Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 31 de março de 2023

LBV busca apoio de parceiros para ação solidária de Páscoa


A Legião da Boa Vontade (LBV) iniciou uma mobilização para entregar chocolates para as crianças e os adolescentes atendidos em seu Centro Comunitário de Assistência Social, localizado na Rua dos Coelhos, 219 Bairro Coelhos. 

 

A Instituição atende diariamente centenas de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e convida todos a participar da iniciativa. A campanha solidária visa presentear cerca de 200 crianças nesta Páscoa.  

 

Faça parte desse time solidário e leve sua doação, até dia 06/4 (Quinta-feira) 

 

Informações pelo telefone: (81) 3413-8607.  Conheça as ações da Entidade em prol da infância acessando o site www.lbv.org ou @lbvBrasil nas redes sociais. 


Publicidade


Pesquisa aponta que 46% da população sonha em abrir o próprio negócio

Em parceria com instituições de ensino superior, SEBRAE promove oficinas gratuitas para deseja empreender

Em um momento econômico instável, muitos brasileiros veem no empreendedorismo a saída para “fugir” dos empecilhos financeiros e ver o sonho de ser seu próprio chefe se tornando realidade. Como forma de incentivo aos futuros e novos empreendedores, o SEBRAE, em parceria com as unidades de ensino superior da Estácio e a Wyden, realizará de forma online e gratuita o evento “Meu primeiro negócio”. Para participar das oficinas basta realizar a inscrição pelo link https://www.carreirasedu.com.br/empreendedorismo.

A iniciativa, que ocorre nos dias 04, 06, 11 e 13 de abril, sempre a partir das 17h, vai ao encontro do relatório do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) – maior pesquisa de empreendedorismo no mundo – que aponta que o percentual de 46% da população que sonha em abrir o próprio negócio. O levantamento ainda sinaliza que o desejo de empreender supera o de fazer carreira em uma empresa, o que abrange 32% dos entrevistados. E as principais motivações são fazer a diferença no mundo (76%) e ganhar a vida (77%).

Para as oficinas, o SEBRAE apresenta um time de empreendedores que trará dicas essenciais para quem quer ter seu primeiro negócio. “Quanto mais conhecimento o empreendedor tiver, mais predisposto ele estará para buscar oportunidades de negócio e a desenvolver um planejamento , o que acaba aumentando as chances do projeto ser bem-sucedido. O avanço na escolaridade é fundamental para a melhoria do empreendedorismo brasileiro”, destaca o representante do SEBRAE, Arthur Hinrichsen .

Para Stephanie Kalynka Rocha Silveira, Líder Nacional da Área de Negócios da Estácio, incitativas como essa são sempre bem-vindas. “Parabenizo o SEBRAE pela realização das oficinas. A Estácio é atuante quando o assunto é empreendedorismo. A instituição vem fazendo história com programas e ações que incentivam quem deseja empreender. Temos vários projetos pelo Brasil que apoiam e levam conhecimento às pessoas que desejam abrir seu próprio negócio. Não poderíamos deixar de apoiar essa iniciativa tão rica do SEBRAE”, ressaltou Stephanie. 

Já Samara Felipe, docente do curso de Negócios da Wyden, explica que a Wyden atua com uma série de projetos, por meio dos Laboratórios de Prática e Gestão (LPG) e que é uma honra apoiar o SEBRAE na realização das oficinas. A especialista afirma que o contexto social do país também trouxe a necessidade de adaptação da população em busca de novas formas de manter o sustento. “O empreendedorismo acaba sendo uma alternativa para muitas famílias e ajudá-las a pensar nas melhores alternativas e analisarem riscos, vantagens e tecnologias é fundamental e são esses pontos que o SEBRAE trará nas oficinas”.

E para compor o time de palestrantes, Carlos Henrique, sócio da West Digital e aluno do Curso dedministração da Estácio, vai contar como suportou o impacto econômico que sua empresa enfrentou durante a pandemia e como buscou soluções criativas e imediatas para manter sua equipe de colaboradores e gerar renda, apostando em parcerias com a comunidade.

Serviço:

Ciclo de 4 oficinas totalmente online, gratuito e com muitos aprendizados para quem quer empreender:  https://www.carreirasedu.com.br/empreendedorismo

04 de abril - Oficina 1: O que é preciso para empreender?
06 de abril - Oficina 2: Como começar a empreender?
11 de abril - Oficina 3: Para onde ir?
13 de abril - Oficina 4: Quem seguir?

Publicidade


Prefeitura do Recife entrega a primeira Praça da Infância

Localizado no bairro da Encruzilhada, na praça Dom Miguel Valverde, o espaço está adaptado para permitir muitas brincadeiras ao ar livre. O investimento foi de R$ 1,8 milhão


A Prefeitura do Recife inaugurou, nesta quarta-feira (29), a primeira Praça da Infância da cidade. O equipamento, localizado na Praça Dom Miguel Valverde, bairro da Encruzilhada, combina natureza, brincadeiras e as tradições culturais do Recife, envolvendo as crianças com a cultura local, unindo os elementos construídos e a paisagem aos desafios do brincar, que atendem a todas as crianças e estimulam a diversão e o aprendizado.

O investimento realizado foi na ordem de R$ 1,8 milhão, entre infraestrutura e brinquedos. O espaço ganhou passeios e pisos, rampas, drenagem, paisagismo, novos brinquedos, mobiliários e nova comunicação visual. Antes das obras iniciarem, a equipe de intervenções sociais da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, esteve na Escola Municipal Ednaldo Miranda, localizada ao lado da Praça Dom Miguel Valverde, para escutar as crianças e seus cuidadores.


“O projeto da primeira Praça da Infância dp Recife tem um conceito feito por especialistas da área, que viram quais os equipamentos adequados, a concepção, a forma de construção, tudo isso com o diálogo permanente com a comunidade. Escolhemos a Encruzilhada para começar, porque tem 20 instituições de ensino em um raio próximo e também instituições que trabalham com crianças com deficiência. Pensando nisso, fizemos essa escolha, mas vamos começar também mais duas já nos próximos dias e vamos levar esse conceito pra cidade inteira”, disse João Campos.

Presente nas cirandas, nas rodas de conversa e de contar histórias, o círculo foi a forma básica na distribuição e dimensionamento dos espaços da praça e cada um deles representa os elementos naturais. Na Praça Dom Miguel Valverde foram implantados dois círculos identificados como fogo e árvore. Um deles possui banco espiral que permite que as crianças brinquem de equilibrar e um labirinto (trepa-trepa) de troncos que remete a uma fogueira, que permite pendurar e escalar. O outro círculo tem duas casas de madeira e uma passarela que abriga dois escorregos que fazem a conexão entre os brinquedos através de um caminho estruturante. A praça também tem semicírculos complementares com pula-pula, gangorra, balanço e um relevo em madeira.


“A Praça da Primeira Infância tem um conceito baseado em aproximar as crianças do ambiente natural, ou seja, trazer cada vez mais perto da natureza. Antes de fazer o projeto, escutamos essas crianças e os cuidadores para saber o que elas queriam. Brinquedos para se equilibrar, girar, pular. Então, foi em cima disso, que toda a praça foi planejada”, explicou Marília Dantas, presidente da Emlurb

Isabel Neves, bancária que mora na Encruzilhada, falou sobre a mudança na qualidade de vida com a inauguração do novo espaço público. “A praça estava abandonada e a gente na vizinhança não frequentava. Agora a praça ficou cheia de equipamentos legais. Meu filho inaugurou, já brincou, desceu o escorrego, então veio muito pra agregar a nossa comunidade”


O prefeito João Campos também explicou a logística de segurança implantada no local. “São sete câmeras de videomonitoramento, presença permanente da Guarda Municipal e, algo que é muito importante aqui, o apoio da comunidade. Quero agradecer aos moradores do prédio que fica aqui na praça e que colocou à disposição a estrutura do prédio para a Guarda, com banheiros, água e um local para se abrigar da chuva. A Prefeitura está fazendo a parte dela, com câmeras e com a guarda, e os condomínios vizinhos também estão interagindo e compartilhando essa responsabilidade de cuidar”.

As Praças da Infância estão sendo criadas a partir de uma metodologia que será replicada em toda a cidade, com soluções específicas e que estejam em sintonia com o seu entorno. Esse método garante que toda criança recifense tenha acesso às mesmas qualidades proporcionadas por estes espaços. O serviço contará com uma obra de engenharia para intervenção paisagística na praça escolhida. O projeto é elaborado a partir do “Guia de princípios para remodelação das praças para infância”, organizado pela Prefeitura do Recife, visando a requalificação paisagística que assegure a motivação de ações voltadas à inclusão, segurança, liberdade, orgulho e visibilidade das crianças.


“O conceito foi idealizado com João na campanha de 2020, a gente conversou sobre, apresentou para a cidade do Recife e a Praça foi desenvolvida por muitas mãos. As crianças participaram o tempo todo, mas aqui também tiveram muitos especialistas e técnicos trabalhando nesse desenho. O grande sonho é integrar os elementos da natureza às atividades do lúdico”, disse a vice-prefeita Isabella de Roldão.

Mais duas localidades da cidade receberão Praças da Infância em médio prazo, sendo uma em San Martin e outra no Compaz Miguel Arraes. Ambas já passaram por um processo de escuta das crianças e de seus cuidadores para que os círculos temáticos integrem os desejos das crianças com o espaço e com a história a ser contada por cada praça, que serão compostas por brinquedos e elementos naturalizados que promovam a aproximação com a natureza, a aprendizagem ao ar livre e os estímulos sensoriais.



Fotos: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife

Publicidade


Abril Verde: Secretaria de Saúde do Recife realiza ações com foco na promoção e prevenção à saúde do trabalhador

Capacitações, orientações, rodas de conversa, além de testagem para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e vacinação estão na programação, que vai durar durante todo o mês 


Para chamar atenção para o Abril Verde e também refletir sobre a data alusiva ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, comemorado em 28 de abril, o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest Recife), ligado à Secretaria de Saúde do município, vai realizar, ao longo de todo o mês,  uma série de ações. Na programação, capacitações, orientações, rodas de conversa, além de testagem para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e vacinação.

O Abril Verde é um movimento que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a temática de segurança e saúde do trabalhador, a fim de reduzir a ocorrência dos acidentes de trabalho, bem como enfatizar a importância da prevenção desses acidentes e a promoção à saúde desses profissionais. 

A programação será voltada para trabalhadores de diversas áreas de atuação do Recife e alguns municípios da Região Metropolitana. O primeiro dia de ação acontece na terça-feira (4), às 9h, os trabalhadores fornecedores de pescados em Itamaracá, na Região Metropolitana, vão receber orientações e cuidados quanto à saúde.

Já na quinta (6), será realizada uma ação de autocuidado voltada para os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asace), agentes comunitários de saúde (ACS). O evento acontecerá às 14h, no Polo da Academia da Cidade de Boa Viagem, no segundo jardim da avenida de mesmo nome.



Nos dias 14, 17, 24 e 28 de abril, os profissionais da Secretaria de Saúde do município vão levar diversos serviços para os trabalhadores e motoristas dos terminais integrados de ônibus do Grande Recife. Entre as ações, atualização da caderneta de vacina, testagem rápida para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e entrega de material educativo sobre o Abril Verde.

ATUAÇÃO – O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Recife (Cerest Regional Recife) promove ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras por meio da prevenção e vigilância. O Centro, que tem atuação metropolitana (Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Camaragibe, Itamaracá, Igarassu e Itapissuma), capacita e orienta profissionais para identificar e atuar nas situações de riscos à saúde relacionadas ao trabalho.


Confira a programação completa:

  • 04/04 - Orientações e cuidados quanto à saúde dos fornecedores de pescados do município de Itamaracá
    Local: Sede da colônia de pescadores de Itamaracá - Rua Antônio Morais Cavalcante, 142, Jaguaribe
    Horário: 9h

 

  • 06/04 - Atividade de autocuidado durante as atividades laborais dos ACS e asaces do Distrito Sanitário VI
    Local: Polo da Academia da Cidade de Boa Viagem - Av. Boa Viagem, s/n - 2° Jardim
    Horário: 14h


  • 10 a 30/04 - Atividades de autocuidado para servidores da sede do Distrito Sanitário V
    Local: sede do DS V - Rua Emília Torreão, 135, Afogados
    Horário: 9h e 14h


  • 12/04 - Capacitação sobre biossegurança para profissionais de saúde da Atenção Básica
    Local: Sala de reunião da Upinha Hélio Mendonça - Av. da Recuperação, 6429, Córrego do Jenipapo
    Horário: 14h

 

  • 14/04 - Roda de conversa sobre a Política de Saúde do Trabalhador e as atribuições de Saúde do Trabalhador para as equipes de Vigilância em Saúde do Distrito Sanitário II
    Local: sede do DS II - Rua Antônio Rangel, 208, Encruzilhada
    Horário: 14h

 

  • 13/04 - Roda de conversa sobre prevenção e saúde e segurança no trabalho no canteiro de obras Athié no Distrito Sanitário I
    Local: Canteiro de obras da Construtora Athié
    Horário: 8h

 

  • 17/04 - Sala de espera sobre prevenção e cuidados com a saúde vocal junto aos usuários do CEREST Regional Recife
    Local: Recepção do Cerest Regional Recife - Avenida Visconde de Suassuna, 658, Santo Amaro
    Horário: 8h e 13h


  • 18/04 - Ação em Saúde do Trabalhador para os asaces do Distrito Sanitário IV
    Local: Centro de Professores de Pernambuco - Rua Souza Bandeira, 54, Torre
    Horário: 14h

 

  • 19/04 - Oficina municipal com a Participação da Coordenadora Geral da Vigilância em Saúde do Trabalhador e do Ministério da Saúde e com as centrais sindicais e sindicatos de diversas categorias profissionais Local: Auditório da ESMAFE - Escola de Magistratura Federal da 5° Região - Avenida Cais do Apolo, s/n, Bairro do Recife
    Horário: 13h30 


  • 19/04 -  Inspeção em VISAT nos laboratórios de coleta em Itapissuma
    Locais: Diversos
    Horário: Todo o dia

 

  • 23/04 - Ação de Saúde do Trabalhador para os trabalhadores aeroviários no Distrito Sanitário VIII
    Local: Empresa Latam – Aeroporto dos Guararapes (Praça Min. Salgado Filho, s/n, Imbiribeira)
    Horário: 14h


  • 25/04 - Ação em Saúde do Trabalhador para as marisqueiras de Paulista
    Local: Sede da colônia das marisqueiras de Paulista
    Horário: 8h


  • 26/04 - Abordagem sobre prevenção ao acidente de trabalho com exposição a material biológico para técnicos de enfermagem das USF do Distrito Sanitário VII
    Local: Biblioteca de Casa Amarela - Rua Maj. Afonso Leal, s/n, Casa Amarela
    Horário: 14h

 

  • 27/04 - Capacitação em VISAT com os inspetores sanitários de Camaragibe
    Local: Auditório da Secretaria de Educação de Camaragibe - Rua José Belém de Lima, 16, Timbi
    Horário: 14h 


  • Ação de promoção e prevenção em Saúde do Trabalhador para os motoristas e colaboradores dos terminais integrados do Grande Recife 

Serviços ofertados: Atualização da caderneta de vacinação (tríplice viral, DT – difteria e tétano, Hepatite B) e influenza (para os motoristas de ônibus), testagens de HIV e Sífilis (será ofertado apenas no dia 14/04, no TIP) e entrega de folders sobre o Abril Verde.

14/04: Terminal Integrado de Passageiros – TIP (Avenida Prefeito Antônio Pereira, 705, Curado)

17/04: Terminal de Joana Bezerra (Ilha Joana Bezerra, Recife)

24/04: Terminal Pelópidas Silveira (Nobre, Paulista)

28/04: Terminal Tancredo Neves (Imbiribeira, Recife)

Horário: 10h à 16h


FOTOS: CORTESIA /SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE

Publicidade


quinta-feira, 30 de março de 2023

Agricultores de São Vicente Férrer recebem sementes de milho para auxílio na produção agrícola

500 famílias foram beneficiadas pela ação, que ocorreu essa semana nos quatros cantos da cidade

Os agricultores do município de São Vicente Férrer, Agreste do estado, receberam nesta semana, sementes de milho para a safra de 2023. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Agricultura da cidade em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Ao todo, 500 famílias foram beneficiadas com a ação, a distribuição do produto ocorreu de acordo com a necessidade de cada família.

 

As entregas ocorreram terça-feira (28) e quarta-feira (29), no escritório local do IPA em São Vicente Férrer, pelo horário da manhã e à tarde, nos mesmos dias, aconteceram às entregas na comunidade Larginha, e uma parte no Sub Distrito de Siriji. Na quinta-feira (30), ainda ocorreram entregas de sementes em Chã do Esquecido e Jararaca.

 


“A ação compartilhada visa atender em torno de 500 famílias nos quatros cantos do município. Esperamos colher bons frutos e poder proporcionar ainda mais satisfação aos agricultores beneficiados. O IPA local agradece a Gere Surubim pela entrega das sementes no tempo certo para o cultivo”, afirmou Luiz Filho, Agente de Extensão Rural do IPA em São Vicente.

E complementa. “Visamos complementar as sementes das famílias mais carentes do nosso município, na intenção de garantir a produção de alimentos para todas elas. Lembrando que a distribuição já ocorreu esta semana e que a quantidade vinda para o município já foi entregue e que já ocorreu à complementação pela gestão municipal”, ressaltou Luiz.



Publicidade


Anderson Correia comemora verba de mais de R$ 6 milhões destinados à infraestrutura nos bairros do Salgado e Luiz Gonzaga


Paralelo a sua pauta animalista, o vereador Anderson Correia sempre tem buscado melhorias para a população caruaruense em diversas demandas, diariamente, a exemplo da infraestrutura, sobre a qual o parlamentar tem diversos requerimentos solicitando ao Poder Público municipal saneamento, requalificação de ruas, avenidas e praças, além de solicitar calçamento para várias ruas. 

E sobre este assunto o edil comemorou a licitação anunciada pela Comissão Permanente de Licitações da Prefeitura de Caruaru – com valor estimado em R$ 6.779.752,83 –, para pavimentação e drenagem de diversas ruas dos bairros do Salgado e Luiz Gonzaga, onde algumas dessas ruas serão contempladas graças aos requerimentos de Anderson, por meio de seus pedidos na câmara da Capital do Agreste.

“Nosso trabalho de cobrança e busca por melhorias para a população caruaruense vai além da pauta animalista. Estamos sempre atentos aos pedidos e necessidades do povo de Caruaru, sempre cobrando ao município que faça sua parte para dar bem-estar e uma vida melhor para todos, nas mais diversas áreas, como é o caso da infraestrutura. Algumas ruas que solicitamos que fossem calçadas serão contempladas, e isso me deixa muito feliz por saber que essas comunidades do Salgado e do Luiz Gonzaga viverão melhor, com mais dignidade”, destacou Anderson.

Publicidade


quarta-feira, 29 de março de 2023

Prefeitura do Recife do Recife participa de mutirão de serviços para pessoas em situação de rua

1º Mutirão PopRuaJud, promovido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, no bairro de Santo Antônio, área central da cidade, acontece nesta quarta-feira (29), das 8h às 17h. Gestão municipal ofertou produtos e serviços na área de saúde, assistência social e de combate à violência de gênero



Nesta quarta-feira (29), as Secretarias de Saúde (Sesau), da Mulher e de Assistência Social do Recife estão levando serviços para as pessoas em situação de rua da capital pernambucana. A ação faz parte do Pop Rua JUD: Inovação Social e Acesso à Justiça, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE) e Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). As atividades acontecem no bairro de Santo Antônio, área central da cidade, das 8h às 17h. Confira os serviços oferecidos.


Secretaria da Mulher - Unidade Móvel de Atendimento à Mulher - O equipamento faz atendimento itinerante às mulheres moradoras das cinco Regiões Político Administrativa (RPAs) da cidade e tem como objetivo ampliar a oferta de informação e garantia de acesso das mulheres às ações de prevenção e enfrentamento à violência. Os locais são divulgados através das redes sociais da Secretaria da Mulher, como o Instagram @secmulherecife. Entre os serviços ofertados, estão a difusão da Lei Maria da Penha, orientações sobre políticas públicas e direitos das mulheres, divulgação da rede e serviços de atendimento às mulheres, acolhimento às meninas e mulheres em situação de violência doméstica e sexista. 


Secretaria Executiva da Assistência Social - A Secretaria participou do evento com a oferta dos serviços do Centro POP Maria Lúcia, tais como orientação e encaminhamento para outros serviços da rede socioassistencial, entrega de 100 quentinhas e espaço para banho e higiene pessoal. O espaço do equipamento também serviu para a realização da triagem dos usuários para os demais serviços da ação. As equipes do Centro POP e do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) também auxiliaram nessa etapa do atendimento. Além disso, a Assistência Social ainda realizou o serviço de atualização e inclusão do Cadastro Único para ter acesso a programas e benefícios sociais.


Secretaria de Saúde (Sesau) - Mais de 40 profissionais da Sesau estarão a postos para realizar atendimentos clínicos e odontológicos, testagem para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), mamografia, vacinação, entre outros.



Os serviços da Sesau estarão disponíveis na Casa do Pão, situada na Rua do Imperador Pedro II, 34, no bairro de Santo Antônio, e na Praça Dezessete, na mesma localização. Quatro equipes do Programa Consultório na Rua (CnaR), além de demais profissionais que fazem parte da Rede Municipal de Saúde, vão realizar a confecção e atualização do cartão SUS, acolhimento de enfermagem com a intenção de identificar as principais demandas de saúde dessa população, além de acolhimento psicossocial.


As pessoas em situação de rua ainda vão ter acesso à atendimento médico e odontológico, vacinação contra covid-19 e demais vacinas do calendário de rotina, e testagem para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) - nos casos em que o resultado der positivo, o usuário receberá aconselhamento e será encaminhado para tratamento na rede municipal de saúde. As mulheres de 50 a 69 anos também terão acesso a exames de mamografia.


Os profissionais que fazem parte da Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PMPICS) também vão ofertar auriculoterapia para essa população. Esta é uma técnica derivada da acupuntura, que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e até emocionais.


CONSULTÓRIO NA RUA - Os cuidados à saúde da população em situação de rua da capital pernambucana é feito expressivamente pelas equipes do Programa Consultório na Rua (CnaR), cada uma formada por médico, cirurgião dentista, enfermeiro, psicólogo, assistente social, técnico de enfermagem e agente social.


O CnaR é um dispositivo de equidade, ou seja, que visa garantir que toda pessoa possa ter acesso ao serviço de saúde de forma igualitária e de acordo com as suas necessidades. O programa é destinado ao atendimento da população em situação de rua e realiza suas atividades de forma itinerante, desenvolvendo ações na rua, na unidade móvel do Programa e também nas instalações de unidades de saúde do território onde está atuando. As ações são feitas em parceria com as demais equipes da Atenção Básica de Saúde, como a Estratégia de Saúde da Família (eSF) e os Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NasfAB), além das instituições do Sistema Único de Assistência Social (Suas).


Em 2021, a capital pernambucana se tornou a primeira do Brasil a implementar a Política Municipal de Atenção Integral à Saúde da População em Situação de Rua (PSR). O documento traz uma série de definições norteiam a preparação da rede municipal de saúde para garantir, de forma equânime, o acesso dessa população ao Sistema Único de Saúde (SUS). 


Na prática, a implementação da Política tornou evidente o direito que as pessoas em situação de rua têm de serem cadastradas pela Atenção Básica à Saúde e terem registro junto às Unidades de Saúde da Família, respeitando, preferencialmente, a referência do território onde elas têm maior vinculação – isso sem impedir que recebam atendimento nas demais unidades. Além disso, traça diretrizes de como deve ser realizada a assistência, desde o acolhimento, identificação, cadastro e o cuidado continuado, como preconizado pelo SUS.


Publicidade


terça-feira, 28 de março de 2023

Instituto Yduqs promove o evento Elas no Esporte

A iniciativa, que conta com personalidades do esporte nacional, tem por objetivo incentivar o debate sobre a atuação das mulheres no segmento esportivo
 

O Instituto Yduqs reuniu três grandes nomes do esporte nacional para um debate que envolverá temas, como planejamento de carreira, o mercado de trabalho para as mulheres e a força da inspiração para a construção e desenvolvimento de carreiras sólidas e vitoriosas. No próximo dia 30 de março, a partir das 18h, Laís Souza, Rebeca Andrade e Fernanda Keller vão compartilhar com o público suas experiências no esporte de alto rendimento. Para participar basta acessar o canal do Instituto Yduqs no Youtube - https://www.youtube.com/@institutoyduqs .

O evento expressa a visão do Instituto Yduqs sobre a importância do esporte como complemento ao processo educativo e à formação da cidadania.

“Universitários e atletas têm muito em comum. Assim como no esporte, a jornada acadêmica exige foco, preparação e resiliência. Investimos continuamente em ações e projetos sociais capazes de integrar esporte e educação com o propósito de promover transformações individuais e coletivas de longo prazo”, afirma Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs.
 
Promovido em parceria com as unidades de ensino superior da Estácio, Wyden, Ibmec e Idomed, o encontro proporcionará aos universitários e ao público interessado, conhecer momentos importantes da trajetória das atletas, suas atitudes e propósitos.

Conheça as palestrantes

Fernanda Keller possui mais de 30 anos de uma carreira vitoriosa e a experiência adquirida é uma fonte de inspiração para todos os que enfrentam desafios. A atleta soma ao currículo um pentacampeonato do Ironman Brasil, seis vezes medalha de bronze no campeonato mundial de Ironman no Hawaii, recordista mundial de pódiuns no campeonato mundial de Ironman no Hawaii (14 vezes entre as 10 melhores atletas do mundo), hexacampeã do troféu Brasil de Triathlon e eleita a mulher mais influente do esporte pela revista Forbes. 

Lais Souza iniciou a carreira aos quatro anos de idade sendo convocada para a seleção brasileira aos 12. Participou de três Olimpíadas além de Mundiais, Copas do Mundo e figurou no pódio em quarto lugar do mundial de ginástica artística. Ao iniciar sua atuação no Ski aéreo onde se classificou para mais uma Olimpíada, em um acidente uma semana antes do evento, a atleta mudou completamente a sua forma de ver o mundo, passando por grandes superações e inspirando pessoas por onde passa ao redor do mundo.
 
Rebeca Andrade possui uma trajetória de superação e muito sacrifício que antecedem seu sucesso nos jogos olímpicos. Aos 22 anos, cheia de carisma e brilho nos olhos, foi escolhida para ser embaixadora do programa “Uma vitória leva à outra”, iniciativa da ONU Mulheres e do Comitê Olímpico Internacional (COI), com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro.

Sobre o Instituto Yduqs

 O Instituto Yduqs acredita no poder das pessoas, das ideias e das iniciativas e que cada um pode ser um importante agente da mudança. Por isso, busca estabelecer pontes entre organizações, comunidades e indivíduos, fomentando projetos que promovam a inclusão para fazer do mundo um lugar mais justo e igualitário. Parceiro de mais de 50 instituições, o Instituto já impactou mais de 1 milhão de pessoas nos últimos três anos.

Com ações como o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, que tem como missão combater o analfabetismo auxiliando os indivíduos a exercerem a sua cidadania, e o Rede de Valor, programa que fornece auxílio financeiro a alunos que ingressaram nas instituições de ensino superior parceiras por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), dentre mais de 300 projetos, o Instituto busca promover a transformação social por meio da educação, desenvolvimento social e meio ambiente e saúde. Saiba mais: https://institutoyduqs.com.br/


Publicidade