No próximo sábado acontece o ápice da festa com Alvorada Festiva,
Repique de Sino, Girândola de Fogos, tradicional procissão e Show de
Evangelização
Desde a última quinta-feira, 14 de março, a comunidade de Bizarra que pertence ao município do Bom Jardim, no Agreste Setentrional de Pernambuco, vêm vivenciando a festa e novenário do padroeiro, São José, com o tema: “Igreja Luz dos Povos”, os organizadores do evento pretende atrair milhares de católicos da região e de cidades circunvizinhas.
A programação religiosa segue até sábado, 23 de março, entre os destaques durante as comemorações esteve, a Procissão da Bandeira na abertura da festa, e a carreata em procissão com a imagem de São José que aconteceu no último final de semana, percorrendo as principais ruas da comunidade. As festividades seguem com o novenário e a Santa Missa, sempre às 19h, na Capela de São José.
Dia da Festa
No próximo sábado (23) acontece o ápice da festa do padroeiro de Bizarra, São José, a programação começa com uma Alvorada Festiva, Repique de Sino e a Girândola de Fogos às 6h da manhã e ao meio-dia. Às 16h30 terá a Santa Missa Solene a São José, presidida pelo Padre José Edson (recém empossado na Matriz), pároco da Paróquia de Santana, na qual a Capela de São José de Bizarra pertence. Em seguida Procissão com a imagem do santo percorrendo toda comunidade.
E encerrando as comemorações, os religiosos acompanharão o Show de Evangelização com o Padre Diego, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Carpina, na Mata Norte do Estado.
Breno Felipe, coroinha e representante da Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Capela de São José em Bizarra, ressalta a importância da festa para a comunidade católica e faz um convite aos devotos para participarem do dia da festa do padroeiro. “Convidamos toda localidade de Bizarra, as comunidades vizinhas e as cidades circunvizinhas para vir celebrar essa festa do pai adotivo de Jesus, tão importante para os católicos. Que estar sendo comemorado com muito fervor pelos religiosos”, afirmou Felipe.
História
A comunidade de Bizarra pertencente ao município do Bom Jardim foi fundada em 1860, a devoção a São José começou numa Igreja feita de palha pelas famílias Fonseca e Dourado como relata o ex-morador do local, José Caetano Zito da Silva, conhecido como Zito Caetano. “Tinha uma Igrejinha lá de São José feita de palha. Essa foi demolida em 1900. Então fizeram uma de alvenaria. Ela foi construída por duas famílias, os Fonseca e os Dourado. Os Fonseca eram senhores de engenhos e o Dourado comprador de gado”, afirmou.
Segundo os religiosos de Bizarra, no início as comemorações do padroeiro da comunidade era em março, mas devido ao período chuvoso e pouca infraestrutura no local, a festa teve sua data mudada, como explica o coordenador da PASCOM, Alex Gomes. “Essa festa de São José acontecia em março, mês do santo, mas devido ao período chuvoso e a falta de asfalto e calçamento na localidade, aconteceu um fato triste. Fizeram uma procissão e a imagem do santo caiu do altar, com isso sua data foi mudada”, lamentou Alex.
A partir desse fato, as comemorações a São José passaram a ser realizadas junto do co-padroeiro do local, São Sebastião, no mês de janeiro. “Começaram a realizar a festa dos dois santos em janeiro, isso durou aproximadamente 70 anos. Mas no mês de março os devotos faziam tríduo e procissão em honra a São José”, comentou Alex Gomes.
Desde 2023 a festa de São José voltou a ser comemorada em março, como destaca Alex. “Ano passado celebramos o primeiro novenário em março, porque nunca teve com o padroeiro na comunidade. O então pároco Padre Severino Fernandes pároco e nosso vigário paroquial, Antônio Lucena incentivaram que a gente fizesse as festividades em honra a São José no mês dele, ressaltando sua importância em Bizarra”, concluiu Alex.
Nenhum comentário:
Postar um comentário