Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Caminha da Fé marca como será a festa de Nossa Senhora da Conceição em João Alfredo

Centenas de fiéis fizeram um percurso que partiu da Paróquia da Conceição à Igreja do Alto de Tamanduá

Prestes a iniciar as comemorações dedicadas a Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do município de João Alfredo, localizado no Agreste Pernambucano, realizou neste domingo (01), mais uma edição da Caminhada Da Fé.

Centenas de fiéis participaram desse momento de fé e tradição, com o percurso tendo início na Igreja Matriz até o Santuário do Alto do Tamanduá. A celebração foi conduzida pelo Padre Aílton Maciel.

Durante a caminhada, os participantes levaram estandartes, e segundo os organizadores da iniciativa eles receberam toda assistência. "Os participantes receberam apoio com água mineral e encerraram o percurso com um delicioso café da manhã repleto de frutas típicas", afirmou os organizadores.

O prefeito da cidade, Zé Martins, ressaltou a importância da caminhada. "A Caminhada da Fé é mais que uma tradição: é um momento de união, espiritualidade e celebração da nossa cultura religiosa", pontuou o gestor.




Publicidade


Projeto da ETE Professor Paulo Freire vence prêmio Solve for Tomorrow 2024

Filtropinha foi destaque dentre mais de 2.800 projetos inscritos na competição de inovação


O Flitropinha, filtro sustentável para casas de farinha, desenvolvido por estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Paulo Freire, no município de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, foi o grande vencedor da 11ª edição do Solve for Tomorrow Brasil 2024. Os ganhadores do prêmio de inovação da Samsung foram anunciados nesta terça-feira (03), em São Paulo. 

Os estudantes Eduardo da Silva, Beatriz Vitória, Angela Rafaela e Luana Noêmia, orientados pelo professor Gustavo Bezerra e Carla Robecia, são os responsáveis pelo projeto “Filtropinha: dos resíduos aos recursos”, selecionado dentre mais de 2.800 trabalhos inscritos. Esta é a segunda vez que a escola chega à final do prêmio. Em 2023, um projeto de fraldas biodegradáveis, batizado de “EKOfraldas”, representou Pernambuco entre as 10 melhores iniciativas.  


Nesta edição do Solve for Tomorrow, os destaques na categoria “Vencedores Nacionais” foram selecionados por uma banca julgadora composta por representantes da Unesco, da ONG Todos pela Educação, da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), dentre membros de outras instituições. Também participaram da banca especialistas de universidades e profissionais atuantes nas áreas de educação, ciências e tecnologia.


O filtro absorvente à base de cascas de pinha que saiu vencedor da competição é capaz de reduzir a carga poluente da manipueira, um resíduo tóxico gerado na produção da farinha de mandioca. A iniciativa foi pensada para melhorar a qualidade de vida no Quilombo do Caroá, que fica na mesma região da escola. “O prêmio foi muito importante para os alunos verificarem algo que era negligenciado na sua própria comunidade e propiciar uma alternativa viável economicamente para solucionar aquele problema. Como professores orientadores, ficamos muito alegres, porque vemos que o investimento na educação propicia resultados incríveis como esse”, celebra o professor Gustavo Bezerra. 

Moradora do Quilombo do Caroá, a estudante Angela Rafaela celebra a conquista do grupo e do seu território. “Estamos felizes por terem abraçado essa causa. Acreditamos que o nosso projeto tem um grande impacto para a nossa comunidade quilombola, a quem o projeto foi direcionado. Temos expectativas futuras de fazer a implementação do filtro nas casas de farinha da comunidade. Também pretendemos realizar novos testes para saber se ele pode remover metais e sais da água, por exemplo, e ser utilizado em empresas para tratamento de resíduos”, explica a aluna sobre os próximos passos do Filtropinha. 



Publicidade


HC-UFPE realiza Mutirão de Vasectomias e beneficia 24 pacientes da lista de espera

Mais dois mutirões serão realizados em dezembro no HC, um de cirurgias pediátricas e outro com procedimentos oncológicos


Vinte e quatro pacientes da lista de espera do Hospital das Clínicas da UFPE foram beneficiados com o Mutirão de Vasectomias, realizado no último sábado (30), na unidade hospitalar. A força-tarefa no HC integrou a programação da iniciativa nacional Ebserh em Ação, que tem como objetivo reduzir o tempo de espera por procedimentos nos hospitais universitários federais administrados pela estatal. Mais dois mutirões serão realizados pelo HC neste mês de dezembro, um de cirurgias pediátricas e outro com procedimentos oncológicos. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
 
“Esse tipo de ação é muito importante porque a gente reduz a lista de espera para o procedimento ao mesmo tempo em que lembra e reforça os cuidados com a saúde masculina de uma forma geral, informando aos homens sobre a necessidade de procurar o urologista para a prevenção do câncer de próstata e do check-up global”, explicou o chefe da Unidade de Sistema Urinário do HC-UFPE, Fábio Vilar.
 
Os 24 pacientes já haviam passado pelo Ambulatório de Planejamento Familiar do HC e estavam aptos a fazer o procedimento. “Tradicionalmente, realizamos esse mutirão em comemoração ao Novembro Azul, campanha que conscientiza não só sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce do câncer de próstata, mas também a saúde geral do homem”, reforçou Vilar.
 
Ebserh em Ação

Os mutirões de dezembro, dentro da iniciativa Ebserh em Ação, ocorrerão nos dois próximos sábados no HC-UFPE, beneficiando pacientes que estão na lista de espera. No dia 7, serão realizadas 30 cirurgias pediátricas, entre postectomias, hérnias inguinais e sinéquias. Já no dia 14, estão programadas 12 cirurgias oncológicas de pequeno porte.
 
Sobre a Ebserh

O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.



Publicidade


Governo de Pernambuco distribui mais de 10 mil notebooks a professores da rede estadual

O Governo de Pernambuco vai beneficiar os professores da rede estadual com a entrega de mais de 10 mil notebooks. A iniciativa faz parte do PE + Digital e é mais uma ação do Juntos pela Educação, que está investindo cerca de R$ 5,5 bilhões em todo o Estado. 


"A entrega de mais de 10 mil notebooks aos professores da rede estadual de ensino é mais uma ação de valorização dos servidores da educação de Pernambuco. Recentemente, de maneira pioneira, garantimos que 110 professores pernambucanos façam intercâmbio em quatro países por meio do Programa Ganhe o Mundo Professor. Desde 2023, também nomeamos mais de 9.500 novos profissionais da educação, dos quais 3.565 são professores", destacou a governadora Raquel Lyra.

Para o recebimento dos notebooks, os professores devem se inscrever no site https://pemaisdigital.pe.gov.br/ usando seu login usual do portal do servidor, no período de 03 a 17 de dezembro. Ao todo, serão entregues 10.010 aparelhos.

“A entrega dos notebooks representa um passo significativo para garantir que os professores tenham acesso às ferramentas necessárias para desempenhar suas funções de maneira mais eficiente”, pontuou Alexandre Schneider. 

Professores que receberam notebooks em anos anteriores (a partir de 2021), terão progressivamente os equipamentos substituídos nas próximas etapas.


O PE + Digital consiste no desenvolvimento das competências digitais dos profissionais que se encontrem em efetivo exercício no âmbito da Secretaria de Educação e Esportes (SEE).

INVESTIMENTOS – Nos últimos meses, o Governo do Estado fez importantes anúncios na área educacional. Em celebração aos 120 anos de nascimento do mestre Capiba, por exemplo, a gestão estadual destinou o uso da Casa Capiba, localizada no Recife, ao Conservatório Pernambucano de Música (CPM), vinculado à SEE. A gestão estadual também irá restaurar o edifício do Liceu de Artes e Ofícios para instalação de uma nova Escola Técnica Estadual (ETE), com cursos voltados à Economia Criativa. Outra ação importante é a restauração da antiga Fábrica Tacaruna. O equipamento, após ser revitalizado, abrigará o Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Pernambuco (CEFORPE) e a Escola Técnica de Hotelaria e Gastronomia de Pernambuco.

Foto: Filipe Jordão/SEE


Publicidade


As habilidades são competências cruciais para atender às demandas e expectativas do mercado de trabalho


Empresas como Google, Amazon e Microsoft destacam a importância da capacidade de aprendizagem e da curiosidade como indicadores-chave do potencial de carreira. Outro relatório, elaborado pelo especialista em RH Josh Bersin, observou que as empresas hoje tendem a selecionar candidatos não apenas pelas competências técnicas, mas também por sua adaptabilidade, adequação à cultura organizacional e potencial de crescimento. O ensino superior pode aumentar significativamente sua relevância ao incluir, nas grades curriculares, o desenvolvimento de habilidades críticas e interpessoais, que são fundamentais e diferenciais no mercado de trabalho atual.

Acompanhando as necessidades do mercado, o grupo de ensino superior Wyden, que recentemente concluiu o processo de aquisição da instituição Newton Paiva, em Minas Gerais, conta com um Programa de Orientação de Carreiras personalizado para seus alunos. O programa oferece encontros semanais com uma psicóloga, que auxilia na jornada de aprendizado dos universitários e na elaboração de seus planos de desenvolvimento individual. “Dessa forma, os alunos conseguem identificar as habilidades que possuem e que estão desenvolvendo ao longo do curso. Essas habilidades podem ser exatamente as que uma empresa procura em um candidato”, destaca Débora Freitas, Coordenadora da Área de Carreiras da Wyden.

As empresas enfrentam o desafio de recrutar profissionais de diversas áreas específicas em um cenário de alta competitividade. Embora existam vagas disponíveis, há um déficit de mão de obra qualificada em termos de formação profissional. Esse panorama abre um leque de oportunidades para quem deseja se qualificar e alcançar o sucesso profissional, iniciando esse caminho por meio de uma graduação.

No próximo ano, o mercado de trabalho estará aquecido, com grandes oportunidades para profissionais de várias áreas de atuação, como explica Tainá Ribeiro, professora dos cursos da área da Gestão da Wyden. “À medida que o mercado brasileiro passa por uma transformação digital acelerada, a demanda por profissionais especializados cresce continuamente. Isso sinaliza que 2025 será um ano de oportunidades promissoras, embora desafiadoras, para aqueles que buscam desenvolvimento em áreas de alto potencial de expansão. As projeções indicam uma demanda concentrada em setores estratégicos, que refletem tanto o panorama atual quanto as necessidades futuras do país”.

Esse cenário reforça a necessidade de estar preparado para conquistar uma vaga qualificada no mercado de trabalho. A partir do próximo ano, o mercado estará de portas abertas para profissionais de áreas como saúde, tecnologia, comunicação, educação, capacitação, engenharias, medicina veterinária, gestão pública, relações públicas, entre outras. Para alcançar essa qualificação, é essencial escolher bem o curso de ensino superior e conquistar o diploma.


Vestibular Wyden

Para quem deseja fazer a escolha certa e ingressar no ensino superior, a Wyden está com inscrições gratuitas para o último vestibular do ano, que será realizado no dia 7 de dezembro (sábado), com bolsas de até 60% para todo o curso. A prova será presencial, com 50 questões e uma redação. As inscrições podem ser feitas pelo link: www.wyden.com.br/selecao. No UniFavip, as provas presenciais serão realizadas na própria instituição, localizada na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, no bairro Indianópolis.



Publicidade


segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Pernambuco encerra participação nas Paralimpíadas Escolares com destaques no atletismo e título inédito no goalball

A Delegação Pernambucana conquistou 91 medalhas no atletismo, alcançando o top 5 da modalidade


A delegação de Pernambuco encerrou sua participação nas Paralimpíadas Escolares 2024 neste final de semana, no Centro de Treinamento Paralímpico do Brasil, em São Paulo. A disputa aconteceu de terça-feira (26) a sábado (30). Com 73 atletas convocados para disputar oito modalidades, Pernambuco foi destaque com a conquista de um ouro inédito no goalball masculino e o quinto lugar geral no atletismo.

Durante os cinco dias de competição, os atletas pernambucanos se destacaram, quebrando recordes e conquistando várias medalhas. O atletismo foi uma modalidade que mais contribuiu para o desempenho do Estado, com 49 estudantes-paratletas conquistando 91 medalhas para Pernambuco, sendo 43 ouros, 31 pratas e 17 bronzes.

Destaque do Atletismo

Um dos grandes nomes da delegação foi Erik Victor, 15 anos, natural de Pombos, que se destacou no atletismo conquistando três medalhas de ouro. Ele venceu nas provas de lançamento de disco, lançamento de peso e lançamento de dardo. Erik, que nasceu com mielomeningocele, uma malformação congênita que afeta a medula espinhal e a coluna vertebral, compete na classe F56, voltado para atletas com deficiências motoras nas pernas.

"Agora eu tenho nove ouros. Esta é a minha terceira vez no nacional, e é a terceira vez que ganhei três ouros nas minhas provas. Fico feliz também por ter batido o meu recorde no lançamento de dardo. Ainda tenho 15 anos, mais duas Paralimpíadas pela frente, e meu objetivo é chegar aos 15 ouros", afirmou Erik após mais uma conquista.

Irmãos Dourados

Outro grande destaque do atletismo foi Maysa Vitória, 13 anos, de Itapissuma, que conquistou três medalhas de ouro na classe T46 (atletas com amputação nos membros superiores). Maysa perdeu o braço esquerdo ainda aos dois meses de idade devido a um erro médico durante a aplicação de uma vacina.

Ela conquistou o ouro nas provas dos 100m rasos, 60m rasos e salto em distância e comemorou com paixão: “É meu terceiro nacional. Fiquei nervoso quando estava competindo, fiquei pensando que não iria ganhar. No ano passado não consegui medalha, mas agora saio com três ouros. Estou muito feliz”, disse Maysa.

Nesta edição, Maysa comemorou suas conquistas ao lado de seu irmão Denison Yuri, 12 anos, que também brilhou ao conquistar duas medalhas de ouro na classe T41 (atletas com baixa estatura). Denilson contou que se espelhou na irmã para começar a praticar o esporte: “Minha relação com minha irmã é muito boa. Ela me inspirou para entrar no esporte. Eu a vi competindo e pensei que, por ter baixa estatura, também poderia competir. Pedi para minha professora me encaminhar ao médico e deu certo", relatou o jovem atleta.

Ouro Inédito no Goalball

A grande surpresa da competição foi a conquista da medalha de ouro no goalball masculino, um feito inédito para Pernambuco. Com uma campanha impecável, a equipe pernambucana venceu todos os seus jogos, derrotando os times do Ceará, Distrito Federal e Paraíba na fase de grupos. Na semifinal, eliminaram os donos da casa, a equipe de São Paulo, e, na final, venceram o Distrito Federal por 7 a 6, com o gol decisivo marcado a 40 segundos do final.

José Arthur, 17 anos, recifense e pivô do time, foi um dos grandes responsáveis pela conquista. Estudante da Escola Técnica Estadual Alcides do Nascimento Lins, Arthur participou das três edições do torneio de goalball nas Paralimpíadas Escolares em que Pernambuco esteve: conquistou a medalha de bronze em 2022, ficou em quarto lugar em 2023 e, finalmente, tornou-se campeão em 2024, em sua despedida do esporte escolar.

"Eu ainda não consigo acreditar. Minha primeira medalha de ouro no meu último escolar. Vim com a expectativa de dar o meu melhor, treinei muito nos últimos dois anos para chegar a esse momento. E valeu a pena! Estou muito feliz por conquistar esse ouro para Pernambuco", disse Arthur, emocionado após a vitória.


Fotos: Rogério Nascimento/SEE


Publicidade


Governadora Raquel Lyra encaminha à Alepe projeto de lei que distribuirá tênis para alunos da rede pública

Iniciativa faz parte do programa Juntos pela Educação, lançado pelo Governo de Pernambuco, que está investindo cerca de R$ 5,5 bilhões para o setor no Estado


Como parte do programa Juntos pela Educação, a governadora Raquel Lyra encaminhou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta segunda-feira (2), um projeto de lei que cria o Programa de Aquisição de Tênis. A iniciativa tem a proposta de incluir gratuitamente no fardamento escolar calçados para os estudantes da rede pública estadual de ensino. O objetivo é garantir a permanência com dignidade aos alunos pernambucanos, bem como mais segurança nas atividades escolares.

