Por
Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual
Pesquisar neste blog
terça-feira, 28 de setembro de 2021
Dr Alex Fernando recebe prêmio promovido pela Agência Realiza Comunicação e Marketing
segunda-feira, 27 de setembro de 2021
Na próxima quarta-feira, 29 de setembro terá mais uma Agência Itinerante do Banco do Nordeste em Bom Jardim
sábado, 25 de setembro de 2021
Em Bom Jardim serão aplicadas doses de reforço contra a Covid-19
O município de Bom Jardim no Agreste Pernambuco, estará iniciando, nesta segunda-feira (27), a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19. Segundo a secretaria municipal de Saúde as doses serão aplicadas em ordem decrescente e começarão pelos idosos acima de 90 anos, que terão aplicação em domicílio.
sexta-feira, 24 de setembro de 2021
Machados realiza a Conferência Municipal Popular de Educação
A Prefeitura Municipal de Machados, por meio da Secretaria de Educação, imbuída do desafio de aprimorar cada vez mais a qualidade do ensino, realizou nesta quinta-feira (23/09), na Escola Municipal Major João Marques de Oliveira, a Conferência Municipal Popular de Educação, que teve como tema central “Reconstruir o país: a retomada do Estado Democrático de Direito e a Defesa da Educação Pública e Popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”, tendo como palestrante o professor e ex-deputado Paulo Rubem Santiago.
A Conferência reuniu os principais representantes da comunidade escolar, entre alunos, pais e mães, professores, servidores, técnicos dirigentes de escolas, e de órgãos da Prefeitura, integrantes de organizações não-governamentais e de outras instituições da sociedade civil. Essa participação plural busca garantir que o processo seja mais democrático, contemplando todos os aspectos que se relacionem com a educação em nosso município.
Pela manhã teve a abertura do evento com as boas vindas de Maria Fernandes, Secretária Municipal de Educação e também do prefeito do município, Juarez Rodrigues. Em seguida, apresentações culturais, leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência e, as discussões sobre o Plano Municipal de Educação que aconteceram em cinco eixos distintos, que contemplaram as metas descritas no PME: Educação Infantil; Ensino Fundamental; Educação de Jovens e Adultos; Educação Inclusiva; Colaboração e Gestão Democrática.
No turno da tarde, foram distribuídos em 3 eixos de trabalho, visando à análise, edição, complementação ou aprovação do texto, acrescentando ou retirando “contextos” ao Documento Referência. Os eixos trabalhados foram: 1- Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira; 2 - Educação, direitos humanos e diversidade: justiça social e inclusão; 3 - Valorização dos/as profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde. Logo após houve a Plenária Final, quando foi realizada a compilação das alterações propostas no Documento Referência e a formatação do documento da Conferência Municipal de Educação.
Biópsia mamária guiada por ressonância magnética facilita diagnóstico
Procedimento tem papel fundamental na identificação e tratamento de doenças da mama
Método mais sensível para a detecção do câncer invasivo, a ressonância magnética tem sido cada vez mais indicada na investigação de lesões. Assim como a mamografia e a ultrassonografia, é um dos exames utilizados para avaliação das mamas. Entre as diferenças, porém, estão a ausência de radiação e a utilização do contraste venoso, permitindo maior exatidão e aumentando a detecção de lesões. A partir deste mês de outubro, mulheres residentes em Pernambuco e de estados vizinhos que fizerem ressonância magnética como exame das mamas, podem, caso uma lesão seja detectada, passar por uma biópsia guiada pelo método. Antes, o estado só contava com biópsias dirigidas por ultrassom ou mamografia. O serviço pioneiro está sendo oferecido pelo Centro Diagnóstico Lucilo Ávila.
De acordo com a radiologista Mariana Falcão, o exame é feito no aparelho de ressonância, com a paciente posicionada dentro de um tubo, em decúbito ventral e com as mamas pendentes, sem compressão das mesmas. O procedimento dura em torno de 20 a 30 minutos. “Para um estudo eficaz na avaliação do tecido mamário, deve ser realizado injetando-se o contraste na veia, que permite detectar áreas ou lesões mais ativas, ou seja, aquelas que podem representar tumores muito iniciais ou mesmo lesões pré-cancerígenas, que acabam sendo visualizadas apenas na ressonância nesse estágio precoce”, explica.
Caso, na ressonância, se encontre uma lesão suspeita que apareça somente nesse tipo de investigação – e que não seja identificada em exames de ultrassom ou mamografia -, a paciente precisa realizar uma biópsia guiada por ressonância para determinar o diagnóstico histológico e confirmar a natureza da lesão. Até o presente momento, as mulheres de Pernambuco que precisassem desse tipo de procedimento tinham que viajar para as outras localidades do país, como São Paulo e Distrito Federal. “Sentimos cada vez mais a necessidade de iniciar esse tipo de biópsia aqui pela falta diagnóstica que havia para essas mulheres que, ao detectar uma alteração suspeita vista apenas na ressonância, ficavam de mãos atadas sem ter como prosseguir a investigação da lesão em Pernambuco”, afirma a médica.
A forma de coletar fragmentos de uma lesão na ressonância é por meio da biópsia a vácuo (popularmente conhecida como mamotomia), que também pode ser realizada guiada por ultrassom e mamografia. A diferença é que será feita na sala de ressonância, com equipamentos especiais para entrar nesta área, que possui alto campo eletromagnético, sendo fundamental também que todos os profissionais envolvidos sejam bem treinados e experientes. A mamotomia é um tipo de biópsia em que se consegue retirar uma amostra precisa da lesão, sob o uso de anestesia local e sem a necessidade de internamento. “A mamotomia consegue ainda remover completamente lesões pequenas, podendo evitar, em alguns casos, a necessidade de um procedimento cirúrgico posterior”, explica. O material colhido é enviado para análise histopatológica. O resultado da análise normalmente é obtido de dois a sete dias.
Outubro Rosa
Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. É celebrado anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. No Brasil, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) estima que 66.280 da doença serão registrados em 2021.
SAIBA MAIS
A ressonância das mamas é indicada para...
- Rastreamento de câncer nas mulheres que possuem fatores de risco*
- Planejamento do tratamento cirúrgico nas mulheres com diagnóstico de câncer de mama
- Verificar a evolução do câncer nas pacientes que precisaram iniciar o
tratamento com quimioterapia antes da cirurgia (tratamento neoadjuvante)
- Esclarecer dúvidas na investigação diagnóstica de lesões mamárias ou
de achados clínicos anormais, principalmente quando a mamografia e/ou a
ultrassonografia foram inconclusivas.
*Histórico de câncer de mama e/ou ovário em parentes de primeiro grau,
portadoras de mutações genéticas, antecedente de irradiação no tórax antes dos
30 anos, passado de câncer de mama ou ter apresentado diagnóstico prévio de
lesão precursora de risco nas mamas. Nesses casos, a ressonância magnética pode
ser alternada com a mamografia e a ultrassonografia, de forma individualizada
para cada mulher, devendo ser orientado pelo médico especialista.
segunda-feira, 20 de setembro de 2021
Diocese de Nazaré envia padres e seminaristas para a missão em Porto Velho-RO
No próximo dia 21 de setembro, terça-feira, a Diocese de Nazaré estará enviando dois padres e dois seminaristas estagiários para a missão na Arquidiocese de Porto Velho-RO, como parte do Projeto Igrejas-irmãs da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): Pe. Elias Roque da Silva (62 anos de idade e 33 anos de sacerdócio), Pe. Maurício Silva do Nascimento (46 anos de idade e 14 anos de sacerdócio), Seminarista Cezar Diego Tôrres do Nascimento (26 anos de idade) e o Seminarista Rodrigo Justino de Lima (26 anos de idade).
O Projeto Igrejas-irmãs, criado em 1972, é uma iniciativa da CNBB, cuja finalidade é partilhar a fé, os dons da graça, as experiências pastorais, pessoas e recursos financeiros como gestos de caridade cristã para com as Igrejas da Amazônia e outras também necessitadas.
Segundo o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que seguirá com os padres e seminaristas até Porto Velho, para deixá-los lá, esse momento representa a concretização do desejo da Diocese de Nazaré em ser missionária e o legado das celebrações vividas por ocasião dos seus 100 anos de criação.
“Há muito tempo se vem falando, formando e animando missionários nas comunidades desta Igreja Particular, e chegou a hora de dar um passo à frente, enviando dois padres e dois seminaristas para a missão na Amazônia. Eles irão assumir juntos uma paróquia de um território imenso, com muitas comunidades, no interior da Arquidiocese de Porto Velho-RO. Temos bons padres jovens e muitas vocações. É motivador partilhar a fé, os dons da graça e experiências de vida e missão”, expressou.
O prelado comenta, ainda, que o envio de missionários de uma Igreja Particular à outra não é somente um benefício para aquela necessitada de missionários e recursos financeiros, mas um benefício maior para a que envia os missionários, pelas experiências a serem vividas e abertura para uma nova evangelização.
