Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Prefeitura de Machados realiza a Maior Girândola Rasteira do Mundo




A Prefeitura de Machados, localizada no Agreste Setentrional de Pernambuco, realiza no dia 29 de junho, na comemoração festiva de São Pedro, a Maior Girândola Rasteira do Mundo. O percurso do evento tem início às 09:h no Ginásio de Esportes Alfredo Neto e percorre as principais avenidas.


Ao chegar no centro da cidade, a Girândola Rasteira se encontra com um grupo de Bacamarteiros integrantes da Associação dos Bacamarteiros que, com seus bacamartes, iniciam um grande show com tiros de pólvora e fogos de artifícios.


A Girândola Rasteira é um show de tiros, em que um simples traço de pólvora no chão intercalado com bombas e surpresas (pequenas bombas), estouram e dão o ápice festivo, marcando a cultura da cidade e de seu povo.


A Prefeitura de Machados busca levar a cultura nordestina a todos os cantos do município, gerando pontos de forró no interior, proporcionando a cada final de semana eventos nas principais vilas e pátio de eventos, além de agregar valores econômicos em cada festa para os comerciantes locais, incentivando ainda o crescimento econômico de toda a cidade.


O município de Machados vem se tornando referência em eventos culturais na região, tendo em vista sua localização e seu porte, além de show que conta com artistas locais, tornando Machados uma cidade acolhedora para as famílias que gostam de grandes eventos públicos, atraindo desta feita cada vez mais turista dos mais variados lugares.

Bom Jardim celebra ciclo junino com ampla programação na sede e nos distritos



O clima junino ainda está presente nos quatro cantos do município de Bom Jardim, no Agreste Setentrional. Diversas atrações musicais seguem animando moradores e visitantes. Neste mês de junho, a prefeitura oferta programações na cidade e nos distritos de Bizarra e Umari, com participações de atrações regionais e nacionais.


De acordo com o prefeito João Lira (PSD), que segue no terceiro mandato, grades artísticas foram pensadas para as vésperas e dias de São João e São Pedro, na sede e no distrito de Bizarra, como forma de oportunizar momentos de lazer aos moradores e familiares que visitam o município no período. Nomes como Banda Aquárius, Pedrinho Pegação, Vicente Nery, Sirano & Sirino, Luan Douglas e Aldinho do Acordeon integram a lista. Umari não ficou de fora e, no encerramento do mês, duas atrações contemplam a localidade, a exemplo do domingo (30), com o show de Valda Sedíciais.



Como forma de fortalecer a economia local e movimentar o comércio em vários setores, a gestão municipal antecipou o pagamento do salário do funcionalismo público municipal, referente ao mês de junho. O secretário de Administração, Lúcio Mário Cabral, ressaltou que as finanças do município estão equilibradas. “A gestão municipal está com suas contas em dia”, pontou. "O povo de Bom Jardim gosta de festa. É uma cultura vivenciada por muito tempo, em outras gestões, desde gestões anteriores que o prefeito João realiza grandes eventos”, completou Lúcio.


Segurança também esteve entre as prioridades da festa, conforme acordo firmado com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), resultando em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Atendendo a um pedido da prefeitura, houve reforço no policiamento. Seguranças particulares também foram contratados. No setor da saúde, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) esteve com a equipe de plantão em todas as noites.


Finalizando as festividades juninas, a prefeitura de Bom Jardim já inicia a organização da festa da Emancipação Política, que acontecerá no dia 19 de julho, no pátio de eventos. Este ano, a “Terra da Música” completará 148 anos. Uma grade artística está sendo montada, além da tradicional programação cívica.




Magníficos, Gigantes do Brasil e mais 13 atrações animam os festejos juninos de Orobó


Denominado de Orobó Forró, as festividades juninas do município de Orobó acontecerão até o dia 30 de junho. A programação contempla a cidade e as comunidades rurais. São quase 20 atrações, entre locais e regionais. Nomes da música com destaque no cenário nacional também ilustram a grade do evento.

