Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

sábado, 30 de maio de 2020

Empresa obtém ordem judicial para fornecer internet em Limoeiro e Celpe pode ser multada em 100 mil reais




A TI Conect, empresa fornecedora de internet em Limoeiro e cidades vizinhas, obteve no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) uma liminar que lhe garante o direito de continuar a fornecer serviços aos seus clientes.

A ação de Tutela Inibitória determinou que a Celpe “se abstenha de retirar os cabeamentos de internet da empresa autora/agravante”. A decisão segue a Lei nº 9.472/97 (Lei Geral de Telecomunicações - LGT), em seu art. 73, onde dispõe que: prestadores de serviços de telecomunicações de interesse coletivo têm o direito de compartilhamento de infraestrutura (postes, dutos, condutos e servidões) de forma não discriminatória.

Representada pelos advogados Dr. Joaquim Neto Barbosa e Dr. Diego Santos, a TI Connect conseguiu a liminar que suspende a prática de corte dos cabos elétricos por parte da Celpe que, de acordo com a decisão, agiu ilegalmente no caso deste provedor.

Além disso, para que pudesse retirar o cabeamento, deveria fazer um aviso prévio à empresa, em conformidade com a Resolução Normativa da ANEEL, o que não ocorreu. “Resolução Conjunta Aneel/Anatel nº 4 (art. 4º, §3º e §4º): “§ 3º - As distribuidoras de energia elétrica devem notificar as prestadoras de serviços de telecomunicações acerca da necessidade de regularização, sempre que verificado o descumprimento ao disposto no caput deste artigo. § 4º A notificação de que trata o § 3º deve conter, no mínimo, a localização do poste a ser regularizado e a descrição da não conformidade identificada pela distribuidora de energia elétrica.”

Com a decisão, a Celpe poderá ser multada no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) caso descumpra a determinação judicial.
No entendimento do TJPE, a manutenção dos serviços de telecomunicações devem se manter por ser essencial e de interesse coletivo.

Foto: Reprodução

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Cantor Samuel Lima fará show online em prol da jovem Eugerline


O objetivo é arrecadar recursos para custear as despesas com a saúde da estudante de Nutrição Eugerline. Quatro meses atrás a jovem sofreu um acidente de moto que a imobilizou. Toda participação e contribuição das pessoas envolvidas serão bem vindas.



domingo, 24 de maio de 2020

Dom Walmor preside Santa Missa pelos comunicadores direto do Santuário Nossa Senhora da Piedade (MG), neste domingo


Hoje domingo, 24 de maio, a Igreja celebrou «“Para que possas contar e fixar na memória” (Ex 10, 2). A vida faz-se história »”. Em ação de graças pelos comunicadores, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, preside missa às 15h, no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, que fica em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).a solenidade da Ascensão do Senhor, que é a subida de Jesus ao céu 40 dias após sua ressurreição. Nesta data, a Igreja celebra o 54º Dia Mundial das Comunicações, que este ano tem como tema:

Foto: arquidiocese BH. Arquivo
Concelebram a Missa o bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Mol, e os sacerdotes servidores do Santuário: padres Wellington Santos, Wagner Calegário e Carlos Antônio da Silva.
Segundo a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, a Ascensão do Senhor conclui a presença de Cristo no contexto histórico e inaugura a história da Igreja, ou seja, é a conclusão da missão do Senhor na terra e o início da missão dos Apóstolos para que levem o anúncio às nações.
Nessa mesma liturgia, a Igreja homenageia aqueles que evangelizam pelos meios de comunicação. A celebração concluirá também a programação da Semana da Comunicação, organizada pela Pastoral da Comunicação Nacional (Pascom Brasil).
“Proclamar a Palavra depende da comunicação, de gestos repletos de sentido que são capazes de ensinar sobre a fé cristã católica, transmitindo os seus valores”, explica dom Walmor.
Por causa do isolamento social, a Missa será transmitida ao vivo pelas rádios e emissoras de TV de inspiração católica e pelos canais do Facebook e YouTube da CNBB.
Segundo a arquidiocese de Belo Horizonte, após o restauro, a Ermida de Nossa Senhora da Piedade, menor basílica do mundo, do século 18, recebeu modernos equipamentos que possibilitam transmissões ao vivo de seu interior. Câmeras automatizadas e mesas de edição integram os recursos tecnológicos que permitem gerar som e imagem de qualidade.
 Fonte: CNBB

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Governo prorroga prazo de inscrição do Enem até dia 27

Medida foi anunciada pelo ministro da Educação pelo Twitter

Marcello Casal JrAgência Brasil


O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou a prorrogação do prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 para a próxima quarta-feira (27). Pelo calendário inicial, as data limite para os estudantes se inscreverem era hoje (22).
As inscrições começaram no último dia 11 e podem ser feitas por meio da página do Enem na internet.
De acordo com Weintraub, mais de cinco milhões de estudantes já se inscreveram para a prova até a manhã desta sexta-feira (22). “Como já anunciei, os candidatos inscritos serão ouvidos, em junho, pela Página do Participante, do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira]. Eles, os interessados, vão escolher quando fazer a prova”, explicou o ministro, em outra publicação no Twitter.
Na quarta-feira (20), o Ministério da Educação anunciou o adiamento do Enem por algo entre 30 a 60 dias, em razão dos impactos ocasionados na sociedade pela pandemia de covid-19. As provas impressas estavam previstas para serem aplicadas em 1º e 8 de novembro e as provas do Enem digital para os dias 22 e 29 de novembro.
A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. A redação será manuscrita, em papel, nas duas modalidades. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira - inglês ou espanhol.
Neste ano, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio.
Quem tem direito à gratuidade da taxa de inscrição, por se enquadrar nos perfis previstos nos editais do Enem, terá a isenção automática, a partir da análise dos dados declarados no sistema. A regra se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência. De acordo com o Inep, a medida beneficia quem teve dificuldades em realizar a solicitação de isenção devido às restrições impostas pelo isolamento social decretado em razão da pandemia de covid-19.

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil

Edição: Aline Leal

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Luciana Santos, testou positivo para a Covid-19


A vice-governadora, Luciana Santos, testou positivo para a Covid-19. Ela recebeu o resultado do exame nesta quarta-feira (20), pela manhã. Luciana está assintomática e permanecerá em isolamento domiciliar, conforme orientação das autoridades sanitárias, e trabalhando de maneira remota.


Waldemar Borges testou positivo para a Covid-19.


O deputado estadual Waldemar Borges testou positivo para a Covid-19. O parlamentar encontra-se bem, sem sintomas, e está em isolamento social rígido em sua residência. O deputado vai continuar trabalhando remotamente, como vinha fazendo nos últimos dois meses. “O contágio desse vírus é muito rápido, então peço que todos respeitem a quarentena e fiquem em suas casas”, enfatiza.

Foto: Roberto Pereira Jr.



terça-feira, 19 de maio de 2020

Mães com Covid-19, com condições clínicas, podem amamentar seus bebês, afirma especialista

Hoje é celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Sobre a importância da data, o Revista Brasil conversou com Danielle Aparecida, engenheira de alimentos e Coordenadora da Rede Nacional de Bancos de Leite do Instituto Fernandes Figueira - RJ.

A engenheira falou sobre a amamentação, doação de leite e cuidados para evitar o contágio da Covid-19 no processo.
Dia Nacional de Doação de Leite Humano reforça atuação dos bancos ...
Algumas lactantes que estavam na quarentena retornaram ao trabalho e voltaram  a doar. Segundo a especialista, por conta do coronavírus, o indice de redução nos estoques dos bancos de leite do Brasil foi de 5%.

Ela informou que as orientações sobre a forma de colher o leite foram intensificadas nessa época de pandemia.

Sobre os cuidados e segurança do leite doado, Danielle afirma que toda doadora  passa por exames   e  todo leite doado passa por uma processo de pasteurização, eliminando qualquer tipo de bactérias. Além disso ,  passa por um rigoroso controle de qualidade para chegar até uma UTI neonatal.

"Mesmo as mães que pegaram a Covid-19, se elas tiverem condições clínicas, podem seguir amamentando seus bebês", ressalta.

Evidência científicas mostraram que o vírus não é transmissível pelo leite materno.

O Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Fonte: EBC

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Igreja celebra o centenário de nascimento de São João Paulo II


Neste dia 18 de maio de 2020, a Igreja recorda o nascimento do Papa São João Paulo II, há 100 anos. Pontífice por mais de duas décadas, João Paulo II marcou a história da Igreja e do mundo e é exemplo de “oração, proximidade e justiça que é misericórdia”, como ressaltou o Papa Francisco na homilia da missa celebrada na manhã desta segunda-feira, na capela onde se encontra o túmulo de Karol Wojtyla.

Na missa em que é lembrado o centenário do nascimento do Papa que visitou diversos povos mundo afora, a basílica de São Pedro foi reaberta, após o período de isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. O povo pôde voltar a participar das celebrações nas Igrejas.
Deus enviou-nos um pastor

Em sua homilia, o Papa Francisco retomou do salmo 149 a frase “O Senhor ama o seu povo” e o fato de esse amor ser manifestado com o envio de um profeta, assim como o povo de Israel reagia, bem como a multidão dizia ao ver os feitos de Jesus.


“E hoje nós aqui podemos dizer: cem anos atrás o Senhor visitou o seu povo, enviou um homem, o preparou para ser bispo e guiar a Igreja. Recordando São João Paulo II, retomemos isto: ‘O Senhor ama o seu povo’, o Senhor visitou o seu povo, enviou um pastor”, disse Francisco.

Oração, proximidade e justiça


Papa João Paulo II e o então cardeal Jorge Mário Bergoglio

Com o desejo de destacar traços de bom pastor de São João Paulo II, Francisco escolheu três, entre muitos: a oração, a proximidade ao povo e o amor pela justiça.
Oração

“São João Paulo II era um homem de Deus porque rezava e rezava muito”, apesar do muito trabalho que tinha para guiar a Igreja. “Ele bem sabia que a primeira tarefa de um bispo é rezar” e “ele o sabia, ele o fazia. Modelo de bispo que reza, a primeira tarefa. E nos ensinou que, à noite, quando um bispo faz o exame de consciência, deve perguntar-se: ‘quantas horas rezei hoje?’ Um homem de oração”.
Proximidade

Francisco recorda que São João Paulo II não era um homem separado do povo: “ia encontrar o povo e rodou o mundo inteiro, encontrando o seu povo, buscando o seu povo, fazendo-se próximo. E a proximidade é um dos traços de Deus com o seu povo”. E “São João Paulo II nos deu o exemplo desta proximidade: próximo dos grandes e dos pequenos, próximo dos de perto e dos de longe, sempre próximo, se fazia próximo”.
Amor pela Justiça

Aqui, fala-se de justiça plena. Para Francisco, São João Paulo II foi “um homem que queria a justiça, a justiça social, a justiça dos povos, a justiça que afasta as guerras”. Por isso, “era o homem da misericórdia, “porque justiça e misericórdia caminham juntas, não se podem distinguir, estão juntas: justiça é justiça, misericórdia é misericórdia, mas uma sem a outra não está bem”. Um dom deixado pelo Papa polonês é a justiça-misericórdia e a misericórdia justa.


“Peçamos a ele hoje, que nos dê a todos nós, especialmente aos pastores da Igreja, mas a todos, a graça da oração, a graça da proximidade e a graça da justiça-misericórdia, misericórdia-justiça”.
Sobre João Paulo II

Nascido Karol Wojtyla, em 18 de maio de 1920, em Wadowice, na Polônia meridional, trabalhou como operário nas minas de pedra e depois numa fábrica química. Em outubro de 1942 entrou no seminário clandestino de Cracóvia e foi ordenado sacerdote em 1º de novembro de 1946. A ordenação episcopal foi 12 anos, assumindo a função de bispo auxiliar de Cracóvia e como lema episcopal a expressão mariana Totus tuus, de são Luís Maria Grignion de Montfort.

João Paulo II foi o 264º Papa da Igreja Católica, eleito em 16 de outubro de 1978 e assumindo o ministério petrino de 22 de outubro daquele ano até o dia de sua morte, em 2 de abril de 2005. Eleito como um dos mais jovens pontífices, nos 26 anos como bispo de Roma, escreveu vários documentos, com destaques às 14 encíclicas, sendo a última Ecclesia de Eucharistia, e 15 exortações apostólicas, a última Pastores Gregis sobre o bispo, servidor do Evangelho de Jesus Cristo para a esperança do mundo. Foram 11 Constituições apostólicas e 45 cartas apostólicas. Proclamou 1338 beatos e 482 santos. Sua proximidade, como ressaltou o Papa Francisco na missa da manhã desta segunda-feira, traduziu-se nas 104 viagens internacionais e 146 na Itália, com 129 países visitados nos cinco continentes.

João Paulo II foi insistente em tratar dos temas dos direitos do homem e da liberdade religiosa, engajado no anticomunismo e crítico das contradições do capitalismo. Também assíduo ator a favor da paz e na busca por diálogo entre as religiões.

No interno da Igreja, concretizador do Concílio e de reformas, como o novo Código de Direito Canônico, a reforma da Cúria Romana, convocação de 15 sínodos dos bispos, entre outras realizações, no campo da liturgia, por exemplo, e ainda com os eventos mundiais, como a Jornada Mundial da Juventude e os Encontros Mundiais da Família. Foi o Papa do grande Jubileu do ano 2000.


O Portal da CNBB vai publicar, ao longo da semana, outras matérias sobre São João Paulo II, seu processo de tornar-se Santo da Igreja, entrevistas e outras lembranças deste Santo Papa.

Com informações de Vatican News.

Fonte: CNBB

domingo, 17 de maio de 2020

NAZARÉ DA MATA COMEMORA 187 ANOS DE HISTÓRIA



Neste domingo dia 17 de Maio, o município de Nazaré da Mata, na região da Mata Norte do Estado de Pernambuco, distante da capital aproximadamente 65 km, está vivenciando 187 anos de Emancipação Política.

Para falar sobre o assunto o Jornalista e Radialista Luís Correa, entrevistou Aderito Hilton, Bacharel em Direito; Professor de História; Pesquisador da História do Brasil e autor dos livros: “A constituição de 1824: Uma Visão Factual do Império à República” e Nazaré da Mata: “A sua História, o seu povo, a sua cultura”.



Teste do vice-presidente para covid-19 dá negativo

Mourão fez o exame após servidor próximo ter tido resultado positivo

Imagem Valter Campanato

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, teve resultado negativo em teste para o novo coronavírus, causador da covid-19.
Segundo nota divulgada neste domingo (17), Mourão e sua esposa, Paula Mourão, foram submetidos ontem (16) a teste para covid-19 e entraram em isolamento no Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-Presidência. A decisão veio após a confirmação do teste positivo para a doença de um servidor que esteve próximo de Mourão na quarta-feira (13).
O resultado do exame estava previsto para sair na segunda-feira (18), mas saiu hoje. Ainda assim, de acordo com a assessoria da Vice-Presidência, Mourão e sua esposa vão permanecer em isolamento no Palácio do Jaburu. “Só devendo o vice-presidente retornar ao trabalho normal na quarta-feira [20], caso os exames de contraprova assim o autorizem”, destaca a nota.
Até este sábado (17), o Brasil já registrou mais de 233,1 mil casos confirmados de covid-19 e mais de 15,6 mil pessoas morreram da doença.

Por Agência Brasil

Edição: Nádia Franco

Mourão entra em isolamento após contato com servidor com coronavírus

Vice-presidente e sua esposa estão na residência oficial no Jaburu


O vice-presidente, Hamilton Mourão, e sua esposa, Paula Mourão, foram submetidos hoje (16) a teste para covid-19 e entraram em isolamento no Palácio do Jaburu, residência oficial da vice-Presidência. A decisão veio após a confirmação do teste positivo para a doença de um servidor que esteve próximo de Mourão na quarta-feira (13).
De acordo com a assessoria da vice-Presidência, Mourão não cumprirá expediente na próxima segunda-feira (18) e aguardará os resultados dos testes, previstos para saírem nesse dia.
Até este sábado, o Brasil já registrou mais de 233,1 mil casos de covid-19 e mais de 15,6 mil pessoas morreram da doença, provocada pelo novo coronavírus.
Por Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil

Edição: Graça Adjuto

sábado, 16 de maio de 2020

Escola de Contas promove debate com presidentes do TCU e TCE-PE



A Escola de Contas do TCE-PE irá realizar na próxima terça-feira, 19 de maio, às 19h, uma conversa ao vivo  sobre os “Tribunais de Contas, STF e desafios trazidos pela pandemia”, com a participação do Presidente do Tribunal de Contas da União, Ministro José Múcio Monteiro, e do Presidente do TCE-PE, Conselheiro Dirceu Rodolfo. A mediação será do Diretor da Escola, conselheiro Valdecir Pascoal e a transmissão acontecerá pelo canal canal TV ECPBG no YouTube. Para receber as notificações sobre o evento, inscreva-se em: bit.ly/2VEBl8i

A ideia de promover debates online e abertos à sociedade foi acelerada por conta da pandemia do coronavírus. As conversas acontecem semanalmente no canal do YouTube da Escola. “A Pandemia nos fez antecipar esse projeto das lives, o que tem sido uma excelente experiência. Era uma necessidade a Escola estar mais presente na internet e as lives suprem, em boa parte, as lacunas deixadas pela impossibilidade dos encontros presenciais. Por meio delas, estamos discutindo temas fundamentais sobre gestão e controle, tudo à luz desse desafiador contexto de pandemia. Essa ferramenta tecnológica, a exemplo do ensino a distância,  veio para ficar e será uma nova realidade daqui por diante”, afirmou Pascoal.

A Escola de Contas já realizou duas lives. A primeira abordou os desafios dos Tribunais de Contas em tempos de pandemia e contou com a participação do Presidente do TCE-PE, Dirceu Rodolfo, e o Presidente da Atricon, Fábio Nogueira  (TCE-PB). Na segunda, o tema foi “Tribunais de Contas e Justiça Eleitoral: eleições, vedações em fim de mandato e pandemia”. Como convidados, estiveram presentes o Conselheiro do TCE-PE, Carlos Neves, e o Presidente do TRE-PE, Desembargador Frederico Neves. As lives já realizadas também estão disponíveis no canal da Escola.


sexta-feira, 15 de maio de 2020

Cais do Sertão promove debates virtuais em celebração à Semana Nacional dos Museus

Lives podem ser acompanhadas no perfil do Instagram @caisdosertao, a partir desta segunda-feira (18)

Recife, 15 de maio de 2020 - Em comemoração do Dia Internacional dos museus, celebrado mundialmente nesta segunda-feira (18), o Centro Cultural Cais do Sertão reforça a importância da data e leva ao seu fidedigno público debates sobre a importância dos museus, espaços de cultura, memória e representatividade. Este ano, a Semana Nacional do Museu, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) vai a esta sexta-feira (22). 
Sob o tema Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão, a equipe do Cais recebe artistas e especialistas para debater assuntos como: O papel das instituições culturais pós-pandemia; Acessibilidade; Música brasileira e muito mais. As rodas de conversa serão transmitidas no perfil @caisdosertao, de segunda a sexta-feira, às 15h.
“Este período de isolamento social é muito importante também para que os museus repensem o seu papel na sociedade. São instituições que promovem o encontro com a arte, com a cultura e a memória do povo por meio de seu acervo. O momento pede reflexão e revisão das dinâmicas de gestão, conservação e divulgação desses equipamentos. Nada melhor que fazer isso durante a Semana dos Museus e no próprio perfil do Cais”, comenta o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.
Já nesta segunda, o público poderá participar, via Instagram, de debate sobre os desafios que permeiam as instituições de cultura, como a acessibilidade. O bate-papo será mediado pela educadora do museu Viviane Sampaio e terá como convidada a doutora em Comunicação pela UFPE/PPGCOM, Liliana Tavares. Ela é ainda produtora de acessibilidade cultural e idealizadora do Festival VerOuvindo.
Na terça (19), entram em questão as perspectivas da gestão de equipamentos culturais na pandemia e pós-pandemia, pauta que deve atrair especialmente gestores e divulgadores de cultura. Durante a análise, a gerente do Cais, Maria Rosa Maia, divide a palavra com a doutora e mestra em Antropologia pela UFPE Nicole Costa.
“Este ano, a semana dos museus será celebrada a partir de ações divulgadas nas plataformas digitais. Sob o tema de desigualdade e inclusão, as lives no Cais servirão de reflexão sobre o acentuamento das desigualdades durante a pandemia, além da relação das instituições culturais e o seu público”, reflete a gestora do Cais do Cais do Sertão, Maria Rosa Maia.
Na quarta  (20), a pauta da conversa gira em torno da Governança em museus em tempos de pandemia e perspectivas. O tema ganha corpo com a produtora de Conteúdo do centro cultural, Clarice Andrade, e o historiador e mestre e doutor em Antropologia  (UFPE) Eduardo Sarmento.
Passando por pautas relacionados à gestão, governança e impacto social, a discussão da quinta (21) lança luz  sobre a importância em analisar o papel do museólogo na conservação e preservação de acervos museológicos. A museóloga da casa, Rosélia Andrade, e a doutora em museologia e patrimônio do PPGPMUS/UNIRIO Viviane Valença. Ela é ainda museóloga do Ecomuseu Ilha Grande, da Universidade do Rio de Janeiro, As especialistas discorrem sobre a importância da Conservação e preservação de acervos museológicos. 
No último dia da maratona de lives, a sexta-feira, o tema é musical, sob a ótica do cantor Josildo Sá. Ele vai falar da influência do mestre Luiz Gonzaga na formação da música brasileira. O músico-educador do Cais, Diogo do Monte, media o encontro.
SERVIÇO:
Semana Nacional dos Museus no Cais do Sertão. De segunda a sexta (18 a 22 de maio), as 15h, no Instagram @caisdosertao

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Farmácia de Pernambuco realiza entrega em domicílio dos medicamentos para usuários

Pacientes beneficiados fazem parte dos principais grupos de risco para a Covid-19

Com o intuito de evitar a aglomeração de pessoas e preservar pacientes que são dos grupos de risco para a Covid-19, a Farmácia de Pernambuco iniciou, desde o mês de abril, entregas em domicílio de medicamentos para os usuários cadastrados em quatro grupos de doenças contempladas pelos Programas da Diretoria Geral de Assistência Farmacêutica (Dgaf) e residentes no Grande Recife. A iniciativa é resultado de força-tarefa das Secretarias Estaduais de Saúde (SES-PE), Desenvolvimento Econômico (Sdec), de Administração (SAD), além do Complexo Portuário Industrial Portuário de Suape e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). Mais de 2,3 mil pacientes já receberam seus medicamentos sem sair de casa.
Já foram entregues medicamentos para pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma grave, transplantados, doença de Alzheimer, saúde mental, artrites, lúpus e esclerose. O próximo passo é a inclusão dos pacientes diagnosticados com glaucoma. “Pensamos em estratégias que contemplassem uma boa parte das doenças e que impactam o cotidiano das pessoas e com maior volume de usuários cadastrados, beneficiando aqueles que fazem parte do grupo de risco e são mais vulneráveis para o novo coronavírus. Cerca de 2,3 mil pacientes já foram beneficiados com esta ação”, explica a gerente de organização das unidades da Farmácia de Pernambuco, Amanda Figueiredo.
Os usuários que receberão o medicamento em casa são avisados previamente por ligação telefônica efetuada pela equipe da Farmácia de Pernambuco, evitando, assim, o deslocamento desnecessário à Farmácia de Pernambuco para retirar o medicamento. Desde o início das entregas, a equipe da Farmácia se depara com a seguinte situação: alguns usuários se negam a receber as medicações por acreditar que a iniciativa se tratava, na verdade, de um golpe. “Todos os usuários estão sendo avisados com antecedência sobre a entrega dos seus medicamentos em domicílio. É importante que os pacientes fiquem atentos às nossas ligações e a chegada dos motoristas em suas residências para receber os insumos. Os pacientes podem ficar tranquilos que esta é uma iniciativa oficial, articulada pelo Governo de Pernambuco, e não se trata de golpe”, ressalta a gerente da Farmácia. 
As entregas são divididas por bairros e acontecem de segunda a sexta, das 8h às 17h. O trabalho é feito por cerca de 10 equipes dos órgãos envolvidos na mobilização, nos carros oficiais do Governo de Pernambuco. Os funcionários, que foram realocados de seus setores, foram divididos em duplas para otimizar a entrega (enquanto um funcionário entrega o fármaco ao paciente na porta de casa, o outro dirige o veículo). São realizadas por dia, em média, entregas para cerca de 130 pacientes. 
Todos os motoristas envolvidos na ação recebem kit com equipamento de proteção individual (EPI) e álcool em gel. O grupo também participa, periodicamente, de capacitações com a área técnica da SES-PE, recebendo as principais orientações sobre uso adequado do EPI e do álcool em gel, além de informes sobre o manuseio e transporte dos medicamentos.
Foto: Miva Filho / SES  

Carlos Veras atende solicitação de Maciel Santos e garante recurso para Bom Jardim


 

Atendendo a solicitação de Maciel Santos, o Deputado Federal Carlos Veras, PT-PE, destinou emenda de bancada no valor de R$105.221,00 (cento e cinco mil, duzentos e vinte e um reais) para o Fundo Municipal de Saúde de Bom Jardim.

Os recursos já foram creditados na conta do Fundo Municipal e tem como objetivo ajudar nas ações de combate ao COVID-19 no município.

“Agradecemos ao deputado por atender a nossa solicitação e desejamos que os recursos possam ser bem utilizados pelo poder público municipal para que beneficie diretamente a toda população de Bom Jardim”, afirmou Maciel.

#CombateaoCOVID

quarta-feira, 13 de maio de 2020

CNA apresenta propostas para Plano Agrícola e Pecuário 2020/2021

Entidade sugere redução da taxa de juros ao produtor rural



A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) entregou nesta quarta-feira (13) à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, as propostas da entidade para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2020/2021, construídas de forma conjunta com as federações de Agricultura e Pecuária nos estados, sindicatos rurais, produtores e associações setoriais.
O documento enumera os 10 pontos prioritários para a política agrícola para a próxima safra, que começa em 1º de julho. O foco das propostas está na redução da taxa de juros ao produtor rural e dos custos administrativos e tributários cobrados pelas instituições financeiras para operar o crédito rural e aumento das fontes de financiamento para o agronegócio.
A CNA também sugere a desburocratização e ampliação da transparência sobre as exigências feitas pelas instituições financeiras na concessão do crédito rural e o combate à prática de "venda casada". A entidade defende, além disso, ajustes nos programas de crédito rural, com aprimoramentos relacionados à gestão de riscos da atividade agropecuária e medidas de apoio à comercialização.

Redução de juros

A Confederação da Agricultura propõe a redução da taxa de juros para produtores rurais. A CNA argumenta que, apesar da redução na taxa Selic, o setor agropecuário continua pagando juros elevados, aos quais somam-se ainda os custos administrativos e tributários cobrados pelas instituições financeiras.
Para os empreendedores familiares rurais, a CNA propõe a ampliação do valor de financiamento no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) de R$ 250 mil para R$ 350 mil, redução da taxa de juros para 2,5% ao ano e estímulo às contratações do Pronaf Produtivo Orientado, que combina crédito rural com assistência técnica aos produtores.

Subvenção

A CNA também defende a garantia, dentro do Orçamento da União, de um volume de R$ 13,5 bilhões em 2021 para subvenção econômica em equalização de taxa de juros. Para a subvenção ao prêmio de seguro rural, a CNA propõe montante de R$ 1,6 bilhão. Pede ainda previsibilidade na execução do orçamento para o prêmio de seguro rural e a implementação de um sistema para concessão da subvenção diretamente ao produtor.


Por Agência Brasil 

Edição: Nádia Franco

Projeto Dom Hélder Câmara muda realidade de agricultores familiares de PE




O Projeto Dom Hélder Câmara vem mudando a vida do agricultor familiar em situação de pobreza, apoiando o desenvolvimento sustentável no semiárido do Nordeste, melhorando a produção e promovendo o acesso ao mercado e melhoria da renda dos agricultores e das agricultoras. A ação, na segunda fase de execução, é realizada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola (FIDA), por meio da assinatura do Instrumento Específico de Parceria - IEP nº 009/17.
A iniciativa começou em 2017, em 913 municípios no Brasil, com 74 mil famílias beneficiadas em 11 estados, nove do Nordeste e dois do Sudeste, Minas Gerais e Espírito Santo. Em Pernambuco, foram selecionados 58 municípios que integram o semiárido pernambucano, no Agreste e Sertão, atendendo de forma continuada e diferenciada 5.460 famílias em situação de pobreza ao longo de três anos. As ações envolvem oficinas, intercâmbios, acesso a tecnologias sociais, elaboração de projetos produtivos e disponibilização de recursos para alavancar a produção agrícola e outras atividades não agrícolas.
A implantação de Unidades de Referência – UR, uma das atividades prevista no projeto, faz parte da estratégia do desenvolvimento comunitário, que tem como objetivo gerar conhecimento dentro da própria comunidade, utilizando tecnologias já desenvolvidas. Em Pernambuco, são 58 URs identificadas  em processo de implantação.
Desse total, 25 já receberam intervenções que foram identificadas na metodologia de trabalho. São elas: perfurações de poços; construção de cisterna calçadão; implantação e ou melhoria de instalações físicas nas atividades de criação de galinha caipira, suínos, caprinos, ovinos, pecuária, artesanato; construção de cisternas, calçadão e banheiros; implantação de sistema de energia solar, irrigação por gotejamento, biogestores e implantação de unidade demonstrativa de palma forrageira.