"Este projeto de lei vai garantir que cada aluno da rede estadual de ensino tenha direito a tênis no fardamento. A gente se esforça diariamente para garantir uma educação melhor e mais inclusiva em todas as regiões do nosso Estado. É assim que a gente acredita que cuida melhor dos nossos alunos", anunciou a governadora Raquel Lyra. O projeto de lei busca impedir a evasão escolar de estudantes que não tenham condições financeiras para adquirir o fardamento adequado. Também vai garantir mais segurança durante as aulas e evitar acidentes durante práticas escolares, como aulas de educação física.


JUNTOS PELA EDUCAÇÃO - O Programa de Aquisição de Tênis é uma das ações do programa Juntos pela Educação, que está investindo cerca de R$ 5,5 bilhões em todo o Estado. Uma das ações do programa é a nomeação, desde 2023, de mais de 9.500 novos profissionais da educação, dos quais 3.565 são professores. Além disso, a gestão estadual entregou mais 600 ônibus escolares e tem investido na climatização das salas de aula e na entrega de quadras esportivas.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Publicidade


Intercâmbio de genética bovina retoma crescimento

Centro de Coleta e Processamento de Sêmen da Seleon Biotecnologia estima processar 200 mil doses para exportação até o fim do ano e também coleta 80 touros importados de outras empresas que comercializam sêmen no Brasil

Recentemente, o Index ASBIA1 mostrou uma recuperação no mercado de exportação e importação de genética bovina. O indicador revelou um crescimento de 19% nos embarques de sêmen, saltando de 388.102 doses, nos seis primeiros meses de 2023, para 460.963, no mesmo período de 2024. A importação também cresceu 14% no primeiro semestre do calendário atual (de 2.348.569 para 2.666.463 doses).

Mas, não somente a compra de sêmen importado segue em alta. Um cenário que se consolida é a importação de touros vivos para coleta no Brasil, graças à evolução da infraestrutura fornecida pelas centrais de prestação de serviço, como é o caso da Seleon Biotecnologia, que atende tanto criadores quanto outras empresas de biotecnologia e grandes players do setor.

“Temos mais de 80 touros importados das raças Aberdeen Angus, Holandês e Jersey, vindos diretamente dos Estados Unidos. Até o momento, esses animais superaram a marca de 500 mil doses coletadas neste ano”, informa Francisco Biazon, supervisor comercial da Seleon Biotecnologia, que, apenas em setembro, comemorou a chegada de 21 reprodutores.

Estratégia de mercado
Trazer os animais para o Brasil tornou-se uma opção estratégica para as empresas enfrentarem a volatilidade da economia global. “A pandemia nos deixou com muita dificuldade de importar, sobretudo porque utilizávamos voos comerciais para otimizar custos, o que não foi mais possível naquele momento e impactou demais nas margens da empresa, além de, necessariamente, deixar o produto final mais caro. A importação de touros vivos nos permite garantir o fornecimento de genética de ponta com qualidade e constância”, explica Rafael Ribeiro, gerente de Mercado Leite da ST Genetics.

Segundo ele, todos os animais da ST Genetics em coleta no país estão na Seleon. “Não é simples a adaptação de touros importados, mas a sinergia entre as equipes envolvidas no processo nos trouxe excepcionais resultados, tendo registrado altas produções, com muita qualidade no produto final”, relata o gerente de Mercado Leite da ST Genetics, que, desde 2015, expande atuação no Brasil apostando na integração de produtos e serviços, além de priorizar núcleos genéticos de Angus e Holandês da América do Norte. Accelerated Genetics e Select Sires são outras duas centrais que importam reprodutores para envio ao Centro de Coleta e Processamento de Sêmen (CCPS).

Exportação de sêmen
Hoje, 20% de todo o sêmen exportado para países como Colômbia, Paraguai, Uruguai, Argentina, Costa Rica, Guatemala, Panamá e Equador, entre outros, passam pelo CCPS da Seleon Biotecnologia, localizado em Itatinga, no interior de São Paulo. Com capacidade atual de 500 touros, Gado Holandês, Gir, Girolando e Nelore são as raças mais procuradas.