“Fazer um caminho de uma Igreja em saída, sem medo de encontrar o novo, descobrir as novidades e falar da alegria do Evangelho a todos. A nossa vocação cristã nos pede para sermos portadores de um espírito missionário que favoreça uma verdadeira ‘conversão missionária’ de toda a Igreja. Sigamos com esperança, gastando a vida por Deus, pela Igreja e pelo próximo, indo aonde o Evangelho precisa ser proclamado e vivido. Com Jesus, o missionário do Pai, e com Maria de Nazaré, a primeira discípula missionária de seu Filho Jesus Cristo, esta Igreja Particular de Nazaré abrace, na alegria, a paixão pela missão e torne-se testemunha do amor e da misericórdia de Deus que nunca nos abandona”, animou.
No dia 26 de junho deste ano, a Diocese de Nazaré promoveu um “encontro para a missão”, que contou com a presença do arcebispo de Porto Velho-RO, Dom Roque Paloschi. Na ocasião, Dom Lucena falou um pouco sobre a “Vida e Missão” na diocese e Dom Roque fez uma explanação da história e da ação evangelizadora da Igreja na Amazônia e da Igreja Particular de Porto Velho, que tem várias paróquias sem sacerdotes. Nos últimos meses, o contato entre as duas Igrejas Particulares já vinha acontecendo, e a Arquidiocese de Porto Velho contará com a ajuda da Diocese de Nazaré.
A missa de envio aconteceu no último sábado, 18 de setembro, data em que foi comemorado cinco anos da posse canônica de Dom Francisco Lucena como bispo diocesano da Igreja Particular de Nazaré. A celebração foi realizada, às 19h, na Catedral Diocesana, em Nazaré da Mata-PE. A transmissão foi transmitida pelas redes sociais da Paróquia Nossa Senhora da Conceição: Facebook e Youtube.
Bom Jardim firma parceria com Sebrae para fortalecer pequenos empreendimentos (20/09/2021)
Zé Martins entrega a Sala do Empreendedor em João Alfredo
MARCELO MESQUITA SENSAÇÃO ENTRE VELHOS E NOVOS POLÍTICOS EM SUAS CAMPANHAS
Com competência e sempre trabalhando no anonimato, o empresário e marqueteiro Mesquita vem se tornando um nome forte do marketing político do país
Há mais de 20 anos vivendo em contato com políticos e empresários de vários escalões, tendo nesse período lançado uma revista – a Revista Total -, que já está há 18 anos em circulação, Marcelo Mesquita já tem comprovada a sua capacidade empreendedora.
Além disso, nos últimos 3 anos, mesmo enfrentando – como o mundo inteiro -, uma pandemia que travou a expansão de empresas e levou ao fechamento de muitas outras, inclusive do segmento da Comunicação, ele conseguiu transformar a revista de um veículo do Estado de Pernambuco em um veículo nacional, inclusive com a junção de outros dois veículos fortes: o Blog Revista Total e o Portal Difusão Brasil.
Marcelo Mesquita já vinha investindo maciçamente nas redes sociais, com a veiculação de matérias, notas e comentários diários através desse grande mecanismo tecnológico. Com o advento da pandemia, aumentamos a parte de nosso tempo conectados à Internet, com as interações que as redes sociais nos proporcionam, e que por fim acabam nos influenciando e surtindo algum efeito nas nossas vidas. Mesquita também passou a incrementar mais seus veículos das redes sociais, juntando aos que já faziam parte do Grupo Total o Instagram e o Facebook.
Nesse mesmo período, tendo se ressaltado mais após as vitórias de Trump – nos Estados Unidos -, e de Jair Bolsonaro – no Brasil -, o marketing eleitoral percebeu que a propaganda televisiva era muito curta e relativamente cara, não sendo mais, também, o método que alcançava pessoas com maior efetividade, pois o consumo de televisão veio perdendo seu espaço no entretenimento das pessoas.
O empresário Marcelo Mesquita, aprofundando-se nessas análises participou de vários cursos, no Brasil e, nos últimos anos, injetou um novo item ao seu currículo: o de marqueteiro político.
Muitos candidatos eleitos, em todos os segmentos da Política - Câmara Federal, Assembleias estaduais, prefeituras e Câmaras municipais, de Pernambuco e de outros Estados -, contaram com trabalhos desenvolvidos por Marcelo, que fazem dele um dos melhores desenvolvedores de trabalhos de poder , marketing político e de bastidores.
Trabalhando sempre no anonimato, com humildade, sabedoria e competência, o diretor-presidente da Revista Total é, hoje, bastante assediado por políticos de todo o país.
Além de trabalhar para diversos políticos, sendo um profissional bastante eclético, discreto, inteligente e arrojado, ele também empresta seus serviços a diversos marqueteiros de ponta no cenário nacional.