terça-feira, 12 de maio de 2020

Trabalhadores do campo são os mais atingidas por raios no Brasil

Brasil é o país com maior incidência de raios do mundo


Pesquisa do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que, no Brasil, as fatalidades com descargas elétricas atmosféricas ocorrem predominantemente com pessoas que estão realizando atividades agropecuárias. O levantamento, divulgado hoje (12), utiliza dados dos anos de 2000 até 2019.
O Brasil é o líder em incidência de raios no mundo, com cerca de 77,8 milhões de descargas por ano. O país ocupa a sétima posição mundial quanto ao número de mortes provocadas pelo fenômeno: uma média anual de 110 casos. 
Segundo a pesquisa, dentre as principais circunstâncias de fatalidades com raios, os maiores percentuais são os associados a circunstâncias da agropecuária (26%); estar dentro de casa próximo a rede elétrica ou hidráulica (21%); atividades na água ou próximo a praias, rios,  piscinas ou embaixo de árvores (9%); estar em áreas cobertas que protegem da chuva, mas não dos raios (8%); em áreas descampadas (7%); próximo a veículos ou em veículos abertos (6%); em rodovias, estradas ou ruas, sem estar dentro de veículos (4%); próximo a cercas, varal ou similares (4%). Outras causas diversas são responsáveis por 6% da morte. 
A pesquisa destaca que não há nenhum registro de fatalidade dentro de veículos fechados, sendo esta circunstância a mais segura para se abrigar durante uma tempestade.

Recomendações

Os raios podem ocorrer pouco antes da chuva começar ou no estágio final da tempestade. A recomendação é buscar abrigo tão logo apareçam nuvens carregadas no céu ou comece a trovejar. Nessa situação, evite colher frutas, abrigar-se ou caminhar perto de árvores; ficar próximo a animais ou andar a cavalo; ficar próximo a cerca de arame; carregar ou ficar próximo a objetos metálicos pontiagudos, como enxadas, pás e facões.
Também não é recomendado ficar próximo a veículos, como tratores, carros ou dentro de carroceria de caminhão; abrigar-se em áreas cobertas, que protegem da chuva, mas não dos raios, como varandas, barracos e celeiros.
Se estiver ao ar livre, evite continuar a praticar esportes ou permanecer no campo; caminhar em áreas descampadas, como terreno baldio, cemitério e canteiro de obra; caminhar ou ficar parado em rodovias, ruas ou estradas; subir em locais altos, como telhados, terraços e montanhas; ficar próximo a varal de metal, antena ou portão de ferro.
Se estiver na praia, rio ou piscinas, evite permanecer dentro da água; caminhar às margens da água na faixa de areia, calçadão, beira de rio ou piscina; permanecer embaixo de guarda-sol, tendas e quiosques; ficar próximo a embarcações atracadas; realizar atividades de pesca navegando em embarcações ou na beira da água.
Dentro de casa, em uma tempestade, evite utilizar equipamentos elétricos ligados à rede elétrica ou ficar perto de tomadas; falar ao telefone com fio ou utilizar celular conectado ao carregador; tomar banho em chuveiro elétrico; ficar próximo a janelas e portas metálicas; e ficar próximo à rede hidráulica (torneiras e canos).
Para estar seguro durante a queda de raios entre em um veículo não conversível e feche as portas e vidros, evitando contato com a lataria; permaneça em moradias ou prédios, mantendo distância das redes elétrica, telefônica e hidráulica, de portas e janelas metálicas; ou ingresse em abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis.
Caso esteja em campo aberto, sem a possibilidade de se abrigar em local seguro, afaste-se de qualquer ponto mais alto e de objetos metálicos, mantenha os pés juntos e agache-se até a tempestade passar. Não fique deitado.

Por Bruno Bocchini - Repórter da Agênia Brasil

Edição: Aline Leal

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Na Funase, socioeducandos amenizam a saudade das mães por videochamadas

Projeto, implantando para reduzir efeitos do distanciamento social durante a pandemia da Covid-19, já está funcionando em todas as unidades de internação e internação provisória do Estado


Adolescentes e jovens da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) estão utilizando videochamadas para se comunicar com as famílias neste domingo (10), Dia das Mães. O objetivo é amenizar a distância e a saudade no período de distanciamento social decorrente da pandemia da Covid-19. O recurso, que começou a ser testado em abril, como um projeto piloto em Caruaru, no Agreste, já está presente nas 15 unidades de internação e internação provisória em operação em todas as regiões de Pernambuco.  

Celebrado em um dia que era voltado a visitas à população privada de liberdade, o Dia das Mães costumava ser marcado por festividades nas unidades da Funase, com apresentações teatrais, distribuição de brindes e disponibilização de serviços de beleza, saúde e bem-estar para as visitantes. Na edição 2020 da data, mesmo com a distância física, os socioeducandos prepararam versos e homenagens para serem transmitidos virtualmente. Nem todos conseguem expressar o que planejaram, como o adolescente A.C., do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, que se emocionou muito na videochamada.

“Foi um momento muito comovente. Ele não conseguiu recitar os versos que havia preparado”, afirma o coordenador geral do Case Vitória de Santo Antão, Abinoan Barboza. Todas as videochamadas têm ocorrido de forma supervisionada, a partir de computadores da instituição. “Todos os educandos fizeram chamadas de vídeo ontem e hoje com homenagens às suas mães”, completa o gestor.

No Case Vitória e nas outras unidades da Funase, a entrada de visitantes foi suspensa temporariamente como medida preventiva à disseminação do novo coronavírus. A estratégia foi implantada há pouco mais de um mês, após um processo de diálogo e sensibilização feito junto a socioeducandos e familiares. A repercussão tem sido tranquila na comunidade socioeducativa. Outras ações também foram adotadas nesse período, como a redução do número de transferências administrativas de socioeducandos, a intensificação da limpeza de espaços físicos e a distribuição de kits de higiene e de equipamentos de proteção individual.


Imagem: Divulgação

domingo, 10 de maio de 2020

Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe: 3ª fase começa segunda

Segunda fase termina neste domingo


Imagem:Wilson Dias/Agência Brasil

Começa nesta segunda-feira (11) mais uma fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. De acordo com o Ministério da Saúde, esta fase da campanha será dividida em duas etapas. Entre 11 e 17 de maio terá como público-alvo pessoas com deficiência; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e mães no pós-parto até 45 dias. Na segunda etapa, entre 18 de maio a 5 de junho, serão incluídos professores das escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade.


Segundo o governo, a exemplo das demais fases, a meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos até dia 5 de junho, data em que a Campanha Nacional de Vacinação se encerra. Na segunda fase da campanha – iniciada em 16 de abril e com previsão de encerramento neste domingo em todo o país – 36% (ou 5,6 milhões de pessoas) do público-alvo foram vacinados, índice ainda abaixo dos 90% pretendidos.


De acordo com o Ministério da Saúde, faltam ainda cerca de 10 milhões de pessoas do grupo prioritário pretendido pela segunda fase da campanha, voltada a povos indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Caminhoneiros, motorista e portuários


Profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores), caminhoneiros e portuários, que fazem parte do público-alvo da segunda fase, registraram a menor procura dentro do grupo. Até o momento, 467 mil doses foram aplicadas nestes profissionais, quando a estimativa era vacinar 2,6 milhões.


“Motoristas e cobradores, caminhoneiros e portuários devem buscar a vacinação, independente do seu estado ou município de residência, em qualquer serviço público de vacinação, fixo ou móvel, pois transitam em todo o país”, informou o ministério.


Ainda segundo a pasta, é recomendada a apresentação de algum documento comprobatório, como carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio dos sindicatos de transportes, carteira de habilitação (categorias C, D ou E), registro no Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) ou declarações dos serviços onde atuam.


“Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS [Sistema Único de Saúde] deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de apresentação de prescrição médica”, informou, por meio de nota, o Ministério da Saúde.


Na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação, dirigida a idosos com 60 anos ou mais e a trabalhadores da saúde, mais de 18,9 milhões de idosos foram vacinados, o que corresponde a 90,66% deste público – índice acima da meta pretendida pelo governo. No caso dos trabalhadores da saúde, que registrou um total de 3,8 milhões de profissionais imunizados, o número corresponde a 75,5% do grupo.
Influenza


Até o dia 18 de abril deste ano, foram registrados 1.696 casos de pessoas hospitalizadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave devido à influenza (gripe) em todo o país. O ministério contabiliza 163 mortes pela doença.


Do total de casos cuja subtipagem foi identificada, 468 foram casos de influenza A (H1N1), com 66 óbitos; 45 casos e 10 mortes por influenza A (H3N2), 263 de influenza A não subtipado, com 43 óbitos; e 399 casos e 44 mortes por influenza B.


Houve 455 casos em que a subtipagem não foi identificado, mas em todas as mortes houve essa identificação.


O governo federal tem ressaltado que a importância do registro e monitoramento das doses aplicadas no sistema de informação é de grande importância. No entanto, até o momento, cinco municípios de Rondônia, do Amazonas e do Pará ainda não registraram nenhuma dose aplicada no sistema de informação.


Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil 

Edição: Fábio Massalli