Pernambuco acolhe mais 31 imigrantes venezuelanos. O grupo, que chegou no Estado na tarde da última sexta-feira (19), foram alojados na Instituição Ação Missionária para Áreas Inóspitas, no município de Carpina. Com a chegada do novo grupo, 291 venezuelanos foram acolhidos no processo de interiorização no Estado.
A partir da instalação dos imigrantes, o Governo de Pernambuco, junto ao município de Carpina, vai identificar as principais necessidades e articular ações básicas, como atendimento de saúde, inclusão em escolas para as crianças em idade escolar, estratégias de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Todos chegam a Pernambuco com o CPF, carteira de trabalho e solicitação de refúgio.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Assistência Social (SEASS), faz parte do comitê de órgãos que coordena as ações conjuntas de acolhimento emergencial dos venezuelanos. O grupo foi recebido e acompanhado até Carpina pela equipe da SDSCJ e do município, que, através de um trabalho integrado, estão executando ações que promovam a garantia de direitos dos imigrantes.
A vinda dos venezuelanos para Pernambuco faz parte de um acordo entre o Governo do Estado com a Secretaria Nacional da Casa Civil e o Comitê Federal de Assistência Emergencial, que desde o início do ano tratam do fluxo migratório desses estrangeiros. Anteriormente, o governo federal já realizou outras etapas de interiorização, levando venezuelanos para as cidades de Cuiabá, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário