A Secretaria de Educação e Esportes (SEE), por meio da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Gejai) e da Unidade de Educação em Prisões, promove, nos dias 13 e 14 de setembro, o VIII Seminário Estadual de Educação em Prisões. O evento é uma parceria entre a SEE e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e será realizado na Uninassau, no Shopping Patteo, em Olinda, para professores e profissionais que atuam nos espaços de privação de liberdade.
O seminário tem como objetivo promover a socialização das políticas públicas educacionais e de qualificação profissional e trabalho ofertadas a pessoas privadas de liberdade, e visa reunir centenas de profissionais da área. No primeiro dia, a abertura acontece às 9h com o credenciamento, seguido de uma palestra magna intitulada “Formação cidadã e o contexto de privação de liberdade: diálogos possíveis”, com o professor Timothy Ireland, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A programação seguirá com rodas de diálogos, mesas de debate, relatos e exposição de produções de estudantes privados de liberdade. O Seminário, que atinge sua oitava edição em 2022, é uma ação prevista pelo Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional do Estado de Pernambuco.
Em Pernambuco, todas as penitenciárias e presídios contam com atendimento escolar. São, ao todo, 23 escolas situadas em unidades prisionais, atendendo mais de cinco mil estudantes privados de liberdade, por meio da modalidade Educação de Jovens e Adultos. Os profissionais que trabalham nestas escolas recebem formação continuada específica e participam de ações que permitem a reflexão acerca das características próprias desse contexto educacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário