Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

JORNALISTA DIZ NÃO ACREDITAR NO FIM DO JORNAL IMPRESSO

       Para o jornalista, Bruno Vasconcelos, o impresso não está no fim, mas sim, passando por mudanças.


      Em entrevista a nossa reportagem, o editor assistente dos cadernos: Brasil, Mundo e Política, do Diario de Pernambuco, Bruno Vasconcelos, diz não acreditar no fim do jornal impresso. “O impresso tem o poder de apuração. Tem o dia todo para um levantamento. Traz mais análise e por isso não vai acabar. O veículo tem que se adaptar, é verdade, mas acabar não”, diz o jornalista.

     Sobre as técnicas de entrevista, Vasconcelos disse que é sempre bom que o repórter vá para as ruas com embasamento, que ele saiba antes o que vai falar na entrevista. “Na hora de fazer as perguntas ajuda muito saber o assunto a ser tratado.” Para a interação com o entrevistado, Vasconcelos ressaltou que o repórter tem que se aprofundar no assunto com quem ele está conversando. “É preciso haver a troca de informação, em vez de só o entrevistado falar”.

   Na hora de voltar para a redação, Vasconcelos defendeu a importância de a matéria ter sido gravada. “Na hora de decupar se deve ter muita atenção e cuidado para relatar exatamente o que o entrevistado falou para depois transformar em matéria escrita, o gravador neste momento é primordial”.

   Ao ser indagado sobre o trabalho que mais lhe chamou atenção na sua carreira profissional, Bruno falou de uma publicação feita sobre um apagão nos anos dois mil (2000, 2001,2002). “Fiz boas matérias quando trabalhava em outro jornal do mesmo grupo na cidade de Natal no estado de Rio Grande do Norte, era o apagão dos apagões, esta publicação teve muita repercussão no estado, sendo até premiada nacionalmente, sem dúvida o meu maior desafio foi esse”.

     Sobre sua profissão, como ele despertou o olhar para a comunicação do impresso, Vasconcelos falou que quando era criança já tinha o desejo de ser jornalista. “Desde minha infância que eu tinha o desejo de ser comunicador, na escola sempre gostei de redação, foi aí meu primeiro passo. Sempre foi voltado para o esporte, pensei em começar neste seguimento, trabalhei muito nesta área lá no outro jornal em Natal, depois passei a fazer parte de outros setores, como faço até hoje, Brasil, mundo e política”.

    O Jornalista deixou uma mensagem para os alunos de comunicação social, os futuros jornalistas, sendo que alguns desses, já atuam no mercado de trabalho e outros atuarão em breve. “Se forem para este lado do jornalismo impresso, é preciso muita leitura, dedicação e paixão, a paixão é fundamental”, Declarou o Bruno Vasconcelos.



    Na entrevista com o profissional acima citado entendemos que o jornalismo é importante, informar, opinar, Interpretar quando se trata de escrever textos jornalísticos. O bom repórter tem que está atualizado dos assuntos atuais, bem como as novas tecnologias.

   Uma das regras do jornalismo são as apurações dos fatos, verificando assim a veracidade, a importância e o julgamento do interesse da coletividade sobre a divulgação das informações.

   Um acontecimento que não teve apuração não serve para se tornar uma notícia com credibilidade. Em princípio a apuração, é um exercício específico do repórter, caso contrário, o conteúdo que está sendo divulgado como notícia jornalística se tornará boatos, fruto apenas de uma aparência.

CONFIRAM A ENTREVISTA  COM O JORNALISTA 



REPORTAGEM
Luís Correa
Jornalista e Radialista
DRT 6110/PE DRT 4116/PE

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

2° MACHADOS PARA JESUS


Os irmãos Ivan e Geraldo  falaram mais detalhes  sobre esse evento a nossa reportagem.  

OUÇAM A ENTREVISTA






 REPORTAGEM LUÍS CORREA
 JORNALISTA E RADIALISTA
 DRT 6110/PE  DRT 4116/PE

terça-feira, 21 de novembro de 2017

VEREADORES APROVAM POR UNANIMIDADE O TÍTULO DE CIDADÃO BONJARDINENSE AO JORNALISTA LUÍS CORREA

O jornalista e radialista, Luís Correa de Souza, do Blog O Repórter que chega primeiro, vai receber o título de Cidadão Bonjardinense. A homenagem foi concedida através doProjeto de Resolução N°72/2017, aprovado por unanimidade nessa última terça, dia 21. A matéria é de autoria do vereador Agenildo Marcos de Oliveira, conhecido como Ninha de Tuquinha.


A cerimonia de entrega do título de Cidadão Bonjardinense ao jornalista Luís Correa está marcada para o dia 2 de Fevereiro de 2018, dia da festa de São Sebastião, uma das maiores da cidade.

Durante a solenidade que aprovou o projeto, o vereador destacou que o jornalista é um cidadão honroso e comprometido com o crescimento e bem-estar de Bom Jardim. "Por este e por outros motivos tive o desejo e privilégio de honrá-lo com o título de cidadão bonjardinense”, disse o parlamentar. “Reconhecendo a capacidade e trabalho do comunicador, o projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara", frisou Ninha de Tuquinha.


Sinto-me horando e um verdadeiro bonjardinense. Agradeço primeiramente a Deus, razão da nossa existência, ao vereador e autor do projeto, Ninha de Tuquinha, e aos demais vereadores que aprovaram por unanimidade. Agradeço também aos meus familiares, professores e amigos em geral, que direta ou indiretamente contribuiriam para que isso acontecesse”, falou o homenageado, Luís Correa.

Luís Correa ficou conhecido na região pelo trabalho desenvolvido em seu blog O Repórter que chega primeiro. Jornalista formado pela Universidade Joaquim Nabuco (Uninabuco), ele é natural de Limoeiro, tendo passado a maior parte de sua vida em Bom Jardim. 


LUÍS CORREA
JORNALISTA E RADIALISTA
 DRT 6110/PE  DRT 4116/PE

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Pesquisa do Unicef aponta que 82% das crianças do Brasil temem a violência


Da Agência Brasil*


A violência, o terrorismo e a pobreza são os assuntos que mais preocupam as crianças no mundo. No Brasil, 82% das crianças temem principalmente a violência – é o país em que essa preocupação atingiu o índice mais alto.


 

Maior preocupação das crianças brasileiras é com a violênciaFernando Frazão / Arquivo / Agência Brasil

A informação foi divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) , que realizou pesquisa em 14 países para marcar o Dia Mundial das Crianças, lembrado hoje (20). Foram ouvidos 11 mil crianças e adolescentes de 9 a 18 anos na África do Sul, Brasil, Egito, Estados Unidos, Holanda, Índia, Japão, Malásia, México, Nigéria, Nova Zelândia, Quênia, Reino Unido e Turquia.

Na preocupação com a violência, o Brasil é seguido pelo México e pela Nigéria, onde o índice supera os 70%. Já no Japão, apenas 23% das crianças pensam na violência da mesma forma. Outros temas que angustiam as crianças são a educação de baixa qualidade (principalmente no Brasil e na Nigéria) e o terrorismo (com destaque para Egito e Turquia).

Em todo o mundo, metade das crianças se sentem marginalizadas em relação às decisões que as afetam e dizem que não são ouvidas: 45% delas não confiam que os líderes mundiais possam tomar boas decisões em seu nome. No Brasil, o pior caso, este índice sobe para 81%.

O tratamento injusto de refugiados é outra inquietação, que atinge 40% das crianças no México, no Brasil e na Turquia.

Crianças no controle

Para marcar o Dia Mundial da Criança, 130 países realizam ações em que as crianças e adolescentes assumem o controle de importantes instituições. A iniciativa, batizada de #CriançasNoControle, tem ações em oito capitais brasileiras.

“É o dia que marca a importância de se dar voz a meninos e meninas e garantir que eles sejam protagonistas nas decisões que afetam a sua vida”, afirmou Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil.

Em São Luís, os adolescentes Thiago Emanuel Leite Cutrim e Kimberly Saori Marques Viegas tornaram-se o prefeito e a vice-prefeita crianças. Os alunos do 6º ano da Unidade de Educação Básica Maria Rocha foram eleitos após apresentar um projeto de reciclagem na escola.

Eles foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral maranhense e tomaram posse na Câmara Municipal. O prefeito criança eleito, Thiago Cutrim, reafirmou o compromisso de desenvolver ações de sustentabilidade. “Temos que fazer o local em que vivemos mais agradável”, declarou.

No evento, 12 adolescentes apresentaram suas propostas e expectativas para as autoridades presentes. Na ocasião, a prefeitura de São Luís aderiu à iniciativa de Busca Ativa Escolar, que localiza crianças e adolescentes fora da escola e os leva de volta à sala de aula.

No Rio de Janeiro, adolescentes serão os protagonistas, amanhã (21), no Ministério Público Estadual. Uma estudante assumirá o lugar do procurador-geral na abertura da reunião solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça do Rio de Janeiro e outros dois menores farão discursos no evento. Eles também serão recebidos pelo secretário estadual de Segurança Pública, Roberto Sá, e pelo secretário municipal de Educação, César Benjamin.

*Com informações das Nações Unidas no Brasil (ONU Brasil) e da ONU News

Edição: Lidia Neves

sábado, 18 de novembro de 2017

Alepe realiza audiência para marcar o Dia da Consciência Negra




O Dia da Consciência Negra será celebrado na Assembleia Legislativa com audiência pública, nesta segunda (20). Promovido pela Comissão de Cidadania, o debate será focado no enfrentamento ao racismo e na construção do povo negro.

Para o encontro foram convidados representantes do Poder Executivo, Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Coletivo de Mulheres Negras de Pernambuco, Coletivo Cabelaço e da Rede Mulheres de Terreiro de Pernambuco, entre outros. Reconhecido pelo movimento negro desde 1978, o Dia Nacional da Consciência Negra tornou-se oficial a partir da Lei Federal nº 12.519/2011. A data homenageia Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695.

Serviço

Tema: Dia da Consciência Negra

Quando: Segunda (20), às 9h

Onde: Auditório Senador Sérgio Guerra (Edf. Governador Miguel Arraes de Alencar, Rua da União – Boa Vista)

Fonte: Alepe

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Gabarito oficial do Enem 2017 é divulgado




Da Agência Brasil


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou há pouco o gabarito oficial das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, realizadas nos dias 5 e 12 de novembro.

Com o gabarito, os candidatos podem saber quantas questões acertaram.

Correção das provas

A correção das provas é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Dessa forma, um item em que grande número dos candidatos acertarem será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

Por isso, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas. Dois candidatos que acertarem o mesmo número de questões podem ter pontuações diferentes. O estudante só tem como saber a nota final no Enem quando o resultado sair.

A correção é feita por meio de um sistema de reconhecimento no qual a Fundação Getulio Vargas e a Cesgranrio extraem os dados com as respostas das questões objetivas de cada participante, durante a etapa de digitalização. Por isso, é imprescindível que o preenchimento do cartão-resposta tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta preta.

O Boletim de Desempenho deverá ser disponibilizado aos participantes em 19 de janeiro de 2018.

Edição: Carolina Pimentel

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Bruno Araújo deixa o Ministério das Cidades



Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil

Brasília - Presidente Michel Temer, participa da cerimônia de entrega do cartão reforma no palácio do planalto (Marcos Corrêa/PR)


O ministro das Cidades, Bruno Araújo, entregou o cargo hoje (13) ao presidente Michel Temer. Em carta entregue ao presidente, Araújo agradece a confiança durante seu período à frente da pasta e diz que não há mais apoio dentro do seu partido, o PSDB, para se manter no cargo.“Agradeço a confiança do meu partido, no qual exerci toda a minha vida pública, e já não há mais nele apoio no tamanho que permita seguir essa tarefa”, afirmou.

No documento, Araújo elenca algumas ações do ministério durante sua gestão e encerra com um elogio ao governo Temer.

“Tenho a convicção, Sr. Presidente, que a serenidade da história vai reconhecer no seu governo resultados profundamente positivos para a sociedade brasileira. Receba minha exoneração e meus agradecimentos”, finalizou Araújo, na carta, cuja autenticidade foi confirmada por sua assessoria.

Araújo é deputado federal pelo PSDB de Pernambuco e assumiu o ministério em maio do ano passado. Ele participou da criação de programas como o Avançar e o Cartão Reforma. Nesta segunda, Bruno Araújo participou de evento relacionado ao Cartão Reforma no Palácio do Planalto e, logo após, entregou o cargo. Bruno Araújo reassume seu mandato como deputado federal.

A saída de Araújo acontece em meio a rumores no Palácio do Planalto a respeito de uma possível reforma ministerial que poderia envolver a saída de tucanos do governo, depois que o PSDB rachou durante a votação da denúncia contra Michel Temer na Câmara. O presidente, no entanto, nunca falou publicamente sobre a saída de ministros tucanos do primeiro escalão do seu governo.

*texto alterado às 19h15 para corrigir informação incorreta no primeiro parágrafo
Edição: Amanda Cieglinski

domingo, 12 de novembro de 2017

Portões de locais de prova do Enem serão fechados às 13h, no horário de Brasília

Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil




Candidatos devem estar atentos, pois os portões dos locais de prova fecharão impreterivelmente às 13h, no horário de BrasíliaTomaz Silva/Agência Brasil

No segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece amanhã (12), os horários de abertura e fechamento dos portões serão os mesmos do primeiro dia de prova. Todos os portões serão abertos às 12h e fechados impreterivelmente às 13h, conforme horário de Brasília. As provas começam 30 minutos após o fechamento dos portões.

A atenção deve ser redobrada em estados que tenham fuso horário diferente ou que, ao contrário de Brasília, não estejam no Horário Brasileiro de Verão. Os candidatos devem chegar com antecedência, pois em locais grandes ou muito movimentados o tempo para achar a sala de prova pode ser maior que o esperado. Como o Enem está marcado para o fim de semana, os estudantes devem lembrar que nesses dias o número de linhas de metrô, trem e ônibus circulando costuma ser menor.

Por causa do fuso horário no Brasil, no Acre os portões fecham às 10h (horário local). Já nos estados do Amazonas, Rondônia e Roraima os candidatos só poderão entrar no local da prova até as 11h (horário local). Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins fecharão os portões às 12h (horário local). No Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, o horário final é 13h (horário local).

Amanhã serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza, com 4h30 de duração. O candidato que sair da sala em até duas horas após o início da prova terá sua nota zerada.

sábado, 4 de novembro de 2017

Petrobras aumenta preço do gás de cozinha em 4,5% a partir de domingo



Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil


Os preços do gás de cozinha para uso residencial em botijões de até 13 kg (GLP P-13), vão aumentar em 4,5% nas refinarias, em média, a partir da 0h de domingo (5).

Segundo a companhia, a causa principal do reajuste é a “alta das cotações do produto nos mercados internacionais, influenciada pela conjuntura externa e pela proximidade do inverno no hemisfério norte”. Ainda conforme a companhia, a variação do câmbio também contribuiu para a necessidade do aumento.

A Petrobras informou que a elevação foi aplicada sobre os preços praticados nas refinarias sem incidência de tributos. Como a legislação brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, o preço para o consumidor dependerá de cada distribuidora e revendedora.

Pelos cálculos da companhia, se a alta for repassada integralmente aos preços finais, o preço do botijão de GLP P-13 pode ser reajustado, em média, em 2%, cerca de R$ 1,21 por botijão, caso sejam mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos.

De acordo com a Petrobras, o reajuste acompanha a política de preços divulgada no início de junho. O último aumento entrou em vigor no dia 11 de outubro deste ano. A alteração valerá a partir de domingo não se aplica ao gás liquefeito de petróleo (GLP) destinado a uso industrial e comercial.


Edição: Wellton Máximo