Exemplares serão distribuídos nas escolas do município
A Prefeitura do Recife, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdir), lançou nesta quinta-feira (15) uma cartilha para conscientizar as pessoas de todas as idades e níveis de escolaridade sobre o combate a qualquer tipo de violência cometida contra pessoas idosas. O lançamento foi realizado no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
Estiveram presentes representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, responsável pela organização do evento, do Comdir, da Unicap e também pessoas idosas de grupos de convivência do Recife e Região Metropolitana.
O personagem da Cartilha, uma viúva chamada Maria, fala sobre o processo de envelhecimento, dos tipos de violência e ações para reconhecer o agressor da pessoa idosa e informar sobre lugares onde buscar ajuda. A cartilha também trata da questão da negligência, do abandono da pessoa idosa, da violência psicológica e da violência sexual. O abuso financeiro, chamado também de exploração financeira, frequentemente realizado por parentes ( tomada ilegal, mal uso ou ocultação de bens), é explicado na cartilha.
Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, ressalta que o dia 15 de junho é uma data não para celebrar, mas para conscientizar. "A gente precisa conscientizar toda a sociedade da importância da não-violência contra a pessoa idosa, que pode assumir várias formas, seja física, seja por negligência, por abuso financeiro, e isso precisa ser combatido", explicou.
A cartilha foi produzida por Nayana Pinheiro. coordenadora do Núcleo de Envelhecimento, Velhice e Idosos da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e pela conselheira não governamental, Judith Pinheiro Silveira Borba.
Nayana destacou que ressalta que o mundo inteiro faz menção ao Dia Mundial de Combate e Conscientização acerca da Violência contra a pessoa idosa. "Pensar a cartilha para este momento é conscientizar todas as pessoas sobre o que é violência, como identificar e como combater", destacou. Ela também diz que a cartilha é um instrumento para encorajar para denunciar e também mostrar os lugares de acolhimento.
Cirlene Francisca Sales, representante da Unicap, explicou que a universidade procura combater a violência contra pessoa idosa, realizando palestras e seminários sobre o tema.
A maioria dos casos de violência acontece no próprio lar e a cartilha traz os locais das instituições e setores responsáveis para receber as denúncias, como o Ministério Público de Pernambuco, Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso, Delegacia do Idoso, Defensoria Pública de Pernambuco, Centro de Referência Clarice Lispector, Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves.
Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa do Recife, informou que a Cartilha é um importante instrumento para orientar e conscientizar a população sobre os direitos dos mais velhos e vai ajudar no combate à violência contra a pessoa idosa. Os exemplares serão distribuídos nas escolas do município e está disponível para consulta no site da Prefeitura do Recife.
FOTOS: Cortesia
Nenhum comentário:
Postar um comentário