Buscando garantir maior mobilidade e mais segurança aos moradores que vivem em áreas de morro no Recife, o vereador João da Costa (PT) promete apresentar um projeto de lei que garante a recuperação e manutenção das escadarias da capital pernambucana. .
"Nosso mandato vai apresentar na Câmara do Recife um projeto para implantação de um programa permanente de revitalização das escadarias nos morros, destinando no mínimo 20% do orçamento que é gasto no recapeamento de ruas e avenidas da cidade", anuncia João da Costa. "Queremos que as pessoas que moram nos morros do Recife tenham as escadarias preservadas, com corrimão, oferecendo segurança ao transitar", acrescenta o vereador do PT. De acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020, a Prefeitura do Recife prevê um gasto de mais de R$ 60 milhões para "Manutenção do Sistema Viário" no município.
Para João da Costa, as escadarias são as "ruas" nas áreas de morros e de fundamental importância para a mobilidade urbana nas partes altas na capital pernambucana. "As famílias que moram em morros utilizam essas vias para levar as suas feiras, para carregar botijão de gás, para fazer mudanças. Do mesmo que as ruas são recapeadas todos os anos, as escadarias precisam de conservação", argumenta o vereador João da Costa, ressaltando que algumas vias foram construídas há mais de 30 anos sem seguir normas técnicas adequadas de mobilidade.
João da Costa destaca que nos últimos anos houve um forte crescimento populacional nos morros, tornando essas áreas muito adensadas e, na maioria das vezes, sem planejamento urbano. O vereador explica que esse aumento impacta diretamente na conservação das escadarias. "Muitas casas que eram só térreos hoje têm primeiro e segundo andares e a população aumentou, impactando diretamente no uso das escadarias, que são as principais vias de acesso para milhares de pessoas que moram no Recife", diz. Ex-prefeito do Recife, o petista lembra que seu governo recuperou mais de 200 escadarias em todos os bairros do Recife.
Foto: Carlos Lima/Câmara do Recife
Nenhum comentário:
Postar um comentário