Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

sábado, 30 de abril de 2022

Orobó prepara diversas ações em combate a exploração sexual de crianças e adolescentes


No município de Orobó, a Secretaria de Assistência Social vai promover diversas ações neste mês de maio em combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A abertura do evento acontecerá dia 16, no auditório Monsenhor José Maria. No Simpósio, um Juiz da Vara da Infância e Adolescência realizará uma palestra sobre o tema. Serão convidados integrantes do Conselho Tutelar, do Ministério Público, diretores das escolas municipais e membros da sociedade civil.

O secretário de Assistência Social de Orobó, Breno Aguiar, comentou que terão outras ações na cidade. “Teremos também o projeto da família, onde o CRAS trabalhará a essência dela nas comunidades. Com rodas de conversas, traremos materiais lúdicos para ilustrar e fortalecer os laços da família para que não haja ruptura de direitos”, disse. 



“Vamos iniciar esses trabalhos um dia antes da abertura, nas escolas municipais. E para encerrar dia 18 vamos promover uma passeata no centro da cidade para conscientizar a população que a exploração sexual de crianças e adolescentes é um tema muito grave e precisa ser combatido. É bom lembrar, que trabalhamos o tema da exploração sexual o ano todo”, concluiu Breno.


Prefeito Biu Abreu

Promovendo a Cultura

A Secretaria de Assistência Social de Orobó realizou nesta sexta-feira (29/04), a Primeira Mostra Cultural do município. Através do teatro, da dança, da música e dos esportes, crianças e adolescentes de comunidades rurais puderam apresentar todos os seus talentos perante os pais e autoridade pública presente no evento. 


Cléber Chaparral

O secretário de Assistência Social Breno Aguiar parabenizou a todos pelas apresentações. “Quero dizer às nossas crianças e adolescentes que foram excelentes as representações culturais. Foi um dia muito importante, pois eles foram protagonistas de um grande projeto cultural”, afirmou Breno.

Imagens: Erom Fotos

Publicidade


sexta-feira, 29 de abril de 2022

Miguel Coelho cumpre agenda em Carpina e Nazaré da Mata


O pré-candidato a governador Miguel Coelho cumpre agenda na Mata Norte neste sábado (30). Serão visitados os municípios de Carpina e Nazaré da Mata. Na pauta, encontro com lideranças regionais, entrevistas para a imprensa e reuniões com segmentos produtivos das duas cidades. 


Miguel tem intensificado a agenda na Mata Norte e no Agreste. O pré-candidato do União Brasil ainda visitará as cidades de Passira, Limoeiro e Riacho das Almas. Miguel deve percorrer mais de 80 cidades até o mês de julho para aumentar sua presença e apresentar as propostas que defende para alcançar o cargo de governador.


Publicidade


quinta-feira, 28 de abril de 2022

Marília Arraes propõe criação da Casa da Mulher Pernambucana



A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (SD), apresentou, nesta quinta-feira (28), uma proposta que fará parte do seu programa de governo voltada para as mulheres pernambucanas: a Casa da Mulher Pernambucana. O projeto prevê a criação de 15 unidades que funcionarão como centros integrados interdisciplinares oferecendo serviços de saúde, educação, formação profissional e acesso a serviços sociais. Serão 12 unidades no interior e três na Região Metropolitana do Recife. 

"A população de Pernambuco é de pouco mais de 9 milhões de habitantes. Deste total, cerca de 52% são mulheres. A atenção à mulher tem que ser tratada de forma diferenciada porque, infelizmente, é algo que foi relegado a segundo plano ao longo de nossa história. Nós vamos criar uma estrutura de apoio que vai proporcionar cuidados globais para as pernambucanas. Nossa ideia é oferecer desde o suporte aos serviços de atenção básica à gestante, como uma forma de dar suporte aos municípios, até a criação de uma grande rede de apoio ao empreendedorismo, a capacitação profissional e a saúde mental”, explicou Marília.
 
Na Casa da Mulher Pernambucana, as gestantes que fazem pré-natal em seus municípios de origem, por exemplo, poderão contar com uma estrutura clínica para a realização de exames como ultrassom e outros, que muitas vezes não são disponibilizados nos serviços de atenção básica municipal e acabam colocando a saúde da mãe e do bebê em risco. Essas mulheres poderão, ainda, optar por ter seus bebês em espaços peri-hospitalares com todo o suporte de uma equipe especializada. 

“Hoje temos altos índices de cesarianas em Pernambuco. Muitas vezes isso acontece por falta de opção. Uma vez acompanhadas, com um esquema eficiente de pré-natal, com o exames necessários em mãos e as condições clínicas que indiquem o parto normal, essas mulheres poderão ser assistidas nestas unidades especializadas no parto humanizado. Isso desafogará o sistema hospitalar e não teremos mais mulheres sofrendo, de um lado para o outro, de município em município, tentando parir e enfrentando as dificuldades de um sistema de regulação de vagas que não está sendo eficiente”, destacou.
 
A Casa da Mulher Pernambucana também oferecerá acesso aos serviços de assistência social, combate à violência, atenção à saúde mental e programas para inserção da mulher no mercado de trabalho, empreendedorismo, geração de emprego e renda. “Vamos cuidar da mulher como um todo. Assim a gente vai diminuir as desigualdades e ampliar a participação e o protagonismo feminino em nossa sociedade”, completou.

Publicidade


Em encontro com prefeitos, Miguel defende integração e tratamento mais justo para municípios


O pré-candidato ao governo do estado Miguel Coelho fortaleceu o diálogo com os prefeitos e vice-prefeitos numa série de encontros nesta quarta-feira (27), durante a 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. À noite, participou de um evento promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Para Miguel, a integração entre o governo do estado e os prefeitos é fundamental para a implementação de políticas públicas que beneficiem a população e para o desenvolvimento de Pernambuco. 

Segundo o pré-candidato, essa parceria com os municípios pode ser estimulada por meio de redistribuição mais justa de tributos e no enfrentamento da violência, com a integração das forças de segurança com as guardas municipais. Miguel ainda acredita ser fundamental maior diálogo para a construção da política de educação, incentivando os gestores na ampliação dos investimentos na primeira infância e com ações para melhorar o aprendizado.


“Chega de só respeitar prefeitos e as populações das cidades apenas na época da eleição. Precisamos de uma liderança que integre o governo e as prefeituras, promovendo a soma de esforços para a busca de soluções conjuntas para os desafios do nosso estado durante os quatro anos de mandato e não apenas na véspera de uma eleição, com falsas promessas”, disse Miguel.

Ex-secretário-geral da Frente Nacional dos Prefeitos, ele acrescentou que as divergências políticas não podem contaminar a relação entre o governo do estado e os municípios. “Muitos prefeitos sofreram com a falta de apoio e de recursos e só puderam contar com a articulação das suas lideranças em Brasília para garantir investimentos para os seus municípios. Essa política é perversa e pune principalmente a população.”



Publicidade


quarta-feira, 27 de abril de 2022

Abril Marrom alerta sobre necessidade de cuidar preventivamente da visão


Mais da metade dos brasileiros com perda total de visão (cerca de 700 mil pessoas) poderia estar enxergando, normal ou parcialmente, se visitasse um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 45,5% dos casos de distúrbios visuais no mundo (2,2 bilhões) poderiam ser evitados com tratamento e medidas de prevenção. Segundo o Conselho Federal de Oftalmologia (CBO), 60% dos casos de cegueira são evitáveis.
 
E para alertar sobre a importância da prevenção e combate às doenças que podem levar à cegueira, surgiu o Abril Marrom. O mês é dedicado à conscientização da população sobre o tema, já que ao menos metade dos casos de cegueira em todo o mundo poderiam ser evitados com diagnóstico precoce e tratamento adequado, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
A oftalmologista do Hospital de Olhos Santa Luzia Rinalva Vaz  destaca a relevância do Abril Marrom. “É exatamente chamar a atenção da população para doenças que podem levar à cegueira, tanto em quadros permanentes quanto em casos de baixa visão. Temos algumas situações reversíveis como a catarata, que você opera e recupera totalmente a visão, mas também o glaucoma, que é o maior exemplo de cegueira irreversível”, afirma.
 
A importância do Abril Marrom se torna ainda maior com a pandemia da Covid-19. Fatores como o isolamento social e o maior tempo de uso de telas causaram uma piora da saúde ocular da população. Doenças como catarata, glaucoma e miopia registraram aumento no número de casos.
 
A pandemia afetou de forma significativa o número de consultas e cirurgias relacionadas à visão no âmbito Sistema Único de Saúde (SUS) em 2020. De acordo com dados apurados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a partir de registros do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS, cerca de 3,7 milhões de consultas deixaram de ser realizadas, uma queda de 35%. No caso das cirurgias, houve uma redução de 390 mil procedimentos, queda de 27%. A comparação é em relação a 2019, ano pré-pandemia.
 
Rinalva reforça o impacto negativo que a pandemia teve na saúde oftalmológica da população. “Os pacientes, com receio de irem às consultas, tiveram evolução de quadros. O paciente de catarata, por exemplo, que teve que conviver esses dois anos com a visão reduzida, felizmente consegue resolver o problema com a operação. O pior caso é o glaucoma, que não conseguimos reverter esse período que o paciente esteve sem acompanhamento”, lamenta.
 
Crianças
 
Apesar da perda da visão ser mais comum em idades mais avançadas, as crianças também podem ser acometidas pela cegueira. "Muitos casos poderiam ser prevenidos se as mães tivessem um pré-natal mais cuidadoso durante a gestação. Algumas doenças infecciosas como rubéola e toxoplasmose podem causar alterações na visão. A rubéola pode provocar a catarata congênita, e também temos o glaucoma congênito como exemplo de causa congênita", explica a oftalmologista Rinalva Vaz.
 
Principais doenças que causam a cegueira
 
Entre as causas mais comuns de cegueira estão a catarata, o glaucoma, os erros refrativos, a retinopatia diabética e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Muitas dessas doenças aparecem de forma silenciosa e não apresentam sintomas no início, o que reforça a importância do diagnóstico precoce e acompanhamento oftalmológico durante todas as fases da vida.
 
Diabetes e sedentarismo
 
O aumento do sedentarismo e a piora nos hábitos alimentares durante a pandemia também favoreceram o aumento de casos de diabetes, doença fortemente associada ao surgimento de problemas na visão. Doenças oftalmológicas como: retinopatia diabética, glaucoma, catarata e edema macular podem ser provocadas pelo excesso de açúcar no sangue e, quando não tratadas, são capazes de gerar danos irreversíveis à visão.
 
Como surgiu a campanha
 
O Abril Marrom surgiu em 2016 através da iniciativa do médico Suel Abujamra, especialista em oftalmologia e ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A escolha do mês se deu em homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, professor que em 1850 trouxe o alfabeto Braille para o Brasil, escrita tátil utilizada por pessoas cegas ou com baixa visão. Já a opção pelo Marrom ocorreu pela cor ser a mais presente dos olhos da maioria dos brasileiros.




Publicidade


terça-feira, 26 de abril de 2022

4ª Mostra Canavial de Música Instrumental exalta patrimônios culturais da Zona da Mata Norte de Pernambuco

O evento, que busca proporcionar a contemplação musical do público com a natureza, contará com cerca de 12 atrações em mais de dez horas de apresentações, sem intervalo. Programação acontecerá dia 1º de maio, no Engenho Santa Fé, zona rural de Nazaré da Mata


A 4ª edição da Mostra Canavial de Música Instrumental vai fazer um passeio musical especial pelas belezas, histórias e patrimônios culturais da região da Zona da Mata Norte de Pernambuco. No próximo dia 1º de maio (domingo), o evento desembarca no Engenho Santa Fé, localizado na zona rural da cidade de Nazaré da Mata. Por lá, cerca de doze atrações da cidade e região, entre grupos, quartetos e filarmônicas, vão se revezar, das 9h às 19h, trazendo uma mistura de sons e ritmos, que vão do erudito ao popular. A programação contará com tradução simultânea da Língua Brasileira de Sinais (libras). O evento, que busca proporcionar a contemplação musical do público com a natureza, de forma gratuita, conta com o incentivo do Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura. 

Nesta edição, a Mostra Canavial de Música Instrumental ficará concentrada apenas no Engenho Santa Fé, diferente de outros anos que dividiu a programação com outras cidades da região. Cerca de dois palcos serão montados para apresentações, sendo um deles às margens do açude, no Engenho Santa Fé, e outro em frente a casa grande. A proposta é para que o público aproveite toda festa sem perder um instante sequer. Além das belezas naturais, o espaço do engenho será ornamentado promovendo ainda mais aconchego e ambiência ao evento. A ideia é que o público possa acampar no local, levando suas famílias, amigos e caravanas para prestigiarem a música instrumental. 


Em 2022, a programação contará com várias atrações. São elas: Banda Capa Bode, Nazaré da Mata, que é Patrimônio Vivo de Pernambuco; Trombonada ( Recife); a Orquestra de Frevo Zezé Corrêa (Aliança), que é Ponto de Cultura; Hugo Linns (Olinda). Também participam do evento, Banda 22 de Novembro (Paudalho); Paradise Instrumental (Itambé); Grupo Instrumental Brasil – GIB (Recife); DUO Eduardo Visconti e Wallace Seixas (Recife). A Mostra terá, ainda, convidados especiais vindos da cidade de João Pessoa, na Paraíba: Parayba Ska Jazz Foundation; Nectar do Groove; Free Tozz.

Após hiato de mais de dois anos por conta da pandemia do coronavírus, a Mostra poderá ser realizada de forma presencial. “Desde 2019 vínhamos trabalhando nesta programação, porém, em 2020, a pandemia nos tirou essa oportunidade. Agora, com todo mundo vacinado e a flexibilização de público para grandes eventos, vamos, enfim, tirá-lo do papel. Confesso que estamos emocionados em poder produzir um evento tão especial. Afinal, a música, em algum momento da pandemia, foi companhia de todos nós.  Será uma grande oportunidade para vivenciar a música instrumental conectada à história, aos patrimônios da Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco”, destaca emocionada a coordenadora e produtora cultural do evento, Wanessa Santos.  


Redes Sociais

Instagram: https://instagram.com/canavialinstrumental

Facebook: https://www.facebook.com/canavialinstrumental/


Confira a programação 

PALCO I

9h – Banda Capa Bode, Nazaré da Mata – PE

10h – Nectar do Groove, João Pessoa - PB

12h – Trombonada, Recife - PE

14h – Orquestra de Frevo Zezé Corrêa, Aliança - PE

16h – Hugo Linns, Olinda - PE

18h – Parayba Ska Jazz Foundation, João Pessoa - PB

PALCO II

9h30min – Banda 22 de Novembro, Paudalho – PE

11h – Paradise Instrumental, Itambé – PE

13h – Grupo Instrumental Brasil – GIB, Recife – PE

15h – DUO Eduardo Visconti e Wallace Seixas, Recife – PE

17h – Freetozz, João Pessoa - PB

Serviço

O quê: 4ª Mostra Canavial de Música Instrumental exalta patrimônios culturais da Zona da Mata Norte de Pernambuco

Quando: Domingo, 1º de maio

Onde: Engenho Santa Fé, Zona Rural de Nazaré da Mata, regiçao da Zona da Mata Norte de Pernambuco

—--------------------------------------------

Salatiel Cicero 

Jornalista - Assessor de Imprensa

Publicidade


segunda-feira, 25 de abril de 2022

Com Primeira Mostra Cultural, Orobó incentiva a dança, o teatro, a música e os esportes entre as crianças e os adolescentes


A Secretaria de Assistência Social de Orobó promove na sexta-feira (29), a Primeira Mostra Cultural da cidade. A ação faz parte da iniciativa social que leva até as comunidades rurais do município oficinas de teatro, de dança, de música e esportes. Ao todo, 700 crianças e adolescentes participam do projeto que incentiva a cultura e também fortalece o respeito, a igualdade e a liberdade nas comunidades através de uma melhor convivência.

O prefeito Biu Abreu (UNIÃO BRASIL), acompanhado do seu vice-prefeito Lúcio Silva (MDB), ressalta a importância da iniciativa para as crianças e os adolescentes de Orobó. “A Secretaria de Assistência Social tem como objetivo garantir direitos e preservar a vida de seus munícipes. Nesse evento as crianças e adolescentes poderão mostrar para os pais e as autoridades um pouco daquilo que estão aprendendo dentro de nossos serviços” afirmou o gestor municipal.


O secretário de Assistência Social de Orobó, Breno Aguiar, comentou que a Primeira Mostra Cultural garante aos participantes descobrirem seus talentos. “Nosso serviço de convivência cria estratégias que permitem garantir direitos e preservar as vidas das crianças e adolescentes, bem como fornecer uma formação social, cultural e educativa, fortalecendo os vínculos e possibilitando o protagonismo deles. Com isso as crianças e os adolescentes desenvolvem seus talentos e traçam um caminho na vida”, concluiu Breno.



