Estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) José Joaquim da Silva Filho, de Vitória de Santo Antão, Zona da Mata de Pernambuco, desembarcaram, na madrugada desta segunda-feira (03), no Aeroporto do Recife, após participarem do Brazil Conference at Harvard & MIT, nos Estados Unidos. Eles foram premiados com a viagem após vencerem a 5ª edição do Tack Festival, um festival de inovação, tecnologia e criatividade.
O Brazil Conference at Harvard & MIT aconteceu em Cambridge, no estado de Massachusetts. O evento é realizado anualmente pela comunidade brasileira de estudantes em Boston para promover o encontro com líderes e representantes da diversidade do Brasil. Temas relacionados a política, economia, cultura e sociedade foram abordados entre 31 de março a 1º de abril. Os estudantes pernambucanos Anne Esther, Matheus Enrico, Douglas Bispo, Keven Silva e Arthur Vinícius chegaram no Brasil eufóricos com a participação na conferência.
A professora Girlene dos Santos, que acompanhou os alunos na viagem, falou da importância da experiência para os adolescentes. “Foi maravilhoso conhecer outro país, outra cultura e participar de uma conferência em uma universidade que tem muito peso no mundo inteiro. Isso fez a gente sonhar muito mais alto”, disse.
Desafio Tack - Os alunos da ETE idealizaram o protótipo de um aplicativo de gamificação com recursos de som e imagem que busca auxiliar o processo de alfabetização de adultos. Eles concorreram ao Tack Festival com mais de 300 estudantes de escolas públicas e técnicas de todo o País e foram os únicos representantes de Pernambuco. Como prêmio, foram convidados a participar da conferência nos Estados Unidos.
Esta foi a primeira vez que estudantes do Nordeste venceram o Desafio Tack. Tudo começou em meados de 2022, quando os representantes da ETE José Joaquim da Silva Filho foram procurados pela ONG Junior Achievement Pernambuco, entidade que incentiva a educação e o empreendedorismo. A instituição sem fins lucrativos explicou o funcionamento do Festival Tack, que é uma iniciativa da ID Cultural e exclusivo para escolas públicas do ensino médio. A atividade tem como objetivo entrelaçar conhecimento, criatividade e diversão, através da oferta gratuita de palestras, bate-papos, oficinas e atividades culturais e, pela primeira vez, foi realizado de forma híbrida, dando oportunidade para participação dos jovens pernambucanos.
Ao conquistar o prêmio com as passagens e hospedagens, a escola conseguiu com a empresa Carbo Gás, do Grupo JB, os vistos e os passaportes dos estudantes.
Fotos: Filipe Jordão
Nenhum comentário:
Postar um comentário