Marcelo Mesquita vem se tornando, cada vez mais, muito forte em todo o Brasil, notadamente em Brasília (DF) e, além da força que demonstra com seus veículos, também tem conquistado penetração em outros blogs e portais, várias emissora de rádio e TV nacionais.
“Uma das qualidades de Marcelo Mesquita que muito admiro é o fato de ele fazer quase tudo no anonimato. Com esse e perfil e as outras características que possui, existem poucos no Brasil”, afirma um conhecido político que se utiliza dos serviços de Marcelo e que não quis ser identificado.
“Mesquita sempre exerce suas funções dentro de princípios éticos, sociais, morais e da boa política, com maestria e uma competência que causa perplexidade a todos os profissionais do meio que têm ciência dessas suas qualidades. Além do mais, ele não é mercenário e faz as coisas sempre pensando no crescimento do Brasil e, sobretudo, ajudando os políticos a abrirem sua visão para o mais com menos, conforme pede o atual momento da nova política”, reforça um outro marqueteiro de nível nacional.
Fonte: Blog Revista Total
sábado, 18 de setembro de 2021
Antena de telefonia cai em cima de casas, destrói telhados, danifica veículos e deixa feridos em Limoeiro
Acidente ocorreu na manhã deste sábado (18), no Centro da cidade do Agreste pernambucano. Duas pessoas foram atingidas por telhas, mas não precisaram ser internadas
Antena de telefonia caiu em cima de
casas e veículos em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco — Foto:
Reprodução/WhatsApp
Por G1 PE
Uma antena de telefonia despencou e atingiu casas e veículos no Centro de Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, na manhã deste sábado (18). De acordo com testemunhas, técnicos estavam fazendo uma manutenção na base do equipamento no momento da queda.
O acidente aconteceu por volta das 10h30. A antena fica num terreno localizado na Travessa Poeta Pedro Amaro, a poucos metros da Praça da Bandeira. Ao lado do local fica um lava a jato, um dos imóveis atingidos pela antena (veja vídeo abaixo).
Duas pessoas foram atingidas pelo telhado do lava a jato. Uma delas sofreu arranhões superficiais não precisou ser socorrida. A outra, o vigilante e músico Alex Myller, desmaiou e precisou ser levado a uma unidade de saúde, mas teve alta pouco tempo depois.
"Estávamos embaixo da coberta quando escutamos o estrondo. Uma linha de madeira do telhado caiu no meu pescoço e outra, na perna. Eu desmaiei e caí no chão. O pessoal me socorreu, mas, de início, não fui para o hospital. Senti muitas dores nas costas e decidi procurar atendimento. Sofri algumas luxações, mas nada grave. Recebi alta e estou tomando um medicamento", afirmou o músico.
Antena cai em cima de casas e veículos em Limoeiro
A antena tem cerca de 30 metros de altura, segundo o técnico de som Gustavo Silva. Ele estava no local no momento do acidente e disse que o barulho da antena caindo assustou a todos.
"Por pouco não pegou em
ninguém, mas o estrago foi grande. Dois carros que estavam sendo lavados foram
atingidos e outros dois, numa garagem, também. Mais na frente, a ponta da
antena atingiu uma moto. Isso sem contar nas casas, que tiveram os telhados
destruídos", afirmou o técnico de som.
sexta-feira, 17 de setembro de 2021
PROGRAMA AGRO FRATERNO NA “CAPITAL DA BANANA”
O programa realizou a entrega de cestas básicas ao povo carente do Município de Machados
A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, e com o apoio da Secretaria de Assistência Social, fez, nos dias 14/09 e 15/09 a entrega de mais de 460 cestas básicas compostas de vários itens de primeira necessidades como feijão, arroz, óleos e outros alimentos.
A distribuição ocorreu em diversas localidades do município: Tavares, Siqueira, Chã de Hilário e outros sítios. “Venho a público, agradecer ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e ao Sindicato Rural, através de sua diretoria, pelo empenho e esforço de ter inscrito o nosso município para fazer parte do programa Agro Fraterno”, disse o prefeito Juarez Rodrigues.
Além do chefe do executivo, visitaram o evento o secretário de Cultura e Turismo, Antônio Leandro e o secretário de agricultura Ednaldo Marcolino - presidente do Sindicato Rural e principal articulador do programa.
Ednaldo Marcolino ressaltou a importância do engajamento de toda gestão municipal. “Agradecemos também ao Secretario de Assistência Social, Ivan Barbosa, pelo seu empenho e por ter disponibilizado seus colaboradores para o apoio na distribuição das cestas. Somos gratos também à Guarda Municipal e à Diretoria de Transporte pelo apoio recebido”, completou o representante dos Produtores Rurais.