“Até o final do ano esperamos atingir a marca de 200 mil doses produzidas na Seleon com destino à exportação. Tudo dependerá do câmbio, da negociação entre as centrais de inseminação e também da política internacional. Com a guerra na Ucrânia, a tendência é que os Estados Unidos diminuam ou até mesmo cessem o fornecimento de material genético à Rússia, abrindo mercado para o Brasil”, avalia o supervisor comercial da Seleon Biotecnologia.

Entre os principais diferenciais, o profissional destaca o sólido investimento em bem-estar animal da companhia e um protocolo sanitário em conformidade com os mais rigorosos do mundo, além do uso de tecnologias de análise avançadas e um time de profissionais respeitados em reprodução animal para filtrar as melhores partidas de sêmen. “A atenção despendida da entrada até o primeiro dia de coleta do animal e a entrega ao mercado de um produto com o maior potencial fertilizante é o nosso principal foco”, conclui Biazon.

¹ Indicador da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA) compilado em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (CEPEA/USP).



Publicidade


Governo do Estado abre, de forma inédita, vagas de intercâmbio internacional para professores da rede estadual de ensino

Iniciativa faz parte do Programa Ganhe o Mundo (PGM) Professor, realizado pela primeira vez em Pernambuco; ação oferece 110 vagas para quatro países


O Governo do Estado abriu, de forma inédita, vagas de intercâmbio internacional para professores da rede estadual de ensino por meio do Programa Ganhe o Mundo (PGM) Professor, executado pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE). De acordo com uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (30), a edição inaugural do PGM Professor irá disponibilizar 110 vagas, sendo 55 para o Canadá, 25 para o Chile, 15 para a Argentina e 15 para a Inglaterra. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até às 23h59 da próxima terça-feira (3) no site do Instituto Igeduc (https://igeduc.selecao.net.br/).

"Esta é a primeira vez que o Programa Ganhe o Mundo abre vagas de intercâmbio internacional para professores. É mais uma prova do quanto a nossa gestão valoriza os profissionais da educação. Teremos professores ainda mais bem preparados, gerando benefícios para os estudantes da rede estadual e para toda a educação de Pernambuco", afirmou a governadora Raquel Lyra.


Podem participar do processo seletivo professores efetivos e fora do estágio probatório que lecionam as disciplinas de Língua Espanhola e/ou Língua Inglesa, além de técnicos formadores e professores dos Núcleos de Línguas de ambos os idiomas. Entre os anexos requisitados no ato da inscrição, estão um Projeto Pedagógico de Intervenção (PPI) e um vídeo de apresentação no idioma escolhido, com duração de três a quatro minutos.

O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, consiste na verificação dos requisitos obrigatórios para o provimento da vaga. Já a segunda, de caráter eliminatório e classificatório, analisará e pontuará o currículo, o PPI e o vídeo de apresentação de cada candidato. A divulgação e homologação do resultado definitivo deve ocorrer até o dia 20 de dezembro. 


Os docentes selecionados realizarão um curso de seis semanas no país de destino e receberão três bolsas no valor de R$ 1.620 cada. A formação será composta por aulas da língua que o professor leciona, com ênfase no desenvolvimento das competências comunicativas, capacitação e desenvolvimento de metodologias e práticas de ensino do idioma.

“O PGM Professor representa uma oportunidade de aperfeiçoamento no idioma, a partir da prática in loco, além da chance de vivenciar uma cultura estrangeira, ampliando a visão de mundo de cada professor selecionado”, enfatizou o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Alexandre Schneider.

Pedro Menezes/SEE
Filipe Jordão/SEE

Publicidade


Rever a formação e o papel das Forças Armadas

Toda responsabilidade é inicialmente individual. Mas, como mostra Freud em seu "Psicologia das massas e análise do eu", os indivíduos podem ter mudanças comportamentais quando participam de uma coletividade. Por isso, o golpismo atávico das nossas Forças Armadas não se limita aos 37 indiciados nas 884 páginas do inquérito da Polícia Federal. Esses são apenas os principais articuladores, planejadores e executores de atos golpistas proibidos pelo art. 359, "l" e "m", do Código Penal. Muitos outros oficiais, suboficiais, praças e familiares sonhavam com uma intervenção militar para cancelar a vontade do povo manifestada nas urnas em 2022. O inquérito revelou os nexos entre fatos que antes eram fotografias de alguns momentos. Agora temos o filme completo. Um filme que diz muito de uma cultura golpista que começou com a quartelada de militares positivistas que proclamaram a república em 1889. Julgavam-se no direito de tutelar a nação. Tão autoritários quanto dom Pedro I e seu poder moderador da Constituição de 1824. Pretensões de tutela a cada passo da história de uma república manietada e sempre sujeita a intervenções golpistas. Bem ou malsucedidas. Assim foi com o tenentismo, o Estado Novo, o golpe em Vargas, as tentativas de impedir a posse de Juscelino, a deposição de Goulart em 64 e o governo Bolsonaro. A novidade da pregação golpista recente foi a utilização da comunicação digital para disseminar teses falsas sobre a lisura das urnas eletrônicas e sobre a "parcialidade" das instituições públicas e do jornalismo profissional. Assim dando tração ao golpismo alimentado pelo chefe desde a sua posse.

            Está em curso uma estratégia de distinguir a instituição dos indivíduos que a integram. Como se a instituição não reproduzisse uma certa cultura. O problema é que essa cultura golpista transcende os 37 indiciados. Uma parte expressiva dos integrantes das nossas FFAA queriam o golpe. Muitos foram aos acampamentos em frente dos quartéis país afora, inclusive ao QG do Exército em BSB. A direita brasileira, sempre forte no meio militar, não tem um histórico de respeito à democracia. Nunca teve pruridos em participar ou aderir a movimentos golpistas. E a apoiar ditaduras que prenderam, torturaram e exilaram seus opositores. Depois da Constituição de 1988, que fincou as bases para um Estado Democrático de Direito, esperava-se que esse viés golpista fosse superado. Não foi o que se viu em 2018 e, depois, em 2022.

            Algumas mudanças fazem-se urgentes. Uma reforma do art. 142 da CF/88, em passo duplo. Primeiro, para limitar as atribuições dos militares à defesa da soberania nacional. Uma redação que não permitisse interpretações golpistas poderia ser a seguinte: "As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria e sua soberania". Ponto. Sem as contemporizações da parte final da atual redação. O segundo passo seria proibir que os militares ocupem cargos políticos ou administrativos nos órgãos e poderes civis. Sejam cargos permanentes, temporários de confiança, ou eletivos. Para, assim, afastá-los da políticização. Já vencidos dois anos do atual governo, ainda são 2.760 os militares ocupantes de cargos na administração pública civil (chegaram a 6.175 no governo do ex-capitão). Para isso, estão autorizados pelo art. 142, § 3º, II e III, da CF. Embora, os militares da ativa não possam se filiar a partidos políticos (CF, art, 142, §3º, V), eles podem se candidatar por força do art. 14, § 8º. Bastaria que o Congresso aprovasse uma emenda que: (i)  determinasse a perda do posto ao militar que tomasse posse em cargo ou emprego público civil permanente ou temporário, permitida apenas a contagem do tempo de serviço militar para a aposentação pelo regime de previdência civil, reformando-se os incisos  II e III do art. 142, § 3º; e, (ii) proibisse a candidatura de militar a cargo eletivo, revogando-se o art. 14, § 8º, CF.

            Além dessa reforma da CF/88, uma outra medida profilática seria a revisão do conteúdo do que é ensinado nas academias militares. A formação dos seus membros não pode continuar como está. Ao lado do aprofundamento das capacidade técnicas, de gestão e de comunicação, já passou a hora de fomentar a crítica aos muitos desvios golpistas da história das FFAA. As novas gerações de militares precisam ser formadas com uma visão democrática e crítica aos desvios do passado. A elas precisam ser apresentados os valores democráticos, o respeito às instituções republicanas e os objetivos fundamentais da república do art. 3º da CF: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; e, IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Maurício Rands, advogado formado pela FDR da UFPE, professor de Direito Constitucional da Unicap, PhD pela Universidade Oxford


Publicidade


Aliando conforto e sustentabilidade, projeto promete transformar paisagem da Zona da Mata Norte pernambucana


O mercado imobiliário passou por uma grande transformação nos últimos anos, e o Trapuá Shopping Park, o mais novo empreendimento da Petribu Desenvolvimento Urbano (PDU) em Carpina, é um exemplo de como essas tendências globais têm sido implantadas localmente. Para atender as novas demandas das pessoas depois da pandemia,  que querem um lugar para morar que proporcione maior qualidade de vida e um contato permanente com a natureza, o projeto apresenta diferenciais que fazem dele uma referência em moradia sustentável e moderna. 

A infraestrutura de lazer inclui piscina com prainha, pistas de caminhada, redário e quadras esportivas, proporcionando um ambiente ideal para lazer e saúde. Essa abordagem acompanha uma tendência global de valorização do ambiente residencial como espaço multifuncional, uma transformação acelerada pela pandemia, conforme indicado por uma pesquisa encomendada pela PDU.

“O estudo revelou que a maioria das pessoas está disposta a mudar de endereço para transformar seu estilo de vida. Essa mudança reflete o desejo de passar mais tempo em casa, priorizando segurança, qualidade de vida e convivência familiar”, pontua Raphael Campos, diretor Executivo da Petribu Desenvolvimento Urbano.

Situado ao lado do Shopping Carpina e a poucos minutos do centro da cidade, o empreendimento possui cinco mil metros quadrados de área comum,  apostando em diferenciais técnicos e arquitetônicos que fazem dele um projeto singular na Mata Norte de Pernambuco.

O PROJETO 
O Trapuá Shopping Park é o mais novo empreendimento do masterplan da Reserva do Trapuá, que está transformando o local em um modelo de cidade planejada, oferecendo aos seus moradores não apenas um lugar para viver, mas um novo conceito de moradia, voltado para a qualidade de vida, segurança e comodidade.

Nesta primeira fase, estão sendo disponibilizadas ao mercado 104 unidades, incluindo casas térreas (com 3 quartos e 1 suíte), com área de 94,29 metros quadrados, e duplex (4 quartos e 3 suítes), com 144,74 metros quadrados, em lotes individualizados que variam entre 200 e 450 metros quadrados e possuem tipologias de três e quatro quartos, possibilitando se trabalhar diversos tipos de clientes e de plantas.

O preço das casas térreas com três quartos é a partir de R$ 575.740,00 e a de 4 quartos é de R$ 786,100,00, variando de acordo com o tamanho do lote. Na segunda etapa, serão disponibilizadas duas torres residenciais com 104 apartamentos de 70 metros quadrados de 3 quartos e uma suíte. Na terceira etapa serão colocadas à venda mais 81 casas, nos mesmos tamanhos e tipologias das unidades disponibilizadas nesta etapa.

Sobre a PDU
O espírito de desenvolvedora urbana, aliado ao selo de qualidade Petribu, vem impulsionando a PDU desde 2012 a investir em soluções para a construção de bairros planejados e inteligentes, baseados em alicerces de qualidade de vida, segurança, tecnologia e sustentabilidade. A Reserva do Trapuá deve se transformar no bairro mais desejado na Mata Norte do Estado. A perspectiva é que, com todos os projetos do ecossistema planejados em funcionamento, consolide-se no futuro uma cidade planejada com até 80 mil pessoas. 

O Shopping Carpina, inaugurado em 2019, é um dos fios condutores para impulsionar os novos negócios na Reserva do Trapuá. Os empreendimentos residenciais lançados até então tiveram grande aceitação no mercado. O loteamento Nova Carpina é um sucesso de vendas, estando com várias casas prontas e outras em construção; o Condomínio Ipês Reserva de Trapuá, o primeiro condomínio-clube da região, foi entregue em maio de 2023 e o Trapuá Shopping Park chega ao mercado trazendo um conceito de moradia inovador, colocando em harmonia os novos estilos de vida.

Publicidade