Em entrevista ao programa
“96 é Notícia”, da rádio Cultural FM, de Limoeiro, o secretário de Agricultura
de São Vicente Férrer, Márcio Lima, deu detalhes sobre a distribuição de
sementes de milho para os Agricultores Familiares do município, localizado no Agreste
Setentrional de Pernambuco. De acordo com a pasta, os agricultores de base
familiar são o grupo prioritário da ação, que teve início na última
quinta-feira (6). Além disso, as sementes são doadas tanto pelo Governo do
Estado quanto pela Prefeitura. O município complementou a quantidade de grãos
fornecidos pelo poder público, para que fosse possível atender todos os
trabalhadores rurais contemplados pelo benefício.
“A parceria entre os governos estadual e municipal foi reforçada. Recebemos, através do IPA, uma razoável quantidade de sementes. Queremos agradecer especialmente ao Diretor Presidente do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), o ex-deputado federal Kaio Maniçoba, e Extensionista do IPA Luís Filho, que é o nosso parceiro”, afirmou o secretário.
A primeira comunidade beneficiada por essa iniciativa foi a de Lajinha, acrescentou Márcio Lima. “Na ocasião, distribuímos 100 quilos de sementes e beneficiamos 30 famílias diretamente. Estamos entregando três quilos por família. Dessa forma, disponibilizamos aos agricultores uma quantidade de sementes suficiente para cultivo de suas áreas”, explicou.
O próximo destino será a região de Chã do Esquecido, nesta terça-feira (11). “Atualmente, o trator do município está trabalhando nas terras dos produtores rurais dessa comunidade, para que eles possam receber as sementes que serão doadas pelo IPA e pela Prefeitura do nosso município. O agendamento da aração é feito junto à Secretaria Municipal de Agricultura, ou seja, estamos doando as sementes para o cultivo, e também a preparação do solo para a safra”, detalhou o secretário.
Márcio Lima destacou a parceria entre a Prefeitura de São Vicente Férrer, o IPA e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável para o planejamento e a execução do programa. “Juntos com o presidente do Conselho, o ex-vereador Senaqueribe Souza, e o IPA, na pessoa do extensionista Luís Filho, traçamos as metas e fizemos a logística das entregas”, concluiu.
Retomada do programa de vacinação contra febre aftosa no município
Ao ser perguntado sobre o
trabalho da pasta junto aos pecuaristas, o secretário de Agricultura, que já
prestou serviços ao IPA na condição de contratado, revelou conversas com a adagro
(Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco) para a
retomada da parceria na vacinação contra a febre aftosa em São Vicente Férrer.
Segundo a pasta, o rebanho do município de mais de 5.000 cabeças de animais,
distribuídas entre grandes, médios e pequenos produtores, cadastradas junto à adagro.
“Há anos, não se tinha essa parceria por aqui. Este ano, articulei diretamente
com o amigo veterinário Marcel Lacerda, responsável pelo escritório da adagro em
Timbaúba. Fechamos a parceria, e o município adquiriu as doses necessárias de
vacinas para o rebanho dos agricultores familiares vicentinos que dispõem de
até 10 animais. Iremos atendê-los gratuitamente. Essas articulações reforçam o
compromisso da Prefeitura de atender bem os agricultores de São Vicente”,
sinalizou.
Mais uma vez, o público-alvo será composto pelos pequenos agricultores. O pontapé inicial da vacinação será dado nesta terça-feira (11), na comunidade de Chã do Esquecido. “Considerando apenas os pequenos agricultores, ou seja, aqueles que têm até 10 cabeças de animais, nós temos em torno de 1.600 animais no rebanho. Esse é o nosso público prioritário, respeitando-se o período de vacinação, que se iniciou no dia 1º de maio e terminará no dia 30 de maio. Já fechamos as compras das vacinas necessárias para atender a esse rebanho”, complementou.
Nova sede da Secretaria de Agricultura
Com o objetivo de melhorar o atendimento à população rural de São Vicente Férrer, a Prefeitura, sob nova direção desde as posses do prefeito Marcone Vicente (PP) e do vice-prefeito Mário Zacarias (PT) em 1º de janeiro, planeja dar uma sede própria à Secretaria de Agricultura, a qual atualmente atende no prédio do governo municipal. O novo local, contudo, ainda não foi revelado.
“Conversamos com o prefeito Marcone e com o vice-prefeito Mário Zacarias sobre a nossa necessidade de um espaço para ficarmos mais à vontade e darmos maior atenção aos nossos produtores rurais. Já estamos alocando o imóvel. A partir do momento que fixarmos nossa estrutura e nossa estadia em um determinado local, teremos profissionais responsáveis pelo atendimento e pela assistência técnica aos trabalhadores do campo no que for necessário”, pontuou Márcio Lima.
Entrevista: Jornalista e Radialista Luís Correa
Redação: Jornalista Luís Francisco Prates
Nenhum comentário:
Postar um comentário