Imagens: Erom Fotos

Publicidade


Cléber Chaparral participará da 23ª Marcha dos prefeitos em Brasília



O ex-prefeito de Orobó e pré-candidato a deputado estadual, Cléber Chaparral (União Brasil), embarcou na manhã desta segunda-feira (25) rumo à Capital Federal onde participa, juntamente com gestores municipais de todas as regiões do Brasil, da programação da 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que acontece de hoje, dia 25 de abril, até a próxima quinta, 28.

COMITIVA

Chaparral lidera comitiva formada pela esposa e prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral (União Brasil), o atual prefeito de Orobó, Biu Abreu (União Brasil) e o vice-prefeito Lúcio Silva (MDB), a presidente da Câmara de Vereadores de Orobó, Lia de Chaparral (União Brasil), o presidente da Câmara de Vereadores de Passira, Júnior de Dão Caçatuba (União Brasil), a vereadora de Orobó, Andrea de Matinadas (União Brasil), e a vereadora de Casinhas, Edlúcia Ulisses (MDB).

Publicidade


Eleita nova Mesa Diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jardim




Foi eleita, neste domingo, em Bom Jardim, a chapa 2 que concorria às  eleições para mesa diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bom Jardim.  Com 1867 votos, Gilda Lima assume como nova liderança da representação dos trabalhadores rurais do município.  “Agradeço a Deus e todos os trabalhadores rurais que confiaram em nossa chapa. Não foi fácil, mas vamos trabalhar pelo bem de todos”, destacou a nova presidente.


Ao todo, 2.470 eleitores estiveram presentes às urnas que ainda contabilizaram  533 votos, para a chapa 1  que teve o atual presidente, Pedro Perigeu, como candidato.  Foram totalizados também 70 votos brancos e nulos. Para o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco (FETAPE), Israel Crispim, a eleição foi surpreendente, mas transcorreu sem problemas.  “Parabenizo a todos os trabalhadores que exercerem seu direito de voto”, declarou.


A data para a posse da nova presidente eleita será depois do dia 28 desse mês.

Publicidade


quarta-feira, 20 de abril de 2022

Grande festa marca aniversário de 91 anos de Emancipação Política de Macaparana


O município de Macaparana, na Mata Norte de Pernambuco, comemora na próxima quinta-feira (21), 91 anos de Emancipação Política. Para celebrar essa data tão importante, a prefeitura municipal preparou diversas ações.  A programação começa logo cedo, às 06h da manhã, com o hasteamento da bandeira em frente à prefeitura, localizada na Rua Dr. Antônio Xavier.

As festividades seguem durante o dia, com a realização de uma feira multicultural, com artesanatos, agricultura e muito bolo de rolo, já que o município é famoso pela produção do alimento. No período da tarde, será realizada uma sessão solene em alusão a emancipação política, com a entrega da maior honraria da cidade: a medalha Moura Cavalcante.



Riquezas e destaques

Localizado a 120 km da capital pernambucana, Macaparana tem aproximadamente 25 mil habitantes e está a 350 metros acima do mar. Formada por engenhos e capelas históricas como as do Cruzeiro, a capela de São Francisco de Assis e a de Santa Ana, construídas na primeira metade do século XIX. Sua economia é predominante pela agricultura, no crochê, na produção de bolo e no forte comércio local.   



Conhecida pela produção de Bolo de Rolo e pelo Macramê - artesanato feito por fios traçados e atado por nós sem a utilização de nenhuma ferramenta ou máquina - totalmente a mão, Macaparana também se destaca pelas suas belezas naturais.  A Pedra da Goiana, do Cardoso e da Base chamam a atenção pelos paredões de granito, propícias ao rapel. Uma curiosidade é de que a Pedra da Goiana foi o local de nascimento do Ex-governador do Estado, Manoel Borba.  



O município tem também, a Mata das Mascarenhas, maior reserva em biodiversidade da mata atlântica do estado, a Serra da Pintada e a Pedra do Ouro - onde existem registros de pinturas rupestres. Já o Morro da Microondas, proporciona uma visão panorâmica para toda cidade. No cenário politico, Macaparana já elegeu quatros governadores no Estado de Pernambuco, são eles: Manoel Borba, José Francisco de Melo Cavalcanti, José Francisco de Moura Cavalcanti e Joaquim Francisco de Freitas Cavalcanti, que exerceu também a função de Ministro de Estado do Interior.


