Seja por razões médicas ou estéticas, o uso de lentes de contato é um importante aliado para a visão. Segundo a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea (SOBLEC), estima-se que 1% de brasileiros use lentes de contato - o equivalente a cerca de dois milhões de pessoas. No entanto, para preservar a saúde ocular é preciso tomar alguns cuidados antes de usar as lentes.
Oftalmologista do HOPE, hospital referência em oftalmologia da rede Vision One, Maria Conceição Sales afirma que é importante ter o acompanhamento de um profissional especializado. “A maioria das pessoas tem a possibilidade de fazer uso de lente de contato, tanto para correção de miopia, hipermetropia, astigmatismo e outras patologias. Mas para se fazer a escolha da lente é importante que o paciente faça um exame oftalmológico completo”, explica.
A oftalmologista Jeanine Dantas, também do HOPE, dá mais detalhes sobre o processo de escolha da lente. “O paciente deve ainda realizar exames de imagem que analisam a superfície da córnea e a avaliação das vias lacrimais. A partir disso, podemos determinar qual o melhor tipo de lente de contato”, acrescenta. “As vantagens vão além da parte estética. As lentes são confortáveis, não atrapalham a rotina e melhoram o campo de visão”, garante a oftalmologista Jeanine Dantas.
A procura por lentes de contato também é acompanhada pelo Conselho Nacional de Medicina, principalmente quanto ao uso indiscriminado e sem os devidos cuidados. Em 2011, o órgão emitiu uma resolução que recomendou a compra dessas lentes apenas após orientação médica, devendo respeitar a seguinte ordem: consulta, exames complementares, avaliação clínica da escolha das lentes, processos de adaptação e controle médico periódico.
Segundo a oftalmologista Maria Conceição Sales, a assistência do profissional especializado deve ser constante. “A partir do momento em que você começa a usar a lente é que começa a sua adaptação e essa adaptação vai durar até o momento em que o paciente por alguma razão deixe de usar. Revisões são importantes e devem ser periódicas, a cada seis meses ou no máximo a cada ano. O oftalmologista vai avaliar se o olho apresenta alguma alteração e evitar ou tratar algum tipo de complicação que possa surgir”, detalha a oftalmologista Maria Conceição Sales.
A especialista Jeanine Dantas destaca ainda que o uso de lentes incorretas pode ter consequências graves ao olho, como úlcera de córnea, ceratites e conjuntivites. “Não devemos comprar em ótica nem internet. A escolha ideal da lente depende de um conjunto de fatores que esses serviços não dispõem. Uma lente mal adaptada causa prejuízos graves aos olhos. E não podemos esquecer que a adaptação de lente de contato é um ato médico”, conclui Jeanine Dantas.
Cuidados importantes
- Sempre limpar bem as lentes: a limpeza inadequada pode provocar infecções que causam até a perda da visão;
- Trocar as lentes dentro do período indicado: cada tipo de lente tem um prazo diferente para descarte;
- Manter acompanhamento especializado: cada paciente deverá realizar consultas frequentes para reavaliar a adaptação à lente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário