Evento será aberto ao público e direcionado a estudantes e terá, ainda, recital de poemas e literatura de cordel
O projeto “Café com Poesia Malassombrado”, promovido pela biblioteca da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), terá nesta edição uma programação recheada de histórias de mistérios que prometem encantar os participantes. Aberto ao público e direcionado a estudantes de escolas públicas, o evento acontece nesta quarta-feira (23), a partir das 9 horas, no hall da biblioteca. O roteiro foi preparado especialmente em homenagem ao 'Dia do Folclore', comemorado no dia 22 de agosto. As atrações incluem a dramatização de nove lendas urbanas do Recife, recital de poemas e literatura de Cordel, além da apresentação do tenor Ericson Cavalcanti Moraes e do Coral Vozes de Pernambuco, formado por funcionários da Alepe.
Para a gerente da biblioteca da Alepe, Sirlênia Araújo, o evento foi pensado para homenagear o 'Dia do Folclore' e despertar nas pessoas o interesse pela rica história da cidade. “Saber sobre as lendas do Recife é um passo importante para despertar o interesse pelos livros. Quem lê viaja por diversos mundos e abre um leque de possibilidades para adquirir conhecimento", enfatizou.
O Café com Poesia envolve arte, poesia, música, literatura e as mais diversas formas de manifestação da cultura popular. Histórias mal assombradas do Recife como: A emparedada da Rua Nova; a Perna Cabeluda; A Velhinha da Caxangá; A freira que Morreu Devorada por Cachorros, a Galega de Santo Amaro; o Papafigo e a Sedutora da Curva terão lugar de destaque nesta edição por fazerem parte do imaginário popular.
O roteiro inclui, ainda, a dramatização de lendas sobre A Cruz do Patrão e a do Lobisomem Doutor. Na narrativa a Cruz do Patrão, o escritor e médico da Alepe, o neurologista Luiz Coutinho, recitará a poesia de seu livro ‘Vou me juntar às Capivaras, que fala sobre a lenda. A escritora Lúcia Costa recitará um cordel sobre o Papafigo, que conta a história de um velho maltrapilho, corcunda e barbudo que costumava vagar pelas ruas para capturar crianças desobedientes e comer seu fígado. Essa história é contada em seu novo livro Cordel: o Papa Figo e outras histórias.
O cordelista Cícero Lins falará sobre a lenda da Velhinha da Caxangá, que será representada pela atriz Nazaré Lemos. Já a atriz Francis de Souza, do grupo Brincantes, entrará em cena como a Mulher Emparedada da Rua Nova. O evento contará também com a participação da escritora Roberta Cirne que se dedica no seu canal no YouTube a contar "as assombrações do Recife". Ela apresentará um poema sobre o tema durante o Café com Poesia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário