Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

sábado, 6 de junho de 2020

Instituições do sistema socioeducativo discutem desafios pós-pandemia

Testagem para a Covid-19 e aquisição de EPIs estiveram na pauta da 1ª Reunião Técnica 2020 do Fonacriad, de abrangência nacional e com participação da SDSCJ e da Funase



Representantes das 27 unidades federativas concluíram, na tarde desta sexta (5), discussões sobre o atendimento a adolescentes e jovens em conflito com a lei durante a pandemia da Covid-19. O tema foi debatido durante a 1ª Reunião Técnica 2020 do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad), que ocorreu de forma virtual. Durante os três dias do evento, Pernambuco foi representado pela gerente geral do Sistema Socioeducativo da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Suelly Cysneiros, e pela presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), Nadja Alencar, que também é segunda secretária do Fonacriad.

Em pauta, assuntos como a oferta de testes para detecção do novo coronavírus entre adolescentes e funcionários do sistema socioeducativo e os caminhos para suprir as unidades de atendimento com equipamentos de proteção individual (EPIs). Os gestores dos estados ainda realizaram discussões sobre modelos para a operação desse setor após a fase aguda da pandemia da Covid-19, que continuará demandando cuidados especiais para os socioeducandos, para o momento de retomada das visitas a esse público e para a jornada de trabalho dos servidores. Além da abordagem às questões sanitárias, houve a participação da Escola Nacional de Socioeducação (ENS) e da coordenadora-geral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Giselle Cyrillo.


“Discutimos sobre como será esse processo de retomada, sabendo que a doença ainda está aí, sem remédios totalmente eficazes, sem vacina, colocando a necessidade de convivermos com ela por mais algum tempo e considerando que nosso serviço é essencial e não parou durante esta pandemia. Os estados estão começando a formular estratégias de atendimento”, afirmou a presidente da Funase, Nadja Alencar, que, ainda durante a reunião, fez uma apresentação sobre o tema “Gestão de Pessoas: atos normativos, boas práticas e reflexos no atendimento aos adolescentes”. “É sempre bom ampliar os horizontes da prevenção, não só oferecendo proteção específica, mas também reconhecendo e lidando com a multicasualidade, por meio de ações intersetoriais, como propõe o Fonacriad”, completou a coordenadora do Eixo Saúde da Funase, Mirtes Martins, que participou do terceiro dia do evento.

Em Pernambuco, a participação virtual na reunião ocorreu a partir da sede da Funase, no Recife, e também foi acompanhada pelas assessoras técnicas de Unidades de Internação e de Casas de Semiliberdade da instituição, Viviane Sybalde e Vitória Barros, respectivamente. Já a condução do evento ocorreu a partir de Brasília, sob responsabilidade do subsecretário do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal e presidente do Fonacriad, Demontiê Alves Batista Filho.

Imagens: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário