É grande o número de brasileiros portadores de doenças como miopia, astigmatismo ou hipermetropia. De acordo com a OMS, 59 milhões de brasileiros já sofrem de miopia. Já o astigmatismo atinge cerca de 60% da população do país, de acordo com um levantamento feito pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Mas para corrigir erros do tipo, a solução pode ser a mesma. É a cirurgia refrativa, que é capaz até mesmo eliminar a utilização dos óculos de grau. Segundo a oftalmologista Carolina Guimarães, do HOPE, hospital referência da rede Vision One, é preciso tomar alguns cuidados antes de realizar o procedimento.
“O principal quando um paciente deseja fazer essa cirurgia é realizar exames com um médico e hospital de confiança. A cirurgia refrativa é feita com um laser que modifica o formato da córnea para corrigir o grau. Toda pessoa que deseja fazer a cirurgia precisa antes de tudo saber se a sua córnea é forte e saudável”, explica a oftalmologista Carolina Guimarães.
Saiba mais sobre a doença:
- Todo paciente que usa óculos pode fazer cirurgia
Mito. Para saber se o paciente pode realizar a cirurgia com segurança, é necessário realizar alguns exames. Eles vão avaliar a espessura da córnea, o formato e alguns outros parâmetros que vão dizer se é seguro fazer o procedimento. As pessoas que possuem a córnea muito fina, uma córnea assimétrica ou até um grau muito elevado não podem realizar a cirurgia, pois dessa forma vai enfraquecer demais a córnea do paciente, podendo causar algumas complicações. Por isso, a avaliação pré-operatória é muito importante.
- O grau nunca volta depois de ter feito a cirurgia
Mito. A cirurgia corrige o grau que o paciente apresenta naquele momento. Então, se o grau ainda não estiver totalmente estabilizado e ainda estiver aumentando, ele irá voltar a aumentar. Isso acontece principalmente na hipermetropia, que tende a estabilizar apenas em idade mais avançada. Porém, mesmo nestes casos, o paciente ainda poderá desfrutar de um bom tempo sem a dependência dos óculos.
- Só pessoas jovens podem fazer a cirurgia
Mito. A cirurgia pode ser feita em todas as idades, porém se o paciente já apresentar formação de catarata, mesmo que em fase inicial, se dá preferência em se realizar a cirurgia de catarata com a utilização de lentes Premium, que irá corrigir de forma mais definitiva o problema.
- A cirurgia é muito rápida
Verdade. A cirurgia é feita utilizando um ou dois tipos de laser diferentes, a depender da técnica que foi utilizada e dura apenas poucos minutos. Por essa razão e pelo pós-operatório ser tranquilo, são feitos, preferencialmente, um olho em seguida do outro, no mesmo tempo cirúrgico. Estima-se que o procedimento dure no máximo 20 minutos.
- É preciso usar óculos de sol após a cirurgia
Verdade. Durante a recuperação, especialmente quando é utilizada a técnica PRK, é essencial o uso dos óculos escuros tanto para o melhor conforto como, principalmente, para evitar uma cicatrização exacerbada da córnea. Além disso, alguns pacientes podem sentir os olhos mais ressecados nos primeiros meses após a cirurgia, precisando usar colírios lubrificantes com mais frequência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário