Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Aulas da Rede Estadual de Pernambuco começam nesta terça para 580 mil estudantes

 A abertura do ano letivo é marcada pela ampliação da rede de Escolas em Tempo Integral na Zona da Mata


Uma grande festa marcou o início do ano letivo de 2020 para as escolas da Rede Estadual. A abertura aconteceu na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Aníbal Falcão, situada no bairro de Tejipió, no Recife, que também recebeu a solenidade de inauguração da quadra coberta da instituição. Durante o evento, o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, acompanhado do governador Paulo Câmara e outras autoridades, recepcionou os alunos novatos e seus responsáveis ao som da banda marcial da unidade de ensino. 

O ano letivo começou para as 1.060 escolas em todo o território pernambucano, para mais de 580 mil estudantes. O Estado, que já possui a maior rede de ensino integral do País, inicia as aulas com o reforço de 26 escolas na modalidade e passa a contar com 438 unidades - sendo 392 Escolas de Referência e 46 Escolas Técnicas. 

“Pernambuco tem se destacado a nível nacional em virtude da implantação de ações que têm dado certo. O nosso Estado, hoje, é referência no Brasil, pois tem a maior rede de escolas em tempo integral, a menor taxa de abandono escolar do Brasil, a maior taxa de aprovação, mas queremos melhorar ainda mais. Ainda temos muito o que fazer pela nossa educação, e acompanhar isso de perto é muito importante. Estar junto dos estudantes, dos pais, dos professores é fundamental, pois eles são os responsáveis para avançarmos cada vez mais”, frisou o governador. 

A dona de casa Vivian Catarina, mãe do estudante novato Nivaldo Júnior, teve boas referências da EREM e espera que o filho aproveite as oportunidades que a escola pública estadual de pernambuco oferece. “Nós moramos perto da escola e sempre ouvimos coisas boas aqui. Tenho certeza que meu filho estará em boas mãos, e espero que ele estude, que vá atrás das oportunidades, estude outros idiomas, e até ganhe o mundo. Espero que saia um Nivaldo mais maduro, mais consciente e cidadão”, disse. 


Fred Amancio conversou com os novatos e seus respectivos responsáveis, e deu boas-vindas a todos pela manhã. “A nossa expectativa para este ano é a mais positiva possível. Na segunda (03) já iniciamos as atividades com uma reunião de planejamento com os professores e gestores, e agora é a vez dos alunos veteranos receberem os novatos da melhor forma. Este ano é um período muito importante, pois estamos iniciando com um grande avanço, que é a expansão das escolas em tempo integral no nosso Estado. Queremos e vamos avançar cada vez mais”, declarou o secretário. 

Na programação do evento, a inauguração da nova quadra coberta da EREM Aníbal Falcão deixou os estudantes entusiasmados. Com investimentos da ordem de R$ 385 mil, o equipamento atenderá aos 500 alunos matriculados na unidade. A construção tem área total de 772,40m² com estrutura em arco metálico e dimensões de 24,10m x 32,05m.  A ação faz parte do programa Quadra Viva, criado em 2015 com a finalidade de construir a cobertura de quadras poliesportivas nas escolas da Rede. Desde então, já foram beneficiadas cerca de 100 unidades de ensino.



Novas escolas em tempo integral As outras 25 escolas - distribuídas em todas as regiões de Pernambuco - deixaram a modalidade regular para atender os estudantes como Escolas de Referência. Deste total, duas estão na Zona da Mata, nas cidades de Sirinhaém (Escola da Barra do Sirinhaém) e Palmares (Escola Doutor Pedro Afonso de Medeiros. Com a expansão, a Rede Estadual passa a oferecer 62% das vagas em regime integral (em 2019 eram 57%), antecipando e superando a meta de 50% do Plano Nacional de Educação para 2024. 

Das 25 novas escolas de referência, nove oferecerão o ensino integral tanto para o Ensino Médio quanto para os Anos Finais do Ensino Fundamental. As unidades funcionarão em dois turnos, um para cada etapa de ensino. Com as novas unidades neste formato, a Rede Pública Estadual contabiliza, em 2020, 18 escolas integrais funcionando desta maneira. 


As Escolas em Tempo Integral de dois turnos para Ensino Médio, que funcionam das 7h às 14h (primeiro turno) e das 14h10 às 21h10 (segundo turno), também foram ampliadas. São duas novas escolas neste formato, permitindo ao aluno maior liberdade para escolher o horário para os estudos.

Modelo Integral - A Educação Integral em Pernambuco tornou-se Política Pública de Estado em 2008, por Lei Complementar Estadual. O modelo fundamenta-se na concepção da educação interdimensional, que compreende ações educativas sistemáticas voltadas para as quatro dimensões do ser humano: racionalidade, afetividade, corporeidade e espiritualidade, e apoia-se no protagonismo juvenil e no desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes como estratégia imprescindível para a formação do jovem autônomo, competente, solidário e produtivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário