Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Bom Jardim contra exploração sexual

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Um dos maiores grupos de educação do Brasil abre o quarto processo seletivo de trainees exclusivamente para pessoas negras

A Yduqs quer incluir e desenvolver pessoas pretas e pardas para transformar a diversidade da liderança no ambiente corporativo


Com o objetivo de ampliar a diversidade racial em seu quadro de colaboradores, a Yduqs, uma das maiores organizações do setor de Educação do país, abre inscrições para a quarta edição do Programa Trainee 2025, exclusivo para pessoas que se autodeclaram pretas e pardas. Serão oferecidas vagas para diversas áreas de formação, destinadas a concluintes ou recém-formados, de dezembro de 2021 a dezembro de 2024, de qualquer região do Brasil, desde que tenham mobilidade e disponibilidade para residir no Rio de Janeiro. Os interessados poderão fazer suas inscrições ou cadastros por meio do link: https://traineeyduqs.gupy.io/ até o dia 31 de agosto.
O processo seletivo avaliará a capacidade analítica e habilidades comportamentais dos candidatos, sem a necessidade de conhecimento de Excel e inglês. Após a contratação, os trainees poderão ser direcionados para posições estratégicas na organização, além de um salário compatível com o mercado, plano de saúde e odontológico, entre outros benefícios.

O Programa Trainee Yduqs 2025 busca aperfeiçoar jovens talentos, que passarão por treinamento, integração, desenvolverão atividades nas unidades e terão a oportunidade de elaborar um projeto de alta relevância e impacto para a instituição. A ação faz parte de um grande projeto de diversidade da companhia. Atualmente, são diversas ações da organização em prol da promoção de igualdade racial por meio de suas instituições de ensino superior e nos diversos campi espalhados pelo Brasil do Ibmec, da Wyden, da Estácio e das unidades que compõem o Instituto de Educação Médica – IDOMED.

Segundo o IBGE, quando se avalia o mercado de trabalho, somente 30% das pessoas pretas ou pardas conseguem ocupar cargos de analista ou especialista. Programas como o da Yduqs contribuem, portanto, para que esses profissionais avancem mais um degrau e ocupem cargos mais altos nas empresas futuramente.

“Quero reforçar a importância fundamental de combatermos a desigualdade racial e o racismo estrutural. A diversidade é uma parte intrínseca do nosso DNA na Yduqs, e todas as iniciativas que promovemos estão totalmente alinhadas com nossos valores e objetivos como empresa", comenta Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.

Renata Vilela Mendonça, diretora de Gente da Yduqs, destaca a importância de iniciativas de inclusão nas grandes empresas. “Nosso programa trainee exclusivo para negros, agora em sua 4ª edição, tem ganhado destaque no mercado, evidenciado pelo aumento significativo no número de inscritos nos últimos anos, que triplicou. Esta repercussão reforça nosso compromisso com a diversidade e inclusão, proporcionando oportunidades significativas de desenvolvimento profissional. A iniciativa não apenas fortalece nossa imagem como líderes em práticas inclusivas, mas também prepara os participantes para assumirem papéis importantes dentro da organização, contribuindo positivamente para nosso crescimento contínuo e sucesso."

De acordo com Renata Vilela Mendonça, pelo quarto ano consecutivo, o programa será exclusivo para pessoas autodeclaradas pretas e pardas, pois aposta no talento e abre novas possibilidades para mudar a sociedade, gerando novas lideranças.
 
PERSONAGENS

Thayane Nascimento Duarte

Ela é Trainee da Yduqs, mas sua última experiência foi como trainee nas Lojas Renner. Formou-se em Psicologia pela Universidade Salgado Oliveira e tem 29 anos. Thayane foi a primeira de seu núcleo familiar a se graduar. Ela tem dois irmãos e reside com seu marido e suas duas filhas em Niterói. Escolheu ser psicóloga devido ao fato de ser apaixonada pela área de saúde mental e pelas possibilidades estratégicas que essa formação lhe deu.
 
Segundo ela, na psicologia existe um amplo campo de atuação. Certa vez, ela ouviu o ator Lázaro Ramos falar a seguinte frase: "Eu não quero ser representado, eu quero fazer parte!" E isso a chamou muita atenção sobre seu papel social, enquanto mulher negra. A trainee defende que pessoas negras possam ser inseridas em processos de decisões importantes em nossa sociedade. Ela pontua que sabe que essa realidade é distante, mas luta por mais equidade racial. "Em todos os semestres a Yduqs realiza o sonho de várias pessoas ao abrir o processo seletivo. Sonho que já foi o meu e que hoje ajudo outras pessoas a conquistarem. Não tem nada mais inspirador que isso. A minha jornada tem sido incrível, muito diferente de tudo que já vivi. Percebo que a cada dia estou mais perto de atingir meus objetivos profissionais, mas não estou sozinha nesse processo. Estou feliz com a minha escolha e tenho certeza de que muitas realizações estão por vir", orgulha-se Thayane.

Publicidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário