Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Juntos pela Segurança: Governadora Raquel Lyra reforça efetivo do CBMPE com formação de novos oficiais


Seguindo firme na construção de um novo tempo na história da segurança pública pernambucana, a governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (25), a formatura de 36 novos oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). A solenidade militar aconteceu no Quartel do Comando Geral do CBMPE, no Recife, reforçando as ações de proteção e salvamento no Estado. A vice-governadora Priscila Krause esteve presente no evento.  

“Eu tenho dito sempre que, por meio do Juntos para Segurança, temos feito o maior investimento da história nas forças de segurança pública. Já  nomeamos policiais penais, oficiais e praças da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica, e hoje à tarde dando posse à Polícia Civil, para permitirmos que o povo de Pernambuco possa viver de maneira mais segura. Eles chegam em um momento em que o Corpo de Bombeiros está dando uma virada histórica e a segurança pública em Pernambuco também”, comemorou a governadora Raquel Lyra.


Para chegar a formação, os novos oficiais passaram por um ano de formação intensa em áreas como combate a incêndio, salvamento aquático, busca e resgate e atendimento pré-hospitalar, preparados para liderar qualquer operação da corporação. 

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, celebrou a conclusão de um ciclo iniciado com o concurso que abriu 660 vagas para o Corpo de Bombeiros. "Os oficiais são os futuros coronéis do Corpo de Bombeiros, e algum deles pode ser o novo comandante-geral", afirmou.


Os novos oficiais da Corporação cumprirão seis meses de período probatório para aperfeiçoamento prático-operacional junto às unidades da Corporação localizadas na Região Metropolitana, devido ao maior volume de ocorrências. Após essa fase, os bombeiros militares serão destinados, por ordem de classificação, às vagas disponíveis do âmbito de todo o CBMPE.


“Já no estágio eles passam a vivenciar todas as atividades que um oficial executa. Eles são formados não apenas para o serviço, mas também para serem os futuros comandantes da corporação. Então, eles precisam ter o gerenciamento, a gestão, a governança de uma instituição do tamanho do Corpo de Bombeiros”, explicou o comandante-geral do CBMPE, Eduardo Araripe.


Presente na ocasião, o deputado Joel da Harpa parabenizou o Poder Executivo Estadual pelo comprometimento em fortalecer as forças de segurança. "O Governo do Estado está mostrando para o povo de Pernambuco que se pode mudar a história da corporação com a compra de viaturas e equipamentos, além de acabar as defasagens salariais”, apontou. 

Enfermeiro desde 2012 e ex-soldado da PMPE, Álvaro Simões, de 34 anos, encontrou no Corpo de Bombeiros a forma de unir suas duas vocações: a da saúde e a militar. Natural de São João, no Agreste Meridional, ele foi o primeiro colocado do curso de formação de oficiais. "Muda um pouquinho a atribuição, mas a missão é sempre a mesma: servir à sociedade pernambucana", disse. 


Também acompanharam a solenidade a secretária de Administração, Ana Maraiza; o gerente-geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra; a diretora integrada da Polícia Científica, Fernanda Porto; o subcomandante da PMPE, ⁠coronel Lopes; o comandante do Grupamento Tático Aéreo (GTA), Câmara Júnior; o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro e o representante da Polícia Rodoviária Federal, Daniel Thé.

Fotos: Miva Filho/Secom

Governadora Raquel Lyra reforça segurança pública com formação de 457 policiais civis, entrega de 124 viaturas e unidades móveis de atendimento à mulher

As ações integram o programa Juntos Pela Segurança, que reúne cerca de R$ 2,3 bilhões em investimentos para ampliar efetivos, modernizar estruturas e fortalecer o combate à criminalidade em Pernambuco


Ampliando os investimentos em segurança pública, a governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (25), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a cerimônia de conclusão da formação de 457 novos policiais civis. A corporação recebe 44 delegados, 265 agentes e 148 escrivães. Na ocasião, a chefe do Executivo estadual também entregou 124 novas viaturas para a Polícia Militar e Civil e quatro novas Unidades Móveis de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, ampliando a rede de proteção às mulheres pernambucanas. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a agenda.

“É uma alegria imensa dar oportunidade de trabalho e realizar sonhos de muitas pessoas por entrarem no serviço público. Mais que isso, a chegada dos novos policiais beneficia o povo de Pernambuco, que vê de perto a segurança pública do nosso Estado sendo transformada. Além disso, entregamos 124 novas viaturas para Polícia Civil e Militar, e quatro novas unidades móveis, de um pacote de seis, para combate e prevenção à violência contra a mulher”, destacou Raquel Lyra.


O curso de Formação Profissional dos novos servidores foi promovido pela Escola Superior da Polícia Civil. A incorporação dos novos policiais amplia a capacidade operacional da instituição e fortalece as ações de investigação criminal, polícia judiciária e atendimento à população em todas as regiões do Estado. Ainda no evento, Raquel Lyra entregou 124 novas viaturas do tipo SUV (Spin), destinadas às Polícias Militar e Civil, reforçando o policiamento ostensivo e as atividades de Polícia Judiciária no Recife e Região Metropolitana. 


O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou a importância da formatura. “Com a formatura da segunda turma da Polícia Civil com delegados, agentes e escrivães, são 457 novos servidores chegando na corporação, fechando um reforço de mais de 900 policiais civis desde novembro do ano passado. Assim, a gente mostra de forma concreta que o Governo do Estado tem compromisso com a segurança pública de Pernambuco”, afirmou o titular.


Presente no evento, o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro, enfatizou as entregas do Estado para a instituição. “O Governo do Estado tem investido na Polícia Civil em tecnologia, viaturas e armamentos. Mas, com uma nova turma se formando, o Governo entrega aquilo que é mais positivo e forte na instituição, que é a sua força de trabalho, o servidor público”, pontuou.

Presente na cerimônia, o deputado federal Mendonça Filho destacou o simbolismo da formatura para os novos servidores e para o Estado. “É uma data que vai ficar marcada de forma inesquecível na vida de cada um de vocês e um importante reforço para a nossa segurança”, afirmou. Já o deputado estadual Joel da Harpa ressaltou o impacto dos investimentos na segurança pública. “Pernambuco está vivendo um novo momento na segurança pública. Hoje começamos a ver a esperança de um Pernambuco melhor”, disse.


O prefeito de Olinda em exercício, Chiquinho, também destacou os avanços promovidos pelo Governo de Pernambuco na área. “A segurança pública vem sendo reconstruída pelo Governo do Estado para que a sociedade se sinta mais protegida, com investimentos em estrutura, valorização dos servidores e reforço no efetivo”, pontuou.

Durante a solenidade, a escrivã Leila Fernandes de Abrantes, 1ª colocada do curso, enfatizou a emoção do momento. “Hoje, ao jurarmos honrar esta missão, reafirmamos nosso compromisso com a proteção da sociedade, com a esperança de quem mais precisa e com a coragem de servir mesmo diante dos desafios”, afirmou.


MULHER - Já as quatro unidades móveis voltadas ao atendimento especializado de mulheres em situação de violência marcam a conclusão da implantação da frota de seis equipamentos especializados que ampliam o acesso das pernambucanas. Desde 2023, o Governo de Pernambuco investiu cerca de R$15 milhões nos equipamentos.


“Nossas unidades móveis de atendimento vão circular em todo Pernambuco, levando atendimento técnico e multidisciplinar com psicólogas, advogadas, assistentes sociais para acolher qualquer pernambucana que tenha sido vítima de violência e precise de orientação e acolhimento”, afirmou a secretária-executiva de Políticas para as Mulheres, Walkíria Alves.

Estiveram presentes na solenidade a secretária de Ana Maraíza (Administração), Hercílio Mamade (chefe da Casa Militar), o comandante-geral dos Bombeiros Militar de Pernambuco, Eduardo Araripe; o comandante-geral da Polícia Militar, Ivanildo Torres; o deputado federal Túlio Gadêlha e a prefeita de Paudalho, Paulinha da Educação.

Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Governadora Raquel Lyra entrega nova central de vacinas e dobra capacidade de armazenamento em Pernambuco

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (25), a requalificação e ampliação da Central Estadual da Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), equipamento estratégico responsável pelo armazenamento e distribuição de vacinas para os 184 municípios pernambucanos e o arquipélago de Fernando de Noronha. Com investimento superior a R$ 6,1 milhões, a intervenção dobrou a capacidade de armazenamento de imunizantes e fortalece a estrutura da rede estadual de vacinação. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a entrega. 

"Desde 2023, estamos trabalhando de maneira incansável. Não encontramos condições fáceis de trabalho, não encontramos projetos, só encontramos uma rede sucateada. A partir dessa reforma, conseguimos dobrar nossa capacidade de armazenamento de vacinas. O que tínhamos aqui era um lugar totalmente abandonado e insalubre para armazenar os insumos. Agora é um espaço novo, totalmente reformado, para garantir uma cobertura vacinal completa para todo cidadão pernambucano", afirmou a governadora Raquel Lyra.  

Entre as melhorias realizadas, estão a construção de uma nova câmara de resfriamento para armazenamento de vacinas, a modernização das áreas administrativas e a adequação dos ambientes operacionais da unidade, que funciona como principal centro de conservação e distribuição de imunizantes do Estado.


A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou que a nova estrutura amplia a capacidade de resposta da rede estadual de imunização e oferece melhores condições para profissionais e usuários do sistema. “Isso aqui é uma expressão do cuidado e da dignidade com o nosso povo. Antes, se o Ministério [da Saúde] quisesse mandar todas as nossas vacinas, a gente não tinha como receber, porque não tinha onde armazenar. Hoje tem. É uma estrutura que está toda dentro da norma, com auditório para fazer capacitação e treinamento dos profissionais de saúde, o que antes não existia. Uma estrutura também com dignidade para os trabalhadores que atuam aqui”, afirmou.

Do local, as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde são recebidas, armazenadas e distribuídas pelo Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) para as Gerências Regionais de Saúde (Geres), chegando posteriormente a todos os municípios pernambucanos.

A superintendente estadual de Imunizações, Magda Costa, ressaltou que a obra representa um avanço significativo na qualidade do armazenamento dos insumos e na segurança operacional da unidade. “A reestruturação foi um divisor de águas, porque nossa estrutura antes era bem vulnerável. Tínhamos uma precariedade no armazenamento de seringas, com o risco da entrada de animais, pragas e até de molhar os materiais. Agora temos todo um cuidado, de acordo com as adequações que as normas técnicas do Ministério da Saúde exigem, trazendo a garantia da qualidade do armazenamento e a segurança, tanto para os trabalhadores quanto para o consumo seguro da população”, destacou.


Atualmente, cerca de 50 profissionais atuam na Central Estadual da Rede de Frio. Um deles é a técnica de enfermagem Marielza Costa, que acompanha a rotina da unidade há 30 anos e vivenciou a transformação da estrutura. "É a primeira vez que vejo a diferença no nosso setor, que era abandonado. E não é só aqui. Sou funcionária há 30 anos e essa é a primeira gestão que olha para a gente", afirmou.

"Mais um equipamento entregue, ampliado e reformado. Isso mostra o compromisso da gestão com a saúde pública do nosso Estado", afirmou a deputada estadual Socorro Pimentel. 


Também acompanharam a entrega os vereadores do Recife, Ronaldo Lopes e Davi Muniz; e o diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Robson Miranda. 

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Instituto Pernambuco Porto leva ao Paço do Frevo exposição que conecta as tradições juninas de Portugal e do Brasil

Mostra gratuita reúne fotografias, objetos, sons e aromas para apresentar as semelhanças e particularidades das celebrações de São João nos dois países

O Paço do Frevo, no Bairro do Recife, recebe de 26 de junho a 2 de agosto a exposição imersiva “De Lá e De Cá: Uma Viagem pelas Tradições Juninas de Portugal e do Brasil”. Com entrada gratuita, a mostra será aberta ao público no dia 26, às 16h, e propõe uma experiência sensorial que aproxima as tradições juninas portuguesas e pernambucanas por meio de fotografias, objetos, sons e aromas.

Distribuída pelos halls dos dois andares do equipamento cultural, a exposição conduz os visitantes por uma jornada que apresenta as origens europeias das festas de São João e sua transformação ao chegar ao Brasil. O percurso destaca elementos característicos das celebrações portuguesas, como os manjericos, as rusgas e as sardinhas, além de manifestações tradicionais do Nordeste, como o forró, as quadrilhas, as bandeirinhas e as comidas típicas à base de milho.

Segundo a curadora do projeto e gestora do Instituto Pernambuco Porto, Germana Soares, a proposta é fortalecer os laços culturais entre os dois países e mostrar como uma mesma tradição pode assumir diferentes formas de expressão.

“A exposição evidencia a riqueza cultural compartilhada entre Brasil e Portugal. É uma oportunidade de conhecer as origens de muitos costumes juninos e, ao mesmo tempo, valorizar a forma singular como Pernambuco celebra essa festa tão importante para sua identidade”, afirma.

Além de integrar a programação junina da cidade, a mostra busca ampliar o acesso à cultura, promover a preservação da memória e incentivar o intercâmbio cultural entre os dois lados do Atlântico.

A exposição “De Lá e De Cá” é realizada pelo Instituto Pernambuco Porto, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com apoio do Paço do Frevo, da Secretaria de Cultura do Recife e da Secretaria de Turismo do Recife.

“O Instituto Pernambuco Porto agradece às empresas patrocinadoras que acreditaram na proposta e contribuíram para sua realização. O apoio da iniciativa privada foi fundamental para viabilizar uma experiência cultural gratuita e acessível ao público, fortalecendo a preservação da cultura popular, o intercâmbio entre Brasil e Portugal e a democratização do acesso às artes”, pontua Germana Soares. 

SERVIÇO

Exposição: De Lá e De Cá: Uma Viagem pelas Tradições Juninas de Portugal e do Brasil

Abertura: 26 de junho de 2026, às 16h

Visitação: 26 de junho a 2 de agosto de 2026

Local: Paço do Frevo, Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife

Entrada: Gratuita


Créditos: Luiz Santos

Igarassu promove abertura do tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas


A prefeitura de Igarassu continua, nesta quinta-feira (25), com a agenda do São João na cidade, contando com o tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas reunindo grupos mirins e adultos. Os espetáculos acontecem no Ginásio Jota Raposo. 

A partir das 16h, o público pode acompanhar as performances das quadrilhas mirins Quentão, Encantos, Matutinho, Maracabarro, Raio de Sol Mirim, Matulão, Coração Mirim, Brincantes Show, Couro Quente, Fusão e Explosão. 

Na sexta-feira (27), a partir das 20h, será a vez das quadrilhas adultas nos palcos. A programação conta com os grupos Raízes do Pinho, Raio de Sol, Dona Matuta, Carcará, Tradição e Coração Matuto.

Encerrando a competição, no domingo (28), a partir das 15h55, se apresentam as quadrilhas Zabumba, Sinhá Matuta, Lumiar, Traque, Origem Nordestina, União Junina, Rojão, Sassaricando e Mistura de Cor.

A premiação será de R$ 12 mil para o primeiro lugar da categoria adulta e R$ 8 mil para a juvenil. Os segundos colocados receberão R$ 8 mil e R$ 6 mil, respectivamente. Já os terceiros lugares serão contemplados com R$ 5 mil na categoria adulta e R$ 4 mil na juvenil. 

Os festejos seguem neste sábado (27), com diversas atrações juninas no Igaradrilha. 

Serviço: 

Concurso de quadrilhas em Igarassu
Local: Ginásio Jota Raposo - Igarassu, centro
Dia: 25, 26 e 28/06
Horário: Quinta, às 16h, sexta, às 20h e sábado, às 15h55

LIMOEIRO AMPLIA PRESENÇA NA GRANDE MÍDIA COM TRABALHO INTEGRADO DE COMUNICAÇÃO E ASSESSORIA DE IMPRENSA

Reportagens na TV Globo Nordeste e TV Pernambuco levaram para todo o estado a cultura, as tradições e os principais eventos do São João de Limoeiro

Limoeiro viveu um dos períodos de maior visibilidade na imprensa pernambucana durante os festejos juninos de 2026. Ao longo do mês de junho, manifestações culturais, tradições populares e eventos promovidos no município ganharam espaço em importantes veículos de comunicação, levando para milhares de telespectadores imagens que retratam a riqueza cultural da cidade.

A presença de Limoeiro na grande mídia incluiu reportagens exibidas pela TV Globo Nordeste e pela TV Pernambuco. Entre os temas apresentados estiveram a tradicional Rua da Alegria, a Caludrilha, promovida pelo grupo Calu Mulher, e o Casamento Matuto da Vila da Paz, um dos eventos mais aguardados do Dia de São João.

Cultura popular em evidência

No Bom Dia Pernambuco, da TV Globo Nordeste, a Caludrilha ganhou espaço ao apresentar a irreverência e a animação de um grupo que já faz parte do calendário cultural de Limoeiro. O evento reuniu forró, tradição e participação popular, reforçando o clima festivo que tomou conta da cidade durante o período junino.

A emissora também mostrou o Casamento Matuto da Vila da Paz. No Dia de São João, a programação trouxe um convite especial para a realização do evento e, no dia seguinte, exibiu imagens dos melhores momentos da celebração, que reuniu moradores e visitantes em um grande encontro de valorização da cultura nordestina.

Rua da Alegria encanta telespectadores


Outro símbolo dos festejos juninos de Limoeiro que ganhou visibilidade foi a Rua da Alegria. A tradicional via, conhecida pela ornamentação das residências e pelo envolvimento dos moradores, foi apresentada tanto pela TV Globo Nordeste quanto pela TV Pernambuco.

As reportagens destacaram o colorido das decorações, a criatividade das famílias e a preservação das tradições juninas, transformando a rua em uma das principais referências culturais do município durante o São João.

Trabalho de comunicação fortalece a imagem do município

A presença de Limoeiro nos principais veículos de comunicação do estado é resultado de um trabalho integrado de comunicação institucional. A atuação da Luz Comunicações, responsável pela assessoria de imprensa, em parceria com a Secretaria Executiva de Comunicação e demais secretarias municipais envolvidas nas ações divulgadas, contribuiu para aproximar a cidade das redações e ampliar o alcance das informações.

Entre as atividades desenvolvidas estão a produção de releases, sugestões de pauta, atendimento às demandas jornalísticas, articulação com veículos de comunicação e acompanhamento de equipes de reportagem.

Visibilidade para além dos festejos

Mais do que divulgar eventos, a presença na grande mídia fortalece a imagem de Limoeiro, valoriza a cultura popular, incentiva o turismo e amplia o reconhecimento das tradições locais em todo Pernambuco.

As inserções na TV Globo Nordeste, na TV Pernambuco e em outras plataformas de comunicação demonstram o potencial cultural do município e reforçam a importância de um trabalho permanente de divulgação institucional, capaz de levar as histórias, os eventos e as tradições de Limoeiro para um público cada vez maior.

ETE de Criatividade Musical oferta 150 vagas para cursos de formação básica em instrumento e canto

Candidatos serão selecionados por meio de teste de aptidão musical 

A Secretaria de Educação de Pernambuco torna público o edital para o preenchimento de 150 vagas para os cursos de formação básica em instrumento musical e canto, ofertados pela Escola Técnica Estadual (ETE) de Criatividade Musical. As inscrições são realizadas através do formulário eletrônico forms.gle/sk6TKP8qCmfoGceS6 no período entre 25 de junho e 3 de julho. 

A única etapa da seleção será um teste presencial de aptidão musical, realizado na ETE de Criatividade Musical, no Recife, no dia 6 de julho. Os candidatos serão avaliados individualmente por uma banca examinadora composta por professores de música da unidade escolar. 

O processo será dividido em duas partes práticas: percepção rítmica, valendo até quatro pontos, e percepção melódica, com seis como pontuação máxima. A soma das pontuações obtidas nas duas etapas consistirá na nota final do candidato. 

Conforme cronograma, o resultado definitivo da primeira classificação está previsto para ser publicado no dia 10 de julho. As matrículas devem ser efetivadas entre 13 e 17 de julho. Os aprovados iniciam a formação no dia 27 do mesmo mês. 

Acesse o edital completo AQUI

quarta-feira, 24 de junho de 2026

SEE oferta mais de oito mil vagas para cursos técnicos subsequentes

Inscrições começam nesta quinta-feira (25) e vão até o dia 2 de julho

A Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) abre, a partir desta quinta-feira, 25 de julho, as inscrições para cursos técnicos subsequentes. Ao todo, são 8.040 vagas ofertadas pelas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), voltadas para estudantes que já concluíram o ensino médio e desejam ampliar sua qualificação profissional.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente no site www.educacao.pe.gov.br até o dia 2 de julho.

A seleção contará com única etapa, composta por prova objetiva de 20 questões relacionadas às disciplinas de língua portuguesa e matemática. Os exames serão aplicados entre 6 e 14 de julho, em horário definido pelo próprio candidato no ato da inscrição. 

O resultado geral está previsto para ser divulgado no dia 21 de julho. Já o período de matrículas dos aprovados ocorrerá entre os dias 22 e 24 do mesmo mês. 

A distribuição das vagas obedecerá critérios de inclusão social. Do total ofertado, 80% serão destinados a estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Dentro dessa cota, 50% serão prioritariamente reservados para estudantes oriundos de famílias com renda bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita. Além disso, 5% do total de vagas serão reservadas para o preenchimento por pessoas com deficiência, e outros 5% para adolescentes e jovens em vulnerabilidade social. 

Acesse o edital completo AQUI.


terça-feira, 23 de junho de 2026

Fórum Powershoring recebe investidores em Londres e apresenta oportunidades de financiamento em indústria de baixo carbono no Nordeste

A iniciativa busca posicionar o Nordeste como hub global de indústria verde, e mobilizar até R$ 70 bilhões até 2030

O Fórum Powershoring recebeu nesta segunda-feira (22) investidores e instituições de pesquisa e inovação tecnológica europeus para um roadshow de oportunidades do 5º leilão EcoInvest, divulgado no mês passado pelo Ministério da Fazenda. A apresentação ao público financeiro ocorreu na London Climate Action Week e faz parte da estratégia de atração de investimentos pelo Fórum da ordem de R$ 70 bilhões para a indústria verde no Nordeste, até 2030. Parte desses recursos podem ser captados via leilão EcoInvest, que tem expectativa de captação de R$ 50 bilhões na atual quinta rodada. O Fórum Powershoring é uma iniciativa conjunta do Consórcio Nordeste, Instituto Clima e Sociedade (iCS) e Banco do Brasil e busca posicionar o Nordeste como hub global de indústria verde. 

Por meio desses investimentos, o Fórum busca evitar a emissão de até 100 milhões de toneladas de CO₂ por ano, além de gerar milhares de empregos verdes na região Nordeste do Brasil.
 
“A transição energética global abriu uma oportunidade histórica para o Nordeste. A região está preparada para liderar essa nova etapa da industrialização brasileira, baseada em energia renovável, inovação e baixo carbono. Em Londres, apresentamos nossa capacidade de coordenação regional, segurança jurídica e agilidade institucional para receber investimentos. Queremos que a riqueza gerada por esse potencial permaneça em nosso território, impulsionando cadeias produtivas estratégicas, empregos qualificados e desenvolvimento sustentável”, afirma Paulo Dantas, presidente do Consórcio Nordeste e governador de Alagoas.

EcoInvest Brasil

No evento foram apresentados os instrumentos financeiros e mecanismos de mitigação de risco no âmbito do EcoInvest Brasil, experiências e novas oportunidades de investimento, parcerias, e de desenvolvimento de pipelines de projetos, estimulando corredores industriais verdes entre Brasil e Europa.

O 5º leilão Eco Invest é a principal iniciativa de financiamento híbrido (blended finance) do País para a transformação ecológica e prevê criar seis fundos, uma linha de crédito corporativo e recursos não reembolsáveis para pesquisa aplicada e empreendedorismo de base tecnológica. Os seis fundos corresponderão a seis cadeias de valor estratégicas respectivas: fertilizantes verdes, combustíveis verdes avançados, automação e inteligência artificial aplicada à indústria, beneficiamento de minerais críticos, sistemas de baterias e veículos elétricos, química verde, biomateriais e circularidade de resíduos minerais e industriais.

“O Banco do Brasil atua como catalisador dessa agenda, estruturando parcerias estratégicas e instrumentos financeiros capazes de transformar o potencial energético renovável em competitividade industrial sustentável. Ao conectar capital, inovação e desenvolvimento regional, contribuímos para posicionar o Brasil, especialmente o Nordeste, como protagonista nas cadeias globais de baixo carbono, impulsionando a geração de emprego, renda e a redução de emissões em escala”, afirma José Ricardo Sasseron, vice-presidente de Governo e Sustentabilidade Empresarial do BB.

O conceito de Powershoring consiste no direcionamento de cadeias produtivas intensivas em energia para regiões com ampla disponibilidade de energia renovável, competitiva e em escala. O modelo permite reduzir simultaneamente custos e emissões, contribuindo para a descarbonização industrial e fortalecendo a segurança energética global.

Nesse contexto, a região Nordeste do Brasil se apresenta como um diferencial estratégico. Com uma das matrizes energéticas mais limpas e competitivas do mundo, a região reúne condições favoráveis para se consolidar como um hub global de indústria energética verde, promovendo a descarbonização de cadeias produtivas, atraindo investimentos sustentáveis e proporcionando geração de emprego e renda.

Sobre o Fórum Powershoring

O Fórum Powershoring foi criado pelo Banco do Brasil, Consórcio Nordeste e Instituto Clima e Sociedade (iCS) para posicionar o Nordeste brasileiro como um hub estratégico de investimento industrial de baixo carbono. A iniciativa funciona como uma plataforma permanente de coordenação entre governos, instituições financeiras, academia e setor privado, promovendo corredores industriais verdes, investimentos produtivos e cadeias de valor resilientes de baixo carbono.

“O Fórum Powershoring ocorre em um momento particularmente favorável para a mobilização de capital voltado à transição climática e ao desenvolvimento industrial de baixo carbono no Brasil. E apresentar essa oportunidade a investidores na London Climate Action Week reforça a importância do Powershoring para descarbonização de outras economias além da brasileira”, aponta Victória Santos, gerente de Energia e Indústria do iCS.

A coordenadora da Câmara Temática do Meio Ambiente do Consórcio Nordeste e secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado do Ceará, Vilma Freire, representou a região na mesa de abertura do encontro. Na comitiva nordestina também estavam presentes Ingrid Feitosa, secretária do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas de Sergipe; e Feliphe Araújo, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí.

O Fórum conta com uma estrutura de governança composta pelo Banco do Brasil, pelo iCS e pelo Consórcio, que reúne capacidades financeiras, técnicas e institucionais para viabilizar projetos e mobilizar capital. Entre os objetivos da iniciativa está a atração de investimentos de grande escala para cadeias de valor sustentáveis e a redução significativa de emissões.

Crédito foto: Amit Ghelani/BB

Mendonça defende Priscila Krause e critica PSB por querer suspender atendimento de saúde e instrumentalizar a Polícia Federal contra adversários


“Priscila Krause é uma mulher pública íntegra, séria, ética e que, ao contrário do PSB, nunca se envolveu em escândalos. Por questão eleitoreira, está sendo vítima de ataques sórdidos por parte da oposição, sob o comando do PSB”, defendeu o deputado federal, Mendonça. O parlamentar destacou  que a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns, é uma unidade de saúde complementar, conveniada ao SUS há mais de 50 anos, com contratos com o Estado de Pernambuco ao longo de 15 governos diferentes, inclusive recebendo recursos em todas as gestões do PSB. 

Esse hospital é a única unidade de alta complexidade em oncologia (UNACON) habilitada pelo Ministério da Saúde para atender os 21 municípios da V GERES e é responsável por serviços essenciais como hemodiálise, terapia intensiva e tratamento de pacientes com câncer. “Usar eleitoralmente uma unidade de saúde fundamental para o atendimento da população do interior, em especial do Agreste, é desumano e mostra bem como o PSB encara a saúde pública e até onde podem chegar para atingir um adversário político”, criticou. 


Mendonça lembrou que, para prejudicar Priscila, a oposição pediu ao TCE a suspensão imediata do contrato com o hospital, colocando em risco tratamentos de pacientes oncológicos, renais e de alta complexidade atendidos pelo SUS. O pedido acabou rejeitado pelo Tribunal de Contas. Segundo Mendonça, o PSB está tentando vender como privilégio aquilo que existe há décadas e atravessou governos de todos os partidos. “Enquanto o PSB tenta forjar escândalo, os números expõem a farsa. Basta olhar o Portal da Transparência e verificar que, em 2022, último ano da gestão do PSB, o hospital recebeu R$ 29,4 milhões por serviços prestados ao SUS, valor superior ao registrado em qualquer ano na gestão Raquel Lyra.

O parlamentar relembra que os contratos entre o Governo do Estado e a Santa Casa e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para repasses do SUS, não nasceram agora. Assim como, os serviços não começaram agora e os pacientes não passaram a ser atendidos agora. “É clara e repugnante a tentativa da oposição de transformar uma relação contratual existente há décadas, sem qualquer indício de irregularidade, em escândalo político com um único objetivo:  desgastar eleitoralmente o adversário. Não vão conseguir. Priscila tem uma vida pública limpa e tem a seu favor a verdade”, completou.  

O Tribunal de Contas do Estado já analisou o caso e concluiu, em parecer técnico, que não há elementos suficientes para caracterizar ilegalidade ou nepotismo na contratação da unidade. E registrou que o modelo de credenciamento adotado não é novidade e já foi utilizado em gestões anteriores, inclusive com valores semelhantes”, afirmou Mendonça.