Na última segunda-feira (2), três dioceses pernambucanas celebram 103 anos de fundação. Na zona da mata, a Diocese de Nazaré; e no agreste, a Diocese de Garanhuns e a Igreja Particular de Pesqueira. As circunscrições eclesiásticas foram desmembradas da Arquidiocese de Olinda e Recife, em 1918, pelo Papa Bento XV por meio da Bula “Archidioecesis Olindensis et Recifensis“.
Em Pesqueira, a data marca a abertura do Ano Josefino Diocesano. Uma missa presidida pelo bispo, dom José Luiz Ferreira Salles, reuniu o clero, na Paróquia São José – a mais antiga do território – às 19h. A solenidade foi transmitida pelas redes sociais de todas as paróquias da região.
Em consonância com a carta do Papa Francisco, “Patris Corde” e o Ano de São José na Igreja, a diocese vivenciará uma extensa e especial programação até o dia 1º de maio de 2022. Entre os eventos, haverá a entronização da imagem de patrono universal da Igreja e padroeiro da Diocese de Pesqueira em todas as matrizes, estudos nos Conselhos Paroquiais e lives mensais formativas sobre o novo documento papal.
Nas dioceses de Nazaré e Garanhuns, o data é vivenciada com um dia de orações e homenagens recordando os que fizeram e fazem parte das histórias das duas igrejas particulares.
Conheça os históricos das dioceses: Nazaré, Garanhuns e Pesqueira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário