Na manhã desta terça-feira (07.12), a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) Funase e o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe) realizaram, o 5º Seminário do Grupo de Orientação sobre Drogas (GOD).
Por conta da pandemia, o seminário, que ocorre anualmente, foi realizado, pela segunda vez, de forma virtual. O evento trouxe como temática o Questionário ASSIST e a Importância do instrumental como norteador das práticas no GOD, com os socioeducandos. O questionário é estruturado com perguntas sobre o uso de substâncias psicoativas, a exemplo de tabaco, álcool, maconha e cocaína.
A abertura do evento contou com as participações da presidente da Funase, Nadja Alencar, a Superintendente de Política de Atendimento, Iris Borges, a Coordenadora do Grupo de Orientação sobre Drogas, Tatiana Pedrosa e Coordenadora Pedagógica do Cefospe, Marilene Borges.
“Em 2020, o tráfico e os entorpecentes estavam em segundo lugar como o principal responsável pela incidência dos adolescentes nas unidades, perdendo apenas para o roubo”, pontuou Nadja Alencar, salientando que o trabalho que o GOD desenvolve na aplicação do questionário dá um raio x não apenas sobre o uso, mas de como os adolescentes tiveram contato com as drogas.
Durante o seminário, as equipes de referência do GOD, dentro nas unidades, falaram sobre a aplicação do questionário e as informações colhidas. Além do atendimento aos adolescentes, o GOD também possui modalidades voltadas aos familiares dos socioeducandos e aos agentes socioeducativos da instituição.
“Hoje, das 23 unidades de Funase, 22 possuem equipe de referência do GO. Estamos em permanentemente busca por aquisição de conhecimentos, sendo esta viabilizada através da oferta de capacitações continuadas, a exemplo do Seminário”, pontua a Coordenadora do GOD, Tatiana Pedrosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário