mirim, Matulão, Coração Mirim, Brincantes Show, Couro Quente, Fusão e Explosão. 

Na sexta-feira (27), a partir das 20h, será a vez das quadrilhas adultas nos palcos. A programação conta com os grupos Raízes do Pinho, Raio de Sol, Dona Matuta, Carcará, Tradição e Coração Matuto.

Encerrando a competição, no domingo (28), a partir das 15h55, se apresentam as quadrilhas Zabumba, Sinhá Matuta, Lumiar, Traque, Origem Nordestina, União Junina, Rojão, Sassaricando e Mistura de Cor.

A premiação será de R$ 12 mil para o primeiro lugar da categoria adulta e R$ 8 mil para a juvenil. Os segundos colocados receberão R$ 8 mil e R$ 6 mil, respectivamente. Já os terceiros lugares serão contemplados com R$ 5 mil na categoria adulta e R$ 4 mil na juvenil. 

Os festejos seguem neste sábado (27), com diversas atrações juninas no Igaradrilha. 

Serviço: 

Concurso de quadrilhas em Igarassu
Local: Ginásio Jota Raposo - Igarassu, centro
Dia: 25, 26 e 28/06
Horário: Quinta, às 16h, sexta, às 20h e sábado, às 15h55

LIMOEIRO AMPLIA PRESENÇA NA GRANDE MÍDIA COM TRABALHO INTEGRADO DE COMUNICAÇÃO E ASSESSORIA DE IMPRENSA

Reportagens na TV Globo Nordeste e TV Pernambuco levaram para todo o estado a cultura, as tradições e os principais eventos do São João de Limoeiro

Limoeiro viveu um dos períodos de maior visibilidade na imprensa pernambucana durante os festejos juninos de 2026. Ao longo do mês de junho, manifestações culturais, tradições populares e eventos promovidos no município ganharam espaço em importantes veículos de comunicação, levando para milhares de telespectadores imagens que retratam a riqueza cultural da cidade.

A presença de Limoeiro na grande mídia incluiu reportagens exibidas pela TV Globo Nordeste e pela TV Pernambuco. Entre os temas apresentados estiveram a tradicional Rua da Alegria, a Caludrilha, promovida pelo grupo Calu Mulher, e o Casamento Matuto da Vila da Paz, um dos eventos mais aguardados do Dia de São João.

Cultura popular em evidência

No Bom Dia Pernambuco, da TV Globo Nordeste, a Caludrilha ganhou espaço ao apresentar a irreverência e a animação de um grupo que já faz parte do calendário cultural de Limoeiro. O evento reuniu forró, tradição e participação popular, reforçando o clima festivo que tomou conta da cidade durante o período junino.

A emissora também mostrou o Casamento Matuto da Vila da Paz. No Dia de São João, a programação trouxe um convite especial para a realização do evento e, no dia seguinte, exibiu imagens dos melhores momentos da celebração, que reuniu moradores e visitantes em um grande encontro de valorização da cultura nordestina.

Rua da Alegria encanta telespectadores


Outro símbolo dos festejos juninos de Limoeiro que ganhou visibilidade foi a Rua da Alegria. A tradicional via, conhecida pela ornamentação das residências e pelo envolvimento dos moradores, foi apresentada tanto pela TV Globo Nordeste quanto pela TV Pernambuco.

As reportagens destacaram o colorido das decorações, a criatividade das famílias e a preservação das tradições juninas, transformando a rua em uma das principais referências culturais do município durante o São João.

Trabalho de comunicação fortalece a imagem do município

A presença de Limoeiro nos principais veículos de comunicação do estado é resultado de um trabalho integrado de comunicação institucional. A atuação da Luz Comunicações, responsável pela assessoria de imprensa, em parceria com a Secretaria Executiva de Comunicação e demais secretarias municipais envolvidas nas ações divulgadas, contribuiu para aproximar a cidade das redações e ampliar o alcance das informações.

Entre as atividades desenvolvidas estão a produção de releases, sugestões de pauta, atendimento às demandas jornalísticas, articulação com veículos de comunicação e acompanhamento de equipes de reportagem.

Visibilidade para além dos festejos

Mais do que divulgar eventos, a presença na grande mídia fortalece a imagem de Limoeiro, valoriza a cultura popular, incentiva o turismo e amplia o reconhecimento das tradições locais em todo Pernambuco.

As inserções na TV Globo Nordeste, na TV Pernambuco e em outras plataformas de comunicação demonstram o potencial cultural do município e reforçam a importância de um trabalho permanente de divulgação institucional, capaz de levar as histórias, os eventos e as tradições de Limoeiro para um público cada vez maior.

ETE de Criatividade Musical oferta 150 vagas para cursos de formação básica em instrumento e canto

Candidatos serão selecionados por meio de teste de aptidão musical 

A Secretaria de Educação de Pernambuco torna público o edital para o preenchimento de 150 vagas para os cursos de formação básica em instrumento musical e canto, ofertados pela Escola Técnica Estadual (ETE) de Criatividade Musical. As inscrições são realizadas através do formulário eletrônico forms.gle/sk6TKP8qCmfoGceS6 no período entre 25 de junho e 3 de julho. 

A única etapa da seleção será um teste presencial de aptidão musical, realizado na ETE de Criatividade Musical, no Recife, no dia 6 de julho. Os candidatos serão avaliados individualmente por uma banca examinadora composta por professores de música da unidade escolar. 

O processo será dividido em duas partes práticas: percepção rítmica, valendo até quatro pontos, e percepção melódica, com seis como pontuação máxima. A soma das pontuações obtidas nas duas etapas consistirá na nota final do candidato. 

Conforme cronograma, o resultado definitivo da primeira classificação está previsto para ser publicado no dia 10 de julho. As matrículas devem ser efetivadas entre 13 e 17 de julho. Os aprovados iniciam a formação no dia 27 do mesmo mês. 

Acesse o edital completo AQUI

quarta-feira, 24 de junho de 2026

SEE oferta mais de oito mil vagas para cursos técnicos subsequentes

Inscrições começam nesta quinta-feira (25) e vão até o dia 2 de julho

A Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) abre, a partir desta quinta-feira, 25 de julho, as inscrições para cursos técnicos subsequentes. Ao todo, são 8.040 vagas ofertadas pelas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), voltadas para estudantes que já concluíram o ensino médio e desejam ampliar sua qualificação profissional.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente no site www.educacao.pe.gov.br até o dia 2 de julho.

A seleção contará com única etapa, composta por prova objetiva de 20 questões relacionadas às disciplinas de língua portuguesa e matemática. Os exames serão aplicados entre 6 e 14 de julho, em horário definido pelo próprio candidato no ato da inscrição. 

O resultado geral está previsto para ser divulgado no dia 21 de julho. Já o período de matrículas dos aprovados ocorrerá entre os dias 22 e 24 do mesmo mês. 

A distribuição das vagas obedecerá critérios de inclusão social. Do total ofertado, 80% serão destinados a estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Dentro dessa cota, 50% serão prioritariamente reservados para estudantes oriundos de famílias com renda bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita. Além disso, 5% do total de vagas serão reservadas para o preenchimento por pessoas com deficiência, e outros 5% para adolescentes e jovens em vulnerabilidade social. 

Acesse o edital completo AQUI.


terça-feira, 23 de junho de 2026

Fórum Powershoring recebe investidores em Londres e apresenta oportunidades de financiamento em indústria de baixo carbono no Nordeste

A iniciativa busca posicionar o Nordeste como hub global de indústria verde, e mobilizar até R$ 70 bilhões até 2030

O Fórum Powershoring recebeu nesta segunda-feira (22) investidores e instituições de pesquisa e inovação tecnológica europeus para um roadshow de oportunidades do 5º leilão EcoInvest, divulgado no mês passado pelo Ministério da Fazenda. A apresentação ao público financeiro ocorreu na London Climate Action Week e faz parte da estratégia de atração de investimentos pelo Fórum da ordem de R$ 70 bilhões para a indústria verde no Nordeste, até 2030. Parte desses recursos podem ser captados via leilão EcoInvest, que tem expectativa de captação de R$ 50 bilhões na atual quinta rodada. O Fórum Powershoring é uma iniciativa conjunta do Consórcio Nordeste, Instituto Clima e Sociedade (iCS) e Banco do Brasil e busca posicionar o Nordeste como hub global de indústria verde. 

Por meio desses investimentos, o Fórum busca evitar a emissão de até 100 milhões de toneladas de CO₂ por ano, além de gerar milhares de empregos verdes na região Nordeste do Brasil.
 
“A transição energética global abriu uma oportunidade histórica para o Nordeste. A região está preparada para liderar essa nova etapa da industrialização brasileira, baseada em energia renovável, inovação e baixo carbono. Em Londres, apresentamos nossa capacidade de coordenação regional, segurança jurídica e agilidade institucional para receber investimentos. Queremos que a riqueza gerada por esse potencial permaneça em nosso território, impulsionando cadeias produtivas estratégicas, empregos qualificados e desenvolvimento sustentável”, afirma Paulo Dantas, presidente do Consórcio Nordeste e governador de Alagoas.

EcoInvest Brasil

No evento foram apresentados os instrumentos financeiros e mecanismos de mitigação de risco no âmbito do EcoInvest Brasil, experiências e novas oportunidades de investimento, parcerias, e de desenvolvimento de pipelines de projetos, estimulando corredores industriais verdes entre Brasil e Europa.

O 5º leilão Eco Invest é a principal iniciativa de financiamento híbrido (blended finance) do País para a transformação ecológica e prevê criar seis fundos, uma linha de crédito corporativo e recursos não reembolsáveis para pesquisa aplicada e empreendedorismo de base tecnológica. Os seis fundos corresponderão a seis cadeias de valor estratégicas respectivas: fertilizantes verdes, combustíveis verdes avançados, automação e inteligência artificial aplicada à indústria, beneficiamento de minerais críticos, sistemas de baterias e veículos elétricos, química verde, biomateriais e circularidade de resíduos minerais e industriais.

“O Banco do Brasil atua como catalisador dessa agenda, estruturando parcerias estratégicas e instrumentos financeiros capazes de transformar o potencial energético renovável em competitividade industrial sustentável. Ao conectar capital, inovação e desenvolvimento regional, contribuímos para posicionar o Brasil, especialmente o Nordeste, como protagonista nas cadeias globais de baixo carbono, impulsionando a geração de emprego, renda e a redução de emissões em escala”, afirma José Ricardo Sasseron, vice-presidente de Governo e Sustentabilidade Empresarial do BB.

O conceito de Powershoring consiste no direcionamento de cadeias produtivas intensivas em energia para regiões com ampla disponibilidade de energia renovável, competitiva e em escala. O modelo permite reduzir simultaneamente custos e emissões, contribuindo para a descarbonização industrial e fortalecendo a segurança energética global.

Nesse contexto, a região Nordeste do Brasil se apresenta como um diferencial estratégico. Com uma das matrizes energéticas mais limpas e competitivas do mundo, a região reúne condições favoráveis para se consolidar como um hub global de indústria energética verde, promovendo a descarbonização de cadeias produtivas, atraindo investimentos sustentáveis e proporcionando geração de emprego e renda.

Sobre o Fórum Powershoring

O Fórum Powershoring foi criado pelo Banco do Brasil, Consórcio Nordeste e Instituto Clima e Sociedade (iCS) para posicionar o Nordeste brasileiro como um hub estratégico de investimento industrial de baixo carbono. A iniciativa funciona como uma plataforma permanente de coordenação entre governos, instituições financeiras, academia e setor privado, promovendo corredores industriais verdes, investimentos produtivos e cadeias de valor resilientes de baixo carbono.

“O Fórum Powershoring ocorre em um momento particularmente favorável para a mobilização de capital voltado à transição climática e ao desenvolvimento industrial de baixo carbono no Brasil. E apresentar essa oportunidade a investidores na London Climate Action Week reforça a importância do Powershoring para descarbonização de outras economias além da brasileira”, aponta Victória Santos, gerente de Energia e Indústria do iCS.

A coordenadora da Câmara Temática do Meio Ambiente do Consórcio Nordeste e secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado do Ceará, Vilma Freire, representou a região na mesa de abertura do encontro. Na comitiva nordestina também estavam presentes Ingrid Feitosa, secretária do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas de Sergipe; e Feliphe Araújo, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí.

O Fórum conta com uma estrutura de governança composta pelo Banco do Brasil, pelo iCS e pelo Consórcio, que reúne capacidades financeiras, técnicas e institucionais para viabilizar projetos e mobilizar capital. Entre os objetivos da iniciativa está a atração de investimentos de grande escala para cadeias de valor sustentáveis e a redução significativa de emissões.

Crédito foto: Amit Ghelani/BB

Mendonça defende Priscila Krause e critica PSB por querer suspender atendimento de saúde e instrumentalizar a Polícia Federal contra adversários


“Priscila Krause é uma mulher pública íntegra, séria, ética e que, ao contrário do PSB, nunca se envolveu em escândalos. Por questão eleitoreira, está sendo vítima de ataques sórdidos por parte da oposição, sob o comando do PSB”, defendeu o deputado federal, Mendonça. O parlamentar destacou  que a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns, é uma unidade de saúde complementar, conveniada ao SUS há mais de 50 anos, com contratos com o Estado de Pernambuco ao longo de 15 governos diferentes, inclusive recebendo recursos em todas as gestões do PSB. 

Esse hospital é a única unidade de alta complexidade em oncologia (UNACON) habilitada pelo Ministério da Saúde para atender os 21 municípios da V GERES e é responsável por serviços essenciais como hemodiálise, terapia intensiva e tratamento de pacientes com câncer. “Usar eleitoralmente uma unidade de saúde fundamental para o atendimento da população do interior, em especial do Agreste, é desumano e mostra bem como o PSB encara a saúde pública e até onde podem chegar para atingir um adversário político”, criticou. 


Mendonça lembrou que, para prejudicar Priscila, a oposição pediu ao TCE a suspensão imediata do contrato com o hospital, colocando em risco tratamentos de pacientes oncológicos, renais e de alta complexidade atendidos pelo SUS. O pedido acabou rejeitado pelo Tribunal de Contas. Segundo Mendonça, o PSB está tentando vender como privilégio aquilo que existe há décadas e atravessou governos de todos os partidos. “Enquanto o PSB tenta forjar escândalo, os números expõem a farsa. Basta olhar o Portal da Transparência e verificar que, em 2022, último ano da gestão do PSB, o hospital recebeu R$ 29,4 milhões por serviços prestados ao SUS, valor superior ao registrado em qualquer ano na gestão Raquel Lyra.

O parlamentar relembra que os contratos entre o Governo do Estado e a Santa Casa e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para repasses do SUS, não nasceram agora. Assim como, os serviços não começaram agora e os pacientes não passaram a ser atendidos agora. “É clara e repugnante a tentativa da oposição de transformar uma relação contratual existente há décadas, sem qualquer indício de irregularidade, em escândalo político com um único objetivo:  desgastar eleitoralmente o adversário. Não vão conseguir. Priscila tem uma vida pública limpa e tem a seu favor a verdade”, completou.  

O Tribunal de Contas do Estado já analisou o caso e concluiu, em parecer técnico, que não há elementos suficientes para caracterizar ilegalidade ou nepotismo na contratação da unidade. E registrou que o modelo de credenciamento adotado não é novidade e já foi utilizado em gestões anteriores, inclusive com valores semelhantes”, afirmou Mendonça.

Tradição que exige cuidado: fogueiras sob a rede elétrica aumentam risco de incêndios e choques

O São João, tradição brasileira, é comemorado durante o mês de junho todos os anos. A data é marcada por festas populares que reúnem pessoas em momentos de celebração, com diversas atividades culturais que valorizam as tradições nordestinas, como danças, comidas típicas e o uso de fogueiras. A prática de acender fogueiras, presente em muitas comemorações juninas, representa a continuidade de um costume cultural importante. No entanto, é essencial adotar cuidados de segurança, especialmente em relação à proximidade com a rede elétrica. 

Fogueiras montadas próximas a fios ou postes podem causar acidentes graves, como incêndios, curtos-circuitos e riscos de choque elétrico. Por isso, é fundamental escolher locais abertos, afastados da fiação elétrica, árvores e edificações, garantindo que a celebração aconteça de forma segura e responsável. “O maior risco não está apenas no contato direto das chamas com a fiação elétrica, mas principalmente no calor gerado pela fogueira. Quando acesa sob a rede elétrica, a alta temperatura pode provocar a dilatação dos cabos, comprometendo sua estrutura e até causando o rompimento, mesmo sem contato direto com o fogo. 

Caso um cabo energizado se rompa e caia, há risco elevado de choques elétricos graves, podendo levar à morte de pessoas que estejam nas proximidades. Além disso, a situação pode provocar curto-circuito, interrupção no fornecimento de energia e até incêndios, especialmente quando faíscas atingem materiais inflamáveis como palha, bandeirinhas de papel ou barracas típicas. Outro fator de risco está nas instalações elétricas improvisadas. Emendas irregulares, ‘gambiarras’ e o uso de tomadas sobrecarregadas, principalmente em contato com materiais inflamáveis, aumentam significativamente as chances de curtos-circuitos e incêndios de grandes proporções”, destaca o professor do curso de Engenharia da Wyden, Luno Gomes. 

As orientações de especialistas reforçam a importância da prevenção e dos cuidados durante as festividades, evitando acidentes no período junino ou em qualquer outra ocasião em que haja o uso de fogueiras. Além disso, órgãos públicos e comunidades também desempenham papel fundamental na conscientização da população, promovendo campanhas educativas e orientando sobre práticas seguras durante as celebrações. A atenção coletiva contribui diretamente para a redução de riscos e para a preservação da integridade de todos. 

Em casos de acidentes, o professor orienta: “a primeira atitude é não tentar socorrer sozinho. O local deve ser isolado para impedir a aproximação de outras pessoas. Não se deve tocar em objetos nem em pessoas que estejam em contato com a rede. Diante de fio partido ou caído, é preciso manter distância e aguardar a equipe técnica, pois quem está em contato com a corrente energiza tudo ao redor. Em seguida, deve-se acionar o socorro: Corpo de Bombeiros pelo 193 e SAMU pelo 192, além da distribuidora de energia, responsável por desligar a rede e tornar a área segura. No estado, a Equatorial Piauí atende pela Central 0800 086 0800. Havendo choque sem fio caído por perto, a primeira medida é desligar a energia pelo disjuntor geral antes de tocar na vítima”, ressalta. 

Ao seguir as orientações de prevenção, a comemoração de São João pode acontecer de forma segura e festiva, garantindo que a tradição se mantenha viva, aliando cultura, responsabilidade e segurança.

Bolsonaro depõe à polícia do DF nesta terça, na prisão domiciliar, sobre arma apreendida em blitz

Pistola Glock 9mm estava em carro de militar do GSI que atua na segurança do ex-presidente. Conduta de ambos pode ser infração administrativa ou até violação do Estatuto do Desarmamento, dizem investigadores.

O depoimento será tomado de forma presencial, no condomínio de alto padrão onde Bolsonaro cumpre prisão domiciliar em Brasília.

Relator da pena de Bolsonaro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou o pedido da polícia para ouvir o ex-presidente por videoconferência, "uma vez que há restrição legal para uso de comunicações eletrônicas".

A pistola, registrada no nome de Bolsonaro, estava no carro de um militar do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que atua na segurança do ex-presidente.

A arma foi apreendida por não estar acompanhada do certificado de registro. O caso é investigado pela Polícia Civil do DF e acompanhado pelo STF.

Investigadores ouvidos pela TV Globo apontam que, a depender dos elementos reunidos no inquérito, as condutas de Bolsonaro e do militar podem ser enquadradas em duas situações:

  1. infração administrativa: o ex-presidente e o militar possuem porte de arma, que estava devidamente registrada, mas estava sem a documentação exigida no transporte
  2. violação do Estatuto do Desarmamento: A lei prevê que é crime "possuir, deter, portar, adquirir, fornecer, receber, ter em depósito, transportar, ceder, ainda que gratuitamente, emprestar, remeter, empregar, manter sob sua guarda ou ocultar arma de fogo, acessório ou munição de uso restrito, sem autorização e em desacordo com determinação legal ou regulamentar". A pena é de 3 a seis anos de prisão, além de multa.

Apreensão em blitz

A arma – uma pistola Glock 9mm – seria levada para o reparo, mas foi apreendida durante uma blitz da Polícia Militar em Brasília na última segunda-feira (15). Uma consulta ao sistema do Exército confirmou o registro no nome do ex-presidente.

Apesar de ter documentação regular, a pistola foi recolhida pela Polícia Civil porque o Certificado de Registro de Arma de Fogo (Craf) não estava no veículo. O caso é investigado pela Polícia Civil do DF.

➡️O carro era dirigido pelo militar Estácio Leite da Silva Filho, vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e cedido à Casa Civil para atuar na segurança de Bolsonaro.

➡️O militar prestou depoimento e foi liberado. Ele afirmou à Polícia Civil que a arma estava sendo transportada porque precisava passar por reparos, e seria devolvida em seguida ao ex-presidente.

🔎 Bolsonaro cumpre atualmente uma pena de 27 anos e 3 meses de prisão. Desde o dia 24 de março deste ano, ele está sob prisão domiciliar humanitária, autorizada por Moraes por um prazo inicial de 90 dias, para que o ex-presidente se recupere de uma broncopneumonia.

O que a defesa de Bolsonaro já disse?

Em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a defesa de Bolsonaro afirmou que a própria equipe de segurança tinha deixado a arma de fogo inoperante para evitar riscos, frente às condições de saúde mental do político.

"[...] as medicações psiquiátricas que vinham sendo ministradas ao Peticionário [Jair Bolsonaro], capazes de afetar sua cognição — e que, inclusive, foram determinantes no episódio do rompimento da tornozeleira eletrônica —, levaram sua equipe de segurança, sem seu conhecimento prévio, a retirar o percussor da arma, tornando-a inoperante."

➡️Em 22 de novembro de 2025, durante outro período de prisão domiciliar, Bolsonaro tentou violar a tornozeleira eletrônica usando um ferro de solda. Na época, Bolsonaro alegou alucinação e "certa paranoia" possivelmente provocadas pelo uso de remédios.

Ainda segundo a defesa, Bolsonaro manipulou a arma, testou o disparo e constatou que "o mecanismo não estava funcionando regularmente".

E, por isso, pediu que um dos militares que atuam na sua segurança pessoal levassem a pistola para o conserto.

"A entrega do armamento teve por única finalidade buscar auxílio na identificação da falha e a realização da necessária manutenção", diz a defesa.
Fonte: G1

No São João de Gravatá, governadora Raquel Lyra ressalta investimentos do Governo de Pernambuco no município

O apoio do Governo do Estado nos festejos juninos se soma a investimentos em segurança pública, recuperação de estradas, recursos hídricos e geração de emprego e renda

Celebrando o ciclo junino em mais uma cidade no interior do Estado, a governadora Raquel Lyra desembarcou, na noite desta segunda-feira (22), em um dos destinos mais tradicionais e animados de Pernambuco: o São João de Gravatá. A gestora marcou presença na festa, que teve início no dia 13 deste mês e segue até o próximo dia 28. O São João de Gravatá conta com o apoio do Governo de Pernambuco, por meio das secretarias estaduais de Cultura, Turismo e Defesa Social. Para garantir a tranquilidade dos festejos, o Estado reforçou a operação com 1.124 lançamentos extras das forças de segurança durante o período junino. A vice-governadora Priscila Krause também participou dos festejos.

