Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 31 de maio de 2024

Tributo em Vida: Coronel Rufino: símbolo de luta, história e resistência

“Homem íntegro! Um ser humano incrível, de um coração transbordando de amor fraterno, humildade e grande respeito ao cidadão.”

Professora Mariza apoiadora política do Coronel durante muitos anos

O Coronel Sebastião Rufino Ribeiro, aos 89 anos, comemorados hoje, dia 31 de maio de 2024, consolidou uma carreira política exitosa no Estado de Pernambuco. Foi prefeito do Bom Jardim, no Agreste Setentrional, deputado estadual por cinco mandatos, ex-secretário da prefeitura do Recife na gestão de João da Costa (PT) e ocupou vários cargos no governo Estadual. Entre eles, no Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) por duas vezes.

No ano em que serão realizadas as eleições municipais em nosso país, a equipe de reportagem da Luz Comunicações está preparando tributos aos personagens que fizeram e fazem conjunturas históricas na política no estado de Pernambuco.

Trajetória

Nascido em Bom Jardim, Agreste pernambucano, em 1935, Sebastião Rufino, se formou em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1970, em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em 1973, e no curso de Relações Públicas. 


Ingressou na Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE) como soldado, em 1957, onde passou por todos os postos até chegar a Coronel, em 1980. Tornou-se Coronel reformado da Polícia Militar, em 1987. Rufino que foi chefe da Casa Militar no governo de Gustavo Krause (PFL), de Pernambuco, de 1986 a 1987. Em sua trajetória de trabalho também atuou como árbitro da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), em seguida na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e na Federação Internacional de Futebol (FIFA).



Começou sua carreira política em 1988, incentivado e apoiado pelo saudoso Marcos Maciel, à época, senador do PFL. Neste período, Rufino disputou, pelo Partido da Frente Liberal (PFL) a vaga para prefeito no município do Bom Jardim, ganhando as eleições em 15 de novembro. Segundo relatos dos moradores daquela época, a vitória de Rufino trouxe certa incerteza à população que ainda não conhecia o futuro prefeito. Pois, da infância à vida adulta, o Coronel ficou ausente do município por alguns anos, devido à mudança da família para a capital do estado. O retorno aconteceu somente após constituir família.

Jornalista Luís Correa e Cel Rufino

Segundo relatado no livro “Sebastião Rufino – Vida e História – O homem que fez história na Polícia Militar, no Esporte e na Política”, do jornalista Jacson Lucena, que conta a vida de Sebastião Rufino, “Sua vitória em uma eleição acirrada trouxe incerteza e emoção à população local que, pela primeira vez em décadas, não sabia quem seria o eleito. Rufino assumiu o cargo em primeiro de janeiro de 1989, dando início a um mandato que logo ganharia reconhecimento”, pontuou o comunicador.

Buscando firmar uma carreira política exitosa, o ex-gestor foi construindo alianças importantes e se destacando em cargos que davam visibilidade. Em maio de 1991, foi eleito para a presidência da 12ª Diretoria Executiva da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), tornando-se o único prefeito do Bom Jardim e da região a ocupar tal posição, à época. 

Cel Rufino, Eduardo Campos e Patriota

Outro ponto importante na sua trajetória aconteceu quando, a convite do então governador de Pernambuco em 1993, Joaquim Francisco (PFL) (In Memória), assumiu novamente como Diretor-Geral do DETRAN-PE, em 15 de fevereiro, função que já havia ocupado de 1983 a 1985, quando Roberto Magalhães (UNIÃO BRASIL) era governador de Pernambuco pelo Partido Democrático Social – PDS. 

Passagem pela ALEPE

Rufino Filho e Sebastião Rufino

Sua carreira na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE) iniciou em 1995, quando foi eleito deputado estadual pelo PFL, com 18.611 votos, em 1994. Durante seu primeiro mandato, ocupou o cargo de Primeiro Secretário da Assembleia Legislativa no biênio 1997-1998, com o apoio do então governador Miguel Arraes de Alencar. Foi reeleito em 1998 pelo PFL com 31.045 votos, e novamente em 2002, pelo mesmo partido, com 35.816 votos, período em que presidiu a Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação de 2003 a 2006, consolidando sua posição política.

Tentando um quarto mandato em 2006 (PFL), Rufino ficou na primeira suplência da coligação União Por Pernambuco, com 35.857 votos. Em 04 de abril de 2007, assumiu temporariamente o mandato devido à licença médica do deputado João Negromonte (PMDB), e em 05 de julho de 2007, assumiu definitivamente após Romário Dias (PFL/DEM), se tornar conselheiro no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE).

Após os quatros mandatos, continuou a destacar-se na Assembleia Legislativa, sendo eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico em julho de 2007, e em 2009, foi eleito Segundo Secretário da ALEPE para o biênio 2009-2010. Já em 2010, ao tentar seu 5º mandato pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), ficou novamente na suplência, mas retornou brevemente à Assembleia Legislativa no início de 2011 após a convocação de Laura Gomes para a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, no governo de Eduardo Campos (PSB).

Nesta sua passagem na Casa Joaquim Nabuco, serviu como vice-líder da bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB), foi integrante titular da Comissão de Administração Pública; da Comissão de Meio Ambiente; suplente da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação; e da Comissão de Ética Parlamentar.

Contribuições significativas

 

João da Costa (PT), ex-deputado estadual e ex-prefeito do Recife

Assumiu a Secretaria de Habitação da Prefeitura do Recife, na gestão de João da Costa (PT), em 05 de agosto de 2011, onde permaneceu até abril de 2012, quando decidiu disputar o pleito para a Prefeitura de Bom Jardim, novamente pelo PSB. Essa foi à última disputa eleitoral do Coronel , que em 2014, encerrou sua carreira política como candidato. A partir deste período atuou apoiando outras figuras políticas na região e no estado. Em 2020, Sebastião declarou apoio a atual prefeito do Bom Jardim, João Neto, o popular Janjão (UNIÃO BRASIL). 

Em 2014 foi empossado o novo dirigente da Escola do Legislativo (Elepe) do Parlamento Estadual. Na época, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Guilherme Uchoa (Partido Democrático Trabalhista – PDT) (In Memória), declarou:

Rufino tem uma vasta experiência administrativa, acumulada nas diversas funções que exerceu. Sempre atuou com dignidade e competência e pode contribuir ainda mais com o Legislativo”.

Justiça Social


Mariza Barbosa e Cel Rufino

Apoiadora política de Sebastião Rufino, de 1989 a 2020, a professora Josefa Mariza Barbosa destaca também a luta do ex-deputado por justiça social. “Um político consciente do seu compromisso moral, sempre lutou por uma sociedade mais solidária, por uma economia mais justa e justiça social para todos, sempre preocupado com as pessoas em vulnerabilidade e risco social”.

Alianças importantes no Agreste Pernambucano

No Agreste Setentrional de Pernambuco, Sebastião Rufino construiu diversas alianças políticas com prefeitos, vereadores e lideranças dos municípios que compõem essa região.


Em Passira, Agreste pernambucano, o ex-prefeito da cidade, Miguel Freitas declara que antes de assumir o cargo de gestor daquela localidade, já tinha trabalhado em Bom Jardim no mandato do Coronel Rufino e sua atuação a frente do município fez admirar o político. “Exerci o cargo de Procurador Jurídico do Bom Jardim quando o Coronel Rufino era o prefeito naquele município nos anos de 1990 a 1992. Posso afirmar que a sua atuação como gestor público, demonstrou comprovadamente lealdade e honradez”, afirmou Miguel.

Miguel Freitas

E continuou. “Promoveu uma grande reestruturação administrativa e deu grande visibilidade a cidade em todo o estado de Pernambuco. Não cheguei a dá apoio político ao Coronel Rufino. Entretanto, votei nele pessoalmente por mais de uma vez. Nossa aproximação se deu por motivos profissionais”, destacou o ex-gestor de Passira.

O ex-vereador e ex-vice-prefeito de Orobó, município filho de Bom Jardim, Jorge Marinho, ressaltou a importância de Sebastião Rufino para a cidade e região. “Conheci o Coronel Rufino quando ele era prefeito do Bom Jardim quando já demonstrava sua imensa capacidade de administrar, e exemplo para outras prefeituras vizinhas como Orobó. Logo em seguida consolidou o nome na região e saiu candidato a deputado estadual tendo meu apoio, de um vereador e de um pequeno grupo de lideranças”, lembrou Jorge.

Jorge Marinho

Durante sua passagem pela Alepe, o ex-deputado trouxe bastantes contribuições para a cidade de Orobó, e para municípios circunvizinhos, como lembra Jorge Marinho. “Foi um defensor de Orobó na Assembleia solicitando ao governo estadual melhoria no abastecimento de água, na construção do colégio Rita Maria, e ajudando as famílias carentes com a implantação do Programa Leite de Pernambuco”, lembrou.

Segundo Dr. Jorge, o Coronel trouxe também fortes contribuições significativas nas áreas do esporte, cultura e saúde. “E fez mais a exemplo de construção do campo de futebol, incentivando o esporte na região; e apoiou os eventos culturais e religiosos. Na saúde, conseguiu nomear uma oroboboense para a II Gerência Regional de Saúde (GERES), a doutora Terezinha Marinho, onde fez uma reforma estrutural e administrativa, melhorando o gerenciamento de 31 municípios que compõem a II GERES”, pontuou o ex-vereador.

Zé Higino 

O vereador de Limoeiro, Zé Higino (MDB), filho do deputado estadual Artur Correia de Oliveira (In Memória), amigo do Coronel Rufino, contou que apoiou o ex-parlamentar em 1998, junto com o grupo político ligado ao seu pai. E que Rufino honrou com os compromissos. “Ele foi um deputado que apoiou o grupo, fortalecendo nas indicações da cidade, e marcou presença em Limoeiro. Na sua trajetória política, o Coronel fortaleceu sua imagem na região, trazendo para o município o Programa Leite de Pernambuco, que beneficiou muitas famílias em vulnerabilidade social. E, convivendo, criamos um laço de amizade e respeito”, frisou o filho de Artur Correia.

Maria Sebastiana

A ex-prefeita de João Alfredo, município filho de Bom Jardim, Maria Sebastiana, ressaltou que tem uma grande admiração por Rufino e acredita que a nova geração deve segui-lo. “Foi um grande político, tenho por ele uma grande admiração e carinho. Votei nele para deputado estadual. Marcou uma linha de história na região, um exemplo de pessoa. Que essa nova geração o tenha como exemplo de administrador público”, ressaltou a ex-gestora.

O atual prefeito de João Alfredo, José Antônio Martins da Silva, conhecido por Zé Martins (PSB), também teve forte ligação com o Coronel Rufino. Quando vereador e presidente da Câmara Municipal, Antônio Martins apoiou Rufino para deputado.

Zé Martins

No município de Machados, Agreste de Pernambuco, município filho de Bom Jardim, o Coronel Rufino teve forte atuação na política. O ex-gestor bonjardinense conseguiu ter reconhecimento na região e da população machadense em 1994, quando disputou pela primeira vez uma vaga para deputado estadual. Em 1998, teve o apoio da Família Plácido e em 2002, teve uma votação expressiva apoiada pelo vereador mais votado no município na época, José Francisco, mais conhecido como Biró e da liderança Carminha Figueiredo.

Em Casinhas, Agreste, município neto de Bom Jardim, a ex-prefeita Rosineide Barbosa, juntamente com o ex-vereador Antônio Araújo também votaram em Sebastião Rufino para deputado. Em 2006 Rufino teve uma votação expressiva na cidade de Casinhas.

Rosineide Barbosa

Em Salgadinho, município neto do Bom Jardim, o Coronel Rufino teve forte atuação e apoio político, enquanto deputado, com votação expressiva, principalmente em 2002 por Luís Belo e novamente em 2006, no primeiro mandato de Luís como prefeito. “Meu amigo Coronel Rufino, um homem de espírito público e íntegro, comprometido com Pernambuco e com as causas públicas. Sempre atencioso com os amigos e aliados. Votei nele duas vezes antes de ser prefeito e quando assumi a gestão municipal”, declarou o ex-gestor.

Luís Belo

Referência para a Vice-Governadora

Vice-governadora, Priscila Krause

Para a atual vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (Cidadania), trineta de Bom Jardim, o Coronel Rufino é uma referência política na sua vida. “O Coronel Rufino é uma das minhas referências políticas mais importantes. Mais nova, já tinha convivência com Rufino, que foi chefe da Casa Militar enquanto meu pai, Gustavo Krause (UNIÃO BRASIL), foi governador de Pernambuco, de 1986 a 1987 pelo PFL. Ele tinha uma relação de muita confiança com nossa família. Rufino era amigo da minha mãe, presenciei muitas reuniões dele com a família. O Coronel é um administrador público nato”, conclui a vice-governadora.

Ministro André de Paula

 

Foto: Renato Moreira

O atual Ministro da Pesca e Aquicultura do Brasil, Vice-presidente Nacional e Presidente Regional Pernambucano do Partido Social Democrático (PSD), André de Paula, teve forte ligação com o Coronel Rufino quando eram deputados estaduais em 1994. Nos anos de 1998, 2002 e 2006 fizeram uma dobradinha trazendo alguns benefícios para a região. Em 2014, Rufino não foi candidato, mas apoiou André (PSD).


Foto: Renato Moreira

Em 1998 e 2002 os dois tiveram uma votação expressiva no Agreste Setentrional Pernambucano, sendo majoritários na cidade de Bom Jardim. Em 1998, André de Paula foi o deputado federal mais votado na história do município. 

Foto: Renato Moreira

Segundo o Ministro, Sebastião Rufino faz parte da sua trajetória política. “Um amigo dileto que fiz na vida pública e pessoal. Se eu tivesse que eleger algumas pessoas para poder contar a minha história na vida pública e na política, seguramente o Coronel Rufino seria uma figura central”, frisou.  

Foto: Alessandra Cavalcanti

E continuou. “Ele foi meu parceiro por diversas vezes, em diversas eleições, desde quando militávamos no mesmo partido. Temos uma relação que se estende à nossa família, de carinho, de consideração, de parceria política e pessoal. Portanto, Rufino é uma pessoa muito especial para mim. Rufino é um amigo do coração”, destacou André.

