Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

sábado, 30 de novembro de 2019

Câmara de Bom Jardim realiza Sessão Solene de entrega de Títulos de Cidadania e Medalha do Mérito do Pau D’Arco

A Câmara Municipal de Vereadores do Bom Jardim realizou na tarde da última sexta-feira, 29, no Centro Educacional e Cultural Professora Marineide Braz, a solenidade de entrega dos títulos de Cidadão Bonjardinense e da Medalha do Mérito do Pau D’Arco. A solenidade foi conduzida pelo presidente e vereador José Gomes de Medeiros Filho, popularmente conhecido como Jotinha.


A honraria em questão é um dispositivo garantido pela Casa Desembargador Dirceu Borges, que visa homenagear personalidades que, embora não nascidos em Bom Jardim, destacam-se por sua ampla dedicação no desenvolvimento da cidade, bem como pelos relevantes serviços prestados à população em diversos âmbitos da sociedade bonjardinense.


O Título de Cidadania foi entregue a Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Bispo Diocesano de Nazaré; Padre Severino Fernandes de Moura, pároco da paróquia Sant’Ana; Izabel Paulino de Oliveira; Assis Rodrigues da Silva; João da Silva Muniz; Pastor Eliú Rego Pacheco da Silva; Aluísio Américo Branco Neto; Fabiano José de Oliveira Rufino Ribeiro, ex-prefeito de Bom Jardim; Ana Clécia Severina Cabral; José Bartolomeu Correia de Arruda e Fátima Maria Gomes de Castro.

Na ocasião, a Medalha de Honra ao Mérito Pau D’Arco foi entregue em memória da senhora Maristela Maria Mendes, sendo representada por seus filhos e netas. Recebeu também a referida honraria o senhor Antonio Custódio Sobrinho.


Após o recebimento das homenagens, os agraciados manifestaram palavras de gratidão pelo reconhecimento do trabalho desempenhado à população e reafirmaram o compromisso com Bom Jardim.

Dom Francisco destacou que "cidadania significa  participação consciente", enaltecendo o apreço e satisfação em receber o título de cidadão bonjardinense. “A partir de hoje, passo a ser chamado também de bispo de Bom Jardim. Graças a Deus que Bom Jardim continua com a beleza de sempre. Só tenho a agradecer tanta acolhida recebida desde quando aqui cheguei. A cidade de Bom Jardim é acolhedora e fraterna, e que Deus a conserve assim”, pronunciou o Bispo.

A solenidade de outorga de títulos e medalhas contou ainda com a presença dos vereadores Mano de Etiene, Adeildo do Toyota, Roberto Lemos, Lenilson do Posto, Rufino Filho e Ninha de Tuquinha, além de ex-prefeitos, ex-deputado, ex-vereadores, religiosos, amigos e familiares dos homenageados.


Ao comentar sobre o significado da honraria, o Presidente da Câmara pontuou que o evento foi um marco, representando assim um dia muito especial para a cidade, por oficialmente adotar como seus filhos todas as ilustres personalidades que receberam o Título de Cidadão Bonjardinense, como também aqueles que foram reconhecidos através da Medalha do Mérito do Pau D’Arco. “Agradeço imensamente a todos que nos prestigiaram, os vereadores, bem como as autoridades que se fizeram presentes, homenageados e seus familiares, além dos funcionários da Câmara. Enfim, externo a todos os meus mais sinceros agradecimentos”, finalizou Jotinha.

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

OAB homenageia 11 mulheres com a medalha Heroínas de Tejucupapo




A OAB Pernambuco realizou na sede da entidade, no Recife, nesta quinta-feira (28), a entrega da medalha Heroínas de Tejucupapo, tradicional comenda destinada às mulheres que se destacaram em suas áreas de atuação. Ao todo, foram 11 homenageadas atuantes nas áreas de Direito, Jornalismo, Medicina e Saúde, Cultura, Educação, Negócios, Política, Personalidade e Liderança, Defesa da Mulher, Ação Social e Homenagem Especial.
Foram homenageadas a advogada e conselheira federal da OAB-PE Silvia Nogueira, na categoria Direito; a jornalista Jô Mazzarolo, em Jornalismo; a empresária Suzana Mont’Alverne, em Negócios; Lia de Itamaracá, em Cultura; a ex-deputada Creuza Pereira, em Política; a pró-reitora da Unicap Valdenice Raimundo, na categoria Educação; a médica Liana Ventura, em Medicina e Saúde; a empreendedora social Daniela Rorato, em Ação Social; a ex-secretária Cristina Buarque, na categoria Personalidade e Liderança; a dirigente do Instituto Maria da Penha, Regina Célia, em Defesa da Mulher; e a funcionária da OAB Maria do Carmo Araújo, conhecida como Carmem, que recebeu a Homenagem Especial.
O evento foi recheado de emoção, com as presenças de muitos familiares das homenageadas, e da defesa da pauta feminina. “As heroínas de Tejucupapo simbolizam a luta de mulheres que mudaram a história e que serviram de inspiração. Nós, hoje, estamos homenageando mulheres que, com persistência, tenacidade e lutando contra as adversidades, se destacaram dentro das suas áreas de atuação e que abriram caminhos para que outras mulheres também ocupem espaços importantes na sociedade”, afirmou o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, em seu discurso.
A presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da OAB-PE, Fabiana Leite, destacou que, em que pese todos os avanços, as mulheres ainda sofrem com a violência e o tratamento desigual em relação aos homens, e que por isso a cerimônia de entrega da medalha tem um significado importante. “Continuamos na luta para que as mulheres sejam reconhecidas e ocupem seus lugares de destaque. E homenagear estas mulheres serve como exemplo para tantas outras que continuam em busca de seus objetivos e direitos”, ressaltou.

Batalha de Tejucupapo – O nome da medalha outorgada pela OAB-PE é uma referência a uma batalha em Pernambuco ocorrida no século 17, durante a invasão holandesa, e que foi protagonizada por mulheres. Tejucupapo é um pequeno distrito de Goiana (Mata Norte) e ficou conhecido por ser um cenário de uma das mais épicas batalhas, a Batalha de Tejucupapo, quando as mulheres resistiram aos ataques dos holandeses, que estavam em busca de comida e bens, enquanto a maioria dos homens da então vila estava fora, no Recife.
Munidas de paus, pedras, água fervente e pimenta, as mulheres criaram trincheiras para dificultar o acesso dos invasores, saindo, assim, vitoriosas. Elas foram lideradas pelas heroínas Maria Camarão, Maria Quitéria, Maria Clara e Maria Joaquina, tornando-se referência na luta feminina na história de Pernambuco.
Fonte: OAB

O jornalismo que dá voz às minorias

Marcionila Teixeira, do Diario, é a primeira brasileira agraciada com Prêmio Internacional Maria Barroso de Jornalismo pela Paz e pelo Desenvolvimento


A jornalista Marcionila Teixeira, do Diario de Pernambuco, recebeu ontem o Prêmio Internacional Maria Barroso de Jornalismo pela Paz e pelo Desenvolvimento. Essa é a primeira vez que uma brasileira leva a premiação. A homenagem aconteceu dentro da programação dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, promovida pela Secretaria da Mulher do Recife. O prêmio é uma parceria da Prefeitura do Recife com a Editorial Novembro, de Portugal, e busca reconhecer profissionais que fazem da comunicação um instrumento para a propagação dos direitos humanos e de luta por um mundo mais igualitário para as mulheres. 

A entrega aconteceu no Gabinete Português de Leitura, no bairro de Santo Antônio, no Recife, às 17h. “Escolhemos uma jornalista que entende da luta feminista na construção de um mundo melhor”, comentou a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa.

A curadora do prêmio, a portuguesa Avelina Ferraz, ressaltou a importância de Maria Barroso para a defesa dos direitos humanos e cultura de paz e da entrega do prêmio para uma jornalista brasileira. Avelina fez uma apresentação da biografia da atriz, professora e ativista política e social portuguesa que dá nome ao prêmio. Maria Barroso foi primeira-dama de Portugal de 1986 a 1996, esposa do presidente Mário Soares.

Marcionila Teixeira é jornalista há 23 anos e construiu sua carreira no combate às diversas formas de violação dos direitos humanos. Já conquistou 15 prêmios, entre eles o Vladimir Herzog, o Esso e o Cristina Tavares. A jornalista tem pós-graduação em direitos humanos pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e o título de Jornalista Amiga da Criança, concedido pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi). Marcionila também conduz o programa de entrevistas Sobre Vidas, veiculado toda terça-feira no canal do Diario de Pernambuco no YouTube.

Emocionada, Marcionila enfatizou que o prêmio “é uma honra e ao mesmo tempo um estímulo para continuar mostrando as histórias de pessoas invisibilizadas.” Ela ressaltou que gostaria que as próprias pessoas retratadas nas matérias escrevessem suas histórias, mas ao mesmo tempo se sentia privilegiada em poder contar histórias de pessoas vulnerabilizadas e em alguns casos ajudar a transformar vidas e construir outros valores no campo dos direitos humanos.

Já foram reconhecidas no mesmo prêmio as profissionais Cândida Pinto, Conceição Queirós e Maria Antónia Palla, todas portuguesas. A ação chegou ao Recife devido ao protocolo de intercâmbio de políticas de gênero entre o Recife e a cidade de Figueira da Foz, em Portugal. Segundo Cida Pedrosa, o intercâmbio é muito rico por trazer experiência positivas de combate ao machismo ainda muito presente nesta cidade europeia.

Leitor dos textos de Marcionila, o advogado José Vítor Rabelo foi à cerimônia. Ele contou acompanhar as publicações da jornalista há muitos anos, mas somente há seis meses os dois se conheceram pessoalmente, quando marcaram um encontro no Diario.

A comunicação salva é o tema da campanha deste ano, que conta com seminários, panfletagens, oficinas e distribuição de material informativo, além de debates sobre combate ao feminicídio. As atividades começaram no último dia 25 e acontecem até 10 de dezembro. As ações tratam da comunicação como ferramenta estratégica no enfrentamento à violência de gênero.

Fonte: Jornal: Diario de Pernambuco


quinta-feira, 28 de novembro de 2019

2º Festival de Cinema de Carpina exibe filmes nacionais

     
A programação é gratuita e segue até o próximo sábado (30), no Shopping Carpina

O 2º Festival de Cinema de Carpina estará exibindo durante essa semana quatro longa metragens nacionais, além das produções de diretores da Zona da Mata. A programação está recheada de renomados trabalhos com tramas que envolvem ação, romance, suspense e situações do cotidiano. O público pode acompanhar a programação gratuita, no Shopping Carpina, até o próximo sábado (30) em dois horários. A primeira sessão é para o público infantil e inicia às 14hs, e a segunda às 19hs, para os adultos com as mostras de curtas e longas metragens.


Ontem (27) o público acompanhou a produção “Janelas” do diretor Lucas marques. A história narra que depois de 15 anos longe da fazenda que nasceu, Antônia (interpretada por Marina Azze), agora viúva e com duas filhas, decide retornar após receber uma carta de uma das empregadas, informando que sua mãe estava muito doente. Antônia terá que enfrentar o passado que a fez desaparecer. Também serão exibidos os curtas metragens “O Lápis”, do diretor carpinense Cleyton Melo, o curta (animação) do também diretor Carpinense Jefferson Batista e “O Covarde” de Felipe Ramos.


Fazem ainda parte da programação dos longas metragens as produções: “O Abajour”, “Rebento”, “Trajalho Sujo” e “Open Drive”.
*Sinopse*- O “Abajour”, longa-metragem do diretor e roteirista Marcoz Gomez. O enredo conta a história de Guilherme, que conquista um padrão de vida invejável. Mora em um sofisticado apartamento no Leblon, bairro nobre da Zona Sul do Rio de Janeiro, namora a filha de um advogado conceituado e de bastante prestígio na sociedade carioca. Ele trabalha como "Abajour" um tipo de informante X9 da polícia corrupta do Rio e descobre que seu amigo de infância e viciado em drogas "Murilo", está endividado com um "agiota" barra pesada. Guilherme acaba se comovendo com o desespero do amigo e resolve ajudá-lo. A partir daí, os dois seguem em busca de uma solução, mas eles tem pouco tempo e muitos obstáculos a serem superados.  Assista o trailer https://www.youtube.com/watch?v=lncfZ3jl7WI.
 “Rebento” escrito e dirigido pelo cineasta André Morais. O filme foi gravado no Sertão da Paraíba e já recebeu premiação internacional.

 A trama apresenta a história de uma mulher que comete um crime contra o filho recém- nascido e depois disso abandona a casa e a família em busca de um novo rumo para a sua vida. Não se sabe quem ela é, nem o porquê do crime. O mistério sobre ela é o que vai dar um caráter intimista a produção. Conheça o trailer https://www.youtube.com/watch?time_continue=131&v=mFYlv0TsXtY&feature=emb_title.
 “Trabalho Sujo” é uma produção do cineasta Helio Martins Jr. Rafael, um homem muito rico, resolve contratar um assassino de aluguel para um serviço especial em troca de uma grande quantia de dinheiro. Mas, antes de receber seu pagamento e concluir o trabalho, o matador precisa ajudar seu cliente a cumprir três tarefas um tanto complicadas. Confira o teaser oficial https://www.youtube.com/watch?v=AU8VEG5UHBs


Para a solenidade de encerramento, no sábado (30), o longa convidado é Open Drive do diretor carpinense Cleyton Melo. Na ocasião, acontece a pré- estréia do filme. A trama apresenta a luta psicológica que um jovem enfrenta entre o bem e o mal e um homem inclinado a se redimir. Eles acabam se unindo por causa de um Pen Drive roubado com muitos segredos. Para incrementar o enredo surge o pastor Fernando. Uma história envolvente e marcada por muito suspense e emoção. Assista o teaser https://www.youtube.com/watch?v=qVtky9XiXEU.

*Programação Infantil*-

 A programação conta com duas sessões para o público infantil no horário das 14h às 17hs e está dentro da classificação indicativa. No período de 26 a 29 serão exibidos para as crianças os curtas metragens “Quando a chuva vem”? PE (Animação),  “Macaco albino” SP  (Animação),  “Pinos Mágicos Atacam” SP  (Animação), “O Malabarista” GO  (Animação),  “Guri” ES,  “O Filho da Mata” AM, “Arani Tempo Furioso” ES,  “A menor Mascara” SP e “Carroça21” SP.  Após as exibições o projeto ambiental Reflorestando Carpina está promovendo mini- palestras com informações sobre o lixo, a preservação, o respeito ao meio ambiente e a importância do plantio de árvores para as crianças. O grupo ainda realizará a distribuição de sementes.




*Premiação*- Durante o 2º Festival de Cinema de Carpina acontece uma competição de filmes de longas e curtas-metragens de vários lugares do Brasil, que disputarão a premiação nas categorias de melhor: ator, atriz, roteiro, direção, filme e fotografia. Os vencedores serão contemplados na cerimônia de encerramento, no dia 30, com o troféu “O Carpinteiro”, confeccionado pelo artesão carpinense Miro dos Bonecos. Destaque para a da premiação exclusiva aos filmes produzidos na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Estão indicados para a categoria de Melhor Filme, Fotografia e Roteiro os longas- metragens “O Abajour”,  “Janelas” e “Rebento”.  Concorre ainda para a Melhor Direção André Morais  (Rebento),  Lucas Marques  (Janelas) e Marcos Gomes (O Abajour);  Melhor Ator Alex Reis  (O Abajour), Fernando Teixeira  (Rebento) e Matheus Prestes (Trabalho Sujo) e a Melhor Atriz Ingrid Trigueiro  (Rebento),  Zezita Matos (Rebento), Marina Azze (Janelas) e Vitória Raciane  (Janelas).

O 2º Festival de Cinema do Carpina conta com o patrocínio da Prefeitura de Carpina, Governo de Pernambuco através da FUNDARPE e da Secretaria Estadual de Cultura, além da parceria da CEPE- Companhia Editora de Pernambuco, Christian Farias, Treloso e Empetur e uma realização do Shopping Carpina, Uninassau- Grupo Ser Educacional e Balão de Imagens.

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

MEC lança aplicativo que serve de carteira de estudante


O Ministério da Educação lançou hoje (25) o aplicativo ID Estudantil, carteira de estudante virtual que, a exemplo da fornecida pelas entidades representativas dos alunos, dá direito a benefícios como meia-entrada em eventos culturais e esportivos.
Para obter o documento é necessário, antes de tudo, que a instituição de ensino à qual o estudante está vinculado insira os dados dele no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A abertura para que outras entidades – além da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) – emitam esse tipo de documento está prevista na Medida Provisória 895, enviada pelo governo ao Congresso Nacional em setembro.
Desde então, tanto a MP como a ID Estudantil têm sido criticadas pelas entidades representativas dos estudantes. Segundo o presidente da UNE, Iago Montalvão, trata-se de uma retaliação ao movimento estudantil. Montalvão disse que a principal  intenção do governo com essas medidas é "prejudicar o movimento estudantil, que fez as maiores manifestações contrárias a ele".
A fim de prevenir fraudes, o MEC informou que fará cruzamento dos dados fornecidos por meio de aplicativos com as informações da Carteira Nacional de Habilitação e, no caso de estudantes que não têm CNH, com os dados fornecidos para o documento de identidade (RG).
O MEC alerta que, no caso de estudantes menores de idade, será necessária a autorização de um responsável legal, que deverá instalar o ID Estudantil no celular para, então, fazer o cadastro no qual informa os dados do menor.
Ainda de acordo com o o MEC, eventuais dúvidas sobre os aplicativos podem ser elucidadas por meio do site wwwidestudantil.mec.gov.br.
Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil 
Edição: Nádia Franco

Agentes ambientais da CPRH fazem paralisação de advertência na manhã desta quarta-feira (27)

Vestidos de preto, os servidores vão protestar contra a quebra de acordo firmado, em setembro deste ano, entre a gestão da Agência com os servidores da autarquia.

Os servidores da Agência Estadual de meio ambiente (CPRH) vão paralisar as atividades no período da manhã, desta quarta-feira (27/11). O atendimento ao público e os trabalhos de fiscalização e licenciamento serão suspensos no Recife e também no interior.  A ação é parte da iniciativa que a categoria criou para protestar contra a gestão da Agência que não cumpriu acordo firmado em reunião de mesa específica com a categoria em setembro deste ano.
Na ocasião, foi firmado entre a gestão da Autarquia  e representantes da categoria , acordo que permite que as perdas que a categoria vem sofrendo sem reposição salarial , há cinco anos, sejam diminuídas.
“São vários os pontos que firmamos e não foram cumpridos. Entre eles, o reajuste do valor da gratificação que os servidores e funcionários da CPRH recebem referente a Taxa de Fiscalização Ambiental de Pernambuco , a  TFAPE”, explicou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente (Sintape) , Adailton Melo.
Adailton também destaca o descaso que a o governo Estadual, por meio da Secretaria Estadual  de Meio ambiente ( Semas) e da CPRH vêm tendo com os profissionais de meio ambiente da Agência. “Passamos por um desastre ambiental recentemente em nosso litoral que, para ser contido, contou com um esforço extraordinário de voluntários, agentes municipais de meio ambiente, mas também dos funcionários da CPRH que atuaram dia e noite , em condições mínimas e muito difíceis de infraestrutura, logística e recursos humanos. O trabalho foi militante mesmo porque não há qualquer apoio do governo Estadual para a categoria que cuida do meio ambiente do estado”, lembrou o presidente do Sintape.
Panorama do sucateamento
Em Pernambuco, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) possui quatro servidores para monitorar o litoral do Estado que possui 187 km de extensão. Já na área de fiscalização florestal, atuam dois servidores em todo o estado e apenas três para licenciamento de atividades de baixo potencial poluidor em 161 municípios. Para os 18 aterros sanitários existentes em Pernambuco, a autarquia dispõe de somente três  servidores para monitoramento e de apenas dois agentes  para licenciamento, fiscalização e monitoramento de loteamento e construções em Fernando de Noronha. O Estado de Pernambuco possui 86 unidades de conservação ( UC’s) - entre públicas e privadas-  mas apenas 35 Uc's tem gestão feita por 15 servidores.

AMUNAM realizará Encontro de Mestre e Lançamento do 3º CD do Maracatu Coração Nazareno no dia 30 de Novembro


A Associação das Mulheres de Nazaré da Mata – AMUNAM realizará no dia 30 de novembro o Encontro de Mestres de Maracatu: “Amunam Versos e Poesias no Corte do Apito e na Pancada do Terno” e lançamento do 3º CD do Maracatu Coração Nazareno – “15 anos de Resistência na Cultura Popular”.
A festividade iniciará a partir das 20h na Rua Osvaldo Neves Maranhão, em frente a Rádio Alternativa FM. O Grupo Feminino Flores do Coco abrirá o Encontro de Mestres com seu encanto e feminilidade juntamente com o Coco Canavial do Valmir e o Coco da Mata, em seguida no batuque do terno e apito da Mestra do Maracatu Coração Nazareno realizará seu ensaio e aquecimento para carnaval 2020.
A Festa continua com muita Poesia e Versos da Mestra e Mestres da região. Sinta-se convidado para essa grandiosa festa em comemoração aos 15 anos do Maracatu Coração Nazareno.
3º CD - O Maracatu Coração Nazareno lança seu 3º CD intitulado “15 anos de Resistência na Cultura Popular”, no qual trás versos e poesias na voz Mestra Cristiane Mota sobre a história e importância do grupo, educação, gênero e violência contra a mulher. A realização do CD só foi possível através de uma campanha virtual que arrecadou fundos para gravação e prensagem dos CD’s. Os apoiadores da ação receberem seu CD como recompensa por fazer parte deste sonho.
História - O Maracatu Feminino de Baque Solto Coração Nazareno 15 anos de histórias, símbolo da força e resistência das mulheres nazarenas, que ousaram romper barreiras e conquistar espaço na Cultura Popular. Único no mundo composto exclusivamente por mulheres o Coração Nazareno quebrou tabus ao provar que lugar de Mulher é onde ela quiser!
Com seu grande diferencial o grupo fez parte de muitas reportagens e participações em Programas de TV, é fonte de pesquisa para estudantes de Norte a Sul do país. Terá 3 CD’s lançados, livros, revistas, e reconhecimento do IPHAN, do Governo Federal, como Grupo preservador da Cultura Popular.
Projeto- O Encontro faz parte do encerramento das atividades do Projeto Projeto “Mulheres fortalecendo Raízes da Cultura Popular” com apoio do Rumos Itaú Cultural2017-2018.

Serviço
Encontro de Mestres e Lançamento do 3º CD do Maracatu Feminino Coração Nazareno
Local: Rua Osvaldo Neves Maranhão - Em frente a Rádio Alternativa FM de Nazaré da Mata
Data: 30 de Novembro de 2019
Horário: 20h

Prefeitura do Recife decreta Luto Oficial de três dias em homenagem ao vereador Carlos Gueiros

Resultado de imagem para vereador gueiros

O prefeito Geraldo Julio assinou decreto de Luto Oficial de três dias em homenagem ao vereador Carlos Gueiros, que faleceu neste domingo (24). Vereador de sete mandatos, Gueiros era considerado o decano da Câmara Municipal do Recife, presidiu diversas Comissões Permanentes e foi secretário de Habitação do Recife. O decreto será publicado na edição desta terça (26) do Diário Oficial do Município.


O prefeito Geraldo Julio emitiu, ainda neste domingo, Nota de Pesar sobre o vereador:

"Lamento profundamente o falecimento do amigo Carlos Gueiros. Gueiros era praticamente sinônimo de vereança. Com sete mandatos, era o decano da Casa de José Mariano e um profundo conhecedor do legislativo municipal e defensor do municipalismo. Carlos Gueiros dedicou sua vida ao Recife, deixo meu abraço e votos sinceros de profundo pesar à sua família.", declarou o prefeito em nota.

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Apresentador Gugu Liberato morre aos 60 anos

Ele sofreu um acidente doméstico em sua casa nos EUA

Gugu Liberato morreu nesta sexta-feira aos 60 anos - Divulgação/Record

O apresentador Antônio Augusto Moraes Liberato, mais conhecido como Gugu Liberato, morreu nesta sexta-feira (22) em decorrência de um acidente ocorrido em sua casa na Flórida, EUA, na última quarta-feira. O apresentador tinha 60 anos. Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do apresentador na noite de hoje, ele sofreu uma queda acidental de uma altura de cerca de quatro metros quando fazia um reparo no ar condicionado instalado em um sótão.
"Foi prontamente socorrido pela equipe de resgate e admitido no Orlando Health Medical Center, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva, acompanhado pela equipe médica local. Na admissão deu entrada em escala de *Glasgow de 3 [usada para medir a consciência e a evolução das lesões cerebrais em um paciente] e os exames iniciais constataram sangramento intracraniano. Em virtude da gravidade neurológica, não foi indicado qualquer procedimento cirúrgico. Durante o período de observação foi constatada a ausência de atividade cerebral. A morte encefálica foi confirmada pelo Prof. Dr. Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, que após ver as imagens dos exames em detalhes, confirmou a irreversibilidade do quadro clínico diante de sua mãe Maria do Céu, dos irmãos Amandio Augusto e Aparecida Liberato, e da mãe de seus filhos, Rose Miriam Di Matteo"

Vida e carreira
Gugu Liberato deixa três filhos, João Augusto, 18 anos, e Marina e Sophia, de 15 anos. Ainda segundo a assessoria, atendendo a uma vontade dele, a família autorizou a doação de todos os órgãos." Gugu sempre refletiu sobre os verdadeiros valores da vida e o quão frágil ela se revela. Sua partida nos deixa sem chão, mas reforça nossa certeza de que ele viveu plenamente. Fica a saudade, ficam as lembranças - que são muitas - e a certeza que Deus recebe agora um filho querido, e o céu ganha uma estrela que emana luz e paz", diz nota. Ainda não foram divulgadas informações sobre velório e enterro.
O apresentador era paulistano e filho de portugueses. Nasceu no dia 10 de abril de 1959. Seu pai era caminhoneiro e sua mãe dona-de-casa. Ele tinha apenas 14 anos quando fez sua primeira aparição na TV, participando de uma gincana. Com 19 anos tornou-se auxiliar de escritório e, pouco depois, ganhou um cargo como produtor de TV. Mas ele acabou desistindo da carreira e indo estudar Odontologia. Sua passagem pela faculdade foi muito breve e ele acabou voltando para a TV. 
Em 1982 passou a comandar o programa de auditório Viva a Noite, no SBT, emissora onde trabalhou por mais de 30 anos. Lá ele passou por diversos outros programas, como Passa ou Repassa, Sabadão Sertanejo e Domingo Legal, atração que rivalizava com o Domingão do Faustão, na Globo, em uma acirrada guerra pela audiência. Em 2009 chegou à Record, onde apresentou o Programa do Gugu, Gugu e Power Couple Brasil.
Recentemente ele apresentava o programa Canta Comigo, na TV Record. Gugu também era empresário, proprietário da GGP Produções, pólo de desenvolvimento audiovisual. Além de empresário e apresentador, Gugu também era cantor: ele ficou conhecido por suas versões de Pintinho Amarelinho e A Dança da Galinha Azul. Como ator, teve participação em diversos filmes, especialmente nos do grupo Os Trapalhões. 
Fonte: Agência Brasil
Edição: Aline Leal

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Alepe recebe estudantes de Machados para Aula de Cidadania


EXPERIÊNCIA – Alunos do Erem Severino de Andrade Guerra conferiram palestras e assistiram à Reunião Plenária. Foto: Nando Chiappetta


Com o objetivo de aproximar a sociedade do Parlamento Estadual, a Alepe promoveu, nesta quinta (21), mais uma edição da Aula de Cidadania. Nesta semana, foi a vez de os estudantes do 3º ano da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Severino de Andrade Guerra, do município de Machados (Agreste), participarem do projeto, a convite do deputado Waldemar Borges (PSB). Durante toda a manhã, os jovens conferiram palestras sobre o funcionamento do Poder Legislativo e o papel dos parlamentares, além de assistirem à Reunião Plenária.
DISCURSO – “A política é o meio de discutir, equacionar e solucionar problemas”, afirmou Waldemar Borges. Foto: Nando Chiappetta

O deputado que conversou com a turma na Biblioteca da Assembleia, reforçou as explicações na tribuna. “A política é o meio de discutir, equacionar e solucionar problemas. Cada um traz seu ponto de vista e debatem-se, aqui, políticas públicas, que devem ser feitas conforme a vontade da maioria da população”, explicou. “Uma casa legislativa não pode ter a pretensão de, sozinha, expressar todos os interesses de uma sociedade complexa como a nossa, mas não há nenhuma instância democrática capaz de representar melhor os interesses do povo.”
Realizada quinzenalmente, a visita guiada para alunos de escolas públicas integra o Projeto Conhecendo a Assembleia de Perto. Gestora da instituição de ensino, Adeilda Moura elogiou a iniciativa. “Além de terem o conhecimento teórico sobre o funcionamento dos Poderes, os estudantes puderam ver e vivenciar na prática o cotidiano dos deputados, que fazem as leis para Pernambuco. Vai servir muito para eles”, acredita a educadora.

O estudante Marcos Henrique aprovou a atividade que, por ter ocorrido durante a Semana do Cordelista, incluiu apresentação sobre essa manifestação cultural. “É uma experiência inovadora para mim estar pela primeira vez aqui, principalmente porque participo de um projeto da escola em que os alunos criam cordéis que são apresentados em forma de peças teatrais”, contou. Lívia Elizabeth também sente que aprendeu bastante com a visita: “Eu gosto muito de política, estou sempre pesquisando e vou levar esse conhecimento comigo”, disse.
Comandando a sessão, a vice-presidente da Casa, deputada Simone Santana (PSB), saudou os estudantes. “Sejam muito bem-vindos. Este programa é uma das formas de a Assembleia Legislativa contribuir para a formação dos cidadãos pernambucanos”, registrou. Representantes da escola foram presenteados com livros sobre Luiz Gonzaga (O Matuto que Conquistou o Mundo e A Luz dos Sertões), além de obras sobre o Museu Palácio Joaquim Nabuco, sede histórica da Alepe.
Fonte: ALEPE

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Pagamento do 13º do Bolsa Família está garantido, diz porta-voz

Benefício está previsto em medida provisória anunciada em outubro

Imagem divulgação internet

O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, afirmou hoje (20) que o pagamento do benefício extra do Bolsa Família, a ser creditado em dezembro, está totalmente garantido.
"Eu conversei com o ministro Osmar Terra [Cidadania], ele esclareceu algumas informações equivocadas em relação ao pagamento do 13º. Os recursos financeiros existentes são suficientes para arcar com os pagamentos que têm início previsto para 11 de dezembro", disse Rêgo Barros. O porta-voz disse que o próprio Ministério da Cidadania poderia esclarecer a fonte dos recursos. Caso a reserva do programa Bolsa Família seja insuficiente, o próprio ministério pode remanejar dinheiro de outras áreas.  
A declaração foi em resposta à uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo, que apontou insuficiência de recursos na dotação orçamentária do programa, que é vinculado ao Ministério da Cidadania. Mais cedo, em sua conta no Twitter, o presidente Bolsonaro classificou a reportagem como mentira e fake news.
Promessa de campanha eleitoral de Bolsonaro, o pagamento da 13ª parcela do Bolsa Família a todos os beneficiários do programa foi anunciada em outubro, com a edição da Medida Provisória (MP) Nº 898. O adicional totaliza uma injeção extra de R$ 2,58 bilhões na economia.
O Bolsa Família atende atualmente cerca de 13,5 milhões de famílias que vivem em situação de extrema pobreza, com renda per capita de até R$ 89 mensais, e de pobreza, com renda entre R$ 89,01 e R$ 178 mensais por membro. O benefício médio pago a cada família é de R$ 189,21.
 Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil 
Edição: Liliane Farias

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Rede Pública Estadual inicia matrículas para o ano letivo de 2020


Estão sendo disponibilizadas mais de 74 mil vagas e o cadastro começa nesta quarta-feira (20); Novidade deste ano é o retorno das vagas não ocupadas para o sistema 



O cadastro de matrículas para o ano letivo de 2020 da Rede Pública Estadual começa nesta quarta-feira (20). Este ano, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes do Estado, está disponibilizando 74.978 vagas para estudantes novatos - Ensino Fundamental e Ensino Médio. Como nos últimos anos, o cadastro das vagas será realizado, exclusivamente, pela internet, através do site www.matricularapida.pe.gov.br, e o sistema estará disponível a partir das 07 horas da manhã. Esta primeira fase de matrículas segue até o dia 27 de dezembro. 

Para 2020, foram ofertadas mais de 176 mil vagas para estudantes novatos. Destas, 101.410 foram preenchidas por estudantes oriundos da Rede Municipal, processo realizado no mês de agosto. Os estudantes já matriculados nas unidades de ensino da Rede Estadual terão suas vagas confirmadas automaticamente. Ambos não precisam participar desta primeira fase. Das 74.978 vagas remanescentes, 10.313 estão distribuídas em Recife, capital do Estado, 18.224 nos demais municípios da Região Metropolitana e 46.441 no interior, contemplando Zona da Mata, Agreste e Sertão. Do total de vagas disponíveis para 2020, 31.919 são para o Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) e 43.059 para o Ensino Médio. Está inclusa nestas vagas a Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Do total de vagas disponíveis para o próximo ano, estão sendo disponibilizadas 8.655 para as Escolas em Tempo Integral, sendo 3.067 nas unidades concentradas em Recife e Região Metropolitana e 5.588 no interior. Vale salientar que as Escolas Técnicas Estaduais (ETE) não estão inseridas neste processo, pois o ingresso nestas unidades é feito mediante inscrição e processo seletivo. Inclusive, as inscrições para o ano letivo 2020 das ETEs foram encerradas no dia 07 de novembro. “O mais importante do processo de matrícula é garantirmos as vagas para todos os estudantes que desejam estudar em uma das nossas escolas. Não vamos deixar nenhum jovem fora da sala de aula”, pontua o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio. 

A novidade deste ano é o retorno das vagas não confirmadas para o sistema de cadastro. Até 2019 as vagas remanescentes da rede após o período inicial de matrículas ficavam disponíveis nas unidades de ensino, fazendo com que o estudante ou responsável se dirigissem à escola para realização da matrícula. Para o próximo ano será disponibilizado um novo período de cadastro, de 20 a 28 de janeiro, disponível no site Matrícula Rápida, e um novo período para efetivação destas vagas, de 21 a 30 de janeiro.

Para realizar a matrícula e auxiliar os que não possuem acesso à internet, será liberado o acesso em laboratórios de informática com internet de mais de 300 escolas. O início do ano letivo está previsto para 04 de fevereiro de 2020. A Rede Estadual possui 1.059 escolas distribuídas por todos os municípios de Pernambuco e atende aproximadamente 580 mil estudantes matriculados. Em caso de dúvidas, o serviço de atendimento telefônico estará disponível através do 0800.286.0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado, durante os meses de novembro e dezembro. 

CADASTRO - Ao iniciar o cadastro, as informações deverão ser preenchidas até o final, pelos pais ou responsáveis, ou mesmo pelo próprio estudante, quando maior de 18 anos. São solicitadas informações como nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, e-mail, nome do responsável com endereço e telefone para contato, além de RG e CPF. Estes dois últimos, para esta etapa, apesar de necessário, não são obrigatórios, devendo ser apresentados na efetivação da vaga. Ao final, será gerado um protocolo que é a confirmação da matrícula realizada e que deve ser anotado ou impresso. Posteriormente, com este número de protocolo, o estudante se dirige à escola que se matriculou para entregar os documentos necessários. 

É importante ficar atento a todo o processo de matrícula, pois é totalmente online. A partir do momento que um cadastro é finalizado, aquela vaga não estará mais disponível. Os estudantes que quiserem trocar de escola após a finalização do cadastro no site Matrícula Rápida podem realizar o processo durante todo o período da matrícula (até 27 de dezembro), através do campo “consulte sua inscrição”. A troca será permitida mediante disponibilidade de vagas. 

EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA - Do dia 02 a 16 de janeiro ocorre a efetivação do cadastro, que deverá ser realizada diretamente nas escolas. Para a confirmação da matrícula dos estudantes, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: número da inscrição online, cópia da certidão de nascimento, comprovante de escolaridade, 01 foto 3x4 recente, comprovante de residência com CEP, Documento de Transferência, cópia da carteira de vacinação, comprovante de tipo sanguíneo e fator RH.


segunda-feira, 18 de novembro de 2019

3° Encontro das Assessorias de Comunicação das Prefeituras Pernambucanas: Comunicar e Democratizar



A Associação Municipalista de Pernambuco - Amupe através do Projeto Gestão Cidadã, promove no dia 19 de novembro, em Recife, o 3° Encontro das Assessorias de Comunicação das Prefeituras Pernambucanas: Comunicar e Democratizar a Gestão Pública. O evento pretende contribuir para que a comunicação seja um mecanismo impulsionador de participação e democratização das gestões públicas.

A ação é gratuita e está voltado para assessores de comunicação e imprensa das prefeituras de Pernambuco e o público interessado.



PROGRAMAÇÃO

MANHÃ - ABERTO AO PÚBLICO

8h às 9h- CAFÉ DA MANHÃ E CREDENCIAMENTO

9h - Boas vindas

9h10 - Mesa redonda - O papel da assessoria de comunicação em tempos de fake news

Aldo vilela - Jornalista, âncora da rádio Transamérica, apresentador do Roda Viva Pernambuco e professor universitário.

Nill Júnior - Jornalista, blogueiro, âncora do programa Manhã Total na Rádio Pajeú e é presidente da Asserpe.

Gustavo Almeida - Mestre em Comunicação pela UFPE e Presidente da Empresa Pernambucana de Comunicação - EPC.

Nataly Queiroz - Jornalista, especialista em ciência política e doutora em Comunicação Social.

Mediador: Marco Melo - Gestor de redes sociais da Confederação Nacional dos Municípios - CNM.

10h30 – PERGUNTAS

11h – PALESTRA - o CONTROLE SOCIAL E AS MÍDIAS

Adriano Oliveira - Cientista político, professor da UFPE e sócio da Cenário Inteligência

11h30 – PERGUNTAS


TARDE - SOMENTE PARA ASSESSORES DAS PREFEITURAS

13h ÀS 17H – OFICINA: A COMUNICAÇÃO PARA DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA

Marco Melo - Gestor de redes sociais da Confederação Nacional dos Municípios - CNM


17h - Encerramento

SOBRE O ORGANIZADOR

AMUPE - PROJETO GESTÃO CIDADÃ

O Projeto Transparência e Participação Social na Gestão Pública Local - Gestão Cidadã é uma iniciativa da AMUPE - Associação Municipalista de Pernambuco, com apoio financeiro da Delegação da União Europeia no Brasil. http://gestaocidada.amupe.org/ @projetogestaocidada

Começa hoje a segunda fase da vacinação contra o sarampo

Pessoas na faixa etária de 20 a 29 anos de idade são o alvo principal


A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (18) em todo o país. As pessoas, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, são o alvo desta etapa.
De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo do Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos.
O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, disse que um dos motivos é que esse público não tomou a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomou, não voltou para aplicar a 2ª dose, necessária para a proteção.
Para atingir essa faixa etária, o ministério adotou algumas estratégias. Uma delas é a realização da segunda fase da campanha de vacinação em locais de grande circulação dessas pessoas. A ação será realizada em conjunto pelas três níveis de governo: federal, estadual e municipal.
Por Agência Brasil 
Edição: Aécio Amado



domingo, 17 de novembro de 2019

Alunos de nível médio de baixa renda podem estudar nos Estados Unidos


O Programa Oportunidades Acadêmicas, oferecido há 13 anos pelo EducationUSA, órgão oficial do governo norte-americano para a realização de cursos de graduação nos Estados Unidos, abre inscrições no próximo dia 19 para estudantes brasileiros do ensino médio que desejam estudar naquele país. As inscrições se encerrarão no dia 13 de janeiro de 2020.

O programa é exclusivo para estudantes de baixa renda, sem condições financeiras para ingressar em universidades americanas, mas que tenham desempenho em seus colégios acima da média e que apresentem um diferencial em relação aos demais alunos. A coordenadora e orientadora do Programa Oportunidades Acadêmicas, Simone Ferreira, informou hoje (16) à Agência Brasil que o programa procura alunos que não tenham condições financeiras para pagar pelo processo de candidatura, mas que apresentem perfil bastante competitivo. “São alunos que têm notas muito boas na escola, têm bom nível de inglês, estão envolvidos em atividades extracurriculares e mostram perfil de liderança em suas comunidades”.

Desde 2006, o programa seleciona alunos com esse perfil. Uma vez selecionados, eles têm todas as despesas relacionadas à candidatura pagas pelo programa, incluindo material de estudo para testes, visto, transporte (passagem aérea) para deslocamentos de cidades do interior para capitais onde há centros aplicadores de provas do programa no Brasil, acomodação para a realização das provas, alimentação, além de isenção de várias taxas referentes ao envio de documentos de aplicação, tradução de documentos acadêmicos e provas SAT/ACT, Subject Test, TOEFL/IELTS.

Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

2° Festival de Cinema leva a magia da sétima arte a Carpina

Evento ressalta o potencial da produção audiovisual, além de
 fomentar a inclusão social e a preservação ambiental



            No período de 25 a 30 de Novembro a cidade de Carpina realiza o 2º Festival de Cinema com o tema “o cinema, o encontro de todas as artes”. A programação diversificada e inclusiva contempla além da exibição dos filmes, oficinas, apresentações culturais e mini palestras. O evento acontece no Shopping Carpina e recebe o público em geral com atividades gratuitas.

O 2° Festival de Cinema de Carpina (CINECAR) é um evento sazonal de cinema e durante os seis dias acontece uma competição de filmes de longas e curtas-metragens de vários lugares do Brasil, que disputarão a premiação nas categorias de melhor: ator, atriz, roteiro, direção, filme e fotografia. Os vencedores serão contemplados na cerimônia de encerramento com o troféu “O Carpinteiro”, confeccionado pelo artesão carpinense Miro dos Bonecos. Destaque para a da premiação exclusiva aos filmes produzidos na Zona da Mata Norte de Pernambuco, e também a premiação geral, com a inclusão da categoria melhor fotografia. Para a cerimônia de encerramento o filme convidado é “Open Drive” do diretor carpinense Cleiton Melo. O 2º CINECAR homenageia a cineasta e jornalista Clara Angélica, de Recife, e o jornalista e radialista Ramos Silva, de Carpina.

A abertura acontece no dia 25, às 19hs, e conta com a apresentação do Bloco Lira de Carpina, dança com o coreografo e bailarino Christain Douglas e show com a cantora Thalita. No período de 26 a 29 o evento conta diariamente com duas sessões. Sendo uma das 14h às 17h com exibições para os alunos da rede pública municipal e particular de ensino e outra à noite, das 19h às 22h, com filmes de longas e curtas metragens com exposições de arte e outras atividades abertas ao público em geral.

À tarde a programação está dentro da classificação indicativa, com temas relevantes, através de um trabalho em conjunto com a Secretaria de Educação do Município de Carpina. Um dos destaques é a participação do projeto ambiental Reflorestando Carpina que vai promover mini- palestras com informações sobre o lixo, a preservação, o respeito ao meio ambiente e a importância do plantio de árvores. O grupo ainda realizará a distribuição de sementes e mudas.

O festival em sua segunda versão traz como novidade debates relevantes dentro de suas atividades, junto a instituições importantes como a Ordem dos Advogados do Brasil- Subseccional Carpina (OAB-Carpina), trazendo para o evento um ambiente de articulação ao fomento ao segmento cultural. Outro diferencial do 2º CINECAR é a inclusão social através da participação da Associação dos Amigos da Melhor Idade (AMIC) e Associação da Pessoa com Deficiência de Carpina para acompanhar as exibições.

A escolha das produções para a mostra foi realizada por uma curadoria formada pelos cineastas André Pina(Carpina), Lula Magalhães, (Recife) Daniel Abrew, (Fortaleza) e Ivann Willig Rio de janeiro. A equipe julgadora para a premiação com o Trofeu o Carpinteiro é composta por Christian Farias, David Massena e Clarissa Kushnir.

O 2º Festival de Cinema do Carpina conta com o patrocínio da Prefeitura de Carpina, Governo de Pernambuco através da FUNDARPE e da Secretaria Estadual de Cultura, além da parceria da CEPE- Companhia Editora de Pernambuco, Christian Farias, Treloso e Empetur e uma realização do Shopping Carpina, Uninassau- Grupo Ser Educacional e Balão de Imagens.

Homenageados- O jornalista e radialista Ramos Silva nasceu em Carpina e possui 50 anos de profissão. Iniciou sua atuação na imprensa pernambucana na Rádio Planalto de Carpina. Ttambém atuou em emissoras como Globo, Clube e Jornal, em Recife, onde atualmente faz uma participação especial, repassando informações da Mata Norte, durante o Programa Super Manhã, apresentado por Geraldo Freire. Além, das Rádios Naza FM, em Nazaré da Mata e da Rádio Integração FM, de Surubim.

Ramos Silva atuou também na extinta Tv Tupi Canal 6. Gravou dois LPs pela RCA, em parceria com Heleno Francisco da Silva (Coronel Caruá). Compôs também textos humorísticos, além de músicas que marcaram época com o pseudônimo artístico Altenes. O comunicador é fundador do Jornal Voz do Planalto que conquistou espaço e credibilidade, em 19 anos de circulação interruptos, em todas as regiões do Estado. Apresenta o Programa Voz do Planalto.

Ramos Silva é membro do Sindicato dos Jornalistas e dos Radialistas de Pernambuco e vice- presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP), membro da União Carpinense de Escritores e Artistas e autor de livros como “Boca de Forno” e “Voz do Planalto 10 anos de história”.
Ramos é um dos realizadores do Projeto Literário “Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco”, juntamente com a produtora cultural Silene Floro.

A recifense Clara Angélica é formada em Jornalismo (UNICAP), é professora, produtora e administradora cultural. Tem importantes contribuições para o cinema com trabalhos reconhecidos. Realizou o roteiro da obra não seriada de longa- metragem de ficção “Iberê, Segundo Paulo”, componente da carteira de projetos do Núcleo Criativo “Modelo Coletivo”, roteirista para o projeto denominado “Fora de rota”, trabalhou na coordenação geral da TV Brasil/ TVU com o Som na Rural e no “Pernambuco Tocando Duda- Pra Ver, Ouvir, Dançar e Cantar”.

A jornalista realizou o roteiro e direção de “Simião Martiniano, o Camelô do Cinema”, “40 dias”, “Sagrado x Profano, em Olinda”, “Caçador de Assombrações”, “Vida e obra do escritor Raimundo Carrero”, “Olhares Sobre Lilith” e “Cristina, Estrela da Vida Inteira. Clara Angélica assumiu a direção geral e artística do I, II, III e IV Recifest- Festival de Cinema da Diversdade Sexual e de Gênero e da I e II Mostra de Cinema da Mata- Curta a Palavra. Trabalhou ainda como coordenadora de produção do I e II Festiva Internacional Brasil Stop Motion e foi idealizadora, diretora e roteirista do programa Curta Pernambuco (TVU- UFPE/ TV Brasil). Como escritora publicou o livro de poesia “Ai, Recife” e para crianças “Sete poemas para sete amores” e “Tintim por tintim – um palhaço se faz assim”. 

No release em anexo você acompanha a  lista dos longas-metragens da programação indicados para a premiação do Trofeu O Carpinteiro e a Programação completa dos curtas- metragens e dos longas- metragens. 


Serviço:
2º FESTIVAL DE CINEMA DE CARPINA
Data: 25 a 30 de Novembro de 2019
Local: Shopping Carpina
Horário: 14h às 17hs // 19h às 22hs

 INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA