Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

sábado, 27 de junho de 2026

Governadora Raquel Lyra prestigia São João de Carpina e reforça compromisso do Estado com os polos juninos da Mata Norte

Festividade segue até 28 de junho com valorização do turismo e segurança reforçada

A governadora Raquel Lyra esteve nesta sexta-feira (26) no São João de Carpina ao lado da prefeita Eduarda Gouveia, dando continuidade à agenda de visitas aos principais polos juninos de Pernambuco. A presença da gestora reafirma o compromisso do Estado com as tradições culturais que movimentam o interior pernambucano em junho e impulsionam a economia local. Para garantir a segurança do público presente, a Secretaria de Defesa Social (SDS) mobilizou um robusto esquema operacional, com drones, reconhecimento facial e delegacia móvel.

"É muito bom a gente poder vir aqui mais uma vez para prestigiar o São João e dizer que a festa está muito mais bonita do que a do ano passado, que já foi gigante. Eu digo sempre que um lugar só é bom para visitar e fazer festas quando é bom para viver, e a gente vem trabalhando fortemente nisso, junto com a prefeita, para garantir mais qualidade de vida para o povo, com mais água, estradas e creches sendo construídas. Tudo isso permite que o nosso povo possa ser mais feliz no seu chão", afirmou a governadora Raquel Lyra.
 

A noite desta sexta-feira (26) contou com shows de João Gomes, Pablo, Henry Freitas e Juarez, consolidando Carpina como um dos destinos mais aguardados do ciclo junino pernambucano. A programação segue até o dia 28 de junho, celebrando o forró, as tradições nordestinas e a identidade da Mata Norte.

A prefeita do município, Eduarda Gouveia, reafirmou a importância da parceria entre Estado e município para o fortalecimento da festa e de outros setores. "Estamos mais um ano com o apoio do Governo do Estado. Se não fosse pela gestão estadual, isso não seria possível. Cada vez mais fortalecendo o nosso São João, a nossa cidade e desenvolvendo. Isso ajuda muito nossos comerciantes. Aqui não é só lazer, é economia também", declarou.
 

O São João movimenta hotelaria, alimentação, transporte e comércio local, gerando renda para empreendedores e trabalhadores da região. O investimento do Governo de Pernambuco nos festejos reforça o reconhecimento de Carpina como polo turístico e referência junina do Estado.


 O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Roberto Asfora, destacou como o São João contribui para o desenvolvimento turístico da região. "Esse intercâmbio maravilhoso de cultura que só Pernambuco proporciona. A gente traz o morador da capital para o interior, do interior para a capital, e faz essa mesclagem maravilhosa que só Pernambuco proporciona", disse.

Acompanhando o evento, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, ressaltou a importância de eventos dessa proporção. "O número de turistas no São João tem crescido, gerando impactos econômicos positivos. Pesquisas sobre o perfil e a origem dos visitantes estão sendo realizadas para entender esse fluxo e desenvolver estratégias que atraiam ainda mais turistas para Pernambuco", afirmou.
 

SEGURANÇA — Por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), o Estado estruturou um esquema especial integrado à Operação São João 2026. Carpina conta com monitoramento aéreo por drones do Grupamento Tático Aéreo (GTA), reconhecimento facial conectado ao sistema estadual de videomonitoramento, com mais de 1,2 mil câmeras em todo o Estado, policiamento ostensivo da Polícia Militar (PMPE), equipes do Corpo de Bombeiros (CBMPE) e uma Delegacia Móvel da Polícia Civil (PCPE) para registro imediato de ocorrências. A Operação Lei Seca reforça a fiscalização nas principais vias de acesso à cidade.
 

Integraram a comitiva do Executivo Estadual o senador Fernando Dueire; o deputado estadual Gustavo Gouveia; o secretário estadual Túlio Vilaça (Casa Civil) e os prefeitos Joel Gonzaga (Feira Nova), Aninha (Nazaré da Mata), Paulinha da Educação (Paudalho) e Talita de Doda (Camutanga).
 

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Governadora Raquel Lyra entrega 378 reformas e 141 títulos de propriedade e anuncia R$ 140 milhões em obras na RMR

Entregas do programa Morar Bem PE se somam a investimentos em mobilidade, encostas e requalificação urbana

A governadora Raquel Lyra realizou, nesta sexta-feira (26), em Olinda, a entrega de 378 casas reformadas e 141 títulos de propriedade no bairro de Peixinhos, além de autorizar um pacote de investimentos da ordem de R$ 140 milhões em obras de mobilidade, contenção de encostas e requalificação urbana na Região Metropolitana do Recife.

“Estamos avançando com ações integradas em moradia e mobilidade na Região Metropolitana. Em Olinda, além das reformas habitacionais e da entrega de títulos de propriedade, autorizamos obras de contenção de encostas, requalificação de terminais e implantação de semáforos inteligentes nos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste. São investimentos que melhoram a infraestrutura urbana, ampliam a segurança e garantem mais qualidade de vida para a população”, afirmou a governadora Raquel Lyra.


Por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), 378 casas da Vila das Mulheres Pedreiras foram reformadas pelo eixo Reforma no Lar do Programa Morar Bem PE. As obras incluem melhorias como pintura, revisão elétrica e hidráulica e correção de problemas estruturais. Cada imóvel recebeu investimento de até R$ 18 mil. Outras mais de 600 unidades ainda serão atendidas, ampliando o alcance do programa.


Maria das Graças, aposentada, teve reformada a casa onde mora há 40 anos. “É uma alegria ver minha casa como ela está hoje. Quando comecei, era um casebre, metade de taipa e metade de papelão. Sempre que recebia algum dinheiro, comprava um pouco de material, como tijolos e cimento, e contava com a ajuda de outras pessoas. Hoje, graças a Deus, estou bem aqui”, declarou.


Também na Vila das Mulheres Pedreiras, foram entregues 141 títulos de propriedade para moradores. A ação encerra um processo iniciado em 1994, quando um grupo de 78 mulheres construiu suas casas através de um mutirão. A regularização garante segurança jurídica às moradias em uma área de mais de 21 mil m².


“Hoje entregamos 141 títulos de propriedade para as moradoras de Vila das Mulheres Pedreiras, uma comunidade que surgiu em 1994 e que agora, mais de 30 anos depois, conquista esse direito. Além disso, o Governo autorizou novas obras de mobilidade, com melhorias em terminais, passarelas e implantação de semáforos inteligentes, além de intervenções em encostas. Ao todo, são cerca de R$ 150 milhões em investimentos que vão beneficiar a Região Metropolitana”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Ribeiro.


Na ocasião, a governadora também autorizou obras em três encostas de Olinda com alto risco de deslizamento. As intervenções vão beneficiar cerca de 1,3 mil moradores, com investimento de R$ 22,8 milhões. O objetivo é reduzir riscos, proteger casas e aumentar a segurança da população. A chefe do Executivo estadual também autorizou o início da recuperação ambiental e estrutural do Santuário Mãe Rainha, com investimento de R$ 1,4 milhão.

“Nosso objetivo é ampliar o alcance da iniciativa do Reforma no Lar e atender mais famílias, garantindo moradia digna e melhores condições de vida. Ao mesmo tempo, o Governo de Pernambuco investe em obras importantes de mobilidade urbana, que vão modernizar o transporte público, melhorar o trânsito e aumentar a segurança da população na Região Metropolitana”, afirmou o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira.


Na área da mobilidade, a gestora anunciou a ampliação dos terminais da PE-15 (Olinda) e de Pelópidas Silveira (Paulista). As obras vão aumentar a capacidade de atendimento e melhorar a estrutura para os usuários do transporte público. O investimento é de cerca de R$ 46 milhões.

Além disso, serão substituídos 199 semáforos nos corredores Norte-Sul (do centro do Recife a Igarassu) e Leste-Oeste (de Camaragibe ao centro do Recife) do BRT. O novo sistema terá câmeras e controle inteligente do tráfego, priorizando o transporte coletivo. O investimento é de R$ 62,7 milhões, com conclusão prevista em um ano.

“Olinda vive um momento de desenvolvimento, com muitas entregas e obras em parceria com o Governo do Estado. Isso faz diferença na vida das pessoas, principalmente de quem esperou muitos anos por esse tipo de conquista. A gente vê de perto a emoção das famílias e entende o quanto essas ações transformam a realidade da população”, afirmou o prefeito em exercício de Olinda, Chiquinho.


Três passarelas em Olinda e Paulista também passarão por melhorias para garantir mais segurança e acessibilidade. As obras devem começar em julho e durar cerca de três meses, com investimento de R$ 5,6 milhões.

Presente na agenda, o deputado estadual Antônio Moraes destacou a atenção dada pela gestão estadual às necessidades dos municípios. “As ações realizadas hoje mostram o avanço de parcerias entre o Governo de Pernambuco e os municípios, com obras e investimentos que chegam a todas as regiões do Estado. São iniciativas que fortalecem a infraestrutura, geram emprego e melhoram a qualidade de vida da população, com intervenções como creches, cozinhas comunitárias e melhorias urbanas”, pontuou.

Também participaram da agenda a secretária de Projetos Estratégicos, Simone Nunes; e o presidente da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), Francisco Amaral; além de vereadores de Olinda e outras lideranças locais.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Governadora Raquel Lyra entrega nova creche e amplia acesso à educação infantil em Camaragibe

Equipamento recebeu investimento de R$ 5,4 milhões e atenderá até 324 crianças; na ocasião, a chefe do Executivo estadual também entregou obras de pavimentação em 15 ruas do município

Dando continuidade à ampliação da rede de educação infantil em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (26), o Centro de Educação Infantil (CEI) José Maria Cabral Corrêa, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. A inauguração é fruto da parceria entre o Governo do Estado e o município. A unidade recebeu investimentos de cerca de R$ 5,4 milhões, entre obra e equipagem, e possui capacidade para atender até 324 crianças da Educação Infantil. Na ocasião, foram entregues, ainda, 15 ruas pavimentadas com piso intertravado no município. A intervenção teve aporte de R$ 10 milhões, em um total de 17,5 mil m² de área. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou as entregas.

“É uma alegria voltar a Camaragibe e entregar mais uma creche para a nossa população. Cada unidade representa mais oportunidades para as crianças, tranquilidade para as mães e geração de empregos para a comunidade. Ao lado do prefeito Diego Cabral, seguimos realizando sonhos antigos da cidade, com investimentos em educação, infraestrutura, pavimentação, recuperação de estradas e tantas outras obras que melhoram a vida das pessoas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A unidade conta com dez salas de aula, sala multiuso, fraldário, sala de amamentação, cozinha, solário, ambientes administrativos e estrutura totalmente acessível. “Estamos entregando mais uma creche totalmente equipada, com capacidade para atender mais de 320 crianças. Essa é a sétima unidade entregue pela gestão e reforça o compromisso da governadora Raquel Lyra com a ampliação da educação infantil, oferecendo mais segurança às famílias e uma estrutura de excelência para o desenvolvimento das crianças. É assim que transformamos vidas por meio da educação”, destacou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

O equipamento integra o programa Juntos pela Educação e reforça o compromisso do Governo do Estado com a ampliação do acesso à educação infantil, por meio do fortalecimento do Regime de Colaboração com os municípios. Nesse modelo, o Estado é responsável pela construção, equipagem e financiamento do primeiro ano de funcionamento das unidades, enquanto os municípios assumem a gestão das creches.

A dona de casa Maria Silva, mãe de Nicolas e Miquéias, comemorou a chegada da creche e contou como o equipamento vai ajudar as famílias da comunidade. “Essa creche representa uma grande conquista para nós. Agora vamos poder trabalhar sabendo que nossos filhos estão em um lugar seguro, com profissionais preparados para cuidar deles. Meus dois filhos vão estudar aqui, e isso me deixa muito feliz. Tenho certeza de que todas as mães da comunidade estão agradecidas por esse momento”, pontuou.

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, agradeceu ao Governo de Pernambuco pelos investimentos e pelas ações. “Camaragibe nunca recebeu tantos investimentos em tão pouco tempo. A entrega desta creche representa um compromisso com as famílias da nossa cidade e com o futuro das nossas crianças. Seguiremos trabalhando com a gestão estadual para transformar Camaragibe e garantir mais qualidade de vida para a nossa população”, pontuou o gestor.

A política estadual voltada à educação infantil tem como foco a redução do déficit de vagas em creches e pré-escolas, apoiando os municípios na ampliação da oferta e fortalecendo a capacidade de atendimento à população pernambucana. A iniciativa prevê a criação de 60 mil novas vagas, além da promoção de ambientes seguros, acessíveis e acolhedores, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças.

O senador Fernando Dueire garantiu que seu mandato está à disposição para os investimentos no município. “Temos trabalhado, em parceria com o Governo do Estado, para garantir recursos que sigam transformando a vida da população”, ressaltou. Já o deputado estadual João de Nadegi destacou a importância da parceria para ampliar os investimentos no município. “Esta creche vai oferecer um espaço seguro para o desenvolvimento das crianças e mais tranquilidade para as famílias. Essa união entre Estado, município e Assembleia tem gerado resultados concretos e levado obras importantes para a população de Camaragibe”, finalizou.

PAVIMENTAÇÃO - Ainda na ocasião, a governadora Raquel Lyra entregou a pavimentação em piso intertravado de 15 ruas do município. A ação foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Camaragibe, e resulta de um investimento de R$ 10 milhões, em uma área de 17,5 mil m².

“Iniciativas como essa visam melhorar a mobilidade do município, garantir mais segurança para pedestres e motoristas, além de aprimorar a trafegabilidade e a qualidade de vida dos moradores locais”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), Rodrigo Ribeiro. 

As vias concluídas ficam nos bairros de Timbi (ruas dos Médicos, dos Sociólogos e Nova Olímpia), Céu Azul (ruas dos Vigilantes, Luís Carlos da Fonseca e Castro Alves), Jardim Primavera (ruas Londrina e Campos Sales), São João e São Paulo (ruas do Livramento e São José da Laje), Tabatinga (rua Elias Pereira), Bondade de Deus (rua Redentor), Santana (rua São Braz), Bairro Novo do Carmelo (rua Santa Luísa) e Bairro dos Estados (rua Nova Londrina).

Estiveram presentes no evento o diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) Paulo Lira; além de vereadores e lideranças locais.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Governadora Raquel Lyra anuncia R$ 75,5 milhões para fortalecer a agricultura familiar e impulsionar o desenvolvimento rural em Pernambuco

Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, ampliar a segurança hídrica e impulsionar o desenvolvimento rural sustentável em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra anunciou, nesta sexta-feira (26), um conjunto de investimentos no valor de R$ 75,5 milhões. As ações beneficiarão diretamente e indiretamente mais de 22 mil famílias em todas as regiões do Estado por meio da implantação e entrega de cisternas, da distribuição de máquinas e equipamentos agrícolas e da renovação da frota da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).

“Temos fortalecido a agricultura familiar com entrega de equipamentos, assistência técnica e programas que garantem renda e oportunidade para quem vive no campo. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas possam permanecer em suas comunidades com dignidade, produzindo e sustentando suas famílias. Esse trabalho mostra que Pernambuco tem um governo que enxerga e chega à vida de quem mais precisa”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Entre as principais ações anunciadas está o investimento de mais de R$ 45 milhões em segurança hídrica, que contempla a implantação de mais de cinco mil cisternas para famílias do Sertão, Agreste e Zona da Mata. Na área da mecanização rural, foram entregues 144 conjuntos motorizados de microtratores, conhecidos como tratoritos, equipados com enxada rotativa e carreta reboque.

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes, destacou que a iniciativa representa um dos maiores conjuntos de investimentos já realizados pelo Governo de Pernambuco para impulsionar o desenvolvimento rural. “Estamos levando mais água, mecanização e tecnologia para fortalecer a agricultura familiar e criar melhores condições para que os produtores rurais aumentem a produtividade e gerem mais renda”, enfatizou.


Também foram entregues 503 equipamentos agrícolas, entre tratores de pneu, grades aradoras, ordenhadeiras mecânicas, microtratores, ensiladeiras e sulcadores, além de plantadeiras e reboques. A iniciativa inclui ainda a entrega de 32 novos veículos para a Adagro, reforçando a estrutura operacional da defesa agropecuária em Pernambuco.

“Quem abastece o mercado hoje é a agricultura familiar. Nas feiras do interior, a carne que está lá vem do agricultor que cria sua vaquinha, cria seu bode. O alimento que chega à mesa vem da agricultura familiar. Então esse povo precisa ser apoiado”, pontuou o deputado estadual Doriel Barros 


Presente na solenidade, a presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), Cícera Nunes, ressaltou a importância dos investimentos. “São políticas públicas beneficiando quem mais precisa. O Governo do Estado pode contar com a gente nessa luta por um Pernambuco cada vez melhor”, afirmou. 

Também estiveram presentes no evento os deputados estaduais João Paulo, Antonio Moraes, Joaquim Lira e Henrique Queiroz Filho;  os prefeitos Joel Gonzaga (Feira Nova), Dra. Kátia (Jataúba), Maria Izalta (Ibirajuba) e Fátima Borba (Cortês); os presidentes do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Epaminondas Martins; da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Moshe Dayan; do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), Cleodon Ricardo; do ProRural, Maurício Leite; e o superintendente regional do Incra em Petrolina, José Cláudio.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom e Jonnas Duarte/SDA

Maestro venezuelano Ramón Pérez assume a Orquestra Infantil da OCC

A música como instrumento de transformação social e formação cidadã segue atravessando fronteiras na Orquestra Criança Cidadã (OCC). A instituição acaba de anunciar a chegada do maestro venezuelano Ramón Pérez para comandar a Orquestra Sinfônica Infantil da OCC, reforçando o compromisso do projeto com a excelência artística e o desenvolvimento humano de crianças e jovens através da educação musical.

Violista, luthier, professor e regente, Ramón Pérez nasceu em Ciudad Bolívar, na Venezuela, e foi formado pelo tradicional Sistema Nacional de Orquestras e Coros Juvenis e Infantis da Venezuela, reconhecido internacionalmente pelo trabalho de inclusão social por meio da música. Com mais de 24 anos de trajetória artística e pedagógica, o músico construiu uma carreira marcada pela atuação em orquestras sinfônicas e pela formação de jovens instrumentistas.

Há dez anos radicado em Boa Vista, Roraima, Ramón fez parte do corpo docente do Instituto Boa Vista de Música e do Curso de Formação de Orquestra do Sesc-RR. Também participou de festivais, masterclasses e projetos de formação orquestral no Brasil, consolidando uma trajetória voltada ao trabalho com crianças e jovens.

“Agora, estou totalmente integrado à Orquestra Criança Cidadã, o que para mim é uma grande honra e também uma responsabilidade muito bonita. Sempre acreditei no poder transformador da música e da prática orquestral. Estar em um projeto tão bem sucedido como esse significa contribuir não só artisticamente, mas também na formação humana e social das crianças e jovens músicos”, destacou Ramón Pérez.

O novo maestro da Orquestra Infantil da OCC também ressaltou a importância da educação coletiva através da música. “Espero poder contribuir com minha experiência pedagógica e musical, ajudando no desenvolvimento técnico, artístico e disciplinar dos alunos, sempre buscando uma prática orquestral de qualidade e excelência, com sensibilidade e compromisso”, afirmou.

Para João Targino, coordenador da OCC, a chegada de Ramón fortalece ainda mais o trabalho pedagógico da instituição. “Ramón Pérez reúne experiência artística, sólida formação pedagógica e uma grande identificação com projetos de transformação social através da música. Sua chegada representa um importante reforço para o desenvolvimento da nossa Orquestra Infantil”, destacou.

A presidente da OCC, Myrna Targino, também celebrou a contratação do maestro venezuelano. “A Orquestra Criança Cidadã sempre buscou profissionais comprometidos com a formação humana e artística dos nossos alunos. Ramón chega para somar talento, experiência internacional e sensibilidade ao trabalho desenvolvido pela instituição”, afirmou.

Ramón Pérez é o segundo músico venezuelano a integrar o quadro artístico da OCC. Recentemente, no mês de maio, a instituição anunciou a contratação do maestro Rafael Dommar, que assumiu a direção da Orquestra Principal da casa. A presença dos dois profissionais reforça o intercâmbio cultural e o reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido pela OCC.

SOBRE A ORQUESTRA CRIANÇA CIDADÃ

Sediada nas instalações do 7° Depósito de Suprimento do Exército Brasileiro, a Orquestra Criança Cidadã é um projeto realizado com incentivo do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e que conta com patrocínio master da Caixa Econômica Federal, patrocínio Ouro da Dislub e realização da Funarte e do Governo Federal.

Governadora Raquel Lyra entrega requalificação do Serviço Wilma Lessa e vistoria obras que ampliam assistência no Hospital Agamenon Magalhães

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (26), um importante equipamento requalificado no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no Recife: o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa. Durante a agenda, a gestora também vistoriou as obras de implantação do novo serviço de hemodinâmica, a reforma da cozinha e acompanhou o andamento das futuras emergências de cardiologia, otorrinolaringologia e obstetrícia. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a entrega. 


"Tudo que estamos fazendo é pelo cuidado. Estamos investindo aqui, no Hospital Agamenon Magalhães, R$ 100 milhões que se desdobram em várias entregas como esta, garantindo conforto aos trabalhadores e a quem precisa do serviço, que pode ser acolhido de verdade. Não é só para tirar retrato, é para garantir que uma mulher que foi violentada possa, no momento mais difícil da vida dela, estar sendo cuidada", afirmou a governadora Raquel Lyra. 


Com investimento de aproximadamente R$ 300 mil, o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa recebeu melhorias nas instalações elétricas, pintura, climatização, renovação do mobiliário e ações de humanização dos ambientes. Em uma etapa posterior, também será realizada a substituição do piso e das luminárias.


A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou que a requalificação integra um amplo conjunto de investimentos que vêm sendo realizados no hospital. "Agora temos o serviço todo reestruturado, requalificado, para poder atender melhor as mulheres que necessitam e também dar mais condição de trabalho com dignidade aos profissionais de saúde que trabalham aqui. A melhora não para", afirmou.


Criado há 25 anos, o Wilma Lessa é referência na rede estadual de proteção às mulheres, pessoas com útero e adolescentes a partir dos 12 anos vítimas de violência sexual. Somente nos primeiros meses de 2026, já foram contabilizados 481 atendimentos.


A coordenadora do serviço, Sílvia Cavalcanti, ressaltou que a nova estrutura fortalece o acolhimento humanizado oferecido às pacientes. "É extremamente importante requalificar para poder ofertar um melhor acolhimento para essas pessoas que nos procuram. Um serviço requalificado, pode oferecer melhor ambiência, mais conforto e também melhores condições de trabalho. É muito bom trabalhar com ambiente adequado e mobiliário novo", destacou.


VISITAS – Na unidade, a governadora também visitou obras em andamento, como a nova cozinha do hospital, que recebeu investimento de R$ 1,1 milhão e deve oferecer uma estrutura moderna e adequada para atender pacientes, acompanhantes e profissionais que circulam diariamente pela unidade. O setor é responsável pela produção de cerca de 4 mil refeições por dia, entre cafés da manhã, lanches, almoços e jantares.


A gestora também acompanhou as obras de implantação do novo Serviço de Hemodinâmica, que recebe investimento de R$ 4 milhões. O setor será totalmente modernizado para ampliar a capacidade de realização de exames e procedimentos cardiovasculares de alta complexidade, como cateterismos, angioplastias, implantes e trocas de marcapasso, estudos eletrofisiológicos e arteriografias.

Além da Hemodinâmica, seguem em andamento as obras de reforma de um dos prédios do hospital, onde funcionarão as novas emergências de cardiologia, otorrinolaringologia e obstetrícia, além de espaços destinados ao repouso das equipes médicas.

Também acompanharam a entrega a deputada federal Clarissa Tércio; o deputado estadual Romero Sales Filho, o vereador do Recife, Ronaldo Lopes; e a diretora de Obras de Saúde da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Priscila Giovanna. 

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Governadora Raquel Lyra prestigia São João de Surubim e reforça parceria do Governo de Pernambuco com segurança e cultura na festa do município

Em mais uma celebração dos festejos juninos de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra prestigiou, na noite desta quinta-feira (25), o São João de Surubim, no Agreste pernambucano, mais um que conta com o apoio do Governo do Estado. Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause e do prefeito do município, Cléber Chaparral, a gestora percorreu o Polo Vaquejada, cumprimentou o público e participou da programação da festa, que acontece até 28 de junho. A governadora também acompanhou a central de monitoramento da festa, que garante a segurança do público. 

O apoio do Governo de Pernambuco na festa é realizado por meio das secretarias estaduais de Cultura, Turismo e Lazer e Defesa Social, com um esquema especial de segurança para garantir a tranquilidade dos moradores e visitantes.

“Temos trabalhado muito pelo Agreste, com investimentos em estradas e obras que fortalecem a infraestrutura da região. Ao mesmo tempo em que investimos em desenvolvimento, valorizamos a cultura e as tradições do nosso povo. O São João movimenta hotéis, bares, restaurantes, comércio e gera emprego e renda, fortalecendo toda a economia da cidade”, afirmou a governadora Raquel Lyra. 

A programação da festa reúne grandes atrações nacionais e regionais, consolidando a cidade como um dos principais destinos juninos de Pernambuco. A programação desta quinta-feira (25) contou com shows de Eric Land, Rey Vaqueiro, Wesley Safadão e Natanzinho Lima, reunindo milhares de pessoas no Polo Vaquejada.

“Desde o início da nossa gestão, pensamos grande para fazer uma das maiores festas de São João da história de Surubim. O apoio do Governo do Estado tem sido fundamental, tanto na segurança quanto nas atrações, e a presença da governadora aqui nesta noite prestigia ainda mais uma festa que movimenta e impacta positivamente toda a nossa região”, afirmou o prefeito de Surubim, Cléber Chaparral.

Para garantir a tranquilidade dos festejos, o Governo de Pernambuco montou um esquema especial de segurança para o São João do município, com 1.236 lançamentos operacionais das forças de segurança. A operação integra Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Grupamento Tático Aéreo (GTA), Corregedoria e Ouvidoria da SDS, além do emprego de drones para monitoramento aéreo em tempo real, reforço do policiamento ostensivo, triagem nos acessos ao Parque de Vaquejada J. Galdino e ampliação do atendimento à população durante toda a programação.

Estiveram presentes acompanhando a governadora o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça; o deputado estadual Edson Vieira; os prefeitos Araújo (Amaraji), Sérgio Colin (Toritama), Elias Meu Fii (Pombos), Dr. Histenio Sales (Vertente do Lério) e Lindonaldo da Farinha (Frei Miguelinho); o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e a ex-prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Startups e scaleups pernambucanas podem concorrer a até 30 mil euros em desafio global do Santander X


O Santander X, plataforma global de empreendedorismo do Santander, está com inscrições abertas até 30 de junho para o Santander X Global Challenge | The Quantum AI Leap, desafio global voltado para startups e scaleups de 10 países (Argentina, Brasil, Chile, Alemanha, México, Portugal, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos e Uruguai) que desenvolvem soluções inovadoras capazes de transformar setores como finanças, energia, materiais, saúde e cibersegurança. No total, serão distribuídos € 120 mil em prêmios. As inscrições devem ser feitas diretamente pelo site do Santander X: https://app.santanderx.com/calls/the-quantum-ai-leap?utm_source=Release&utm_medium=Imprensa&utm_campaign=SXBR-GlobalChallengeRelease.

Realizado em parceria com a IBM Quantum, a Bluzelle e a Fundação Oxentia, o programa aceita inscrições de empresas que possuem soluções focadas em uma das três áreas estratégicas: hardware quântico, sensores e tecnologias assistidas por IA; software quântico, ferramentas e inteligência aplicada impulsionada por IA; e infraestrutura digital protegida contra a computação quântica.

No total, seis projetos serão reconhecidos como vencedores e receberão prêmios de até € 30 mil.  Serão três startups vencedoras, sendo € 10 mil para cada, e três scaleups vencedoras, sendo € 30 mil para cada.  As empresas vencedoras passarão a integrar a comunidade Santander X 100, que reúne as startups e scaleups de maior destaque da rede Santander X, oferecendo oportunidades de networking e acesso a recursos estratégicos para acelerar o crescimento dos negócios.

▪︎ Santander X 100 alcança 400 empresas:
O Santander X 100, comunidade de startups, scaleups e PMEs criada pelo Santander por meio de sua plataforma global Santander X, alcançou 400 empresas de elevado crescimento de 11 países e especializadas em setores estratégicos como inteligência artificial, desenvolvimento de software, sustentabilidade, cibersegurança, saúde digital e indústria 4.0.

As empresas integrantes do Santander X 100 foram selecionadas entre milhares de candidaturas internacionais em desafios, prêmios e outros programas promovidos pela Instituição, com base na sua capacidade de inovação, escalabilidade e potencial para responder aos desafios do mundo atual. Muitas tiveram acesso a investimento privado, aceleração internacional e parcerias estratégicas em setores com alta demanda por investimento.

Entre os setores com maior representação no Santander X 100, destaque para sustentabilidade, eHealth, fintech/Insurtech, desenvolvimento de software, edtech e cibersegurança.

▪︎ O Santander X 100 nasceu do Santander X, plataforma global do Santander que construiu um dos maiores ecossistemas internacionais de apoio ao empreendedorismo dentro do setor financeiro. Em 2025, apoiou quase 60.000 startups, scaleups, PMEs e projetos empreendedores de 10 países, aumento de 12% em relação ao ano anterior, por meio de formação, desafios, prêmios, benefícios, eventos e soluções financeiras personalizadas.

▪︎ Santander e seu apoio à educação, empregabilidade e empreendedorismo:
O Santander mantém um compromisso pioneiro e consolidado com educação, empregabilidade e empreendedorismo há mais de 30 anos. O Banco já destinou mais de 2,5 bilhões de euros e apoiou mais de 8,3 milhões de pessoas e empresas por meio de parcerias com mais de 1.000 universidades.

Estudantes de Jornalismo do UniFavip Wyden brilham na cobertura do São João de Caruaru


Um grupo de estudantes do curso de Jornalismo do Centro Universitário UniFavip Wyden tem chamado a atenção pela cobertura que está realizando do São João de Caruaru. São os discentes envolvidos no Projeto de Extensão Jornalismo na Prática, que leva estudantes para vivenciar uma imersão nos bastidores e na produção de conteúdo sobre o ‘Maior e Melhor São João do Mundo’. 

Os estudantes vinculados ao projeto produzem conteúdos sobre os principais polos de animação situados na área urbana. Todo o material é veiculado na página oficial do projeto, no Instagram (@jornalismonapratica.unifavip). 

E, antes mesmo do fim do evento, já é possível apontar resultados bastante expressivos. O material produzido e veiculado desde o início da programação urbana da festa somava, até o domingo (21), nada menos que 477 mil visualizações, alcançando mais de 112 mil contas na mídia social. A perspectiva é que, até o fim da festa, o projeto alcance a marca de 500 mil visualizações nos conteúdos. 

“É algo muito expressivo. Primeiro, pela oportunidade. Os nossos estudantes estão tendo acesso aos bastidores de um dos maiores eventos promovidos nacionalmente. E, mais que isso: a liberdade de sugerir e produzir, sob a perspectiva de uma atuação colaborativa que dá voz, espaço e, principalmente, cria oportunidades futuras”, destaca o professor Diogenes Barbosa, um dos coordenadores do Jornalismo na Prática. 

As produções diárias passam pela supervisão do professor Diogenes Barbosa e de outras duas docentes do curso de Jornalismo do UniFavip: Joalline Nascimento e Stephanie Sá. 

“Outro aspecto que merece muito ser destacado é a pluralidade do que está sendo produzido. Estamos mostrando não somente o que acontece no maior palco da festa, o Pátio de Evento, mas também no Polo Mestre Vitalino (no Alto do Moura), no Polo Azulão (onde se apresentam vários nomes da música local/regional) e, claro, na Estação Ferroviária. Dando visibilidade, inclusive, para artistas da nossa região, das diferentes linguagens”, complementa o professor Diogenes Barbosa. 

SOBRE O PROJETO - O Jornalismo na Prática surgiu em 2025, graças a uma parceria com a Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura de Caruaru e da Secretaria de Comunicação. O principalmente objetivo é oportunizar a vivência prática aos estudantes, articulando conhecimentos sobre a cobertura jornalística de grandes eventos, com questões éticas e jornalismo local.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Juntos pela Segurança: Governadora Raquel Lyra reforça efetivo do CBMPE com formação de novos oficiais


Seguindo firme na construção de um novo tempo na história da segurança pública pernambucana, a governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (25), a formatura de 36 novos oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). A solenidade militar aconteceu no Quartel do Comando Geral do CBMPE, no Recife, reforçando as ações de proteção e salvamento no Estado. A vice-governadora Priscila Krause esteve presente no evento.  

“Eu tenho dito sempre que, por meio do Juntos para Segurança, temos feito o maior investimento da história nas forças de segurança pública. Já  nomeamos policiais penais, oficiais e praças da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica, e hoje à tarde dando posse à Polícia Civil, para permitirmos que o povo de Pernambuco possa viver de maneira mais segura. Eles chegam em um momento em que o Corpo de Bombeiros está dando uma virada histórica e a segurança pública em Pernambuco também”, comemorou a governadora Raquel Lyra.


Para chegar a formação, os novos oficiais passaram por um ano de formação intensa em áreas como combate a incêndio, salvamento aquático, busca e resgate e atendimento pré-hospitalar, preparados para liderar qualquer operação da corporação. 

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, celebrou a conclusão de um ciclo iniciado com o concurso que abriu 660 vagas para o Corpo de Bombeiros. "Os oficiais são os futuros coronéis do Corpo de Bombeiros, e algum deles pode ser o novo comandante-geral", afirmou.


Os novos oficiais da Corporação cumprirão seis meses de período probatório para aperfeiçoamento prático-operacional junto às unidades da Corporação localizadas na Região Metropolitana, devido ao maior volume de ocorrências. Após essa fase, os bombeiros militares serão destinados, por ordem de classificação, às vagas disponíveis do âmbito de todo o CBMPE.


“Já no estágio eles passam a vivenciar todas as atividades que um oficial executa. Eles são formados não apenas para o serviço, mas também para serem os futuros comandantes da corporação. Então, eles precisam ter o gerenciamento, a gestão, a governança de uma instituição do tamanho do Corpo de Bombeiros”, explicou o comandante-geral do CBMPE, Eduardo Araripe.


Presente na ocasião, o deputado Joel da Harpa parabenizou o Poder Executivo Estadual pelo comprometimento em fortalecer as forças de segurança. "O Governo do Estado está mostrando para o povo de Pernambuco que se pode mudar a história da corporação com a compra de viaturas e equipamentos, além de acabar as defasagens salariais”, apontou. 

Enfermeiro desde 2012 e ex-soldado da PMPE, Álvaro Simões, de 34 anos, encontrou no Corpo de Bombeiros a forma de unir suas duas vocações: a da saúde e a militar. Natural de São João, no Agreste Meridional, ele foi o primeiro colocado do curso de formação de oficiais. "Muda um pouquinho a atribuição, mas a missão é sempre a mesma: servir à sociedade pernambucana", disse. 


Também acompanharam a solenidade a secretária de Administração, Ana Maraiza; o gerente-geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra; a diretora integrada da Polícia Científica, Fernanda Porto; o subcomandante da PMPE, ⁠coronel Lopes; o comandante do Grupamento Tático Aéreo (GTA), Câmara Júnior; o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro e o representante da Polícia Rodoviária Federal, Daniel Thé.

Fotos: Miva Filho/Secom