Imagens: Internet

Publicidade


sábado, 16 de abril de 2022

Morre aos 92 anos, o ex-deputado Egídio Ferreira Lima

Morreu aos 92 anos, na madrugada  deste sábado (16), o ex-deputado federal Egídio Ferreira Lima. 

Nascido em Timbaúba, na Mata Norte, Egídio teve papel fundamental na luta pela redemocratização do País ao lado de Ulisses Guimarães e do senador Jarbas Vasconcelos. Foi deputado constituinte em 1988 e jurista.

O velório irá ocorrer hoje, a partir das 11h30, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, e o sepultamento será  às 16h no Cemitério de Santo Amaro.

FONTE: blog  do Elielson


terça-feira, 12 de abril de 2022

A TV Globo agora é 100% digital em Sirji.

No distrito de São Vicente Férrer, os telespectadores poderão assistir a TV Globo exclusivamente pelo sinal digital.


A partir de 02 de maio, Siriji passará a assistir a TV Globo exclusivamente no sinal digital, pois o sinal analógico terrestre será desligado no distrito.

O sinal digital é totalmente gratuito e oferece alta qualidade em imagem e som, sem chuviscos ou ruídos. E para continuar assistindo à programação da TV Globo, é necessário observar as especificações de cada televisão e preparar o seu aparelho.

Se a TV for de um modelo antigo (fabricado antes de 2010), é preciso adquirir um conversor digital, conectar uma antena externa UHF ao conversor, e conectar o conversor na TV. Se o aparelho de TV foi fabricado a partir de 2010, basta instalar uma antena UHF e conectá-la na televisão. 

Depois de completar as instalações, o telespectador deve realizar com o controle remoto a busca e sintonia dos canais no menu da televisão: a partir daí, é só aproveitar o melhor da programação em HD.  A TV Globo HD é o canal 23 em Siriji.

Em caso de dúvidas, você pode consultar um antenista da sua região, conferir mais informações no site www.tvglobodigital.com, ou ligar para (81) 3214-8230, de segunda a sexta, em horário comercial.

É melhor. É de graça. É Globo Digital. 

Publicidade


segunda-feira, 11 de abril de 2022

Mestres da cultura popular do interior de Pernambuco embarcam para turnê inédita na Europa

Evento faz parte do projeto “ Show Música Rural'', que vai circular durante 20 dias de maio, levando música, poesia e danças culturais populares da região da Zona da Mata pernambucana,  por cidades do exterior


Expectativa, emoção e alegria marcam a estreia do projeto “Show Música Rural'', que vai levar mestres da cultura popular, da região da Zona da Mata Norte de Pernambuco para uma turnê, inédita, na Europa. A iniciativa tem como proposta difundir, registrar, preservar e transmitir, no exterior, os ritmos, danças e histórias das manifestações de raiz da região, como coco de roda, maracatu rural e ciranda. Além disso, o projeto vai ofertar rodas de diálogo, debates, oficinas de dança e percussão para estudantes de cidades europeias. A turnê, prevista para acontecer em 2020, só será possível ser realizada em maio deste ano, após a flexibilização dos protocolos da Covid-19. Serão 20 dias de muito trabalho e realização de sonhos, para muitos dos artistas que já estão de malas quase prontas e de passaporte em mãos. O embarque dos artistas está programado para próximo dia 11 de maio.


Os ritmos presentes na turnê fazem parte da tradição pernambucana e são considerados patrimônio imaterial do Brasil, um reconhecimento oficial da importância dessa manifestação para a cultura do país. A região da Zona canavieira é um dos importantes territórios culturais do Nordeste, berço de vários mestres, mestras da tradição oral, que terão um espaço especial para brilhar durante a passagem do “Show Música Rural'', na Europa. Entre eles, um ex-trabalhador rural, cortador de cana de açúcar, e que hoje leva a vida como mestre de maracatu, ciranda e coco de roda, o Mestre Bi, da cidade de Nazaré da Mata, que está de passaporte em mãos e de malas prontas para o embarque. 



Também integra a delegação de artistas populares, o produtor cultural e músico, Ricco Serafim, de Carpina, que há mais de 30 anos se apresenta como coquista, uma das maiores expressões do gênero no estado de Pernambuco. O projeto tem, ainda, a presença do educador social, cirandeiro, mestre de maracatu , defensor da cultura popular e de origem de família rural, Josivaldo Caboclo, da cidade de Lagoa de Itaenga - filho do Poeta Bio Caboclo, falecido recentemente. Além deles, participam o percussionista, compositor e poeta, Nino Alves; e a coreógrafa, dançarina popular e produtora cultural, Juçara. Juntamente com  os músicos, Henrique Albino, Josias Costa, Guilherme Otávio, Valdir Felix e Larissa Michele. 


Lançamentos - A apresentação em solo internacional marcará uma nova página na cultura pernambucana e na vida dos artistas. Durante os dias de shows, serão lançadas cerca de 15 músicas autorais, inéditas. As produções, criadas em meio a pandemia, pelos artistas, trazem poesias e versos embalados pelos ritmos do coco de roda, ciranda, e maracatu rural. O conteúdo musical também será disponibilizado nas plataformas de streaming da turnê, disponível no Spotify, Deezer, Apple Podcast, para acesso gratuito do público. Uma equipe audiovisual será escalada para acompanhar, de perto, os dias da passagem do grupo no exterior. Fruto deste trabalho é lançar um documentário, que ilustra música e depoimento dos artistas na realização do espetáculo.  A ideia é que, quando retornarem ao Brasil, a produção audiovisual seja distribuída em emissoras de rádios e tvs públicas do Estado, para conhecimento do público. Toda produção audiovisual está aos cuidados do cineasta pernambucano, Nilton Pereira. Já os registros fotográficos são de Hugo Muniz. 


Produção do Figurino - Há mais de dois anos o grupo, que é formado por cerca de 25 pessoas, entre músicos, artistas e produção, segue realizando todos os preparativos para realização da turnê internacional. Semanalmente têm sido realizadas várias reuniões e encontros virtuais e presenciais, para afinar todos os detalhes. O figurino, por exemplo, é um quesito à parte. O figurinista, Kleber Camelo, importante artista ligado à moda popular, foi convidado para projetar as roupas dos artistas, que trazem características das manifestações culturais e retratam cenários da região, como os canaviais, engenhos de cana de açúcar e a força do povo da Zona da Mata. A produção, feita toda à mão, segue a todo vapor, com muito carinho e atenção aos detalhes. Além de gerar a oportunidade da criatividade, a construção dos figurinos movimenta a economia, já que conta com o apoio de lojas locais para fornecimento das peças em tecido e, também,de costureiras, para acelerar o trabalho. 


Agenda de atividades culturais -


A turnê do “Show Música Rural'', está programada para acontecer a partir da segunda quinzena de maio. O retorno dos artistas será realizado antes do ciclo junino, no Estado. Durante 20 dias, o projeto cultural vai circular por eventos culturais, espaços públicos, como escolas e pontos turísticos da Europa, levando diversão, música, conhecimento e trocas de experiências e culturas, gratuitamente. 


O projeto conta com o incentivo do Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura. “Estamos com coração alegre, mas muito animados também, por poder reunir tantos artistas em um projeto que fala de nossas raízes. Viver tudo isso, depois da pandemia, sem dúvidas, nos enche de orgulho”, enfatiza, emocionada, a produtora cultural e coordenadora do projeto, Joana D’Arc Ribeiro. 


Equipe técnica:


Vozes - Ricco Serafim, Mestre Bi, Josivaldo Caboclo

Instrumentista - Nino Alves

Percussionistas – Valdir Félix, Josivaldo Caboclo, Nino Alves

Trompete – Guilherme Otávio

Trombones – Larissa Michele, Josias Costa

Dançarina - Juçara

Coordenação - Joana D’Arc Ribeiro

Produção executiva - Cabocla produção

Direção musical - Henrique Albino

Produção musical - Ricco Serafim

Assessoria de imprensa – Salatiel Cícero

Videomaker – Mila Nascimento, Nilton Pereira

Fotografia – Hugo Muniz

Figurino – Kleber Camelo

Designer – Lucas Diz

Mídias Sociais – Juliana Queiroga

Assistentes de produção - Manoel Felipe, Viviane Albuquerque




Fotos: Hugo Muniz



Publicidade