“Frequento o São João de Gravatá há muitas décadas e é uma alegria voltar mais uma vez como governadora e ver o quanto essa festa cresce e fica ainda mais bonita a cada ano. O Governo de Pernambuco tem apoiado não apenas a realização do evento, mas também investido em ações que fortalecem o município, como segurança pública, recursos hídricos, recuperação de estradas e infraestrutura para impulsionar o comércio, os bares e os restaurantes. Trabalhamos para garantir desenvolvimento, geração de renda e emprego para a nossa gente, porque um lugar bom para visitar também precisa ser um lugar bom para morar”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.


Além de movimentar a cultura popular, o São João de Gravatá impulsiona a economia local, beneficiando setores como comércio, hotelaria, gastronomia e serviços. A expectativada Prefeitura é receber cerca de um milhão de pessoas, gerando uma movimentação econômica estimada em R$ 350 milhões.

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, celebrou a parceria com a gestão estadual. “O Governo de Pernambuco vem apoiando a realização de grandes e bons eventos em nosso município, dentre eles, o São João, que se torna cada vez maior com o Governo chegando junto e nos incentivando”, agradeceu.


Com o reforço no efetivo, o São João de Gravatá conta com um esquema especial de segurança coordenado pela Secretaria Estadual de Defesa Social, com integração entre Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros e Operação Lei Seca, além do uso de tecnologias como reconhecimento facial, drones, Plataforma de Observação Elevada (POE) e monitoramento do Grupamento Tático Aéreo (GTA). A operação também conta com delegacia móvel, reforço do policiamento ostensivo e atuação da Corregedoria da SDS para garantir mais segurança e tranquilidade durante os festejos.


Acompanharam a governadora o senador Fernando Dueire; o deputado federal André Ferreira; o deputado estadual João de Nadegi; e os prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Silvestre (Passira) e Araújo (Amaraji); além dos secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Yanne Teles (Criança e Juventude) e Ana Paula Jardim (interina da Cultura), e do presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

segunda-feira, 22 de junho de 2026

São João em Igarassu: agenda continua com forró e brega no Sítio Histórico


A programação do São João de Igarassu segue agitando o público nesta segunda-feira (22), a partir das 19h, com as apresentações de Conde Só Brega, Tuca Barros, Serginho Alves, Claudia Lauterer e Breggae, no Polo Sítio Histórico. 

As festividades juninas continuam na terça-feira (23), véspera de feriado, contando com as performances de Claudio Ney e Juliana, Kelvis Duran, Orquestra Virtual, Yannis Kampos e Domingos Sávio no polo Sítio Histórico. No polo Cuieiras, os moradores podem assistir os shows de Carta Virada, Yasmin Martins Coco das Minas, Internacionais do Forró e Seu Martinho.

Em razão do feriado de São João (24), nesta terça (23) a prefeitura decretou ponto facultativo e alguns atendimentos públicos não funcionarão. Contudo, seguem operando normalmente os serviços de saúde (urgência e emergência), Guarda Municipal, Defesa Civil e Limpeza Urbana. 

A população ainda pode desfrutar dos festejos dos concursos de quadrilha e da Igaradrilha a partir de quinta-feira (25). A programação sai em breve nas redes sociais da prefeitura. 

Confira a programação completa:

Polo Sítio Histórico 

Segunda-feira (22/06) - a partir das 19h

Conde Só Brega
Tuca Barros 
Serginho Alves
Claudia Lauterer
Breggae

Terça-feira (23/06) - a partir das 19h 

Claudio Ney e Juliana
Kelvis Duran
Orquestra Virtual
Yannis Kampos
Domingos Sávio


Polo Cuieiras

Terça-feira (23/06) - a partir das 19h 

Carta Virada 
Yasmin Martins
Coco das Minas
Internacionais do Forró
Seu Martinho