Família

Filhos: Bruno, Fabinho, Mariana e Rufininho. 
Rufino e esposa Fátima

O secretário de Cultura, Esportes e Turismo do Bom Jardim, ex-vereador do município e Arbitro de Futebol, Sebastião Rufino Ribeiro Filho, mais conhecido como Rufininho, filho do Coronel Rufino, relembra os feitos realizados pelo seu pai na cidade. “Naquela época como prefeito do Bom Jardim, meu pai deixou algumas marcas que ainda hoje são reconhecidas pela população. Ele foi pioneiro a trazer o transporte escolar para a região e conseguiu mais segurança para a cidade. Tinha um sonho de colocar toda eletrificação do município e como prefeito, deu o “ponta pé” inicial nisto. Meu pai procurou fazer pelos agricultores, colocando um caminhão a disposição dos feirantes para buscar suas mercadorias nos sítios e levar para a cidade e no pós-feira.  Destaco ainda apoio que deu às festas culturais e religiosas”, ressaltou Rufino Filho.


Rufino e esposa Fátima

Emocionado, Rufininho fala do Coronel como pai e o convívio em casa. “Meu pai sempre foi aquele paizão protetor, orientador, conselheiro, com bons exemplos. Eu e meus irmãos nos espelhamos muito nele. Mesmo com sua vida diária corrida, sempre buscou ter o tempo com a família. Quando tinha oportunidade, viajávamos juntos, fazíamos reuniões em casa. Nossa família tem muito orgulho o pai, do amigo, do esposo, do filho e do irmão que ele é”, disse, orgulhoso, Rufino Filho.


Publicidade


Cras Itinerante ofertará serviços socioassistenciais para a comunidade de Fernando de Noronha

A ação, que acontecerá na praça da Vila do Trinta, é voltada para pessoas em situação de vulnerabilidade social


A Administração de Noronha, através da Superintendência de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), dá início, no dia 4 de junho, ao Cras Itinerante. A iniciativa, que vai realizar atendimentos socioassistenciais à comunidade de forma descentralizada, acontecerá na Vila do Trinta, das 14h às 18h. 

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Noronha, Nayara Leite, a ação vai ofertar vários serviços, principalmente para as pessoas que moram distantes do Cras, bem como orientações sobre direitos sociais, benefícios eventuais e  encaminhamentos.

“O nosso objetivo é promover atendimento descentralizado de forma que transitem em todas as localidades, chegando na vida das pessoas mais vulneráveis ”, enfatizou Nayara.

Durante a ação, a população também vai poder receber orientações sobre como ter acesso a programas sociais do Cadastro Único, a exemplo do Bolsa Família e demais serviços. 

Para o coordenador do Cras, Jefferson Silva, Noronha tem tido uma postura diferenciada em relação aos cuidados com a população. Ele explica que, além de levar os serviços de assistência social para locais de difícil acesso, o Cras Itinerante vai poder atender as demandas específicas de cada bairro, bem como contribuir para a redução das desigualdades sociais e para a promoção da cidadania e dos direitos humanos.

“Essa é uma ação de grande importância para auxiliar ainda mais a comunidade e as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. Durante os atendimentos, vamos fazer inscrição ou atualização do Cadastro Único (que é a porta de entrada para os benefícios sociais), encaminhamentos para serviços, seja de saúde ou educação, além de outras ações de proteção social”, ressaltou Jefferson.

Documentos necessários para o Cadastro Único: 

- Identidade;
- CPF;
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda, se tiver;
- Declaração escolar de crianças e adolescentes.

No caso de não ter nenhum ou algum desses documentos básicos, procurar o Cras.

Demais atendimentos e orientações:

- Qualquer documento de identificação

Publicidade


Semana do Meio Ambiente promove diversas atividades em Fernando de Noronha


Tradicional e já parte do calendário fixo de eventos de Fernando de Noronha, a Semana do Meio Ambiente vai acontecer na ilha entre os dias 4 e 8 de junho, promovendo oficinas, atividades internas nas instituições de ensino, painéis temáticos com palestras sobre o tema ambiental, expedição, bingos, espetáculos teatral e de mágica, feira sustentável, limpeza de praias, entre outras ações.

Promovida em Noronha pela Administração da ilha, por meio da Gerência de Meio Ambiente; ICMBio e parceiros, a Semana do Meio Ambiente deste ano será voltada para o tema "Compromisso compartilhado: todos por menos lixo". Por conta disso, todas as atividades da programação vão abordar esse assunto, enfatizando a coleta seletiva, separação do lixo e reaproveitamento. A ideia é sensibilizar as pessoas, mostrando que, quanto menos lixo for produzido, melhor vai ser para a ilha e também para os habitantes. 

O gerente de Meio Ambiente de Noronha, Ramon Abelenda, ressalta que a programação foi construída em parceria com o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando Noronha, e o ICMBio, para celebrar, da melhor forma possível, uma semana bastante significativa para o arquipélago.

“A programação foi elaborada por diversas mãos, com vários atores do arquipélago, instituições e parceiros, que ajudaram a construir as ações dentro da pauta de resíduos sólidos. Junto com a comunidade e com os turistas, vamos discutir as melhores práticas, de uma forma lúdica, e levar também isso para a comunidade escolar, para que a gente possa estar colocando no centro do debate essa pauta que é tão relevante", disse.

Segundo a bióloga e educadora ambiental, Fabiane Vilela, que faz parte da coordenação da Semana do Meio Ambiente, o que se pretende com as atividades, entre outras coisas, é incentivar o descarte correto do que não serve mais, bem como não deixar resíduos no quintal de casa, acumulando sujeira, já que esses materiais podem ser nocivos à saúde, contribuindo ainda com os perigos ao meio ambiente. 

“Essas atividades são para estimular realmente a melhoria da situação dos resíduos aqui em Noronha, pois tantos são jogados fora de lugar, descartados incorretamente. Vamos mostrar como separar o lixo de forma correta em casa, que é uma fonte geradora, colocar adequadamente na rua e manter a ilha cada vez mais limpa. Cada um fazendo a sua parte. Então, o maior estímulo da Semana Nacional do Meio Ambiente em Fernando de Noronha é esse", ressaltou a coordenadora. 

Nesta edição, os painéis de debates vão ser realizados à noite, na Praça São Miguel. A programação oficial inicia logo cedo, no dia 4, às 8h30, com o Beach Clean Up para o recolhimento de resíduos na praia do Porto. Durante a semana, estão programadas atividades no Ciei Bem-Me-Quer e na Escola Arquipélago, além de painéis temáticos, visitas à Unidade de Triagem de Resíduos Sólidos, ao LabNoronha e à Neoenergia, bem como expedição à Ilha Rata. Também terão oficinas de reaproveitamento, espetáculos de teatro e observação de estrelas, e ainda duas exposições na Praça São Miguel: Ilha Submersa e Lixo Marinho.


Publicidade


Secretaria de Educação e Esportes abre inscrições para cursos técnicos gratuitos de instrumento musical

São ofertadas 40 vagas distribuídas em diversos cursos na ETE de Criatividade Musical

A Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE) abre, nesta sexta-feira (31), as inscrições para o processo seletivo da Escola Técnica Estadual (ETE) de Criatividade Musical, situada no bairro da Boa Vista, área central do Recife. São 40 vagas disponíveis para diversos cursos gratuitos de instrumento musical. Os interessados têm até o dia 11 de junho para preencher o formulário de inscrição, disponível no site da pasta (www.educacao.pe.gov.br).

Para participar, os candidatos precisam ter concluído o ensino médio e ter conhecimento de teoria musical, percepção e solfejo, além do instrumento musical desejado. Caso não tenham acesso à Internet, a ETE vai disponibilizar uma sala na unidade de ensino com computadores para que os interessados possam fazer o cadastro. O período de inscrição no local é de segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

As vagas disponíveis serão distribuídas para os cursos de baixo acústico, bateria, bombardino, clarinete, fagote, flauta transversa, guitarra, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violão e violoncelo. Todo o processo seletivo está dividido em duas etapas: a primeira é a prova de teoria musical e percepção musical, de forma remota; a segunda é uma avaliação prática de instrumento musical e de solfejo, que será aplicada na própria ETE de Criatividade Musical.

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 28 de junho, com o início das aulas no dia 24 de julho. Link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/f1XNNDdnA2ThssRo8

Endereço da ETE de Criatividade Musical: Rua da Aurora, 439, Boa VistaSão ofertadas 40 vagas distribuídas em diversos cursos na ETE de Criatividade Musical

A Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE) abre, nesta sexta-feira (31), as inscrições para o processo seletivo da Escola Técnica Estadual (ETE) de Criatividade Musical, situada no bairro da Boa Vista, área central do Recife. São 40 vagas disponíveis para diversos cursos gratuitos de instrumento musical. Os interessados têm até o dia 11 de junho para preencher o formulário de inscrição, disponível no site da pasta (www.educacao.pe.gov.br).

Para participar, os candidatos precisam ter concluído o ensino médio e ter conhecimento de teoria musical, percepção e solfejo, além do instrumento musical desejado. Caso não tenham acesso à Internet, a ETE vai disponibilizar uma sala na unidade de ensino com computadores para que os interessados possam fazer o cadastro. O período de inscrição no local é de segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

As vagas disponíveis serão distribuídas para os cursos de baixo acústico, bateria, bombardino, clarinete, fagote, flauta transversa, guitarra, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violão e violoncelo. Todo o processo seletivo está dividido em duas etapas: a primeira é a prova de teoria musical e percepção musical, de forma remota; a segunda é uma avaliação prática de instrumento musical e de solfejo, que será aplicada na própria ETE de Criatividade Musical.

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 28 de junho, com o início das aulas no dia 24 de julho. Link para o formulário de inscrição: https://forms.gle/f1XNNDdnA2ThssRo8

Endereço da ETE de Criatividade Musical: Rua da Aurora, 439, Boa Vista


Publicidade


Marcha para Jesus reúne milhares de pessoas na capital paulista

Multidão carregou uma bandeira gigante de Israel


Milhares de pessoas se reuniram na Avenida Tiradentes, próximo à Estação da Luz, na região central paulistana, para participar da Marcha para Jesus. Os fiéis foram acompanhados por diversos trios elétricos, com discursos, orações e música. A multidão carregou ainda uma bandeira gigante de Israel.

Fiéis participam da 32ª edição da Marcha para Jesus na Avenida Tiradentesl - Paulo Pinto/Agencia Brasil

Acompanhado do apóstolo Estevam Hernandes, da Igreja Renascer em Cristo, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes discursou de um carro de som. Dizendo estar feliz e emocionado, Nunes pediu orações pelas pessoas afetadas pela catástrofe climática no Rio Grande do Sul. “Que a gente possa colocar os nossos irmãos do Rio Grande do Sul em nossas orações, para que eles tenham de todos nós uma energia muito positiva”, conclamou o prefeito, que estava junto com a esposa, Regina.

A marcha seguiu até a Praça Heróis da FEB, na zona norte da cidade, onde estão previstas diversas apresentações de bandas de música gospel. Os shows começaram com o rock cristão da banda paulista Morada.

A organização do evento, comandada pela Igreja Renascer, afirma ter recebido 17 mil caravanas de diversas regiões do Brasil e do exterior.

A marcha, criada originalmente na Inglaterra, foi trazida para o Brasil e realizada na capital paulista pela primeira vez em 1993.

Também participam do evento denominações como a do Evangelho Quadrangular, a Mundial do Poder de Deus, a Sara Nossa Terra, diversos ministérios da Assembleia de Deus, a Igreja Bola de Neve, e a Universal do Reino de Deus.

Fonte: Agência Brasil

Publicidade


Saúde lança campanha de prevenção ao uso de cigarros eletrônicos

Iniciativa marca Dia Mundial sem Tabaco, a ser comemorado nesta sexta


O Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançaram nessa quarta-feira (29) campanha de prevenção ao uso de cigarros eletrônicos. “De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), novos produtos, como os cigarros eletrônicos, e informações enganosas da indústria do tabaco são uma ameaça, levando a uma iniciação ao tabagismo cada vez mais precoce”, destacou a pasta em nota.

Dados apresentados pelo ministério indicam que crianças e adolescentes que usam cigarros eletrônicos têm pelo menos duas vezes mais probabilidade de fumar cigarros mais tarde na vida. O mote da campanha é o Dia Mundial Sem Tabaco 2024, lembrado nesta sexta-feira (31) e que, este ano, tem como tema Proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco.

“Por meio de linguagem jovem, a campanha visa a promover uma mudança de comportamento, além de proteger as novas gerações dos perigos do uso do tabaco, alertando sobre as táticas da indústria para atrair crianças e adolescentes, com interesse em garantir e ampliar seu mercado consumidor.”
Números

Dados da última Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) revelam que, em 2019, 16,8% dos estudantes no Brasil com idade entre 13 e 17 anos já haviam experimentado o cigarro eletrônico, sendo 13,6% com idade de 13 a 15 anos e 22,7% com 16 e 17 anos. Quanto ao sexo, a experimentação é maior entre os homens (18,1%) do que entre as mulheres (14,6%).

A variação regional foi significativa, com maior experimentação do cigarro eletrônico nas regiões Centro-Oeste (23,7%), Sul (21,0%) e Sudeste (18,4%), ficando menor do que a média nacional o Nordeste (10,8%) e o Norte (12,3%).

Houve ainda aumento dos estudantes de 13 a 17 anos que declararam consumo de cigarros nos 30 dias anteriores à data da pesquisa, com o percentual passando de 5,6% em 2013 para 6,8% em 2019.
Prejuízos

O ministério destaca que os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), que englobam os cigarros eletrônicos e outros produtos de tabaco aquecido, têm quantidades variáveis de nicotina e outras substâncias tóxicas, o que faz com que suas emissões sejam prejudiciais tanto para quem faz o uso direto quanto para quem é exposto aos aerossóis.

“Mesmo alguns produtos que alegam não conter nicotina podem apresentar a substância em sua composição e suas emissões são nocivas”, ressaltou a pasta. “A nicotina causa dependência e pode afetar negativamente o desenvolvimento cerebral de crianças e adolescentes, impactando no aprendizado e na saúde mental.”

Ainda de acordo com o ministério, o consumo de tabaco é considerado importante fator de risco para doenças cardiovasculares e respiratórias e para mais de 20 tipos ou subtipos diferentes de câncer, além de outras condições de saúde classificadas como “debilitantes”.

“Alguns estudos recentes sugerem que o uso de DEFs pode aumentar o risco de doenças cardíacas e distúrbios pulmonares. Além disso, a exposição à nicotina em mulheres grávidas pode afetar negativamente o desenvolvimento cerebral do feto. Já a exposição acidental de crianças aos líquidos dos cigarros eletrônicos representa sérios riscos, pois os dispositivos podem vazar ou as crianças podem engolir o líquido ou as cápsulas.”
Anvisa

Em 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou resolução proibindo a comercialização, a fabricação e a publicidade de cigarros eletrônicos no Brasil. Recentemente, em abril, a diretoria colegiada da agência revisou a legislação e proibiu a fabricação, a importação, a comercialização, a distribuição, o armazenamento, o transporte e a propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar.

Fonte: Agência Brasil

Publicidade


quinta-feira, 30 de maio de 2024

Candidatos podem se preparar gratuitamente para o Concurso Nacional Unificado

Maratona do Qconcursos oferece oito cursos para turbinar os estudos



Com a extensão do prazo para a realização da prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), candidatos de todo o país têm agora uma oportunidade adicional para aprimorar sua preparação. O adiamento do exame, remarcado para o dia 18 de agosto,  possibilita aos participantes um tempo extra que pode ser aproveitado de diversas maneiras, desde revisar conteúdos fundamentais até aprofundar-se em áreas específicas do exame.

Fernando Mesquita, mentor do Qconcursos, comenta sobre o adiamento. “Agora são dois meses e meio até a prova para que o candidato possa se preparar. Na prática, é como se estivéssemos em um período de novo edital. Para muitas pessoas, isso será ruim, porque abala o psicológico. Para outras, será bom, já que haverá mais tempo para se preparar.” afirma.

Já Nara Sampaio, professora do curso de Direito da Wyden, destaca a importância de encontrar um método de estudo que se adapte à realidade de cada estudante. “Não há uma abordagem única que funcione para todos, mas alguns aspectos são fundamentais, como escolher com antecedência o local de estudo, garantindo que ele seja silencioso e adequado para a concentração. É importante também evitar distrações: se possível, fique longe do celular e use técnicas de concentração e produtividade para cronometrar o tempo dedicado aos livros e apostilas”, enumera.

No caso de concursos da área jurídica, a professora destaca, ainda, a necessidade de complementar a leitura da legislação com doutrina e jurisprudência. “É importante também manter uma rotina saudável, com momentos de descanso da mente e exercícios físicos. Outra estratégia interessante é montar grupos de estudo, em que os concurseiros podem compartilhar materiais e motivar uns aos outros”, complementa.

Para apoiar quem precisa turbinar os estudos, o Qconcursos oferece gratuitamente um preparatório com oito opções de cursos aos candidatos do CNU. A iniciativa busca amenizar as dificuldades enfrentadas pelos candidatos afetados pelas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, possibilitando melhores condições de preparação para o exame. A campanha da EdTech, especializada na preparação de candidatos para concursos, é válida até a data da prova. Para aproveitar os conteúdos basta acessar https://www.qconcursos.com/l/tp-maratona-q-cnu

No preparatório, os estudantes terão acesso a videoaulas exclusivas e conteúdos sobre Infraestrutura, Exatas e Engenharia; tecnologia, Dados e Informação; Ambiental, Agrário e Biológicas; Trabalho e Saúde do Servidor; Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Setores Econômicos e Regulação; gestão Governamental e Administração Pública; dentre outros.

CNU

O Concurso Nacional Unificado, oferecido pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), contempla cargos públicos efetivos em órgãos e entidades públicas do Executivo Federal. O CNU está dividido em blocos temáticos relacionados às áreas de atuação, como infraestrutura, exatas e engenharias. A aplicação das provas objetivas e discursivas foi adiada para o dia 18 de agosto em decorrência da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul.

Publicidade


Na Mata Norte, governadora Raquel Lyra entrega requalificação da PE-062 e implantação da PE-080


Importantes rotas para escoamento da produção agrícola da Zona da Mata Norte de Pernambuco foram entregues completamente requalificadas, nesta quinta-feira (30), pela governadora Raquel Lyra. A PE-062, localizada no município de Aliança, teve o asfalto recuperado e recebeu o serviço de drenagem. Já a VPE-092, que tinha essa nomenclatura por ser uma estrada vicinal, se tornou PE-080 após a implantação de asfalto. Ao todo, as obras receberam investimentos de R$ 46,3 milhões, beneficiando diretamente mais de 64 mil habitantes da região.

