Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Festival Canavial chega ao município de Aliança com shows gratuitos de artistas nacionais, internacionais e de grupos culturais



Programação realizada a partir desta sexta-feira (30) até o domingo (2/12) reúne mais de 20 atrações em um único palco

  
Acontece, neste fim de semana, no distrito de Upatininga, Zona Rural de Aliança, região da Mata Norte, a 12ª edição do Festival Canavial 2018. O evento, que já passou pelo município de Buenos Aires, tem como objetivo valorizar a música popular pernambucana e brasileira com shows gratuitos para população. A programação começa a partir desta sexta-feira, 30 de novembro e segue até o domingo, 02 de dezembro. Durante três dias, moradores do município e região vão poder prestigiar, em um único palco, shows de artistas nacionais, internacionais e de grupos culturais. O grupo Quinteto Violado, um dos homenageados do festival deste ano, está entre as mais de 20 atrações que vão se apresentar durante o festival.

Na sexta-feira, 30 de novembro, a programação tem início às 21h, com apresentação cultural do Coco de Pareia (Goiana). Logo em seguida, sobem ao palco, o Maracatu Nação Pernambuco e o grupo Suprema Corte, ambos da cidade de Olinda. O fechamento da primeira noite será ao som da Orquestra Zezé Correia (Aliança).


No sábado, 01 de dezembro, a festa começa logo cedo. Das 8h às 12h, será realizado o Canavial na Feira. A ideia é levar música e interação ao público que estiver fazendo compras, na feira de Aliança, com os emboladores Caju e Caetano (Aliança), e o Reisado de Maria Jacinta, de Santa Maria da Boa Vista, região do Sertão Estado.

Já à noite do sábado está programado o encontro dos maracatus rurais de baque solto. Tradicional expressão afro-indígena da cultura pernambucana, o evento, que promete ser uma prévia para o Carnaval 2019, reúne vários grupos da região, em um espetáculo que une cores, performance e poesia.


No mesmo palco, também se apresentam, o Cavalo Marinho Mestre Batista (Aliança), e os grupo Toadas de Pernambuco (Cabo de Santo Agostinho); e Bongar (Olinda). O grupo Ticuqueiros, de Nazaré da Mata; e o músico Fábio Carvalho, de Vitória, no Espírito Santo, trazem ao público, um show inédito, fruto de um intercâmbio realizado no início deste ano. As duas atrações lançam, junto, um CD que mescla os ritmos pernambucanos e capixabas.

No domingo, 02 de dezembro, o festival se despede da Mata Norte com uma programação diversificada. Entre eles: Luiz Paixão (Condado); Afoxé Ylê de Egbá (Recife); Afonjah (Recife); Targino Gondim (Feira de Santana/BA). A grande atração da noite será o grupo Quinteto Violado, um dos homenageados do Festival Canavial 2018, que já viajou pela Europa e Ásia. No repertório, músicas que mistura o ritmo nordestino.



“O Festival Canavial é a forma que encontramos para celebrar o que nossos artistas, agremiações e grupos culturais produzem de melhor no quesito música popular. Poder levar levar essa programação diversificada ao público, todos os anos, nos deixa bastante entusiasmado” ressalta Afonso Oliveira, coordenador do Festival Canavial.

Incentivo - Festival Canavial 2018,  que traz como tema: "Salve a agricultura familiar", é realizado pela Prefeitura de Aliança e Ministério da Cultura (MinC); com produção de Afonso Oliveira Produções Culturais; Cactus, produção e produções; Canavial Arte e Cultura; e Associação Reviva.




PROGRAMAÇÃO FESTIVAL CANAVIAL 2018


SEXTA-FEIRA – 30/11/2018

Palco Mestre Batista

21h – Coco de Pareia (Goiana)

22h – Maracatu Nação Pernambuco (Olinda/PE)

23h – Suprema Corte (Olinda/PE)

0h – Orquestra Zezé Correia (Aliança/PE)

SÁBADO – 01/12/2018

08h00 às 12h00 - Canavial na Feira de Aliança

Emboladores Caju e Caetano (Aliança/PE)

Reisado de Maria Jacinta (Santa Maria da Boa Vista/PE)



19h às 21h – Encontro dos Maracatus

Palco Mestre Batista

- Maracatu Estrela de Ouro (Aliança/PE)

- Maracatu Leão Misterioso (Nazaré da Mata/PE)

- Maracatu Águia Dourada (Nazaré da Mata/PE)

- Maracatu Pavão Misterioso (Aliança/PE)

- Maracatu Beija Flor (Aliança/PE)

- Reisado de Maria Jacinta (Santa Maria da Boa Vista/PE)



21h – 0h - Cavalo Marinho Mestre Batista (Aliança/PE)

21h – Toadas de Pernambuco (Cabo de Santo Agostinho/PE)

22h – Ticuqueiros e Fábio Carvalho (Nazaré da Mata/PE e Vitória/ES) (Projeto Conexão Canavial)

23h30 – Bongar (Olinda/PE)



DOMINGO – 02/12/2018

Palco Mestre Batista

17h – Afoxé Ylê de Egbá (Recife/PE)

18h30 – Afonjah (Recife/PE)

20h00 – Quinteto Violado (Recife/PE)

21h30 – Luiz Paixão (Condado/PE)

23h00 – Targino Gondim (Feira de Santana/BA)

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Missa celebra o Ano do Laicato e reforça a importância dos leigos na Igreja



Milhares de fiéis de todo o país encheram o Santuário Nacional para celebrar a participação na Romaria Nacional do Laicato neste domingo


Milhares de fiéis estiveram neste domingo (25) no Santuário Nacional de Aparecida para celebrar a solenidade de Cristo Rei e Dia dos Leigos e Leigas. A celebração das 8h no Altar Central marcou o auge do Ano do Laicato, que refletiu o papel e a missão dos cristãos leigos na Igreja e na sociedade.


A missa foi presidida pelo bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Dom Severino Clasen e contou participantes das comissões que promovem o Ano do Laicato em diversas regiões do Brasil.

Durante a homilia, Dom Severino ressaltou a participação de milhares de leigos em 2018. "Precisamos acolher todos nossos irmãos. Devemos construir relações de fraternidade e comprometimento para que a vontade de Deus possa reinar. Vangloriamos o papel dos leigos e vamos continuar incentivando a participação deles".


Balanço do Ano do Laicato


Em entrevista ao A12, Dom Severino celebrou os resultados do Ano do Laicato. “Nós queríamos fazer um resgate dos leigos na Igreja”. Aquecer a fé e a animação dos cristãos com o Evangelho. E nós conseguimos. Jogamos uma semente da palavra de Deus e ela foi bem aceita. Precisamos agora cuidar para que a semente se desenvolva entre os fiéis e produza frutos de paz, amor, justiça, solidariedade e acolhimento entre todas as pessoas no Brasil.


Fonte: A12

MEC libera recursos para educação em tempo integral

creche

O Ministério da Educação (MEC)  autorizou a transferência de recursos para estados implementarem a educação em tempo integral no ensino médio. Ao todo, serão liberados R$ 99 milhões distribuídos entre todos os estados e o Distrito Federal, com exceção do Mato Grosso.

A liberação foi feita, no âmbito do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, para complementar o pagamento da primeira parcela de recursos correspondentes ao ano de 2019 . Os estados precisaram encaminhar planos de trabalho e a indicar escolas onde o ensino em tempo integral será implementado. 
O dinheiro do programa pode ser usado, entre outras coisas, para remuneração e aperfeiçoamento de professores e dos demais profissionais da educação; para aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino; aquisição de material didático-escolar e manutenção de programas de transporte escolar.

Tempo integral

O programa busca viabilizar uma das ações previstas no novo ensino médio, aprovado em lei em 2017, de ampliar a educação em tempo integral. Os estudantes passam a participar de atividades na escola 7h por dia e não mais 5h ou 4h, como ocorre atualmente na maioria das escolas. 
A proposta é seguir iniciativas bem-sucedidas de implantação do ensino integral em alguns estados, como Pernambuco, e atender aos objetivos do Plano Nacional de Educação (PNE).
Uma das metas do PNE é oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica até 2024. Atualmente, a educação tem tempo integral chega a 40,1% das escolas públicas e atende a 15,5% das matrículas. Considerando apenas o ensino médio, a porcentagem é menor, 17,4% das escolas oferecem educação em tempo integra.Mariana.
Tokarnia da Agência Brasil
Edição: Valéria Aguiar







Raul Henry recebe embaixador do Japão no Brasil


henry

O diplomata esteve pela primeira vez em Pernambuco

O governador em exercício, Raul Henry, recebeu, na manhã desta segunda-feira (26.11), o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, e o cônsul geral, Jiro Maruhashi. Durante a visita de cortesia, realizado no Palácio do Campo das Princesas, eles falaram, dentre outros temas, da grande presença japonesa no Brasil.

