Aqualuz permitiu o tratamento de água na comunidade Engenho Dois Rios II e zerou casos de doenças de veiculação hídrica
O Aqualuz, projeto premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), é uma criação da startup SDW que utiliza a radiação solar para obter água potável. Com o investimento da Atiaia Renováveis, empresa de comercialização e geração de energia renovável do Grupo Cornélio Brennand, foi possível implementar o projeto na comunidade de Engenho Dois Rios II, no município de Goiana (PE), levando água tratada para 15 famílias da região, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida. As famílias terão acesso a água de qualidade para consumo por até 20 anos.
Antes da chegada do equipamento, não havia água tratada na comunidade. Todos os moradores eram atendidos por poços, próprios e/ou compartilhados, e as caixas d'água eram, em unanimidade, o método mais utilizado para o armazenamento de água. Após a implementação do dispositivo, e monitoramento, foi verificado que 100% das famílias tratam a água antes de consumir e usam o Aqualuz como meio de tratamento da água.
“Para nós é uma imensa alegria que o Aqualuz já esteja gerando tantos resultados positivos para essas famílias. A recepção dos moradores ao projeto foi muito boa e a implementação foi um sucesso, exemplo disso é que conseguimos zerar os casos de doenças transmitidas pela água. Nosso foco é fomentar cada vez mais programas socioambientais e promover transformações positivas na vida das pessoas”, afirma Lígia Guedes, gerente de Meio Ambiente da Atiaia Renováveis.
De acordo com um dos moradores da comunidade Engenho Dois Rios, o projeto trouxe inúmeros benefícios ao local e transformou a vida das pessoas. “Nós consumimos água de poço há muito tempo e não tínhamos certeza se ela era potável ou não. Agora, com o Aqualuz, temos a segurança de que essa água é própria para o uso e não oferece riscos à nossa saúde”, conta Éverton Batista.
O Aqualuz ainda ajudou a eliminar outro problema identificado na comunidade: os casos de diarreia aguda. Pelo menos cinco domicílios apontaram ter moradores com virose ao menos uma vez por mês e 66,7% das pessoas acreditavam que a água poderia causar e transmitir doenças, que, de fato, acontecia. Com a utilização do Aqualuz, os casos de doenças de veiculação hídrica foram zerados, como por exemplo, a diarreia.
A comunidade de Engenho Dois Rios II está localizada no município de Goiana (PE), próxima a um dos empreendimentos da Atiaia Renováveis, o Complexo Fotovoltaico Maravilhas.
Agenda ESG
A iniciativa está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o ODS 6, que busca assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. A Atiaia Renováveis tem em sua estratégia de atuação a agenda ESG, portanto incentiva projetos e programas sustentáveis, bem como ações sociais e boas práticas de governança. Com o Aqualuz, a empresa proporciona melhor qualidade de vida e promove a saúde da comunidade.
A Atiaia adota medidas ecologicamente sustentáveis, como a gestão de resíduos sólidos, o monitoramento dos recursos hídricos e de áreas de preservação permanentes, desenvolve campanhas de educação, incentivo e boas práticas em gestão ambiental, entre outras. Além da diversificação de fontes de energias renováveis, a companhia também contribui para uma economia de baixo carbono e para a transição energética brasileira, atenuando os efeitos das mudanças climáticas.
Sobre a Atiaia Renováveis
A Atiaia Renováveis é uma empresa de geração e comercialização de energias renováveis e tem como propósito ser um agente de transformação sustentável dos negócios de seus clientes e da vida das comunidades onde atua. A empresa, que é participante do Pacto Global da ONU, aplica as melhores práticas ESG de forma contínua em todos os seus processos e tem desenvolvido projetos de energia solar fotovoltaica, hidroenergética e eólica, em linha com o seu planejamento estratégico. Nosso parque gerador contempla 421 MW, sendo 266 MW de usinas em operação e 155 MW de usinas pré-operacionais, todos empreendimentos de baixo impacto ambiental e fontes de energia limpa. Além disso, tem um pipeline de 1,9 GW em desenvolvimento de projetos em PCHs, solares e eólicos, os dois últimos destinados aos seus clientes no mercado livre de energia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário