A competição foi realizada de forma virtual e contou com participantes do Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Equador e México
A banda marcial da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Rosa de Magalhães Melo, localizada no bairro de Beberibe, sagrou-se como a grande campeã da primeira edição da Copa América Virtual de Bandas e Fanfarras. A competição foi organizada pela Associação Brasileira de Bandas e Fanfarras de Santa Catarina (Abanfaesc) e contou com a participação de 92 bandas do Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Equador e México. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (10).
Essa foi a primeira edição da competição que buscou estimular a criação de bandas e fanfarras, além de promover o intercâmbio entre os integrantes incentivando o aprimoramento de métodos e técnicas das corporações musicais. Por se tratar de uma competição virtual, as bandas que realizaram a inscrição ficaram encarregadas de filmar toda a apresentação, sem cortes ou edição. Os vídeos foram enviados para o comitê julgador que definiu os vencedores.
Disputando contra outras 92 bandas espalhadas pela América Latina, a Erem Rosa de Magalhães Melo teve um resultado digno de ser comemorado. Além do primeiro lugar na categoria Banda Marcial Infanto-Juvenil, a escola ainda conquistou outro primeiro lugar na categoria Baliza Infanto-Juvenil. A banda da escola ainda foi premiada com a segunda colocação nos quesitos Corpo Coreográfico e Pelotão Cívico. Essas conquistas são motivos de muito orgulho para o maestro Raphael de Castro.
“A nossa banda é muito mais do que um conjunto musical, é um instrumento de transformação social, composta por jovens talentosos, ela se destaca não apenas pela sua excelência musical, mas também pelo impacto positivo que exerce em nossa comunidade. Conquistar o título de campeã da Copa América de Bandas e Fanfarras nos mostra que, com empenho, esforço e dedicação, os resultados aparecem. Essa vitória não só reforça as habilidades artísticas do grupo, mas também ressalta seu papel inspirador na promoção de valores como trabalho em equipe, disciplina e respeito na construção da cidadania”, frisou Raphael.
Elaine Farias, de 16 anos, foi a grande campeã da categoria Baliza Infanto-Juvenil. Essa era apenas a primeira competição da jovem estudante junto à banda marcial da unidade de ensino. Com muita determinação e ensaios quase diários, venceu o nervosismo. E a recompensa não poderia ter sido melhor. Com o título, Elaine receberá um fardamento completo de baliza como premiação.
“A alegria em ter participado da Copa América de Bandas e Fanfarras foi única! Uma sensação maravilhosa! Mesmo no começo, sentindo aquele nervosismo, aquele frio na barriga, justamente por ter sido a minha primeira vez competindo. Durante os ensaios, houve reclamações, cobranças, mas o resultado foi muito prazeroso. Sem Deus, meu preparador de baliza e as pessoas que me deram total apoio, eu não teria conseguido”, disse Elaine.
A gestora da Erem, Karla Queiroz, foi outra pessoa que comemorou muito essa importante conquista. Defensora ferrenha sobre o papel social que as bandas e fanfarras têm junto aos estudantes, Karla destacou todo esse grande processo que culminou nesta premiação e ressaltou o lindo trabalho que é desenvolvido pelo maestro Raphael dentro da escola.
“Ter a banda marcial na escola é um caminho para a aprendizagem dos estudantes. Apresentando a arte e a cultura aos estudantes, a gente consegue mostrar caminhos profissionais, trabalhar disciplina e responsabilidade, além de contribuir com saúde mental e afastar nossos jovens da ociosidade. A nossa banda é totalmente inclusiva, inspiradora e produtiva. Esse título de campeão da Copa América de Bandas e Fanfarras traz muita alegria, orgulho e, principalmente, reconhecimento. Tudo isso é fruto do trabalho liderado pelo Maestro Raphael, a quem parabenizo e agradeço a parceria. Esperamos que essa conquista traga visibilidade, incentivo e inspirações para termos mais adeptos às bandas e fanfarras em nosso país”, destacou Karla.
Nenhum comentário:
Postar um comentário