Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Cortejo Brincantes inicia agenda do Festival PE Meu País em Bezerros; evento ajudou pernambucana a superar luto

Maracatu Várzea do Capibaribe foi grupo que iniciou sequência de apresentações 


Dando início à programação do Festival Pernambuco Meu País na cidade de Bezerros, onde o evento se estenderá até o próximo domingo (21), o Cortejo Brincantes foi a primeira movimentação a se apresentar ao público. Na tarde desta sexta-feira (19), o Maracatu Várzea do Capibaribe, fundado em dezembro de 1999, foi o primeiro grupo a subir ao palco.

Durante toda a tarde e também no início da noite, acontecerão várias outras apresentações culturais, sempre com o intuito de exaltar a identidade local. Ao todo, o Festival Pernambuco Meu País conta com 80% de artistas da casa em sua grade.


Além do Maracatu Várzea do Capibaribe, se apresentaram: Afoxé Filhos de Dandalunda, Maracatu Rural Leão Vencedor de Chã de Alegria, Boi Cara Branca de Limoeiro, Maracatu de Baque Solto Leão Formoso de Tracunhaém, Clube de Boneco Seu Malaquias, Escola de Samba Pérola do Samba, Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, Nação do Maracatu Leão de Campina, Grupo de Dança Folcpopular e Urso Cangaçá de Água Fria.

Natural da cidade de Belo Jardim, Luzia Monte, aos 66 anos, espalhava felicidade entre o público do cortejo. Ela explica o que a fez escolher Bezerros como destino neste fim de semana.

“Eu estou aqui porque Serra Negra é tudo de bom, e tem um clima diferente, que acolhe as pessoas. De domingo a domingo tem forró aqui, durante todo o ano. Aqui é cultura popular, Maracatu, forró e raiz”, garantiu.


Emocionada, ela conta que estar participando do Festival Pernambuco Meu País é também uma forma de ressignificar um doloroso processo de luto na família.

“Isso aqui representa vida para mim. Há quatro meses, eu perdi a minha filha mais velha, e tenho certeza que ela queria que eu continuasse alegre, como eu sempre fui. Hoje, na frente do palco do Maracatu, eu estou também celebrando a vida”, afirmou.

Silla Cadengue/Fundarpe/Secult-PE

Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário