Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Produtores culturais lançam podcast infantil sobre a cultura popular da Zona da Mata de Pernambuco

 A série especial reúne oito episódios inéditos e tem como proposta valorizar e documentar as memórias das brincadeiras dos terreiros dos antigos engenhos de cana de açúcar, consideradas  Patrimônios Culturais do Brasil, como maracatu rural, coco de roda, cavalo marinho e ciranda.  Projeto estreia em março, em todas as plataformas de streaming

As manifestações de cultura popular, consideradas Patrimônios Culturais do Brasil, presentes na região da Zona da Mata, interior de Pernambuco, como maracatu rural, coco de roda, ciranda e cavalo marinho vão ganhar um novo espaço de comunicação para chamar de seu. A partir desta quarta-feira, 02 de março, estreia  em todas as plataformas de streaming, o Podcast Brinquedos Populares, que traz como mote: histórias para ouvir, aprender, compartilhar e divertir-se. A ideia nasceu do jornalista, radialista e produtor cultural, Salatiel Cícero, responsável por coordenar o projeto.  A iniciativa conta com recursos da Lei Aldir Blanc PE. 

A ação, pioneira na internet, busca retratar, por meio de uma série de oito episódios, curiosidades e histórias sobre os ritmos de tradição popular presentes na região da Zona da Mata. “Fizemos um trabalho de curadoria para saber quais manifestações culturais da nossa região despertam curiosidades nas crianças. Depois disso, demos início à etapa de pesquisa e entrevistas. O desafio foi transformar cada manifestação em contação de histórias infantis. Vale destacar que algumas delas são desconhecidas pela maioria do público”, afirma a produtora cultural Josi Marinho, responsável por produzir cada episódio. 

O público poderá acompanhar os episódios ao longo de todas as semanas do mês de março, sempre às quartas-feiras e sábados. “Durante o trabalho de produção fizemos conexão de várias linguagens artísticas, como teatro, literatura, jornalismo, entre outras. Tudo para que fique o mais compreensível para o público do podcast" adianta, Klauber Souza, ator e roteirista do projeto. 

O Podcast Brinquedos Populares fará uma viagem pelas tradições das cidades que compõem a região canavieira, um dos territórios mais pobres de Pernambuco. A cada cidade pesquisada, uma descoberta incrível sobre boas histórias, costumes e tradições      que nasceram nos antigos terreiros dos engenhos de cana de açúcar, em comunidades de povos escravizados e indígenas. Cultura  que se mantém viva, levando alegria a todos que participam e moram nesses lugares.  

Em um dos episódios que fala sobre a cidade de Nazaré da Mata, que é considerada Capital Estadual do Maracatu Rural, o público conhecerá a história do Fandango. Tradição de origem portuguesa, que chegou ao Nordeste brasileiro e que resiste com toda sua beleza e encanto dos seus personagens. A brincadeira reúne mulheres, homens e crianças vestidos de fardas de oficiais da Marinha e de marinheiros, cantando e dançando ao som de uma orquestra formada por viola, violão, cavaquinho e banjo, muito presente nos festejos natalinos religiosos da cidade.  

O espetáculo cultural, que pode ser visto nas ruas e praças públicas da cidade, traz uma encenação sobre uma embarcação que viajava há anos pelo mar. Certo dia, faltou comida para alimentar os tripulantes. Diante da situação inesperada, um dos ocupantes foi escolhido para resolver como matar a fome dos demais. Mas antes de acontecer algo pior com as pessoas que estavam com fome, o senhor Jesus Cristo, driblando as armadilhas do diabo, fez o milagre de salvá-los, fazendo com que retornassem sãos e salvos. Essa história segundo os brincantes, passou-se na Espanha, mas segue sendo contada no Brasil. 

Além de apostar na ludicidade, o projeto também reforça a importância das pessoas envolvidas nos brinquedos compartilharem, em cada episódio, seus saberes e memórias. Valorizar a tradição oral dos mestres, brincantes e fazedores da cultura popular é uma das propostas do podcast. “É um trabalho recheado de muita riqueza cultural, nunca visto. No trabalho de edição, por exemplo, unimos as narrações ao contexto musical e efeitos sonoros específicos de cada brincadeira. Isso está sendo feito para  trazer mais realismo ao público. Queremos deixá-los totalmente envolvidos com as histórias”, diz o jornalista e editor de áudio      Gedson Pontes. 

A série infantil: Brinquedos Populares abordará, ainda, outras tradições de Nazaré da Mata, como coco de roda e o maracatu rural. Já o município de Glória do Goitá o destaque será a tradição do teatro de bonecos de madeira, conhecidos como Mamulengo. Também integram a lista especial da série, as manifestações culturais do município de Lagoa de Itaenga, com a Ciranda; Buenos Aires com os bois de carnaval. O projeto também vai destacar as tradições dos municípios de Aliança, com o Cavalo Marinho; e Goiana com o Caboclinho. Todas essas manifestações integram a lista de Patrimônios Culturais do Nordeste e do Brasil.

“Este projeto é um espaço de preservação à memória, cultura e história das nossas raízes culturais. A cada episódio, vamos unir cultura e conhecimento      como instrumentos de aprendizagem e construção de novos saberes para nossas crianças” enfatiza a produtora cultural e narradora dos episódios, Crislaine Xavier. 

Além de proporcionar cultura e diversão, o Podcast Brinquedos populares tem como proposta ser um instrumento de educação para pais, escolas, universidades e pesquisadores sobre o tema. “ Queremos universalizar cada conteúdo abordado nos episódios. Estamos trabalhando em articulação com professores, bibliotecas, emissoras públicas de rádio, para que possam fazer esse conteúdo chegar mais perto do público.  Precisamos garantir o respeito à valorização da diversidade      e salvaguarda do patrimônio cultural. E isso, sem sombra de dúvidas, passa pela e educação infantil e ensino fundamental, onde está inserida     o o público-alvo do projeto, finaliza, o produtor cultural, radialista, jornalista e coordenador geral do projeto, Salatiel Cícero. 

Os episódios serão publicados nos canais oficiais do Podcast Brinquedos Populares, no Spotify, Deezer, Apple Podcast, Youtube, sempre às quartas-feiras e sábados, de março, depois das 14h. Para garantir mais alcance do conteúdo, os episódios serão compartilhados com professores, pontos de cultura, redes de bibliotecas e emissoras de rádios comunitárias e educativas da região, por meio de grupo de WhatsApp.  Além disso, para quem quiser ficar por dentro de todos os episódios e mais informações sobre o projeto, poderá acessar https://www.podcastbrinquedospopulares.blog.br/ . Lá, é possível      ouvir os episódios e saber mais sobre a proposta do projeto. 

Fotos: Salatiel Cicero

Serviço

O quê: Produtores culturais lançam podcast infantil sobre a cultura popular da Zona da Mata de Pernambuco

Quando: Estreia nesta quarta-feira, dia 02 de março de 2022, às 14h.

Onde: Youtube, Deezer, Spotify

Classificação: A partir dos  05 anos

—---------------------------------------------------------------------------------

Salatiel Cícero

Jornalista - Assessor de Imprensa


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Prefeito de São Vicente Férrer envia PL para a Câmara de Vereadores para a criação da guarda municipal da cidade




O prefeito de São Vicente Férrer, Marcone Santos (PP), enviou nesta sexta-feira (25), um projeto de lei (PL) para a Câmara Municipal de Vereadores - Casa Benigno Moura - para a criação da Guarda Municipal da cidade.




Com o objetivo de fortalecer a segurança dos vicentinos, o gestor tem confiança na aprovação da PL. “A prefeitura segue trabalhando e buscando melhorias em todos os setores da cidade. Além de fortalecer a segurança, vamos garantir ainda mais desenvolvimento para o município. A gestão segue trabalhando para todos”, afirmou Marcone Santos.




Publicidade


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Governo lança carteira nacional de identidade com registro único

Documento terá CPF como número e contará com versão digital

Fabio Rodrigues-Pozzebom- Agência Brasil

O governo federal anunciou a criação da carteira nacional de identidade unificada em todo o país. A medida consta de decreto assinado na tarde desta quarta-feira (23) pelo presidente Jair Bolsonaro, durante cerimônia no Palácio do Planalto.

O novo RG usará o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como identificação única dos cidadãos. A emissão da carteira será gratuita, e os institutos de identificação terão prazo até 6 de março de 2023 para se adequar à mudança. O decreto entrará em vigor no dia 1º de março.

Segundo o governo, os documentos continuarão sendo emitidos pelos órgãos estaduais, como secretarias de Segurança Pública, mas terão o mesmo formato e padrão de emissão. Ao receber o pedido do cidadão, os órgãos estaduais de registro civil validarão a identificação pela plataforma do governo federal, o Gov.br. Além do documento físico emitido em papel, os cidadãos poderão acessar a nova identidade no formato digital. 

"Gradativamente, deixaremos de ter uma carteira de identidade para cada estado. São 26 estados e o Distrito Federal, cada um com sua carteira. Isso vai acabar. Haverá uma identificação única do cidadão", destacou o ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Segurança

O novo documento é considerado mais seguro porque permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade por QR Code, inclusive offline.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, lembrou que, da forma como está hoje, os cidadãos poderiam ter até 27 documentos de identidade com números diferentes emitidos pelas unidades da federação, o que facilitava a prática de diversas fraudes e crimes. "A gente avança para um novo tempo de controle, de seriedade e de tranquilidade da população brasileira", afirmou.

Com a mudança, caso um cidadão emita nova carteira nacional de identidade em uma unidade da federação diferente, o documento já vai contar como segunda via, uma vez que estará vinculado ao número do CPF. Caso a pessoa que solicita a identidade não tenha ainda o CPF, o órgão de identificação local faz de imediato a inscrição dela, seguindo as regras estabelecidas pela Receita Federal.

Validade

Quando estiver disponível, o novo RG, terá validade de dez anos. Os documentos atuais de cidadãos com idade até 60 anos serão aceitos por até dez anos. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado. 

O governo também destacou que a nova carteira nacional de identidade passará a ser documento de viagem, por causa da inclusão do código no padrão internacional, que pode ser lido por equipamento. Trata-se do código MRZ, o mesmo usado em passaportes. 

Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Edição: Nádia Franco



quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Morte de Paulinha Abelha: Calcinha Preta perde segundo vocalista em menos de 4 meses

 Banda já perdeu três músicos em pouco mais de dez anos. Em novembro de 2021, o primeiro vocalista do grupo foi morto em casa. Em 2009, o baixista Sidney Batata sofreu um infarto

Cantora Paulinha Abelha da banda Calcinha Preta — Foto: Arquivo pessoal/ Redes sociais

Com a morte de Paulinha Abelha, a banda Calcinha Preta, que completa 27 anos de carreira, já perdeu ao menos três músicos, sendo dois vocalistas em menos de quatro meses.

Além disso, o grupo também já perdeu um assistente administrativo em um acidente de carro.

Paulinha Abelha

Paulinha teve uma história de idas e vindas na banda criada no final dos anos 1990. A cantora ingressou no grupo em 1998.

Em 2010, ela deixou a banda para dar início a novos projetos profissionais. A cantora retornou quatro anos depois. Em 2016, Paulinha anunciou uma nova saída, mas em 2018, mais uma vez, voltou a integrar o time de vocalistas do Calcinha Preta.

Menos de quatro meses antes da morte de Paulinha, José Aparecido da Silva, conhecido como Sidney, foi assassinado, aos 57 anos.

Sidney

O músico foi o primeiro vocalista da banda de forró criada em 1995 e fazia dupla com Luciana Linhares.

Sidney foi encontrado morto na casa onde morava, no Bairro Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju, no início de novembro de 2021.

Segundo a família, vizinhos disseram que ouviram gritos no dia do crime. A morte pode ter sido provocada por uma arma branca, segundo as primeiras informações do Instituto Médico Legal.

Gilson Batata

Em 2009, a banda perdeu seu baixista e diretor artístico. Gilson Pereira de Almeida, conhecido como Gilson Batata, morreu em Caicó, no Rio Grande do Norte. A polícia informou que Gilson foi vítima de um infarto agudo do miocárdio.

Gilson estava no Calcinha Preta havia mais de sete anos. O músico também já havia tocado em grupos como Los Guaranys, Vim Te Vê e Forró Sucesso, e acompanhou músicos como Roberto Alves, Ismar Ribeiro e Chiko Queiroga.

Wesley da Silva Santos

Em 2014, Wesley Cristan da Silva Santos, que era assistente administrativo da banda Calcinha Preta, morreu em um acidente de carro. Com o impacto da batida, Wesley sofreu traumatismo craniano, além de fraturas nas pernas. Ele chegou a ficar dois dias internado, mas não resistiu aos ferimentos.

Fonte: G1 

Machados e Sebrae firmam parceria para a qualificação e aumento de renda da população


A prefeitura municipal de Machados firmou na manhã desta quarta-feira (23), uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para o ano de 2022. O convênio foi aprovado para a contratação de cursos de qualificação técnica e profissional, como também a realização de feiras e profissionalização dos artesões.



Alexandre Rodrigues, gerente do Sebrae, enfatizou a importância da parceria. “Parabenizo o prefeito, Juarez Rodrigues pela iniciativa, e essa parceria oportuniza Machados a se desenvolver com trabalho, qualificação e renda”, ressaltou Alexandre.

 



terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Caminhão Baú capota às margens da PE-89, próximo a Machados


Na manhã desta terça-feira (22), um caminhão baú capotou às margens da PE-89, que faz ligação com o município de Machados, no Agreste Setentrional, perto do engenho Palma, próximo ao Distrito de Bizarra. Pertencente ao uma transportadora de nome não revelado, o veiculo teve um problema na barra de direção. O automóvel seguia de Macaparana, na Mata Norte, com sentido a Limoeiro no Agreste. Não houve feridos no acidente.

 



segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Frente Popular oficializa Danilo Cabral como pré-candidato ao Governo de Pernambuco


Deputado federal do PSB vai encabeçar chapa que conta com o apoio de 11 partidos


O deputado federal Danilo Cabral (PSB) foi anunciado, na tarde desta segunda-feira (21), como o pré-candidato da Frente Popular ao Governo de Pernambuco nas eleições de outubro deste ano. A oficialização do nome do parlamentar ocorreu em evento no Recife Praia Hotel, com participação do governador Paulo Câmara, do prefeito do Recife, João Campos, dos presidentes nacional e estadual do PSB, respectivamente, Carlos Siqueira e Sileno Guedes, e de dirigentes das outras 11 siglas que compõem a Frente Popular de Pernambuco: PCdoB, PSD, Progressistas, MDB, PDT, Republicanos, Solidariedade, Avante, PROS, PV e PT. 


Danilo Cabral foi escolhido após um intenso processo de escuta interna nesses partidos, conduzido pelo governador Paulo Câmara. O pré-candidato, que tem 54 anos, é auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), advogado e pós-graduado em Administração Pública pela Universidade de Pernambuco (UPE) e em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi secretário de Administração do Recife entre 2001 e 2003, na gestão do ex-prefeito João Paulo (PCdoB), e vereador da cidade de 2005 a 2008. Como secretário de Educação de Pernambuco, de 2007 a 2010, começou a trilha que colocaria a educação pública pernambucana como a melhor do Brasil no Ensino Médio. 

Em 2010, foi eleito deputado federal pela primeira vez, mas licenciou-se do cargo para conduzir a Secretaria das Cidades, entre 2011 e 2014, ainda na gestão do ex-governador Eduardo Campos. Ele também atuou como secretário de Planejamento e Gestão a partir de 2015, no primeiro governo de Paulo Câmara. Em 2016, reassumiu sua cadeira como deputado federal, já em segundo mandato, e foi novamente eleito para o cargo em 2018. No ano passado, Danilo foi líder do PSB na Câmara dos Deputados. Sua atuação tem se destacado pela defesa de bandeiras como a da educação e a do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 


Durante discurso no evento de anúncio de sua pré-candidatura, Danilo Cabral agradeceu a confiança depositada pela ampla composição de legendas da Frente Popular e lembrou que esse é o símbolo de uma grande união nacional para derrotar o bolsonarismo nas urnas. "Me sinto preparado para a maior missão da minha vida. Pernambuco, que teve Paulo Câmara como a pessoa certa, na hora certa, para governar este estado em um tempo de tantas dificuldades, dá exemplo de união e é o ponto de partida para o país, nesse grande projeto que é devolver o Brasil aos brasileiros, com a eleição de Lula, um presidente do qual os brasileiros têm saudade", afirmou Danilo, que esteve no evento acompanhado da esposa, Analúcia Cabral, e de outros familiares. 


Na mesma linha, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, caracterizou a definição do nome de Danilo Cabral como símbolo de uma unidade com repercussões no Estado e no âmbito nacional. "Essa representa não só uma escolha pessoal, mas a escolha de uma frente política que remonta aos anos 60, com Miguel Arraes, com Pelópidas da Silveira, depois com Eduardo Campos, e que tem importantes partidos representados, inclusive o Partido dos Trabalhadores. Esse passo é importante não só porque estaremos unidos aqui em Pernambuco, mas estaremos juntos em todo o País em torno de Lula presidente", declarou. 


O governador Paulo Câmara, que é vice-presidente nacional do PSB, agradeceu o apoio e reconhecimento dos partidos da Frente Popular de Pernambuco no processo de condução de sua sucessão no Palácio do Campo das Princesas e citou avanços que sua gestão tem proporcionado aos pernambucanos. "A Frente Popular está novamente reunida, essa que é uma unidade política que faz tanto bem a Pernambuco, porque tem sentimento social e tem feito nosso estado avançar e melhorar. A pré-candidatura de Danilo Cabral é um projeto coletivo, bem diferente dos projetos pessoais que temos vistos por aí", enfatizou o governador. 



Outro discurso de entusiasmo com a pré-candidatura de Danilo Cabral foi o do prefeito João Campos. O gestor ressaltou a importância da união em torno do nome definido pela Frente Popular de Pernambuco para disputar o Governo do Estado, um exemplo local bem-sucedido de um cenário de entendimento no campo progressista que também deve ser trabalhado na esfera nacional. "O PSB está unido para ser o primeiro grande partido brasileiro a declarar apoio ao presidente Lula", destacou. 

Com o anúncio da pré-candidatura a governador de Pernambuco, terão continuidade as conversas com os partidos da Frente Popular para a definição dos outros nomes da chapa. "Esse processo tem sido conduzido pelo governador Paulo Câmara, que agora, ao lado de Danilo Cabral, seguirá ouvindo os partidos, levando em conta a legitimidade de todos de apresentarem seus quadros. É importante destacar que temos um prazo razoável para fazer essa definição, até as convenções, e que muito importante também é trabalhar as chapas proporcionais", afirmou o presidente estadual do PSB de Pernambuco, Sileno Guedes. 


O evento ainda contou com a reprodução de uma mensagem da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que saudou a escolha do nome de Danilo Cabral e realçou a importância da unidade no campo progressista. Também discursaram a vice-governadora Luciana Santos, que é presidente nacional do PCdoB; o senador Humberto Costa (PT) e o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PP). Além de dirigentes dos partidos da Frente Popular de Pernambuco, compareceram presencialmente o deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ), o ex-prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB), deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores. O evento teve transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Imagens: Wesley D'Almeida

Danilo será oficializado após reforçar laços com partidos da Frente Popular

Foto: Luís Macedo/Câmara dos Deputados

O deputado federal Danilo Cabral será oficialmente lançado como pré-candidato a governador de Pernambuco pelo PSB nesta segunda-feira em ato no Recife Praia Hotel, no Pina. Antes, o socialista fez uma série de encontros com deputados federais e dirigentes partidários no intuito de consolidar o arco de forças da Frente Popular.

Ele esteve com Wolney Queiroz (PDT), Augusto Coutinho (Solidariedade), André de Paula (PSD), Silvio Costa Filho (Republicanos), Renildo Calheiros (PCdoB), Sebastião Oliveira (Avante), Eduardo da Fonte (PP) e Humberto Costa (PT) e com dirigentes petistas no final de semana percorrendo um script determinado pelo PSB, que deu a Danilo as condições políticas de ser oficializado como pré-candidato logo mais a partir do meio-dia.

A expectativa sobre o evento, que haverá restrição de público por conta da pandemia, se dá sobre as presenças de lideranças socialistas e dos partidos da Frente Popular, bem como o tom político que será adotado pelo pré-candidato do PSB ao governo de Pernambuco. Nos bastidores já há um sentimento de forte nacionalização no discurso, avocando para o projeto de Danilo a aliança com Lula e o combate ao bolsonarismo em Pernambuco.

As postagens nas redes sociais de diversas lideranças da Frente Popular em defesa de Danilo Cabral também são fatores que geram expectativa daqueles que estarão presentes no evento de hoje e seus eventuais discursos, uma vez que eles se mostraram muito animados com a possibilidade de manter a aliança com o PSB e garantir mais uma vez a hegemonia da Frente Popular em Pernambuco.


sábado, 19 de fevereiro de 2022

Em visita a Brasília, prefeito de Machados, agiliza reabertura do Banco do Brasil no município


O prefeito de Machados, Juarez Rodrigues (PSB), esteve de 12 a 18 de fevereiro em visita à Brasília para tratar de assuntos referentes ao município. Na ocasião, o gestor foi recebido por deputados federais e colocou em pauta às melhorias da cidade e as necessidades da população machadense. “Visitamos os deputados federais, Carlos Veras, Silvio Costa Filho, Pastor Eurico, André de Paula e Fernando Rodolfo. Agradeço a todos pela excelente receptividade e pela boa conversa. Tratamos de ações e investimentos para beneficio do povo da nossa querida Machados” comentou o prefeito.





Aproveitando sua passagem pela capital brasileira, Juarez Rodrigues esteve na terça-feira (15) na presidência da agência do Banco do Brasil para tratar da reabertura total da instituição em Machados. “Desde que assumi o mandato em 2021, venho lutando para reativar o funcionamento do Banco do Brasil de nosso município. Procurei diversas autoridades da instituição e pedi pessoalmente ao Presidente Jair Bolsonaro em almoço no Palácio do Planalto em agosto de 2021”, explicou.


O gestor ainda ressaltou que, após várias reuniões, conseguiu o retorno da agência e o aumento no número de funcionários. “Após várias reuniões, já conseguimos o retorno da agência e que aumentasse o número de funcionários, de dois para quatro pessoas. Tivemos a chegada de novos cofres e foi prometido que, em breve, chegarão os novos terminais de atendimento, onde a população poderá realizar depósitos, pagamentos e saques. Sai da reunião confiante que em breve teremos boas notícias”, disse.



Importante Passo

Na tarde desta sexta-feira (19), o prefeito Juarez Rodrigues (PSB), participou de uma reunião no edifício sede do Banco do Brasil, em Aparecida de Goiânia, em Goiás, na Diretoria de Assuntos Institucionais, para tratar da chegada dos novos terminais de atendimento. “Após contatos, protocolo de documentos e solicitações na presidência do Banco do Brasil na última terça-feira, 15 de fevereiro, fomos recebidos por diretores e técnicos, em Goiás. Eles prometeram agilizar o máximo possível à instalação dos novos terminais que permitirão as operações de pagamentos, depósitos e saques”, concluiu o prefeito.





sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Miguel Coelho visita prefeitos de Toritama e Limoeiro

 



No segundo dia do giro pelo Agreste, o pré-candidato a governador Miguel Coelho (União Brasil) visitou, nesta sexta (18), os municípios de Toritama, Santa Maria do Cambucá e Limoeiro. As agendas foram marcadas por encontros com lideranças políticas da região.

Na passagem por Limoeiro, Miguel foi recebido pelo prefeito Orlando Jorge, os deputados Ricardo Teobaldo e Gustavo Gouveia. O pré-candidato a governador conversou com moradores, lideranças e participou de uma solenidade de entrega de ambulâncias na cidade.


Em Toritama, Miguel visitou o prefeito Edilson Tavares. Na Capital do Jeans, o gestor petrolinense conheceu projetos da prefeitura, conheceu uma escola e um centro de saúde público. Miguel almoçou com Edilson Tavares e também discutiu a conjuntura política estadual. 

Miguel ainda teve compromissos em Santa Maria do Cambucá, onde foi recebido pelo ex-prefeito Mário Lima, o ex-vice-prefeito Mário Filho e vereadores. O encontro foi realizado para fechar apoios em prol da pré-candidatura de Miguel. A agenda pelo Agreste foi acompanhada também pelo deputado federal Fernando Filho, a estadual Alessandra Vieira, os prefeitos de Orobó, Biu Abreu; de Casinhas, Juliana de Chaparral; vereadores de diversos municípios e pré-candidatos a deputados.



Alepe forma nova turma do curso de lideranças políticas

Capacitação é gratuita e abordará temas relacionados às eleições deste ano. Inscrições começam dia 20 deste mês



A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) abre inscrições no próximo dia 20 para o novo curso de formação de lideranças do projeto “Lideralepe”, lançado no ano passado por ocasião do aniversário de 186 anos da instituição. As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, pelo link disponível no perfil da Escola do Legislativo da Alepe no Instagram (@escoladolegislativope). 

Aberto a todos os interessados no processo eleitoral deste ano, o curso tem como público-alvo parlamentares, assessores, servidores públicos, lideranças políticas, representantes de partidos políticos, advogados eleitorais, jornalistas e estudantes universitários.

A capacitação começa no dia 15 de março e termina em 21 de abril. Serão dois encontros semanais, realizados de forma remota, das 19h às 22h em dias da semana ou aos sábados das 9h às 12h. Os participantes que obtiverem mais de 70% de frequência receberão certificados da Escola do Legislativo da Alepe que promove o curso em parceria com a coordenação do curso de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Doutor em Ciência Política pela UFPE e um dos parceiros da Alepe na promoção do curso, o professor Adriano Oliveira ministrará a disciplina sobre pesquisa qualitativa aplicada às eleições. “O curso trará grande contribuição para os interessados em eleições. Os alunos estarão diante de professores que dominam o tema ministrado. As disciplinas ofertadas debaterão, com aulas teóricas e práticas, as eleições e temas que serão abordados nas eleições de 2022”, adianta o professor.

Além da disciplina sobre pesquisas eleitorais, a programação do curso inclui temas como o político e seu relacionamento com a imprensa; financiamento de campanha; fake news; legislação eleitoral; planejamento e gestão pública de alta performance, entre outros.

Dentre os professores, figuram especialistas como o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, Alexandre Pimentel; o advogado e especialista em Direito Eleitoral Delmiro Campos; o estrategista em marketing digital Thiago Tenório; a consultora em administração Adriana Larocca; a cientista política Priscila Lapa e vários doutores em ciência política pela UFPE.

O projeto “Lideralepe”, de iniciativa da Assembleia Legislativa de Pernambuco, visa além da formação de novas lideranças políticas no Estado, mostrar as mudanças no ambiente político atual e as inovações exigidas para o exercício da liderança política contemporânea.

Para o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros, os pernambucanos merecem capacitações gratuita e moderna que estejam em sintonia com os temas da atualidade. “A Alepe busca contribuir para a formação de novas lideranças que façam a diferença em nosso Estado. É uma forma de fazer com a que a população se sinta mais representada na Assembleia”, destacou.

A primeira foto foi durante o lançamento da primeira edição do curso. Na imagem está Adriano Oliveira, da UFPE, e a deputada Teresa Leitão.

A segunda imagem foi da palestra de abertura da primeira versão do curso.

O último é o professor da UFPE e coordenador do curso, Adriano Oliveira

Serviço:

Informações sobre o curso “Desenvolvimento de Lideranças: Eleições 2022” pelo fone (81) 3183.2469 ou pelo WhatsApp (81) 9.95449989



Familiares de trabalhador vítima de acidente de trabalho vivem momentos de dor e angústia

 

O advogado Eduardo Lemos Barbosa, especialista em indenizações e Direito de Família, deu entrada ontem numa petição dentro de processo indenizatório em tramitação na Justiça de Ribeirão para que o juiz reconsidere sobretudo o pedido de tratamento psicológico destinado à filha de 15 anos de Israel José do Nascimento, de 37 anos, falecido no mês passado, em um acidente de trabalho em um treminhão da Usina União, no município pernambucano de Escada. O acidente aconteceu no dia 18 de janeiro, quando Israel saiu de casa e não retornou mais, após o caminhãoem que estavam sendo levados os trabalhadores da empresa, que estava fazendo o transporte irregular com excesso de passageiros, tombar em uma ribanceira, deixando dois mortos e 16 feridos. Desde o acidente, a viúva Sônia Maria e sua filha têm vivido dias de angústia sem a presença de Israel, principal provedor da família.

“A família está muito abalada desde a morte de Israel. A filha dele está muito triste, precisando de tratamento de saúde para superar o trauma”, revela o advogado Eduardo Barbosa. A defesa da viúva do trabalhador entrou com uma ação por danos morais e materiais, com pedido de tutela antecipada, contra a Usina União, localizada no município de Primavera/PE, a pouco mais de 15 km de onde aconteceu o acidente. No entanto, o pedido realizado na tutela de urgência, para que Rayane tivesse acesso ao tratamento psicológico com recursos da empresa, em virtude do trauma de perder o pai de uma forma trágica, foi indeferido, na última sexta-feira. O advogado Eduardo Barbosa anexou à petição um relatório com atestado da psicóloga que atendeu Rayane, indicando a necessidade de acompanhamento, em função da perda do pai.

O acidente

No dia 18 de janeiro, Israel e a equipe de trabalhadores estavam sendo transportados no veículo agrícola pelo Engenho Limeira, no limite entre Primavera e Escada, quando houve a queda. Ele chegou a ser hospitalizado, mas não resistiu, deixando esposa e uma filha de 15 anos. De acordo com a viúva de Israel, Sônia Maria da Silva, ela já teria sido alertada pelo marido sobre os riscos e as más circunstâncias em que o veículo se encontrava, uma vez que, antes da fatalidade, um acidente já havia sido evitado. O velório aconteceu no Cemitério Municipal de Frexeiras e o caso está sendo investigado pelo Ministério Público do Trabalho.

O Escritório Eduardo Barbosa e Associados tem em seu histórico as defesas de grandes casos, como os acidentes aéreos da TAM (SP), em 2007, onde representou oito famílias, e do avião onde estava o time da Chapecoense (SC), em 2016, além de ter representado Débora Dantas, que foi escalpelada depois de sofrer um acidente no kart de uma rede de supermercados em Recife (PE). Eduardo Barbosa também é conselheiro da OAB/RS e especializado em utilizar ações estratégias de Responsabilidade Civil, buscando justiça para famílias vítimas de tragédias envolvendo acidentes de trabalho.

Anúncio do pré-candidato do PSB ao Governo de Pernambuco terá transmissão virtual

Presidente estadual do partido, Sileno Guedes, reforça a importância de a militância acompanhar o evento pela internet em observância às normas sanitárias

Presidente estadual do PSB Sileno Guedes

O ato de anúncio do pré-candidato do PSB ao Governo de Pernambuco, que ocorrerá na próxima-segunda-feira (21), às 12h, no Recife, vai priorizar o modelo virtual. A medida, reforçada pelo presidente estadual do partido, Sileno Guedes, se deve às normas sanitárias decorrentes da pandemia. A participação presencial será restrita às lideranças dos partidos da Frente Popular de Pernambuco. Também devem estar presentes o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, João Campos.

“Compreendemos que, neste momento de tanta alegria e unidade no nosso partido e em toda a Frente Popular, a militância deseje estar próxima e abraçar a escolha que foi feita com condução do governador Paulo Câmara. Mas é necessário respeitar as normas sanitárias. Por isso, a participação presencial no ato de anúncio será restrita a poucas pessoas. Estamos preparando uma grande estrutura de transmissão para que a militância e demais pessoas possam acompanhar o evento virtualmente”, explica Sileno.

O anúncio poderá ser acompanhado no canal oficial do PSB de Pernambuco no YouTube (youtube.com/PSBPernambuco) e nos canais do deputado federal Danilo Cabral no Facebook (facebook.com/danilocabral40) e YouTube (youtube.com/danilocabraloficial). Já no acesso presencial, será preciso apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19. 

Deputado federal Danilo Cabral


Anúncio oficial do pré-candidato do PSB ao Governo de Pernambuco


Data: Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Horário: 12h

Transmissão ao vivo

youtube.com/PSBPernambuco

youtube.com/danilocabraloficial

facebook.com/danilocabral40

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Chuvas em Petrópolis deixam pelo menos 34 mortos

Bombeiros mantêm buscas em locais onde houve deslizamentos




As chuvas em Petrópolis, na região serrana fluminense, deixaram pelo menos 34 mortos, segundo informações da Defesa Civil municipal. O Corpo de Bombeiros mantém buscas nos locais onde houve deslizamentos de terra. O Instituto Médico Legal (IML), da Polícia Civil, está trabalhando na identificação dos corpos.

Um dos locais mais afetados foi o morro da Oficina, no Alto da Serra, onde grande deslizamento de terra atingiu várias moradias. Segundo a prefeitura de Petrópolis, estima-se que 80 casas tenham sido afetadas no local, que fica próximo à Rua Tereza, conhecida área comercial do município perto do centro histórico.

Houve ocorrências também nas regiões 24 de Maio, Caxambu, Sargento Boening, Moinho Preto, Vila Felipe, Vila Militar, além das ruas Uruguai, Whashington Luiz e Coronel Veiga.


Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil 

Edição: Graça Adjuto