Evento aconteceu na UPAE de Palmares, nesta quarta-feira (31)
A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco e a Secretaria Estadual de Saúde realizaram, nesta quarta-feira (31), o evento de retomada dos atendimentos do Programa Boa Visão (PBV). As consultas oftalmológicas aconteceram na Unidade Pernambucana de Assistência Especializada (UPAE) Dom Acácio Rodrigues, no município de Palmares, Mata Sul do Estado. Na ocasião, foram atendidos estudantes, professores e servidores da Rede Pública Estadual da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) João Vicente de Queiroz.
O atendimento do PBV já passou pelos municípios de Recife, Petrolina, Caruaru, Escada, Belo Jardim, Afogados da Ingazeira, Limoeiro e Serra Talhada. Só neste mês, o programa já atendeu mais de 700 pacientes.
O Programa Boa Visão foi criado pela Lei 14.511, de 07 de dezembro de 2011, e é uma iniciativa das Secretarias Estaduais de Saúde, Educação e Esportes e Lafepe, tendo como finalidade a assistência oftalmológica com fornecimento de óculos para os estudantes e servidores da educação do Estado. O programa tem como objetivo geral contribuir para a melhoria da saúde ocular, rendimento e bem-estar escolar de alunos do ensino médio e fundamental, professores e funcionários das escolas da Rede Estadual, com enfoque para a melhoria da acuidade visual, controle, diagnóstico e acompanhamento de doenças oftalmológicas, e o fornecimento de óculos de grau, quando necessário.
“A retomada do Programa Boa Visão é de extrema importância, pois marca a volta dos procedimentos de triagem e agendamentos de consultas. A triagem é realizada no próprio ambiente escolar e os atendimentos nas UPAEs mais próximas das unidades educacionais. O uso de óculos, além de corrigir problemas de visão, inclui as pessoas ativamente à sociedade”, destacou a gerente de Projetos Especiais da SEE, Fernanda Farias.
A estudante Edilma Maria de Oliveira falou da felicidade de ser contemplada pelo programa. “Eu tenho muita dificuldade de enxergar o que está escrito no quadro e muitas vezes bateu a vontade de desistir por não estar vendo direito. Isso gerou em mim um pouco de incapacidade por escrever palavras erradas. O Programa Boa Visão facilitou minha consulta e vai me dar os óculos, ajudando bastante no meu processo de aprendizagem”, salientou.
Atualmente, o PBV está presente nas Gerências Regionais de Educação (GREs) Agreste Centro Norte - Caruaru; Agreste Meridional - Garanhuns; Mata Centro; Mata Norte; Mata Sul; Sertão do Alto Pajeú; Sertão do Médio São Francisco - Petrolina; Sertão do Submédio São Francisco - Floresta; e Vale do Capibaribe - Limoeiro.
Como Funciona
O trabalho se inicia pela triagem de acuidade visual nos alunos e professores/servidores com menos de 40 anos. Sendo detectados problemas oftalmológicos, os beneficiados são encaminhados para a consulta oftalmológica, com o fornecimento de óculos corretivos, quando necessário. Cabe à Secretaria Estadual de Saúde capacitar triadores, custear consultas e exames oftalmológicos e articular o fornecimento de óculos corretivos, via Lafepe. A Secretaria de Educação e Esportes é responsável pela realização das triagens de acuidade visual nas escolas, transporte e lanche dos estudantes, além da preparação de toda a documentação para o atendimento, o monitoramento durante e pós consultas e entrega dos óculos às escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário