O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de Dom Egídio Bisol à frente do governo Pastoral da Diocese de Afogados da Ingazeira, Sertão do Estado, localizada no Vale pernambucano do Pajeú, nesta quarta-feira (25). A sua renúncia acontece em razão da idade, (atualmente o sacerdote está com 75 anos), após mais de uma década administrando a região. O ato é permitido conforme previsto no Cân.401-§ 1, do direito Canônico.
Na mesma ocasião, o Santo Padre nomeou o Bispo Auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antonio da Silva, para ocupar o cargo que era de Egídio. Limacêdo será o quinto Bispo nomeado a administrar aquela localidade. O sacerdote será responsável por 24 paróquias, quatro áreas pastorais, em 19 municípios do Pajeú.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) envia saudação a Dom Limacêdo, confira um trecho do texto. “Estimado irmão. Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como quinto bispo para a diocese de Afogados da Ingazeira, no Sertão pernambucano. Aproveitamos também a ocasião para expressar nossa gratidão pelo tempo em que exerceu o seu ministério como bispo na Arquidiocese de Olinda e Recife e também por sua colaboração como membro da Comissão para Ação Sociotransformadora da CNBB”, afirmou.
O órgão também enviou um agradecimento a dom Egídio Bisol pelos 47 anos dedicados à Igreja no Brasil, especialmente quando esteve conduzindo a diocese em Afogados da Ingazeira. “A CNBB manifesta gratidão pelo seu ministério episcopal e, sobretudo, pelos 47 anos de sua vida dedicados como missionário na região nordeste do país. Que o irmão continue servindo com sabedoria e plena consciência de que a emeritude é um momento novo e rico para sua missão não Igreja”, ressaltou a Comissão.
Trajetória de Dom Limacêdo
Dom Limacêdo Antônio da Silva nasceu no dia 29 de setembro de 1960, em Nazaré da Mata, Zona da Mata pernambucana. Estudou Filosofia no Instituto Filosófico Estrela Missionária, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, e Teologia na Escola Teológica São Bento de Olinda, em Olinda. Foi ordenado presbítero no dia 12 de dezembro de 1986, em Limoeiro (PE) e exerceu seu ministério sacerdotal na diocese de Nazaré da Mata.
Possui mestrado em Dogmática na Universidade Pontifícia Gregoriana em Roma, na Itália (2001-2003), e doutorado em Dogmática pela Universidade Pontifícia Gregoriana em Roma (2004-2007). Enquanto sacerdote, dom Limacêdo exerceu atividades na paróquia de Nossa Senhora da Apresentação em Limoeiro (PE). Como vigário paroquial, foi assessor da Juventude do Meio Popular, assessor da Infância Missionária e das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’S).
Foi pároco da paróquia de São Sebastião, em Machados (PE), Agreste Setentrional de Pernambuco, como coordenador diocesano de Pastoral, assessor do COMIRE NE-II e membro do Conselho Pastoral. Destacou-se com seus trabalhos em parceria com a Arquidiocese, e com jovens e adultos, inserindo o ensino escolar nas comunidades.
Segundo os moradores da cidade. “O bispo foi muito querido, deixando sinais de profeta na região. Aberto ao diálogo, despertando a vocação dos jovens para o seminário. Inclusive o Padre Antônio Souza, filho da cidade, despertou seu interesse para o seminário na época do bispo”, relata a população machadense.
Dom Limacêdo é comunicador, com foco nas causas sociais. Foi colunista no jornal mensal impresso, “Correio do Agreste”. Abordava assuntos sobre religiosidade em seus artigos.
Em 2008, o então sacerdote auxiliou a paróquia do Divino Espírito Santo, na cidade de Paudalho e foi nomeado Assessor Pastoral dos Catadores de material reciclável. Dom Limacêdo foi professor de Eclesiologia no Seminário de Olinda e no ITEC, onde lecionou também sobre Missiologia, Penitência e Unção dos Enfermos. Recentemente, foi pároco da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Goiana, e pároco da paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Aliança.
Em 4 de abril de 2018, foi nomeado pelo Papa Francisco como auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, tendo sido ordenado bispo em 10 de junho do mesmo ano, em Nazaré da Mata (PE). Marco histórico religioso na região, reunindo neste evento representantes de outras denominações religiosas. Dom Limacêdo e o bispo Francisco Dantas Lucena saudaram os líderes de Igrejas evangélicas, que se levantaram na hora da ordenança de Limacêdo como forma de respeito.
Seu lema episcopal é: “Verbum carum factum est”, (O verbo de Deus se fez carne). Atualmente, é membro da Comissão Episcopal para Ação Sociotransformadora da CNBB.
Parabéns ao nosso Pe. Limacedo, hoje Bispo! Parabéns ao povo de sua nova Diocese que terá como Pastor um líder tão carismático e com tão grande empatia pelas causas cristãs/sociais. Deus o ilumine em sua nova missão.
ResponderExcluir