No pólo principal (quadra de eventos), sempre a partir das 20h, a festa acontecerá durante três noites. No dia 22 foram confirmados Avine Vinny e João Victor. A banda Vilões do Forró e o cantor Luan Douglas animaram o dia 23. Véspera de São Pedro dia 28, no distrito de Umburetama tem show da banda Gigantes do Brasi. Já no dia 29 o público vai curtir Victor Santos e a Banda Magníficos.



Paralelamente, a prefeitura também realiza o São João das Comunidades. Nomes como Samuel Lima, Trio Nordestino, Alexandre Lima, Dozinho de Riacho, Rudy dos Teclados, Caviar com Rapadura, Zé Cantor, Genival Francisco, Gigantes do Brasil e Santropê foram anunciados. Confira abaixo as comunidades contempladas e as respectivas atrações programadas.

Fonte: blog do Agreste

sábado, 22 de junho de 2019

MORADORES DE OROBÓ NO AGRESTE PERNAMBUCANO, APELAM POR ÁGUA AO GOVERNO DO ESTADO

Na última quarta-feira (19/06) aconteceu na Câmara de Vereadores do município de Orobó, no agreste pernambucano, uma audiência pública acerca de solucionar o problema hídrico do município.  Os moradores esperaram a presença de alguma representação da COMPESA, porém nenhum representante da companhia se fez presente

Representantes da sociedade civil organizada e de diversas entidades compareceram na audiência. Por exemplo, do Ministério Público de Pernambuco, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), do poder público municipal, na pessoa do prefeito Cléber Chaparral, e Aline Albuquerque, secretaria de Ação Social,  do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, dentres outras representatividades.

Segundo a população, a mais de uma década que os oroboenses, vivem nessa situação, tendo localidades que o líquido precioso está sem chegar nas suas residências a mais de três meses. Muitos  moradores falaram na tribuna da Câmara fazendo suas indagações. “Estamos dois meses sem ter água! Não é fácil!, temos que comprar em caminhão ,e todos não tem condições,  porém a conta chega todo mêspara nós pagármos", afirmou uma uma cidadã.

Nos pronunciamentos do povo e de alguns vereadores, sugeriram que a Reserva de Pedra Fina também deveria estar dando apoio suficiente no  abastecimento de Orobó, tendo em vista que chuveu esses dias consequentemente, ajuntou água.

Vereadores afirmaram que foram solicitadas providências para àgua em Orobó, a  COMPESA e governo do Estado.
O prefeito salienteu, que que a gestão municipal está fazendo a sua parte, e cobrou, providências dos órgãos competentes.

Paulo Brito, vereador que coordenou a sessão, falou entrevista nas rádios da região, que o ofício comunicando a Compesa, a audiência pública, foi entregue com antecedência. Segundo presidente da Câmara municipal de Orobó, Maria do Carmo ( Lia mãe de Chaparral), o pode legislativo foi comunicado pela manhã, da quarta, que não seria possível a presença de representantes do órgão, responsável pela abastecimento de água, no ato a ser realizado a tarde.

quarta-feira, 12 de junho de 2019

A Igreja Presbiteriana de João Alfredo - PE, receberá a Palestra da Polícia Federal sobre CYBERCRIMES!

   

    
Todos juntos na luta contra os cybercrimes – Escolas, Comércio, Órgãos Públicos, Ministério Público, Magistrados, Associações, Pais, Professores, Alunos, Igrejas, enfim, toda a população de João Alfredo.

Estaremos juntos no dia 14 de Junho (Sexta) às 19h na Igreja Presbiteriana que agora está EM NOVO ENDEREÇO * situada na Rua Floriano Peixoto , 163– *PRAÇA CALUMBÍ.

O público presente receberá orientações sobre os cuidados a serem tomados no mundo virtual com o objetivo de evitar tragédias e armadilhas dos criminosos virtuais.

Esta é uma forma preventiva que a Polícia Federal em Pernambuco encontramos para evitar que famílias inteiras sejam destruídas e enganadas por inúmeras modalidades criminosas.

A PALESTRA É GRATUITA!

sábado, 8 de junho de 2019

Orobó se destaca na formação de Bispos e Padres e na tradição secular do mês Mariano


Em Feira Nova, a conclusão é nesse sábado (08)




Nesta época que o mês de maio e de Maria combinaram, fazendo com que esta celebração conte com devoções especiais organizadas cada dia durante todo o mês. Este costume durou, sobretudo, durante o século XIX e é praticado até hoje.



Na paróquia costuma-se rezar no mês de maio uma oração diária do Terço e muitas preparam um altar especial com um quadro ou uma imagem de Maria. E nas capelas e casa das famílias na zona rural, as imagens de Maria e dos Santos, são colocadas em Oratório (espécie de capela).  Além disso, trata-se de uma grande tradição a coroação de Nossa Senhora, no último dia do mês, um costume conhecido como Coroação de Maio.



Na comunidade de Feira Nova, na zona rural, de Orobó, há um exemplo muito importante sobre esta vivência católica em relação ao mês de maio. O agricultor João Gomes, que é conhecido por Dão, relata que a tradição de celebrar o mês Mariano em casa com as famílias, é uma tradição dos seus avós. O livro que a comunidade reza o Exercício, já tem mais de dois séculos. A jaculatória é recitada em Latim. 



O município de Orobó predomina o espírito da religiosidade, e tem um diferencial na parte cultural na tradição religiosa, sendo o mês Mariano vivenciado até o início de junho. Em Feira Nova, a conclusão é nesse sábado dia 08. Todos os sábados e nos dias 10 e 20 é recitado o ofício da Virgem Maria e no dia do encerramento é feito a consagração com a programação extensiva. Será realizada uma procissão com a imagem da santa saindo da casa de uma família da comunidade percorrendo pela Vila, e encerrando na casa da família que iniciou a programação. No final, acontece uma ceia com comidas típicas e regional que será servida a toda comunidade. É um costume que está se consolidando no tempo, tornando-se elemento folclórico de certas partes da zona rural do município.



Um grande diferencial da religiosidade de Orobó é a grande quantidade de padres nascidos no município. Ter um padre na família era o desejo de muitas famílias oroboenses, sobretudo, antigamente. Ir para o Seminário, representava, por circunstâncias locais, a oportunidade ideal para os pais verem seus filhos estudando, com perspectivas de um futuro diferenciado, voltado para Deus. Assim, a messe prenunciava-se rica nesse particular, e com esse pensamento divino, o município de Orobó ganha 15 padres, filhos da terra, para orgulho dos conterrâneos. Nos próximos dias, um deles, padre Antônio Lucena, estará como vigário paroquial na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.




Porém, o número de padres nascidos em Orobó que foram elevados ao episcopado impressiona. Nasceram, Dom José Vicente Távora – Arcebispo Metropolitano de Aracajú, falecido em 3 de abril de 1979; Dom Severino Mariano de Aguiar – Bispo da Diocese de Pesqueira, faleceu aos 92 anos; Dom Otávio Barbosa de Aguiar, atuou na Arquidiocese de Maceió; Dom João da Mata Amaral – Bispo da Diocese de Cajazeiras-PB, Bispo da Diocese de Manaus-AM, e faleceu como Bispo da Diocese de Niterói-RJ; Dom Gentil Diniz de Barreto – Bispo da Diocese de Mossoró-RN; e Dom Manuel dos Reis – atualmente Bispo Emérito de Petrolina-PE.



 O que se observa, ao menos por enquanto, não há qualquer indício de que a religião católica esteja perdendo força no município. A religiosidade e a devoção a Nossa Senhora da Conceição são muito fortes, e uma explicação para tantos padres e bispos naturais de Orobó é a fé. A crença em Deus, no entanto, tem fortes aliados terrenos. Há ainda outro fator a que pode ser atribuída à formação de tantos padres, o incentivo das famílias com inabalável tradição religiosa que gostariam de ver um de seus integrantes como representante da Igreja Católica.



segunda-feira, 3 de junho de 2019

OROBÓ SE DESTACA NA TRADIÇÃO SECULAR DO MÊS MARIANO E NA FORMAÇÃO DE BISPOS E PADRES


 Comunidade de Figueiras, na zona rural, há um exemplo muito importante sobre esta vivência católica em relação ao mês de maio




Durante vários séculos a Igreja Católica dedicou todo o mês de maio para honrar a Virgem Maria, Mãe de Deus filho. A ideia de um mês dedicado especificamente a Maria remonta ao tempo barroco – século XVII. Apesar de nem sempre ter sido celebrado em maio, o mês de Maria incluía trinta exercícios espirituais diários em homenagem à Santíssima Imaculada.



E, essa vivência é praticada com Maria de todo o coração na Matriz de Nossa, propõe para todos os fiéis da cidade, e também da zona rural através das Senhora da Conceição, no município de Orobó, agreste setentrional de Pernambuco capelas centenárias os “31 dias com Maria”.


Normalmente, a coroa é feita de lindas flores ou a própria coroa da imagem que representam a beleza e a virtude de Maria e também lembra que os fiéis devem se esforçar para imitar suas virtudes. Em algumas capelas das comunidades de Orobó esta coroação acontece em uma grande celebração e, em geral, fora da Missa. Mas, neste município essa festividade ultrapassa o mês de maio.





Na comunidade de Figueiras, na zona rural, há um exemplo muito importante sobre esta vivência católica em relação ao mês de maio. O agricultor José Francisco mais conhecido por Sr. Inácio relembra esta tradição há mais de cem anos. O livro que o mesmo reza o Exercício na capela de Nossa Senhora das Dores, já tem mais de dois séculos. A jaculatória é recitada em Latim, tradição dos seus avós.

ASSISTA A ENTREVISTA

O município de Orobó predomina o espírito da religiosidade, e tem um diferencial na parte cultural na tradição religiosa, sendo o mês Mariano vivenciado até o início de junho em algumas capelas da zona rural, a exemplo Figueiras, com a conclusão no dia 02 de junho, com a consagração a virgem Maria.




Porém, o número de padres nascidos em Orobó que foram elevados ao episcopado impressiona. Nasceu Dom José Vicente Távora – Arcebispo Metropolitano de Aracajú, falecido em três de abril de 1979; Dom Severino Mariano de Aguiar – Bispo da Diocese de Pesqueira faleceu aos 92 anos; Dom Otávio Barbosa de Aguiar atuou na Arquidiocese de Maceió; Dom João da Mata Amaral – Bispo da Diocese de Cajazeiras-PB, Bispo da Diocese de Manaus-AM, e faleceu como Bispo da Diocese de Niterói-RJ; Dom Gentil Diniz de Barreto – Bispo da Diocese de Mossoró-RN; e Dom Manuel dos Reis – atualmente Bispo Emérito de Petrolina-PE.

O que se observa, ao menos por enquanto, não há qualquer indício de que a religião católica esteja perdendo força no município. A religiosidade e a devoção a Nossa Senhora da Conceição são muito fortes, e uma explicação para tantos padres e bispos naturais de Orobó é a fé. A crença em Deus, no entanto, tem fortes aliados terrenos. Há ainda outro fator a que pode ser atribuída à formação de tantos padres, o incentivo das famílias com inabalável tradição religiosa que gostariam de ver um de seus integrantes como representante da Igreja Católica.

CONCLUSÃO DO EXERCÍCIO MARIANO NA COMUNIDADE DE FIGUEIRAS