Em 2018, comemoram-se os 110 anos da imigração japonesa no país e os 60 anos em Bonito, no Agreste de Pernambuco. Para celebrar as datas, no último domingo (25.11) foi realizada a 22ª Feira Japonesa do Recife, que contou com a presença do embaixador.



Fotos: Hélia Scheppa/SEI

sábado, 24 de novembro de 2018

OROBÓ FESTEJA 100 ANOS DE FÉ E TRADIÇÃO!


O município de Orobó, localizado no Agreste Setentrional de Pernambuco, distante 117 km da Capital, divisa com o estado da Paraíba, cerca de 80 km de Campina Grande, vivencia a Festa da Padroeira, Nossa Senhora da Conceição e o Centenário da paróquia, iniciou a sua programação nesta quinta-feira, dia 29/11/2018 às 18h30min e seguirá até o Domingo, dia 09/12/18 19h – com Celebração Eucarística e Entronização da imagem da Santa em seu Altar, em seguida Show com o Ministério Adoração e Vida, no palco instalado em frente à Igreja Matriz, na Praça Cel. Abílio de Souza, no centro da cidade. Os festejos são todos religiosos.


O prefeito do município, Cléber José (Chaparral), fala sobre a programação deste ano: "Orobó é uma cidade muito querida por quem nela reside e os visitantes são muito bem recepcionados. Tendo em vista que existe uma forte tradição religiosa, preparamos uma grande atração para este centenário, valorizando a fé desse povo. Teremos show com Ministério de Música Cristão. Nós temos o prazer em contar com a participação de todos”, afirmou Chaparral.



# CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA FESTA DA PADROEIRA DE OROBÓ:

Quinta-feira, dia 29/11/18:

05h– Alvorada festiva com repique dos sinos e ofício cantado.
18h30 – Procissão da Bandeira, saindo da residência da senhora Ana Maria Rodrigues de Aguiar, Avenida Agamenon Magalhães.
19h– Celebração Eucarística, ministrada por Dom Limacêdo Antônio, Bispo-auxiliar de Olinda e Recife.

Sexta-feira dia 30/11/18:
05h– Alvorada festiva com repique dos sinos e ofício cantado.
19h – Celebração Eucarística, ministrada por Dom Jorge Tobias de Freitas – Bispo Emérito de Nazaré.

Sábado dia 01/12/18
05h– Alvorada festiva com repique dos sinos e ofício cantado.
19h – Celebração Eucarística, ministrada por Dom Severino Batista de França – Bispo Emérito de Nazaré.

Domingo, dia 02/12/18:
05h– Alvorada festiva com repique dos sinos e ofício cantado.
19h – Celebração Eucarística.

Segunda, dia 03/12/18:
05h– Alvorada festiva com repique dos sinos e ofício cantado.
19h – Celebração Eucarística.

Terça-feira, dia 04/12/18:
05h– Alvorada festiva com repique dos sinos e ofício cantado.
19h – Celebração Eucarística.

Quarta-feira, dia 05/12/18:
05h– Alvorada festiva com repique dos sinos e ofício cantado.
19h – Celebração Eucarística.

Quinta-feira, dia 06/12/18:
05h– Alvorada festiva com repique dos sinos e ofício cantado.
19h – Celebração Eucarística.

Sexta-feira, dia 07/12/18:
05h– Alvorada festiva com repique dos sinos e ofício cantado.
19h – Celebração Eucarística.

Sábado, 08/12/18: DIA DA FESTA.
04h30– Alvorada festiva com repique dos sinos e ofício cantado.
05h – Celebração Eucarística.
10h– Solene Concelebração Eucarística da Imaculada Conceição, ministrada pelo ilustre filho da terra, Dom Manoel dos Reis de Farias – Bispo Emérito de Petrolina.
12h–Descida da Imagem de Nossa Senhora da Conceição.
15h30min–Celebração Eucarística em seguida procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição percorrendo as principais Ruas de Orobó, encerrando com a Bênção com o Santíssimo Sacramento.

Domingo, dia 09/12/18: SUBIDA DA IMAGEM.
19h – Celebração Eucarística.
Entronização da imagem de Nossa Senhora da Conceição em seu Altar.
Show Religioso com o Ministério Adoração e Vida.





HISTÓRIA DO MUNICÍPIO E DA SUA PADROEIRA

Orobó tem população de aproximadamente 23.800 habitantes. Devotos de cerca de 20 munícipios participam da festa que acontece no período do final de ano. A cidade recebe um contingente de visitantes vindos de várias regiões do país, especialmente de Pernambuco e Paraíba.

Imagem divulgação internet 

Orobó é rico na área de artesanato, é conhecido nacionalmente como “A terra do frivolité”, que é um encanto na ponta dos dedos, tipo de renda tecida manualmente e com auxílio de naveta, instrumento talhado em madeira. Arte criada pelos franceses, no século XIX. Atualmente mulheres do município trabalham na confecção de produtos com incentivo da prefeitura através da Secretaria de Assistência Social.

Todos os anos a prefeitura de Orobó faz a sua parte para que festa da Padroeira aconteça. Na atual gestão do prefeito Cléber José (Chaparral), os comerciantes e comerciários têm apoio e incentivo. Nesse ano do centenário da Igreja Matriz a expectativa é receber muitos visitantes.


A criação da 1°Capela foi uma iniciativa da família Távora Sobrinho, antes mesmo de Orobó ser cidade. Na época o lugar era denominado Queimadas, pertencente a Bom Jardim.  A festa teve inicio no ano de 1916, com dois anos depois, foi fundada a Paróquia.  A fé e a devoção do povo foram crescendo a ponto da Santa tornasse a padroeira do município.  A imagem de Nossa Senhora da Conceição, é de origem Portuguesa, trabalhada em madeira e mede 1,20cm. O primeiro pároco foi o padre Plínio Teixeira e o primeiro Bispo da Diocese de Nazaré, Dom Ricardo Vilela. Desde a sua criação até os dias atuais 25 padres passaram por aqui. Atualmente os trabalhos paroquias são coordenados pelo sacerdote Vanduy Bione e os Diocesanos pelo Dom Francisco Lucena.


Em Orobó a tradição religiosa é muito forte, tendo ­­­­­­­­­­15 padres e ­­­­­­­­­­quatro Bispos, filhos da terra. Dois jovens serão ordenados Diáconos nesse sábado dia 24 /11/18. Existem várias Capelas antigas nas comunidades Rurais, a exemplo: São João Batista em Jussaral; São João, Lago de Japaranduba; São Severino, Matinadas; São José de Sirigy; São João, antigo Engenho Serra Verde; São José, Antigo Engenho Tanques; Santo Antônio, antigo Engenho Figueiras e São Sebastião em Belmonte

Fotos/ Imagens: Página do Facebook da Paróquia e do Padre Vanduy Bione




quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Filósofo Ricardo Vélez Rodríguez é indicado para ministro da Educação


Agência Brasil

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, anunciou nesta quinta- feira (22), pelo twitter, a indicação do colombiano Ricardo Vélez Rodríguez, para o cargo de ministro da Educação. Autor de mais de 30 obras, atualmente é professor emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

"Velez é professor de Filosofia, mestre em Pensamento Brasileiro pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutor em Pensamento Luso-Brasileiro pela Universidade Gama Filho e pós-Doutor pelo Centro de Pesquisas Políticas Raymond Aron, de Paris, com ampla experiência docente e gestora", informou o presidente eleito pela rede social. O novo ministro já teria se naturalizado brasileiro.
Propostas do novo ministro 


Ricardo Vélez Rodríguez é escolhido para o Ministério da Educação no governo de Jair Bolsonaro - Ricardo Velez Rodrigues/Redes So

Em blog, o futuro ministro registra suas ideias sobre o Ministério da Educação. Ele promete em sua gestão "Mais Brasil, menos Brasília", lema do presidente eleito, com ênfase na educação municipal. "Aposto, para o MEC, numa política que retome as sadias propostas dos educadores da geração de Anísio Teixeira, que enxergavam o sistema de ensino básico e fundamental como um serviço a ser oferecido pelos municípios, que iriam, aos poucos, formulando as leis que tornariam exequíveis as funções docentes", disse. No texto, informa que um dos que apoiaram sua indicação foi o "professor e amigo Olavo de Carvalho."

Ele também faz críticas às provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), formuladas pelo Inep. Segundo ele, as provas são complicadas e funcionam como "instrumentos de ideologização do que como meios sensatos para auferir a capacitação dos jovens no sistema de ensino" - mesmo posicionamento do presidente eleito.

Segundo seu currículo, divulgado por universidades em que lecionou, Ricardo Vélez Rodríguez nasceu em Bogotá, tem 75 anos, e graduou-se em Filosofia e Teologia. Veio para o Brasil fazer pós-graduação nos anos 1970, sempre na área de Filosofia, obtendo o título de mestre e depois de doutor por universidades do Rio de Janeiro. Ricardo Vélez Rodríguez é autor de diversos livros, tendo dedicado sua carreira à docência universitária e à pesquisa.

Chegou a ser Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Medellín, entre 1975 e 1978, quando retornou brevemente à Colômbia. Desde 1979, fixou residência no Brasil e deu aulas em universidades do Rio de Janeiro, Londrina e Juiz de Fora, tendo participado da criação de cursos de pós-graduação em Pensamento Político Brasileiro.

Em algumas de suas obras mais recentes, Ricardo Vélez Rodríguez examina o problema do patrimonalismo e da violência nas sociedades da América Latina. No livro Da Guerra à Pacificação, a hipótese que o autor levanta é a seguinte: "quando, no decorrer da segunda metade do século XX, o patrimonialismo vinculou-se, nos países latino-americanos, ao mercado dos tóxicos e à ação radical do Foro de São Paulo, a violência disparou e ensejou a formação de Estados dentro do Estado, cuja manifestação mais contundente foi a República das Farc, entre 1998 e 2002."

Ele considera que "o modelo colombiano da narco-guerrilha não está longe do Brasil: isso é testemunhado pelo fato de Fernandinho Beira Mar ter sido o elo entre as Farc e o narcotráfico carioca."

Segundo a sinopse de outro título de sua autoria - a A Grande Mentira - Lula e O Patrimonlaimo Petista - , de 2015, o professor e cientista político Ricardo Vélez Rodríguez "resgata as raízes do atual desgoverno operante no país: o patrimonialismo, tradição arraigada da política nacional, o neopopulismo bolivariano e sua relação com o lulopetismo, e, como pano de fundo da ação política do Partido dos Trabalhadores, as estratégias ligadas à “revolução cultural gramsciana”.
Nomes

Desde ontem (21), havia a expectativa sobre o anúncio para o ministro da pasta. Nesta quarta-feira, um dos nomes ventilados foi de Mozart Neves, diretor do Instituto Ayrton Senna. No entanto, o educador negou em nota o convite e Bolsonaro, informou por meio de rede social, que o nome para o comando da pasta estava indefinido. Já na manhã de hoje, o presidente eleito disse que estava em análise o nome do procurador da República da 1ª Região Guilherme Schelb, que apoia projetos como o Escola sem Partido. Os dois se reuniram na Granja do Torto e Schelb deixou o local dizendo que não foi convidado para ocupar o cargo.

Durante esta quinta-feira, Bolsonaro reiterou que a escola deve ser destinada a ensinar disciplinas e que temas relativos a questões de gênero devem ser abordadas pela família.“Quem ensina sexo para criança é papai e mamãe”, afirmou. “Escola é lugar de se aprender física, matemática, química e fazer com que no futuro tenhamos um bom empregado, um bom patrão e um bom liberal. Esse é o objetivo da educação.”

Ao mencionar a relevância do Ministério da Educação, Bolsonaro destacou que é "onde está o futuro do país". “É um ministério importantíssimo [o da Educação] porque o futuro do Brasil passa por ali. Situação complicada por ali, porque nas últimas décadas gastou-se mais com educação e a qualidade caiu. Portanto é um ministério que tem de ser muito bem escolhido.”

Edição: Carolina Pimentel



quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Bolsonaro diz que ainda está indefinido nome para o MEC

Resultado de imagem para MEC
Agência Brasil
O presidente eleito Jair Bolsonaro negou hoje (21) que já tenha definido o nome para assumir o Ministério da Educação (MEC).

Em sua conta do Twitter, ele disse que ainda não fechou o comando da pasta. “Informo que, até o presente momento, não existe nome definido para dirigir o Ministério da Educação.”
Ao longo do dia, houve informações, não confirmadas oficialmente, segundo as quais o educador Mozart Neves Ramos, diretor do Instituto Ayrton Senna, tinha sido convidado para o Ministério da Educação. Em nota, Mozart negou a informação.
Porém, Mozart e Bolsonaro vão se encontrar amanhã (22), em Brasília, para uma “reunião técnica”. O educador é defensor do ensino integral.
Edição: Nádia Franco

1ª Câmara emite parecer pela rejeição das contas de Trindade e Limoeiro





O conselheiro Valdecir Pascoal expediu na sessão da Primeira Câmara da última terça-feira (20) um parecer prévio recomendando à Câmara Municipal de Trindade a rejeição das contas de governo, exercício de 2015, do prefeito Antônio Everton Soares Costa (conhecido como Dr. Everton).

Entre as irregularidades apontadas no relatório de auditoria, consta que houve distorções na elaboração das Leis orçamentárias (Lei orçamentária Anual e Lei de Diretrizes Orçamentária), déficit de execução orçamentária no montante de R$ 7.919.747,21 e omissão no recolhimento de contribuições previdenciárias.

No voto, o relator fez algumas recomendações, entre elas, realizar estudos e emitir um relatório, no prazo de até 90 dias, a respeito da viabilidade do Município de manter efetivamente e de forma sustentável um Regime Próprio de Previdência Social, adotar técnicas de orçamentação que evitem a superestimação das receitas e despesas e promover a arrecadação de receitas tributárias do município.

LIMOEIRO – Na mesma sessão, o conselheiro Ranilson Ramos expediu um parecer prévio recomendando à Câmara Municipal de Limoeiro a rejeição das contas de governo, exercício de 2014, dos ex-prefeitos Ricardo Teobaldo Cavalcanti, que deixou o cargo em abril de 2014 para disputar uma cadeira no Congresso Nacional, e do então vice, Thiago de Andrade Cavalcanti, que assumiu o restante do mandato.


JUSTIÇA AFASTA SECRETÁRIA DE CARGO, NA MATA NORTE


Na decisão, o juiz de Direito, citou que, há nos autos fortes indícios de que os requeridos, atuaram de forma a fraudar o caráter competitivo dos procedimentos licitatórios realizados pela Prefeitura de Lagoa do Carro, conforme o inquérito civil no 026/2018 acostado aos autos, sendo causado prejuízo ao erário.

O magistrado complementou “encontrar guarida também no pleito de Afastamento do Cargo da Secretária de Saúde do Município de Lagoa do Carro, visto que teria a mesma negligenciado com o seu dever como agente pública de zelar pela regular contratação de empresa com a edilidade municipal,”.

Também foi decidida, com base no art. 19 da lei federal de anticorrupção empresarial - lei n. 12.846/2013, a suspensão parcial das atividades das atividades empresariais de empresa junto às pessoas jurídicas de Direito Público do Estado de Pernambuco, uma vez que se verificou que todas as contratações se dão mediante a inexigibilidade de licitação sem haver qualquer justificativa plausível para tanto.

O promotor de Justiça relatou no texto da ação civil as apurações obtidas através do inquérito civil, que investigou o contrato de prestação de serviços médicos, formalizado entre empresa, junto à Prefeitura de Lagoa do Carro.

Segundo as denúncias iniciais, a citada empresa já celebrou contratos dessa mesma natureza com diversas entidades públicas e prefeituras de Pernambuco. Em Lagoa do Carro, foi contratada mediante inexigibilidade de licitação, o que resultou na celebração do contrato n. 037/2017, para prestação de serviços médicos complementares para a rede pública de saúde.

O MPPE ainda pontuou a existência de um esquema ímprobo narrados nos autos, no qual a empresa contratada se beneficiou de atestado de capacidade técnica, alegou o promotor de Justiça.

O juiz ainda determinou ao Detran, ao cartório de Registro de Imóveis de Lagoa do Carro, Carpina e Caruaru, que impeçam a alienação de possíveis bens existentes em nome dos requeridos. Já a Receita Federal deve suspender o CNPJ da empresa ré até decisão judicial em contrário.



Fonte: 
Ministério Público de Pernambuco






http://www.mppe.mp.br/mppe/comunicacao/noticias/10257-justica-de-carpina-afasta-secretaria-decreta-bloqueio-de-contas-e-determina-a-suspensao-de-servico-de-pessoas-e-empresa-por-fraudes-na-saude-municipal

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Mostra Canavial de Música Instrumental se despede da Zona da Mata


Durante cinco dias,  projeto percorreu igrejas de cidades do interior de Pernambuco, levando apresentaçõesmusicais gratuitamente à população


O evento coordenado pela instituição Canavial Arte e Cultura, com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura); Secretaria Estadual de Cultura e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), reuniu dezesseis atrações musicais, que apresentaram ao público, da música clássica ao frevo.


A iniciativa, pioneira na região, ocupou as igrejas de Santo Antônio, em Buenos Aires; e de Nossa Senhora do Bom Despacho, localizada no distrito de Upatininga, Zona Rural de Aliança. “Poder levar uma programação pautada no estilo clássico, comum ao grandes centros urbanos e teatros, para o interior, foi uma grande realização” comentou a coordenadora da Mostra Canavial de Música Instrumental, Wanessa Santos. “Foi emocionante por chegar às cidades e perceber a mobilização das pessoas, prestigiando as músicas e cada atração musical. Isso é a demonstração que a música tem um poder em unir e reunir pessoas” acrescentou. 


Por onde passou, a Mostra Canavial de Música Instrumental, deixou sua marca. “Foi lindo demais poder assistir, pela primeira vez, um concerto de música clássica. Estou emocionada por conhecer tantos grupos talentosos, e que tocam tão bem” comentou a dona de casa Maria Alice, 55, moradora de Aliança, que foi a todos os dias do evento ao com a família. 


O ponto alto da festa foi a celebração da Banda 15 de Novembro, do distrito de Upatininga. O grupo, formado por cerca de cinquenta adolescentes e jovens, em sua maioria filhos de agricultores rurais, comemorou 130 anos. “Nós somos uma instituição que estamos na terceira geração de músicos, e essa tradição é fruto da dedicação, perseverança e determinação que a música proporciona a cada integrante” avalia o produtor do grupo, Ederlan Fábio.  


Durante a Mostra Canavial de Musical Instrumental, também foram ofertados oficina de dança de frevo, com a bailarina e professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valéria Vicente; e um seminário para debater os desafios do mercado musical na região.



Assessoria de Imprensa

Feira Nova firma TAC para assegurar realização de concurso público





Imagem: Voz da Vitória


O prefeito de Feira Nova, Danilson Gonzaga, firmou termo de compromisso perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) assegurando a adoção de medidas para realizar concurso público para o provimento de vagas na administração municipal. A iniciativa tem como objetivo combater a prática de contratações temporárias ilegais e nomeações ilícitas para cargos comissionados.


De acordo com os termos do TAC, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (14), o prefeito deverá encaminhar, no prazo de 30 dias, um projeto de lei à Câmara de Vereadores para atualizar os salários de servidores efetivos e criar cargo na área de contabilidade pública, seguindo a recomendação expedida pelo Tribunal de Contas do Estado. Após essa medida, o gestor deve enviar à Promotoria de Justiça local a relação de cargos públicos, quantidade de vagas e a remuneração dos referidos cargos.


                   Resultado de imagem para termos do TAC
     Imagem: Voz de Pernambuco

Após a sanção da nova lei, o município se comprometeu a efetuar a seleção da instituição que será responsável por organizar o concurso, no prazo máximo de 60 dias. Uma vez escolhida a banca, o edital deverá ser lançado dentro de mais 60 dias. Por fim, as provas devem ser realizadas em até 60 dias após o encerramento do período de inscrições. O prefeito se comprometeu, ainda, a iniciar as nomeações dos aprovados em até 30 dias após a homologação dos resultados.


“No período de validade do concurso, que será de dois anos com possibilidade de prorrogação por mais dois, a administração municipal de Feira Nova não poderá contratar qualquer pessoa para as funções dos cargos contemplados pelo concurso com candidatos aprovados, constituindo-se um cadastro reserva”, complementou o promotor de Justiça Ademilton Carvalho Leitão, no texto do TAC.


Na hipótese de descumprimento de qualquer das obrigações pactuadas, o prefeito e o município de Feira Nova estarão sujeitos a pagamento de multa diária de R$ 500,00

Fonte: MPPE