Durante a entrega das obras, a governadora Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause, ganharam medalhas do mérito legislativo e títulos de cidadã do município de Aliança. "Nós temos trabalhado de forma incansável para recuperar a qualidade das estradas de Pernambuco. São mais de 700 quilômetros de obras para recuperar as rodovias que cortam o Estado do Litoral ao Sertão. Hoje entregamos importantes estradas, que irão melhorar o acesso às áreas rurais em Vicência e Aliança, distritos responsáveis pela produção da cana-de-açúcar, da banana, garantindo mais desenvolvimento e qualidade de vida para os pernambucanos", destacou Raquel Lyra.


As iniciativas foram realizadas pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (SEMOBI) através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A PE-080 liga a cidade de Vicência ao distrito de Borracha e tem 20,57 quilômetros. A estrada recebeu investimento de R$ 42,2 milhões para implantação do novo asfalto, sistema de drenagem e sinalização.

Para o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, a implementação de uma nova via irá facilitar o acesso dos moradores. "Pernambuco ganha mais uma PE, que está completamente estruturada, com serviço de drenagem, sinalização adequada e asfalto novo. A via deixa de ser uma estrada vicinal, que antes era de barro e atrapalhava a locomoção dos moradores", explicou.


As intervenções eram esperadas há décadas pela população local. A iniciativa é um diferencial para a região. "É muito importante ter a nossa governadora Raquel Lyra presente no distrito de Borracha, cidade de Vicência, inaugurando essa obra sonhada por anos. Vai ajudar muito no escoamento da produção de banana, todos os produtores estão muito agradecidos. A população em geral está muito grata e feliz, pois é uma vida nova que se inicia”, disse o prefeito de Vicência, Guiga Nunes.

Presente na cerimônia de entrega das estradas, o deputado estadual Antônio Moraes destacou que o Governo do Estado tem investido na recuperação das rodovias. "Vemos muitas obras acontecendo por todas as regiões do nosso Estado, que ainda tem uma malha viária que precisa de atenção. Testemunhamos a dedicação da governadora Raquel Lyra em realizar as obras, se comprometendo e fazendo entregas à população", pontuou.

ALIANÇA - Outra importante obra entregue também na Mata Norte foi a restauração do trecho de 2,78 quilômetros da APE-062, que dá acesso ao distrito de Caueiras, em Aliança. A iniciativa foi reiniciada em 2023 pela atual gestão, recebendo o aporte de R$ 4,1 milhões e beneficiando diretamente 38 mil moradores.


"A PE-062 é importante porque faz a ligação do distrito de Caueiras com a cidade de Aliança. São aproximadamente 3 quilômetros de restauração, que permite que o deslocamento aconteça da forma segura e rápida possível, gerando desenvolvimento para a região", comentou o presidente do DER, Rivaldo Melo.

O prefeito de Aliança, Xisto Freitas, comemorou a conquista. "Para nós é um prazer muito grande e uma alegria receber a governadora Raquel Lyra, que no ano passado assinou a ordem de serviço e, após sete meses, ela já está aqui para inaugurar essa obra tão importante que nunca saia do papel. Foi uma luta grande, mas agradeço a entrega desse benefício para todos nós", finalizou. 

ÁGUA NAS TORNEIRAS - Após a entrega das estradas, a governadora Raquel Lyra ainda visitou a comunidade rural de Chã de Maltês, na cidade de Buenos Aires, também na Zona da Mata Norte. No local, a gestora vistoriou o Sistema Simplificado de Abastecimento D’Água. A obra hídrica contou com investimentos de R$ 991 milhões, oriundos do Governo do Estado. A estrutura beneficia um total de 85 famílias da localidade com água tratada nas torneiras.

O sistema conta com uma Estação Elevatória de Água Tratada, um reservatório apoiado de 10 m³, de onde sai a Adutora, bombeando água até o reservatório elevado de 27 m³. O sistema possui cerca de 1,5 mil metros de extensão de adutora e 7,5 mil metros de rede de distribuição.

Acompanharam as agendas os deputados estaduais Gustavo Gouveia e Henrique Queiroz Filho; os secretários Daniel Coelho (Turismo e Lazer), Hercílio Mamede (Casa Militar) e Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento); e os prefeitos Zé Roberto (Ferreiros), Guiga (Vicência), Paquinha (Macaparana), Marconi Santos (São Vicente Ferrer), Janjão (Bom Jardim) e Irmão Aluísio (Tracunhaém).

Fotos: Hesíodo Góes/Secom

Publicidade